PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 1 de janeiro de 2019

Exercícios de História sobre o Governo Fernando Henrique Cardoso - com gabarito

Questão 01 - PUCRS 2000.1 - A vitória de Fernando Henrique Cardoso nas eleições presidenciais de 1994 teve como fator decisivo a
A) adoção de uma política eficaz de controle da natalidade, visando a conscientizar parcela da população menos favorecida.
B) redução da criminalidade no campo, devido ao programa de reforma agrária que prevê tolerância em relação à invasão de terras improdutivas no país.
C) política externa de importação de produtos do Mercosul, com o objetivo de reduzir as taxas alfandegárias, resultando em preços mais atrativos no mercado brasileiro.
D) implantação do Plano Real, que criou uma moeda estável no país após décadas de inflação.
E) queda do desemprego devido à adoção do plano de estatização e intervenção reguladora do Estado na economia.

Questão 02 - PUCRS 2000.2 - Luís Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso foram os candidatos mais votados nas eleições de 1994. Baseando sua campanha no êxito do Plano Real, Fernando Henrique venceu as eleições no primeiro turno, assumindo o cargo em 1º de janeiro de 1995, para cumprir um mandato de quatro anos. Além da defesa do Real, o aspecto mais importante do programa de governo de Fernando Henrique Cardoso era uma série de reformas constitucionais, consideradas essenciais para modernizar o país e garantir a estabilidade econômica. As reformas constitucionais previam
A) o fim do monopólio privado do petróleo, das telecomunicações e da energia elétrica.
B) o fim da estabilidade dos funcionários públicos.
C) o fim da redistribuição dos impostos entre União, Estados e Municípios.
D) restrições à entrada de capital externo e permissão para que as instituições nacionais poderem atuar em igualdade de condições com as instituições internacionais.
E) a redução para 25 anos do tempo de serviço para fins de aposentadoria de professores e deputados.

Questão 03 - FGV - 2016 - IBGE - Quando, em 1994, Fernando Henrique Cardoso (FHC) assumiu a presidência da República era claro que havia sido eleito para vencer a inflação. Com relação ao Plano Real de estabilidade da economia e a esse governo, é correto afirmar que:
(A) um importante elemento desse plano foi a política de câmbio apreciado que favorecia às exportações;
(B) houve congelamento de preços e foi implantada a Unidade Real de Valor (URV), que representava a unidade monetária para desindexar a economia;
(C) foi necessário paralisar a política iniciada no governo de Fernando Collor de Melo de privatização de algumas empresas estatais;
(D) o Plano Real teve como importante instrumento para seu sucesso a política monetária que elevou fortemente os juros para conter a demanda;
(E) paralelamente ao êxito do controle da inflação do Plano Real, houve também sucesso na gestão macroeconômica quanto à política fiscal e nas contas externas.

Questão 04 - UECE-CEV - 2018 - SEDUC-CE - Professor - História - Atente para o seguinte excerto a respeito dos mandatos de Fernando Henrique Cardoso: “O Presidente aprofundou as reformas e buscou diminuir o estado-empresário (Estado interventor, muito envolvido na produção de bens e serviços), ainda que fosse criticado pela falta de ação em áreas como educação, saúde e previdência social, bem como pela privatização e seus métodos. Os recursos gerados pelas privatizações, aliás, não se converteram em pagamento da dívida pública nem em investimentos. Eram usados para pagar tãosomente o montante principal da dívida, que praticamente quadruplicou durante os dois mandatos de Fernando Henrique”. BARBEIRO, Heródoto; CANTELE, Bruna R.; SCHNEEBERGER, Carlos A. História: volume único para o ensino médio. São Paulo, Scipione, 2004, p.468.
A partir da leitura do excerto acima, é correto inferir que
A) os governos de FHC, além de combaterem a inflação com o Real, também são responsáveis por um grande investimento em áreas sociais fundamentais e pela manutenção das empresas do Estado.
B) FHC fez grandes mudanças na estrutura econômica do Brasil, que levaram à redução da entrada de capital especulativo e, também, ao fim dos pedidos de empréstimos pelo governo a credores externos e internos.
C) o sucesso econômico dos governos de FHC, apesar dos percalços, promoveu a estabilidade da moeda e garantiu a continuidade do modelo político, com a eleição do candidato governista à presidente, em 2002.
D) apesar de uma moeda equilibrada, o Brasil, durante o governo de FHC, teve aumento da dívida pública e pouco investimento em setores cruciais, daí se explica a crise do apagão em 2001 e 2002.

Questão 05 - PUCRS 2002.1 - A vitória de Fernando Henrique Cardoso nas eleições presidenciais de 1994 possibilitou a continuidade e o aprofundamento do modelo de desenvolvimento baseado no Plano Real, que fora lançado em julho daquele ano, sob a articulação do futuro presidente, à época Ministro da Fazenda do governo Itamar Franco. Compõem esse modelo de desenvolvimento os itens a seguir, com EXCEÇÃO da
A) necessidade de aprofundar a internacionalização da economia brasileira.
B) preservação da estabilidade da moeda.
C) ampliação da atuação direta do Estado em setores estratégicos da economia.
D) liberação dos mecanismos de mercado como forma de estímulo à competitividade.
E) abertura ao capital estrangeiro como meio potencial de financiar o crescimento.

Questão 06 - UEMG 2018-2 - Na década de 1990, durante seu mandato como ministro da fazenda e posteriormente presidente da república em dois pleitos consecutivos até 1º de janeiro de 2003, Fernando Henrique Cardoso implantou uma política que buscava, além da estabilidade econômica, uma maior aproximação do Brasil com o comércio internacional. Para muitos analistas, o alicerce dessa política foi edificado sobre as ideias do neoliberalismo. Pode ser considerado como uma das estratégias dessa política no Brasil 
A) a ampliação da participação do Estado no setor terciário. 
B) a privatização de empresas estatais pelo governo. 
C) o investimento maciço em infraestrutura de produção. 
D) a recuperação salarial da classe trabalhadora.

Questão 07 - Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Luís Correia - PI - Professor de História -
No Brasil foi desenvolvido um programa conhecido como “Programa Avança Brasil” envolvendo diversos órgãos do país. Esse programa foi implantado no governo de:
(A) Fernando Henrique Cardoso.
(B) Jose Sarney.
(C) Fernando Collor.
(D) João Figueiredo.

Questão 08 - Mackenzie 2007/2 -
• Desregulamentação do mercado nacional
• Ampla política de privatização das empresas estatais
• Manutenção de altas taxas de juros para atração do capital estrangeiro
• Corte de gastos governamentais destinados a serviços e programas sociais
• Flexibilização da legislação trabalhista As medidas relacionadas acima se destacaram entre as mais importantes da política econômica posta em prática ao longo dos oitos anos do governo FHC (1995-2002).
Há certo consenso segundo o qual elas permitem caracterizar essa política como sendo
a) nacional-desenvolvimentista.
b) comunista.
c) neoliberal.
d) keynesiana.
e) socialista.

Questão 09 - EPBAZI - 2017 - Prefeitura de São Carlos - SC - Professor - História -
Com relação ao Governo de Fernando Henrique Cardoso:
I. No discurso de posse, em 1° de janeiro de 1995, destacou duas prioridades governamentais: consolidar a estabilidade da nova moeda e reverter o quadro de exclusão social que atingia grande parte da população.
II. No aspecto social, durante o Governo, acirraram-se os conflitos e as disputas na área rural, ganhando importância o movimento dos trabalhadores Rurais Sem Terras (MST), surgido na década de 1980. Ao mesmo tempo latifundiários passaram a formar milícias para defender suas propriedades, muitas delas tidas como improdutivas. Sobre pressão popular e sobre o quadro de violência no campo, o governo implantou alguns mecanismos de desapropriação das terras improdutivas, na tentativa de baixar o elevado índice de concentração de terras nas mãos dos proprietários privados.
III. No segundo mandato, houve dificuldade para manter o valor da moeda estável, sem desvalorizá-la em relação ao Dólar, agravando-se o já crítico quadro social. Depois de um acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), o país teve acesso a um novo empréstimo no valor de quarenta e um bilhões de Dólares, no entanto, como forma e honrar tal empréstimo, tornaram-se necessários mais cortes os gastos públicos além do aumento dos impostos.
IV. Na política, merecesse destaque a aprovação presidencial da Lei complementar nº 101, DE 4 DE MAIO DE 2000, conhecida como Lei de Responsabilidade Fiscal, pela qual foram estabelecidas normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, fixando os limites de gastos e as regras para o endividamento dos poderes executivos, legislativo judiciário e o então existente poder moderador, nos níveis estaduais e municipais.
Em Relação às afirmações anteriores é correto afirmar que:
a)Somente a afirmativa II está errada.
b)Somente a afirmativa I está errada.
c)Somente a afirmativa IV está errada.
d)Somente a afirmativa III está errada.

Questão 10 - CPCON - 2017 - Prefeitura de Ouro Branco - RN - Fernando Henrique Cardoso governou o Brasil em dois mandatos consecutivos, o primeiro de 1994 a 1997 e o segundo de 1998 a 2002. Sobre este período é CORRETO afirmar:
a) No primeiro mandato o governo FHC destacou-se pela privatização de empresas públicas brasileiras.
b) Partidos políticos como o PT, PDTe PSB apoiaram radicalmente a política de privatização das empresas nacionais.
c) Em seu governo foi criado o Plano Real que favoreceu ao controle da inflação.
d) Ao término dos oito anos de mandato o Presidente FHC deixa o país com uma hiperinflação, fato este que decretou a queda de sua popularidade.
e) Em seu governo Fernando Henrique Cardoso foi um ferrenho opositor da política neoliberal que marcava o mundo já na década de noventa do século passado.

Questão 11 - UFF 1999 - Dentre os movimentos organizados de oposição ao governo Fernando Henrique Cardoso, um deles se destaca: o Movimento dos Sem Terra (MST). Com respeito ao assunto mencionado é correto afirmar:
(A) O MST identifica-se com o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) na medida em que ambos criticam a atuação do Estado na gestão das questões sociais.
(B) O Estatuto da Terra aprovado pela Constituição de 1988 é uma legislação agrária que expressa as reivindicações do MST.
(C) A União Democrática Ruralista (UDR) é formada por representantes do MST no Congresso Nacional.
(D) Uma das instituições mais críticas à atuação do MST é a Comissão Pastoral da Terra.
(E) O INCRA é o Instituto responsável pela po-lítica de colonização e reforma agrária no Brasil e segue as deliberações do MST.

Questão 12 - UFF 1999 - Em julho de 1998 foi privatizado o conjunto de empresas estatais brasileiras do sistema Telebrás, dando prosseguimento ao programa neoliberal do governo Fernando Henrique Cardoso. Assinale a opção que melhor define "privatização":
(A) aplicação de instrumento legal pelo Estado brasileiro no favorecimento de empresas estrangeiras em leilões das Bolsas de Valores
(B) apropriação do Estado pelo capital privado, nacional ou estrangeiro
(C) processo de incorporação de novas empresas privadas ao Estado - o mesmo que Estado-mínimo
(D) processo de organização de vendas das empresas estatais através de leilões nas Bolsas de Valores
(E) transferência do patrimônio público para o controle privado de setores empresariais, nacionais ou estrangeiros

Questão 13 - UFF 2012 - Em outubro de 1994, embalado pelo sucesso do Plano Real, Fernando Henrique Cardoso foi eleito Presidente da República. Em seu discurso de despedida do Senado, se comprometia a acabar com o que denominava "Era Vargas": "(...) Eu acredito firmemente que o autoritarismo é uma página virada na história do Brasil. Resta, contudo, um pedaço do nosso passado político que ainda atravanca o presente e retarda o avanço da sociedade. Refiro-me ao legado da Era Vargas." (14/12/1994)
O presidente eleito governou o Brasil por dois mandatos, iniciando a consolidação da política neoliberal no país, principiada pelos presidentes Collor e Itamar Franco.
Sobre os dois mandatos (1995-2002), pode-se afirmar que se caracterizam
(A) pela manutenção do poder aquisitivo dos que se aposentavam; estabelecimento do monopólio nacional sobre as telecomunicações, através das empresas estatais; e nacionalização do sistema financeiro.
(B) pelo elevado crescimento econômico, com média anual de cerca de 5% ao ano; grande investimento em infraestrutura e educação; distribuição de renda; e aumento da capacidade econômica do Estado.
(C) pela política social de inclusão, com a criação da Bolsa Família; facilitação do ingresso de carentes na Universidade; restrição aos investimentos estrangeiros; e elevados incentivos à agricultura familiar.
(D) pelo rompimento com a política econômica originada pelo "Consenso de Washington"; consolidação do sistema financeiro estatal; e reforço da legislação trabalhista gestada na primeira metade do século XX.
(E) pelo limitado crescimento econômico; privatização das empresas estatais; diminuição do tamanho do Estado; e apagão energético, que levou ao racionamento e ao aumento do custo da energia.

Questão 14 - UVA 2004.2 - Lançado pelo PSDB como candidato à Presidência da República, Fernando Henrique Cardoso articulou aliança com PFL, um partido de centro-direita, tendo em vista a criação de uma candidatura de centro para assegurar a vitória eleitoral e, sobretudo, a governabilidade caso fosse eleito. Sua vitória ocorreu já no primeiro turno. Foi reeleito para um segundo mandato. São algumas das diretrizes dos dois governos de FHC, exceto:
A) a preservação da estabilidade econômica e do real para dar credibilidade interna e externa à economia e impedir o retorno da inflação.
B) a implantação do Plano Cruzado e o Plano Bresser e o Plano Verão que favoreceu a volta da inflação e a moratória.
C) o ajuste fiscal, graças à aprovação da lei responsabilidade fiscal.
D) a privatização das estatais e a criação de agências reguladoras encarregadas de regular e fiscalizar as concessões dos serviços públicos.

Questão  15 - FUNDATEC - 2019 - Prefeitura de Novo Horizonte - SP - Estabelecendo uma política nacional com fundamentos neoliberais, ocasionando uma desregulamentação do mercado interno, governou o Brasil por oito anos. É uma marca substancial do seu governo a política de privatizações, portanto, em seu governo, o PIB (Produto Interno Bruto) configurou uma marca de 2,7% a 4,2%. Sobre qual figura política refere-se esse contexto histórico?
A) Luiz Inácio Lula da Silva.
B) Fernando Henrique Cardoso.
C) Itamar Franco.
D) Fernando Collor de Mello.
E) José Sarney.

GABARITO
01 - D
02 - B
03 - D
04 - D
05 - C
06 - B
07 - A
08 - C
09 - C
10 - A
11 - A
12 - E
13 - E
14 - B
15 - B

Nenhum comentário: