quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Exercícios sobre a Inversão Térmica - com gabarito

Questão 01 - FUVEST 2019 - 1ª Fase A curva de temperatura do ar ilustrada na figura caracteriza um fenômeno meteorológico que é mais frequente no outono e no inverno. Em ambientes urbanos com elevado número de indústrias e poluição veicular, esse fenômeno pode ocasionar quadros de elevadas concentrações de poluentes, provocando problemas à saúde da população e danos à fauna e à flora.
O texto e a ilustração apresentados referem‐se
(A) à camada de ozônio.
(B) à inversão térmica. 
(C) ao efeito estufa natural.
(D) à chuva ácida.
(E) ao smog fotoquímico.

Questão 02 - EAD / UFPR 2016 - Fenômeno comum em grandes aglomerados urbanos, como o da Grande São Paulo, responsável pelo agravamento da poluição atmosférica em virtude do papel de bloqueio que exerce, dificultando a dispersão dos resíduos e micropartículas. Frequente nos meses de inverno, esse fenômeno é denominado:
a) ilhas de calor.
b) impermeabilização do solo.
c) buraco na camada de ozônio.
d) efeito estufa.
e) inversão térmica.

Questão 03 - IBFC - 2017 - POLÍCIA CIENTÍFICA-PR - O fenômeno da inversão térmica encontra-se entre os fenômenos relacionados à poluição atmosférica. Sobre esse fenômeno assinale a alternativa incorreta. 
a) Ocorre geralmente em cidades muito industrializadas 
b) No fenômeno, na intersecção do ar quente com o ar frio forma-se uma camada de inversão, com o ar quente sob o ar frio, evitando que os poluentes passem para as camadas superiores da atmosfera 
c) Acontece principalmente nos períodos de inverno 
d) O fenômeno cessa quando ocorre deslocamento horizontal dos ventos 
e) Os poluentes ficam dispersos na troposfera, criando uma névoa sobre o local

Questão 04 -UVA - 2016 - Prefeitura de Sobral - CE - Os períodos em que um centro urbano fica com o ar estagnado, sem correntes ascendentes na atmosfera, o que agrava a poluição desta, denominam-se:
a.( ) smog.
b.( ) inversões térmicas.
c.( ) microclima.
d.( ) agrotóxicos.

Questão 05 - COLTEC – UFMG 2018 - Leia o texto que se segue. “A China já conseguiu limpar o seu ar, mas especialistas afirmam que, para evitar a neblina tóxica, (...) o país precisa superar uma economia alimentada por indústrias movidas a carvão, uma fonte altamente poluente, e o uso de automóveis. Dias seguidos dessa poluição concentrada na baixa atmosfera levaram às respostas de emergência, como a decisão das escolas de manter as crianças [em casa], o fechamento de fábricas e a paralisação de carros do governo”.
Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/01/nevoa-de-poluicao-some-nachina-mas-pais-precisa-mudar-economia.html. Acesso em: 15 de ago. 2017.(Adaptado)
O fenômeno que ocorreu na China, em 2013, recebe o nome de
A) Ilha de calor urbana.
B) Chuva ácida.
C) Inversão térmica.
D) Efeito estufa.

Questão 06 - FURB - 2018 - Prefeitura de Blumenau - SC - Professor - Geografia - 
Quem acordou cedinho pôde ver um lindo amanhecer avermelhado na Capital paulista, mas a situação foi mudando durante a manhã do sábado (27) e vamos entender o porquê! Ao contrário da cidade de São Paulo, o município de Guarulhos amanheceu com uma névoa, que foi ficando cada vez mais densa durante as primeiras horas da manhã do sábado. Às 05h00, a névoa limitava a visibilidade no aeroporto internacional de Guarulhos para 3000 m, enquanto às 7h, a visibilidade ficou restrita a apenas 500 m. Entre às 06h e 07h, uma névoa começava a se formar sobre a cidade de São Paulo, limitando a visibilidade nos aeroportos de Congonhas e Campo de Marte. Além disso, o vento estava soprando do mar, trazendo ainda mais umidade para a região metropolitana, alimentando as condições para a formação e manutenção da névoa/nevoeiro. A névoa/nevoeiro que se formou sobre a região metropolitana começou a se dissipar no finalzinho da manhã e esteve associada a um fenômeno que ficará bem mais comum nesta época do ano!
Disponível em: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2017/05/27/inversao-termica-provoca-nevoeiro-na-grande-sp. Acesso em 04/07/2018. É correto afirmar que o fenômeno descrito na notícia se trata de:
(A) Chuva Ácida.
(B) Inversão Térmica.
(C) Ilha de Calor.
(D) Efeito Estufa.
(E) Camada de Ozônio.

Questão 07 - UERJ 1997 - 1ª Fase - Geografia - A ocorrência da inversão térmica ocasiona, em áreas de grande urbanização como o Rio de Janeiro, uma sensível e preocupante queda da qualidade do ar.

Isto tem como explicação o fato de a inversão térmica dificultar o processo de:
(A) dispersão de gases tóxicos e de diversos tipos de poluentes
(B) destruição das camadas de ozônio da troposfera e da mesosfera
(C) criação de ilhas de calor nas áreas periféricas e fracamente povoadas
(D) absorção da luz solar pelas camadas mais elevadas e secas da atmosfera

Questão 08 -  UFPel Inverno 2007 - Observe as figuras a seguir.
A figura B se refere a um impacto ambiental que pode ser caracterizado pelo seguinte:
I. Instala camadas de ar frio sob a camada de ar mais quente, impedindo a circulação natural ascendente do vento.
II. Acontece mais freqüentemente nas áreas urbanas do que nas áreas rurais.
III. Faz com que os poluentes fiquem mais concentrados e prejudiquem a saúde humana, causando problemas respiratórios entre outros.
IV. Ocorre com mais freqüência durante o inverno. A figura B e as características descritas são típicas do impacto ambiental conhecido como
(a) chuva ácida.
(b) efeito estufa.
(c) aquecimento global.
(d) ilhas de calor.
(e) inversão térmica.
(f) I.R.

Questão 09 - UNIFESO/Teresópolis (Medicina) - 2016: 1º semestre - Analise o texto a seguir. “Na capital paulistana, no verão, a entrada de massas de ar quente provenientes do oceano forma um tampão sobre a cidade, que é cercada de morros. Essa camada de ar quente impede a ascensão do ar frio que está próximo do solo. Por sua vez, esse tampão contribui para a retenção de toneladas de poluentes em estratos baixos da atmosfera. Na cidade de São Paulo, no inverno, a situação descrita é muito mais grave, pois os baixos índices pluviométricos colaboram ainda mais para dificultar a dispersão dos poluentes.”
(SENE, E.; MOREIRA, J. Geografia. Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2008, p. 389. Adaptado.) 
O fenômeno climático descrito é denominado 
(A) friagem.
(B) ilha de calor.
(C) chuva ácida.
(D) efeito estufa.
(E) inversão térmica.

GABARITO
01 - B
02 - E
03 - D
04 - B
05 - C
06 - B
07 - A
08 - E
09 - E

Nenhum comentário: