PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Exercícios sobre a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial - com gabarito

Questão 01 - Mackenzie 2018 - Tarde - “Neutro durante boa parte dos três primeiros anos do conflito, uma posição alinhada com a do governo dos Estados Unidos, o Brasil entrou na guerra em 1917, usando como justificativa oficial os ataques de submarinos alemães a navios mercantes brasileiros”.
Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/11/141110_brasil_gu erra_fd. Acesso em 30.08.17
Sobre os efeitos da participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial (1914-1918), analise as assertivas a seguir.
I. Até então agroexportadora e dependente do mercado europeu, a economia brasileira foi diretamente afetada pelo conflito. Com a queda nas receitas da exportação de café, as elites agrárias perderam prestígio e legitimidade, em um lento processo que culminou com o golpe de Vargas, em 1930.
II. A queda no poder de compra e o aumento do custo de vida aumentaram a insatisfação popular e fomentaram o fortalecimento da classe trabalhadora, incluindo o crescimento de movimentos sindicais. Como resultado, surgiram as primeiras grandes greves em 1917 e 1918.
III. Houve, apesar das crises, alguns ganhos econômicos. Os distúrbios provocados pela guerra no mercado internacional obrigaram o Brasil a prestar mais atenção à sua indústria, com destaque para a produção de substituição de importações. Entre 1912 e 1920, o número de trabalhadores na indústria brasileira praticamente dobrou.
É correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) I, II e III. 
d) II e III, apenas.
e) II, apenas.

Questão 02 - UPF 2018.1 - Em 26 de outubro de 1917, no contexto da Primeira Guerra Mundial, o Brasil declarou guerra à Alemanha. No ano seguinte, o país participaria efetivamente daquele grande conflito. Em relação à participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial, é correto afirmar:
a) Teve uma participação fundamental no confronto naval que influenciou diretamente o resultado da guerra, dando a vitória aos países da Tríplice Aliança. Em troca dessa ajuda, o Brasil chefiou as reuniões do pós-guerra durante a Conferência de Versalhes.
b) A participação do Brasil contribuiu fornecendo suprimentos agrícolas aos países da Tríplice Entente. Além disso, a economia brasileira passou por um grande processo de industrialização, tornando-se uma das principais potências industriais do mundo pós-guerra.
c) Os EUA, no ano de 1917, financiaram a industrialização brasileira para conseguir seu apoio durante o conflito. O governo do Presidente Venceslau Brás aceitou a ajuda econômica e, no mesmo ano, ajudou a invadir o território da Alemanha. 
d) O país participou timidamente do conflito, ficando responsável pelo envio de navios para a defesa do Atlântico, caso houvesse ataques alemães, além do envio de suprimentos agrícolas e apoio médico aos países da Tríplice Entente.
e) Embora tenha feito a declaração de guerra à Alemanha, o Brasil ficou apenas como observador diplomático, garantindo com isso a participação na conferência do pós-guerra, sendo um dos signatários do Tratado de Versalhes.

Questão 03 - Marinha - 2016 - Comando do 1º Distrito Naval - A participação da Marinha do Brasil na Primeira Guerra Mundial formalizou-se com o envio da Divisão Naval em Operações de Guerra (DNOG), sob o comando do Almirante Pedro Max Fernando de Frontin, ao teatro de operações. Em que consistia a principal missão da DNOG?
A) Realizar a escolta de comboios de navios mercantes no Atlântico Sul.
B) Transportar as tropas do Exército Brasileiro para o continente europeu.
C) Patrulhar a área marítima compreendida entre Dakar, no Senegal, e Gibraltar, na entrada do Mar Mediterrâneo. 
D) Desenvolver a guerra de corso contra a Alemanha com a utilização de submarinos adquiridos na Itália.
E) Combater os rebeldes germânicos que ocupavam o litoral catarinense.

Questão 04 - Marinha - 2016 - Comando do 5º Distrito Naval - Durante a Primeira Guerra Mundial, navios mercantes brasileiros foram atacados por submarinos alemães, o que levou o governo brasileiro a declarar estado de guerra com o Império Alemão em 1917. Constituiu-se como ação brasileira nesta guerra a criação
A) da Divisão Naval em Operações de Guerra. 
B) da Força Naval do Nordeste.
C) da Força Aérea Brasileira.
D) da Divisão Naval do Rio da Prata.
E) do Corpo de Fuzileiros Navais.

Questão 05 - INEP - 2014 - ENADE - História Licenciatura - 
Neste ano, comemora-se o centenário do início da Primeira Guerra Mundial e, tal como se pode depreender das manchetes do jornal “A Época”, o envolvimento do Brasil no conflito foi o resultado de uma série de circunstâncias. Nesse sentido, a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial
a) permitiu que o país tivesse assento na Convenção de Paz de Paris, em 1919, e, posteriormente, na Liga das Nações, ampliando a sua inserção no plano internacional.
b) foi importante no patrulhamento do Atlântico Sul, uma vez que, a partir do início do conflito, os navios do país eram constantemente atacados pela Alemanha.
c) teve origem na decisão do presidente Venceslau Brás, que desconsiderou a opinião pública favorável à neutralidade do país e declarou guerra à Alemanha, em 1917.
d) obrigou o país a promover uma reforma no exército que, depois da Guerra do Paraguai, tinha se adequado ao modelo francês, o qual se mostrava defasado em 1914.
e) explica-se pela posição importante que o país ocupava na América do Sul, como representante dos interesses da Tríplice Entente.

GABARITO
01 - C
02 - C
03 - C
04 - A
05 - A

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...