PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Exercícios sobre a sociedade de consumo - com gabarito

Questão 01 - MPE-GO 2015 - “A massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa” (George Orwell, 1903-1950). 
Sobre a sociedade de consumo, considere as seguintes afirmativas: 
I – É o designativo para o tipo de sociedade do mundo desenvolvido que se caracteriza pelo consumo massivo de bens e serviços. 
II – Na sociedade de consumo, a oferta geralmente excede a procura, os produtos são normalizados e os padrões de consumo estão massificados. 
III – Seu surgimento está diretamente ligado ao desenvolvimento industrial. 
IV – Na sociedade de consumo as técnicas e estratégias de marketing e a atuação da mídia não são importantes, assumindo papel secundário. 
A) Todas as afirmativas estão corretas. 
B) Todas as afirmativas estão incorretas. 
C) Somente as afirmativas I e III estão corretas. 
D) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas. 
E) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.

Questão 02 - FGV2016 -  A figura a seguir apresenta um fenômeno estudado pela Sociologia.

A imagem critica 
A) a sociedade do espetáculo. 
B) a geração de status e valor. 
C) a sociedade de consumo. 
D) a produção de cópias e simulacros. 
E) o processo de massificação.

Questão 03 - (Adaptada) COPEVE-UFAL - 2011 - Pode-se caracterizar empiricamente a sociedade de consumo por diferentes traços: elevação do nível de vida, abundância das mercadorias e dos serviços, culto dos objetos e dos lazeres, moral hedonista e materialista, etc. Mas, estruturalmente, é a generalização do processo de moda que a define propriamente. A sociedade centrada na expressão das necessidades é, antes de tudo, aquela que reordena a produção e o consumo de massa sob a lei da obsolescência, da sedução e da diversificação, aquela que faz passar o econômico para a órbita da forma moda 
(LIPOVETSKY, Gilles. O império do efêmero. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 159). 
Em essência, o texto sintetiza 
A) o perfil da forma de produção na sociedade atual. 
B) o processo de moda como elemento que propõe uma concepção de sociedade. 
C) a ideia de diversificação de consumo aliado à construção de prazeres superficiais. 
D) o consumo como fator que caracteriza completamente a sociedade atual. 
E) o homem atual como um grande consumidor de objetos.

 Questão 04 - EXCELÊNCIA 2017 - 
A sociedade de consumo é um termo bastante utilizado para representar os avanços de produção do sistema capitalista, que se intensificaram ao longo do século XX. As críticas sobre a sociedade de consumo direcionam-se não apenas pela perspectiva econômica, mas também pelo viés ambiental. Afinal, um dos efeitos do consumismo é a ampliação da exploração dos recursos naturais para a geração de matérias-primas voltadas à fabricação de mais e mais mercadorias. De acordo com este pressuposto assinale a alternativa INCORRETA: 
a) Há a devastação das florestas e o esgotamento até mesmo dos recursos renováveis, tais como a água própria para o consumo, as florestas e o solo. Além disso, os recursos não renováveis vão contando os dias para a escassez completa, tais como as reservas de petróleo e de diversos minérios utilizados para a fabricação dos mais diferentes produtos utilizados pela sociedade. 
b) Um dos aspectos mais criticados no que se refere à sociedade de consumo é a obsolescência programada – ou obsolescência planejada –, que consiste na produção de mercadorias previamente elaboradas para serem rapidamente descartadas, fazendo com que o consumidor compre um novo produto em breve. Assim, aumenta-se o consumo, mas também aumenta a demanda por recursos naturais e maximiza a produção de lixo, elevando ainda mais a problemática ambiental decorrente desse processo. 
c) Faz-se necessário encontrar meios econômicos alternativos ao desenvolvimento pautado no consumo. Não obstante, faz-se necessária também a promoção de políticas de reciclagem, além da reutilização ou reaproveitamento dos produtos não mais utilizados, contendo, assim, a geração de lixo e a demanda desenfreada por matérias-primas. 
d) Nenhuma das alternativas.

Questão 05 - IBFC 2017 - ““[…] a sociedade de consumo não é nada além de uma sociedade do excesso e da fartura – e portanto da redundância e do lixo”. (BAUMAN, 2007, 111).
Assinale a alternativa correta acerca da afrmação acima:
a) As novas tecnologias permitem que se produza mais com menos recursos, o que tem evitado a degradação ambiental
b) Os centros urbanos, mas não só estes, tem encontrado soluções para a questão do descarte de lixo de seus habitantes, impondo cotas de despacho de resíduos sólidos, por exemplo
c) Com o aperfeiçoamento tecnológico todas as mercadorias tendem a se transformarem em bens de consumo duráveis
d) A obsolescência acelerada dos produtos é marca deste momento
e) A facilidade com que se descartam as mercadorias em nada refetem na sociabilidade dos sujeitos na modernidade líquida a que se referem Bauman (2007)

Questão 06 - FUMARC 2018 - 
Observe a charge do cartunista argentino Quino.


De acordo com a charge, é CORRETO afirmar que
A) deixa claro que a sociedade é plural, que os indivíduos têm o direito de desejar coisas diferentes devido às suas subjetividades, isto é, seus gostos e suas opiniões pessoais e que esta diversidade não gera conflitos sociais.
B) demonstra que os indivíduos que possuem acesso restrito à educação e à cultura são discriminados pela sociedade, inclusive pela instituição policial que tende a ser mais rigorosa em relação à população de baixa renda.
C) demonstra que, apesar de a sociedade de consumo valorizar as mercadorias como símbolo de status, a educação e a cultura ainda representam as melhores oportunidades para os indivíduos alcançarem o reconhecimento social.
D) faz uma crítica à denominada sociedade de consumo, na qual se verifica uma tendência em valorizar mais o consumo de mercadorias do que outros aspectos da vida social, como a educação e a cultura.
E) faz uma crítica à intolerância, demonstrando que ainda existem indivíduos que não entendem a opinião diferente dos outros e que, por isso, agem de maneira etnocêntrica, culminando em atitudes de violência e exclusão social.

Questão 07 - NUCEPE 2015 - O sociólogo polonês Zygmunt Bauman é autor da obra Vida para Consumo. Sobre o tema, de acordo com Bauman, assinale a alternativa CORRETA. 
a) As relações sociais construídas pelo consumo geram relações cada vez mais sólidas e estáveis. 
b) Os próprios membros da sociedade de consumo são mercadorias de consumo, qualidade que os torna autênticos membros dessa sociedade. 
c) Todas as necessidades dos membros da sociedade de consumo têm um condicionamento biológico. 
d) A sociedade de consumo tem como característica o desestímulo ao desperdício. 
e) O novo indivíduo consumista assume características sólidas e quase sempre posterga o prazer do consumo.

Questão 08 - MPE-GO 2022 - Sobre a temática da sociedade de consumo, assinale a alternativa correta: 
a) A sociedade de consumo é um termo bastante utilizado para representar os avanços de produção do sistema capitalista, que se iniciou no século XXI notadamente nos Estados Unidos e que, posteriormente, espalharam-se – e ainda vem se espalhando – pelo mundo. Nesse sentido, o desenvolvimento econômico e social é pautado pelo aumento do consumo, que resulta em lucro ao comércio e às grandes empresas, gerando mais empregos, aumentando a renda, o que acarreta ainda mais consumo. 
b) Um dos aspectos mais criticados no que se refere à sociedade de consumo é a obsolescência programada – ou obsolescência planejada –, que consiste na produção de mercadorias previamente elaboradas para serem rapidamente recicladas, fazendo com que o consumidor fique vinculado àquele fornecedor. Assim, aumenta-se o consumo, mas também aumenta a demanda por recursos naturais e maximiza a produção de lixo, elevando ainda mais a problemática ambiental decorrente desse processo. 
c) Atualmente, não vivemos mais na predominância do sistema fordista de produção, cuja premissa principal era a produção em massa (embora muitas fábricas ainda o utilizem). O toyotismo, desenvolvido e ampliado a partir do final do século XX, articula o equilíbrio entre a demanda e a produção, produzindo em grande quantidade apenas quando a procura por um produto é elevada. No entanto, ainda procura manter o consumo e, consequentemente, a demanda no máximo patamar possível a fim de que mais lucros sejam gerados nas várias áreas da economia. 
d) Entende-se por sociedade de consumo a era contemporânea do capitalismo em que o crescimento econômico e a geração de lucro e riqueza encontram-se predominantemente pautados no crescimento da atividade comercial e, consequentemente, do consumo. Para manter esse desenvolvimento, incentiva-se o consumo de várias maneiras, mas há uma tendência de redução dos meios publicitários.

Questão 09 - UESPI 2011 - A sociedade de consumo se consolida cada vez mais. As oportunidades de lazer se multiplicam, e os shoppings centers ganham espaços nas grandes cidades. Essas transformações, ocorridas também no Brasil: 
1) conseguem alterar o ritmo e o modo de vida das populações urbanas. 
2) promovem o domínio das grandes empresas internacionais e nacionais no mercado local. 
3) afirmam o poder da tecnologia, deixando a população menos elitizada sem espaço para a criação de seus próprios bens de consumo. 
4) criam uma padronização geral de comportamento, embora o faça sutil e disfarçadamente. 
Estão corretas apenas: 
A) 1, 2 e 4 
B) 1, 2 e 3 
C) 2 e 3 
D) 3 e 4 
E) 1 e 4

Questão 10 - MPE-GO 2022 - Sobre a sociedade de consumo, assinale a alternativa incorreta: 
a) Sociedade de consumo é o tipo de sociedade que promove, encoraja ou reforça a escolha de um estilo de vida consumista, rejeitando todas as opções culturais alternativas. 
b) A questão ambiental está diretamente relacionada ao conceito de sociedade de consumo, uma vez que um dos efeitos do consumismo é a ampliação da exploração de recursos naturais para a geração de matérias-primas, voltadas à fabricação de mais mercadorias. 
c) A obsolescência perceptiva consiste em uma técnica de produção em que se busca que os produtos tenham um prazo de utilização reduzido, em razão de terem se tornado inutilizáveis ou obsoletos, objetivando que os consumidores os substituam por outros. 
d) A mídia exerce papel fundamental na sociedade de consumo, servindo para a disseminação de produtos destinados ao mercado consumidor.

GABARITO
01 - D
02 - C
03 - A
04 - D
05 - D
06 - D
07 - B
08  - C
09 - A
10 - C

Um comentário:

Kecia Araújo disse...

Ótimas questões acerca do conteúdo Sociedade de consumo. Sou professora de Geografia e as utilizarei para uma atividade. Obrigada!

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...