PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Exercícios sobre a Independência do Haiti - com gabarito

Questão 01 - UNIFOR 2003.1 - Analise a letra da música que se refere a um dos países mais pobres da América Central, ex-colônia francesa, que foi o precursor da independência na América em 1794-1806. "E não importa se olhos do mundo inteiro
possam estar por um momento voltados para o largo
onde os escravos eram castigados
e hoje hoje um batuque um batuque
com a pureza de meninos uniformizados de escola
secundária
em dia de parada e a grandeza épica de um povo em formação
nos atrai, nos deslumbra e estimula.
(...) O Haiti é aqui,
o Haiti não é aqui."
(Caetano Veloso – Haiti)
A característica peculiar do processo de independência desse país foi
A) o surgimento do primeiro movimento de independência realizado por iniciativa de um padre bem próximo da causa indígena.
B) a defesa dos ideais liberais pela grande maioria da população, a instituição do federalismo e da república populista.
C) a exigência de maior autonomia, com consulta prévia aos habitantes antes da escolha das autoridades governamentais.
D) o caráter liberal da liderança criolla, nas cidades, que recebeu apoio da população das áreas rurais.
E) a participação maciça dos negros, que defendiam a liberdade, a igualdade e o direito à propriedade de terras.

Questão 02 - CFO PMMG 2005 - A independência do Haiti foi considerada peculiar em relação aos demais movimentos de emancipação da América Latina porque:
A) foi articulada por uma elite local que contava com o apoio dos liberais franceses.
B) foi conduzida sem grandes guerras, mas com profundas mudanças nas formas de sociabilidade das camadas mais humildes.
C) foi articulada por lideranças negras e parte da população branca foi massacrada durante o levante de emancipação. 
D) foi conduzida por líderes criollos que já possuíam cargos administrativos na Casa de Contratação.

Questão 03 - UFPR 2010 - A mão de obra utilizada nas plantations que se estabeleceram nas colônias europeias na América era formada majoritariamente por escravos trazidos da África e seus descendentes. Sobre os processos de independência na América e sua relação com a escravidão de africanos e afrodescendentes, assinale a alternativa correta.
a) A libertação dos escravos na América do Norte foi o principal motivador da Independência das Treze Colônias inglesas.
b) Os escravos e os negros e mestiços livres haitianos armaram-se para a luta e tiveram papel fundamental nos levantes contra as autoridades francesas que culminaram na Independência do Haiti e na abolição da escravidão nesse território. 
c) As palavras Liberdade, Igualdade, Fraternidade, tornadas lema da Revolução Francesa, foram estendidas às suas colônias e concretizadas quando o governo revolucionário da França aboliu simultaneamente a escravidão em todos os seus territórios na América, desencadeando as guerras de independência.
d) Somente Colômbia, Venezuela e Equador levaram a cabo a abolição da escravidão durante seus processos de independência.
e) O Haiti e as Treze Colônias inglesas declararam sua independência das metrópoles, respectivamente França e Inglaterra, proibindo o tráfico de escravos nas últimas décadas do século XVIII.

Questão 04 - PUC-SP 2018 - O Haiti tornou-se independente da França em 1804, e o Brasil emancipou-se de Portugal em 1822. Comparando os dois processos de independência, é CORRETO afirmar que
a) os dois movimentos foram inspirados por ideias iluministas e liderados pelas camadas médias urbanas, resultando na libertação dos escravos.
b) no Haiti, os líderes do movimento foram os latifun diá - rios criollos que mantiveram a escravidão, enquanto, no Brasil, a independência foi proclamada pela elite escravocrata e cafeeira.
c) no Brasil, a independência foi proclamada pelo príncipe regente apoiado pela elite escravista e, no Haiti, uma revolta de escravos e afrodescendentes livres provocou a abolição da escravatura. 
d) foram movimentos apoiados militarmente pelos EUA e terminaram por implementar monarquias que mantiveram a estrutura fundiária e a escravidão.

Questão 05 - UNICAMP 2017 - O pastor norte-americano Pat Robertson, dono do canal de comunicação Christian Broadcasting Network, afirmou que a tragédia provocada pelo terremoto no Haiti, em janeiro de 2010, foi decorrente do “pacto com o diabo” que setores da população haitiana teriam feito para que o país se tornasse independente. Nas palavras do Pastor, "Os haitianos estavam sob o jugo da França. Eles se uniram e fizeram um pacto com o diabo. Disseram: 'Serviremos a ti caso nos liberte da França'". 
(Adaptado de Haroldo Ceravolo Sereza, “Pastor americano atribui terremoto a 'pacto com o Diabo' e provoca protestos; país se libertou da França em 1804”. Uol notícias. 14/01/2010. Disponível em https://noticias.uol.com.br/ especiais/terremoto-haiti/ultnot/2010/01/14/ult9967u9.jhtm. Acessado em 30/08/2017.) 

A partir da leitura do texto e de seus conhecimentos, assinale a alternativa correta. 
a) A independência do Haiti foi decisiva para que o Império Brasileiro, que projetava a construção de um Estado Nação reconhecido internacionalmente, reprimisse movimentos como a Revolta Malês, em Salvador (1835). 
b) A declaração do Pastor é pautada em preconceitos em relação às práticas religiosas dos afrodescendentes no Haiti. A conquista espiritual, parte dos projetos imperialistas, garantiu a eliminação de religiões consideradas pagãs nas Américas. 
c) Colônia francesa nas Antilhas, Saint Domingue tornou-se responsável por 40% da produção mundial de cacau no século XVIII. A mão de obra empregada era majoritariamente escrava, com a exploração de africanos ou de seus descendentes. 
d) O processo de independência do Haiti foi apoiado por outras colônias, interrompendo o projeto imperialista europeu no Novo Mundo. Após 1804, os EUA conduzem as ações imperialistas na América, tornando-se a principal referência cultural no continente.

Questão 06 - ADVISE 2022 - No contexto das independências das colônias americanas, um dos países latinos foi influenciado diretamente pela Revolução Francesa, levando escravos a lutarem com sucesso por sua independência. Este país é: 
A) Cuba. 
B) Haiti. 
C) Venezuela. 
D) Canadá. 
E) Estados Unidos.

Questão 07 - IDECAN 2019 - Sobre o processo de independência do Haiti, é correto afirmar que 
A) foi caracterizado pela organização de Juntas Governativas, que em várias cidades passaram a defender a ideia de ruptura definitiva com a metrópole. 
B) foi comandado por Toussaint L’Ouverture, que conduziu os colonos brancos e negros livres em uma guerra contra a metrópole e se estabeleceu governador da província. 
C) foi desencadeado pelos colonos, brancos e negros livres, que se revoltaram quando, após terem arriscado as suas vidas na guerra contra os indígenas, nada receberam em troca por parte da Coroa. 
D) foi influenciado pelos ideais da Revolução Francesa, levando à eliminação da escravidão e à criação da primeira república governada por pessoas de ascendência africana nas Américas. 
E) foi marcado por um crescente sentimento de revolta por parte dos colonos, devido às restrições fiscais impostas pela metrópole conhecidas como Leis Proibitivas.

Questão 08 - UEG 2010 - O Haiti é atualmente o país mais pobre das Américas. Sua independência se deu entre 1791 e 1804, quando líderes negros se revoltaram contra o colonizador e iniciaram uma violenta guerra racial, exterminando brancos e abolindo a escravidão. A influência decisiva para a emancipação política do Haiti foi:
A) o Iluminismo.
B) a Revolução Francesa.
C) a Revolução Industrial Inglesa.
D) a Independência dos Estados Unidos.

Questão 09 - PUC-Rio  2017 - Sobre a revolução de independência do Haiti, em 1804, e suas repercussões, assinale a alternativa incorreta: 
a) O movimento vitorioso em 1804 resultou na única revolta de escravos bem-sucedida da História − até então uma inédita conquista nas Américas − e no estabelecimento de um Estado independente no Haiti. 
b) Apesar de o Haiti ser a mais importante colônia francesa da época, a França manteve-se afastada do processo de independência, iniciado em 1791, por estar mergulhada no movimento revolucionário em seu território com repercussões na Europa. 
c) A base da economia haitiana era o açúcar, mas também eram produzidos café, algodão e índigo; e essa estrutura econômica era sustentada pelo trabalho de escravos que movimentavam um dos maiores mercados para o tráfico negreiro europeu. 
d) O movimento, que começou como uma revolta de escravos, se converteu em uma guerra civil – de mulatos contra brancos e de plantadores contra as autoridades metropolitanas – e em uma guerra internacional com a participação de Espanha, Inglaterra e França. 
e) Os proprietários de escravos de todo o mundo atlântico − dos Estados Unidos, do Caribe, da América espanhola e do Brasil − sentiram-se profundamente ameaçados e amedrontados, receosos de que o exemplo haitiano fosse seguido.

Questão 10 - IDECAN 2019 - Sobre o processo de independência do Haiti, é correto afirmar que 
A) foi caracterizado pela organização de Juntas Governativas, que em várias cidades passaram a defender a ideia de ruptura definitiva com a metrópole. 
B) foi comandado por Toussaint L’Ouverture, que conduziu os colonos brancos e negros livres em uma guerra contra a metrópole e se estabeleceu governador da província. 
C) foi desencadeado pelos colonos, brancos e negros livres, que se revoltaram quando, após terem arriscado as suas vidas na guerra contra os indígenas, nada receberam em troca por parte da Coroa. 
D) foi influenciado pelos ideais da Revolução Francesa, levando à eliminação da escravidão e à criação da primeira república governada por pessoas de ascendência africana nas Américas. 
E) foi marcado por um crescente sentimento de revolta por parte dos colonos, devido às restrições fiscais impostas pela metrópole conhecidas como Leis Proibitivas.

GABARITO
01 - E
02 - C
03 - B
04 - C
05 - A
06 - B
07 - D
08 - B
09 - B
10 - D

Nenhum comentário: