PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Exercícios sobre a Inversão Térmica - com gabarito

Questão 01 - FUVEST 2019 A curva de temperatura do ar ilustrada na figura caracteriza um fenômeno meteorológico que é mais frequente no outono e no inverno. Em ambientes urbanos com elevado número de indústrias e poluição veicular, esse fenômeno pode ocasionar quadros de elevadas concentrações de poluentes, provocando problemas à saúde da população e danos à fauna e à flora.
O texto e a ilustração apresentados referem‐se
A) à camada de ozônio.
B) à inversão térmica. 
C) ao efeito estufa natural.
D) à chuva ácida.
E) ao smog fotoquímico.

Questão 02 - UFPR 2016 - Fenômeno comum em grandes aglomerados urbanos, como o da Grande São Paulo, responsável pelo agravamento da poluição atmosférica em virtude do papel de bloqueio que exerce, dificultando a dispersão dos resíduos e micropartículas. Frequente nos meses de inverno, esse fenômeno é denominado:
a) ilhas de calor.
b) impermeabilização do solo.
c) buraco na camada de ozônio.
d) efeito estufa.
e) inversão térmica.

Questão 03 - IBFC 2017 - O fenômeno da inversão térmica encontra-se entre os fenômenos relacionados à poluição atmosférica. Sobre esse fenômeno assinale a alternativa incorreta. 
a) Ocorre geralmente em cidades muito industrializadas 
b) No fenômeno, na intersecção do ar quente com o ar frio forma-se uma camada de inversão, com o ar quente sob o ar frio, evitando que os poluentes passem para as camadas superiores da atmosfera 
c) Acontece principalmente nos períodos de inverno 
d) O fenômeno cessa quando ocorre deslocamento horizontal dos ventos 
e) Os poluentes ficam dispersos na troposfera, criando uma névoa sobre o local

Questão 04 -UVA 2016 - Os períodos em que um centro urbano fica com o ar estagnado, sem correntes ascendentes na atmosfera, o que agrava a poluição desta, denominam-se:
a) smog.
b) inversões térmicas.
c) microclima.
d) agrotóxicos.

Questão 05 - COLTEC – UFMG 2018 - Leia o texto que se segue. “A China já conseguiu limpar o seu ar, mas especialistas afirmam que, para evitar a neblina tóxica, (...) o país precisa superar uma economia alimentada por indústrias movidas a carvão, uma fonte altamente poluente, e o uso de automóveis. Dias seguidos dessa poluição concentrada na baixa atmosfera levaram às respostas de emergência, como a decisão das escolas de manter as crianças [em casa], o fechamento de fábricas e a paralisação de carros do governo”.
Disponível em: http://g1.globo.com/natureza/noticia/2013/01/nevoa-de-poluicao-some-nachina-mas-pais-precisa-mudar-economia.html. Acesso em: 15 de ago. 2017.(Adaptado)
O fenômeno que ocorreu na China, em 2013, recebe o nome de
A) Ilha de calor urbana.
B) Chuva ácida.
C) Inversão térmica.
D) Efeito estufa.

Questão 06 - FURB - 2018 -  
Quem acordou cedinho pôde ver um lindo amanhecer avermelhado na Capital paulista, mas a situação foi mudando durante a manhã do sábado (27) e vamos entender o porquê! Ao contrário da cidade de São Paulo, o município de Guarulhos amanheceu com uma névoa, que foi ficando cada vez mais densa durante as primeiras horas da manhã do sábado. Às 05h00, a névoa limitava a visibilidade no aeroporto internacional de Guarulhos para 3000 m, enquanto às 7h, a visibilidade ficou restrita a apenas 500 m. Entre às 06h e 07h, uma névoa começava a se formar sobre a cidade de São Paulo, limitando a visibilidade nos aeroportos de Congonhas e Campo de Marte. Além disso, o vento estava soprando do mar, trazendo ainda mais umidade para a região metropolitana, alimentando as condições para a formação e manutenção da névoa/nevoeiro. A névoa/nevoeiro que se formou sobre a região metropolitana começou a se dissipar no finalzinho da manhã e esteve associada a um fenômeno que ficará bem mais comum nesta época do ano!
Disponível em: http://www.jb.com.br/pais/noticias/2017/05/27/inversao-termica-provoca-nevoeiro-na-grande-sp. Acesso em 04/07/2018. É correto afirmar que o fenômeno descrito na notícia se trata de:
A) Chuva Ácida.
B) Inversão Térmica.
C) Ilha de Calor.
D) Efeito Estufa.
E) Camada de Ozônio.

Questão 07 - UERJ 1997 - 1ª Fase - Geografia - A ocorrência da inversão térmica ocasiona, em áreas de grande urbanização como o Rio de Janeiro, uma sensível e preocupante queda da qualidade do ar.

Isto tem como explicação o fato de a inversão térmica dificultar o processo de:
A) dispersão de gases tóxicos e de diversos tipos de poluentes
B) destruição das camadas de ozônio da troposfera e da mesosfera
C) criação de ilhas de calor nas áreas periféricas e fracamente povoadas
D) absorção da luz solar pelas camadas mais elevadas e secas da atmosfera

Questão 08 -  UFPel Inverno 2007 - Observe as figuras a seguir.
A figura B se refere a um impacto ambiental que pode ser caracterizado pelo seguinte:
I. Instala camadas de ar frio sob a camada de ar mais quente, impedindo a circulação natural ascendente do vento.
II. Acontece mais frequentemente nas áreas urbanas do que nas áreas rurais.
III. Faz com que os poluentes fiquem mais concentrados e prejudiquem a saúde humana, causando problemas respiratórios entre outros.
IV. Ocorre com mais frequência durante o inverno. A figura B e as características descritas são típicas do impacto ambiental conhecido como
a) chuva ácida.
b) efeito estufa.
c) aquecimento global.
d) ilhas de calor.
e) inversão térmica.
f) I.R.

Questão 09 - UNIFESO 2016 - Analise o texto a seguir. “Na capital paulistana, no verão, a entrada de massas de ar quente provenientes do oceano forma um tampão sobre a cidade, que é cercada de morros. Essa camada de ar quente impede a ascensão do ar frio que está próximo do solo. Por sua vez, esse tampão contribui para a retenção de toneladas de poluentes em estratos baixos da atmosfera. Na cidade de São Paulo, no inverno, a situação descrita é muito mais grave, pois os baixos índices pluviométricos colaboram ainda mais para dificultar a dispersão dos poluentes.”
(SENE, E.; MOREIRA, J. Geografia. Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2008, p. 389. Adaptado.) 
O fenômeno climático descrito é denominado 
A) friagem.
B) ilha de calor.
C) chuva ácida.
D) efeito estufa.
E) inversão térmica.

Questão 10 - FCMSCSP 2019 - Em algumas cidades, às vezes, é possível observar no horizonte a poluição concentrada e, logo acima desse bloco de ar amarronzado, o céu azul livre de nuvens. A poluição é tão distinta que parece existir uma linha fina transparente dividindo a atmosfera. Essa concentração de poluentes ocorre, geralmente, quando há uma inversão térmica. Durante o inverno, é mais comum no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. No Nordeste ocorre, praticamente, o ano todo. 
(http://revistapesquisa.fapesp.br. Adaptado.) 
Favorecem a formação da inversão térmica as seguintes condições climáticas: 
a) alta pressão atmosférica e chegada de frente quente. 
b) baixa pressão atmosférica e baixa pluviosidade. 
c) baixa umidade e ausência de nuvens. 
d) alta umidade e elevada acidez das partículas de água. 
e) grande amplitude térmica e alta pluviosidade.

Questão 11 - FGV-SP 2016 - A inversão térmica é um fenômeno percebido principalmente nos grandes centros urbanos durante o período do inverno, resultando em alterações no fluxo vertical das massas de ar quente e fria da atmosfera. Tal fenômeno é considerado 
a) natural, gerado pela presença de uma frente fria e úmida estagnada próxima ao solo sobre os centros urbanos. 
b) antrópico, agravado pela emissão acentuada de poluentes atmosféricos, tais como o monóxido de carbono e os óxidos de nitrogênio. 
c) natural, agravado pela concentração de poluentes atmosféricos próximos ao solo, tais como os óxidos de nitrogênio. 
d) antrópico, intensificado pela emissão de gases estufa, tais como o dióxido de carbono, o metano e os óxidos de nitrogênio. 
e) natural, intensificado pelo aquecimento e pelo resfriamento rápidos do solo urbano, respectivamente no início da manhã e da noite.

Questão 12 - UDESC 2016/1 - Sobre o fenômeno da inversão térmica, assinale a alternativa correta. 
a) Consiste no rápido resfriamento do ar próximo à superfície terrestre, o que torna a atmosfera estável e dificulta a dispersão de poluentes. 
b) É provocado pela reação da água da chuva com ácidos lançados a partir da queima de combustíveis fósseis. 
c) É provocado pela poluição das grandes cidades, a qual gera uma camada de ar frio próxima à superfície, enquanto o ar mais quente fica acima desta camada, agravando a concentração dos poluentes. 
d) É formado pelo aquecimento diferencial de porções continentais e marítimas, fazendo com que o vento sopre do continente para o oceano durante a noite. 
e) Pode agravar a ocorrência de enchentes e alagamentos nas zonas urbanas, pois situações de inversão térmica favorecem a ocorrência de fortes chuvas.

Questão 13 - UNCISAL 2015 - A inversão térmica é uma condição meteorológica que ocorre quando uma camada de ar quente se sobrepõe a uma camada de ar frio, impedindo o movimento ascendente do ar, uma vez que o ar abaixo dessa camada fica mais frio, portanto, mais pesado. 
Disponível em: http://www.cetesb.sp.gov.br/Ar/anexo/inversao.htm. Acesso em: 28 out. 2014. 
O estudo da inversão térmica revela que a) ela ocorre quando há alterações na cobertura do solo, como a retirada da cobertura vegetal, a impermeabilização e a construção de prédios. 
b) o que causa esse problema ambiental é a falta de controle dos governos sobre a emissão de gases como o ozônio e dióxido de carbono. 
c) esse é um evento ambiental natural, que só se torna danoso ao ser humano quando ocorre em ambiente com altos índices de poluição. 
d) o aumento do movimento horizontal das massas de ar é o principal causador desse fenômeno, principalmente nos períodos mais quentes do ano. 
e) o problema ocorre quando há a construção de grandes edifícios e o aumento da queima de combustíveis fósseis pelos automóveis e pelas indústrias.

GABARITO
01 - B
02 - E
03 - D
04 - B
05 - C
06 - B
07 - A
08 - E
09 - E
10 - C
11 - C
12 - A
13 - C

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...