PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Exercícios de Geografia sobre a urbanização brasileira - com gabarito

Questão 01 -  FUVEST 2006 - Transferência –A urbanização brasileira caracteriza-se
a) pelo processo de erradicação de habitações subnormais, como favelas e cortiços.
b) pela renovação imobiliária que ocorre nos centros e nos bairros históricos.
c) pela presença de capital internacional que investe em habitações de alto luxo.
d) pela falta de participação popular na gestão, diferente do que ocorreu em países ricos.
e) pelo crescimento rápido de grandes concentrações populacionais sem infra-estrutura. 

Questão 02 - FUVEST 2004 - Transferência – A urbanização brasileira, intensificada na segunda metade do século XX, produziu uma rede urbana
a) hierárquica, refletindo o desenvolvimento das regiões do país. 
b) vinculada às regiões industrializadas com baixa densidade demográfica.
c) integrada por todo o país, a partir do governo de Juscelino Kubitschek, na década de 1950.
d) articulada às cidades globais, seguindo o padrão francês de desenvolvimento urbano.
e) concentrada na região Nordeste graças ao ciclo da cana-de-açúcar, originado no período colonial.

Questão 03 - ACAFE - 2017.2 - No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realiza os censos demográficos e econômicos, e considera população urbana aquela residente no perímetro urbano de cada município.

Sobre a tabela acima e a urbanização brasileira é correto afirmar, exceto: 
A) As regiões Sudeste e Nordeste, a conforme a tabela, possuem três municípios cada uma, seguidas do Sul com dois, Centro Oeste e Norte com um cada, sendo o Sudeste a região de maior concentração demográfica no Brasil. 
B) No Brasil, com a nova classificação das cidades a partir da globalização, as duas primeiras cidades da tabela, São Paulo e Rio de Janeiro, são consideradas cidades globais do tipo Alfa, pois a oferta e os fluxos de bens e serviços, bem como a densidade e a qualidade da infraestrutura urbana resultam em poder e influência entre os maiores nós da rede urbana mundial.
C) A tabela mostra os 10 municípios mais populosos, e a ausência de municípios catarinenses nesta mostra explica-se pelo fato de não existirem em Santa Catarina unidades administrativas com mais de um milhão de habitantes, mesmo que Joinville e Florianópolis sejam os maiores em população absoluta.
D) Demanda cada vez maior de tempo para deslocamento, violência, falta de infraestrutura, poluição do ar, das águas, do solo e visual, segregação espacial, subemprego e submoradia são características que marcam as grandes cidades brasileiras, muito pela falta de planejamento.

Questão 04 - UFSCAR - 2001 - “Alargam-se numerosas ruas e praças, tanto no centro como nos bairros; largas e extensas avenidas, diversos viadutos, quarteirões inteiros transformados, altos prédios substituindo velhas casas e sobrados decadentes. A cidade se transforma, cria e recria espaços, alargando seus limites, encontrando-se com as cidades vizinhas que vivem o mesmo turbilhão.” (Adaptado de Pasquale Petrone.)
A leitura do texto e o que se conhece sobre a urbanização brasileira permitem afirmar que o processo descrito
a) foi típico de São Paulo, entre os anos 50 e 70, não tendo sido observado em outras áreas do País.
b) ocorreu nas metrópoles do Sudeste, que tiveram um forte crescimento em função do desenvolvimento das atividades terciárias.
c) tem ocorrido em todas as metrópoles brasileiras que têm crescido, embora com ritmos diferentes.
d) é observado nas metrópoles do Norte e Nordeste que, atualmente, lideram o crescimento urbano no País.
e) durou até meados da década de 80, quando as metrópoles brasileiras deixaram de crescer devido às crises econômicas.

Questão 05 - UVA 2003.1 - Sobre a urbanização brasileira não é correto afirmar:
A) A aceleração do processo de urbanização ocorreu principalmente após a Segunda Guerra Mundial, quando também se intensificou a industrialização.
B) Uma das tendências da urbanização na década de 1970 diz respeito ao aparecimento, no interior, de centros de contato e de intermediação entre as regiões de desenvolvimento urbano-industrial e as áreas de avanço da frente pioneira.
C) A tendência mais marcante da configuração espacial da urbanização, no período 1970 a 1980, refere-se ao aumento da concentração urbana nos espaços metropolitanos.
D) O processo de urbanização no período de 1980 a 1990 estabiliza-se, evidenciando um padrão definido na distribuição espacial da população no território nacional.

Questão 06 - UVA 2004.1 - A urbanização brasileira se caracteriza pela rapidez e intensidade do seu ritmo. Analise as afirmativas abaixo e assinale as corretas:
1. A industrialização foi a grandes responsável pela aceleração do processo de urbanização no Brasil 2. Na década de 1970, pela primeira vez no Brasil a população das cidades era maior que a do campo, coroando um dos mais vertiginoso processos de urbanização registrados no mundo.
3. As metrópoles tornaram-se o lugar da pobreza urbana, das carências sociais de vários tipos que se manifestam em movimentos de posseiros, em invasões dos sem-teto e em loteamento clandestino.
4. O processo de urbanização da população brasileira vem se intensificando a cada ano. Sudeste e Norte são as regiões brasileiras nas quais esse processo foi mais intenso no período de 1980/ 1991.
Estão corretos:
A. somente os itens 1, 2 e 3 
B. somente os itens 2, 3 e 4
C. somente os itens 1 e 3
D. todos os itens

Questão 07 - UEMG 2003-1 - Ao longo do século, mas sobretudo nos períodos mais recentes, o processo brasileiro de urbanização revela uma crescente associação com o da pobreza cujo locus passa a ser, cada vez mais, a cidade, sobretudo a grande cidade. O campo brasileiro moderno repele os pobres, e os trabalhadores da agricultura capitalizada vivem cada vez mais nos espaços urbanos. A indústria se desenvolve com a criação de pequeno número de empregados e o terciário associa formas modernas a formas primitivas que remuneram mal e não garantem a ocupação”.
SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo: Hucitec, 1993, p. 10-11. 
Considerando as informações acima, marque a alternativa que completa, corretamente, o enunciado abaixo. 
Sobre a urbanização brasileira, é correto afirmar que
A) o setor secundário é o responsável pela geração de empregos para a maior parte da mão-de-obra que migra para as cidades.
B) o processo acelerado de urbanização e o avanço científico e tecnológico têm contribuído para reduzir os problemas ambientais.
C) atualmente, mais de 80% da população vivem nas cidades, o que tem provocado o avanço da periferização e expansão de áreas ocupadas por favelas, especialmente nas grandes cidades.
D) a continuidade espacial de várias áreas urbanas, fenômeno conhecido como conurbação, ainda não acontece nas cidades brasileiras, visto que esta é uma característica apenas de países desenvolvidos.

Questão 08 - COLTEC – UFMG 2015 - A partir da década de 1970 ocorreu uma intensificação da urbanização brasileira ligada à industrialização tardia, que provocou migrações regionais e o êxodo rural, concentrando a população nas principais metrópoles do país. Sobre a urbanização brasileira, a partir dessa década, é INCORRETO afirmar que
A) a formação de grandes metrópoles no país, com destaque para o centro-sul, resultou em enormes desafios para a administração pública na área de planejamento urbano.
B) articulou-se, ao longo da rodovia BR-101 entre Rio de Janeiro e Salvador, uma complexa rede urbana, com elevada oferta de serviços e empregos, por meio de tecnopolos.
C) com a intensificação da urbanização cresceram as demandas sociais, tais como a regularização fundiária de imóveis irregulares e a dotação de infraestrutura nas periferias.
D) há falta de espaços para lazer em algumas metrópoles brasileiras, uma vez que a produção desses espaços privilegiou a construção de edificações e vias de circulação.

GABARITO
01 - E
02 - A
03 - B
04 - C
05 - D
06 - A
07 - C
08 - B

Nenhum comentário: