PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Exercícios sobre os rios voadores - com gabarito

Questão 01 - UFG - 2018 - O “rios voadores” são 
(A) cursos de água atmosféricos, formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados por nuvens, e são impulsionados pelos ventos. 
(B) rios que se formam na atmosfera a partir da respiração da Floresta Amazônica e sobrevoam nossa cabeça. 
(C) cursos de água terrestres que se formam a partir da chuva e percorrem o Brasil até o Sul do país. 
(D) fluxos concentrados de vapores atmosféricos formados por massas de ar invisíveis que se deslocam do Sul do país até a região Sudeste do Brasil.

Questão 02 - (Adaptada) IFN-MG - 2018 - “Rios voadores“ são: 
A) Cursos de rios terrestres e de quedas de água, presentes na floresta e que contribuem para a manutenção da umidade local e a precipitação de chuvas, bem como retroalimentação do ciclo da água. 
B) Cursos de águas das cachoeiras, demais quedas de água, que se evaporam no ar e se encarregam de umidificar a floresta e contribuir para a precipitação de chuvas e retroalimentação do ciclo da água. 
C) Cursos de água atmosféricos dispensáveis, uma vez que apenas contribuem para a manutenção da umidade, não tendo nenhuma relação com a atividade pluvial.
D) Cursos de água atmosféricos, invisíveis, formados por vapor de água, muitas vezes acompanhados por nuvens, impulsionados pelos ventos, umidificam a floresta e contribuem para a precipitação de chuvas.

Questão 03 - UNESP 2017/2 - 1ª fase - Os chamados rios voadores são correntes de ar carregadas de vapor de água. A imagem representa a dinâmica desses rios em parte da América do Sul, sobretudo no Brasil.


Considerando a imagem e o fenômeno dos rios voadores, é correto afirmar que:
a) em 2, verifica-se o fornecimento de umidade às massas de ar pela evaporação da água do oceano.
b) em 4, verifica-se a evapotranspiração na Amazônia que absorve a umidade dos ventos que a percorrem.
c) em 1, verifica-se a precipitação que participa da formação dos rios voadores que correm pela Bacia do Amazonas.
d) em 3, verifica-se a barreira geográfica dos Andes que redireciona os ventos para o centro do continente.
e) em 5, verifica-se a chegada das massas de ar ao extremo sul do Brasil e seu redirecionamento ao Paraguai e à Argentina.

Questão 04 - Albert Einstein (Medicina) - 2017/2 - “Em alguns dias do ano um rio com as dimensões do Amazonas atravessa os céus do Brasil. Ele nasce sobre o Atlântico próximo à linha do Equador, ganha corpo sobre a Floresta Amazônica e segue para oeste até os Andes, onde o encontro com a imponente muralha rochosa o faz desviar para o sul. Dali esse imenso volume de água flutua sobre a Bolívia, o Paraguai e os estados brasileiros de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Às vezes, alcança Pa - raná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul antes de retornar para o oceano. Apesar de sua extensão, nin - guém o vê. É que esse rio não tem margens nem peixes. É um rio metafórico – mas não inexistente – formado por uma coluna de vapor d’água com cerca de 3 quilômetros de altura algumas centenas de quilômetros de largura e milhares de extensão.”
(ZORZETTO, Ricardo. Um rio que flui pelo ar. Pesquisa FAPESP, 158, abril, p.62-63, 2009) 

Identifique qual das alternativas abaixo identifica corretamente o fenômeno abordado no texto.
a) O fenômeno referido no texto é conhecido como evapotranspiração e é o responsável pelo efeito estufa nas áreas semiáridas do território nacional. Esse fenômeno apenas ocorre em algumas áreas do território brasileiro. 
b) O fenômeno abordado no texto, conhecido como “rios voadores” é formado por massas de ar que circulam entre a Amazônia Brasileira e a Zona da Mata nordestina. Essas massas úmidas são responsáveis pela chuva da Zona da Mata. 
c) O fenômeno abordado no texto é conhecido como “rios voadores”. São cursos de água atmosféricos, invisíveis, formados por vapor d’água que se originam na faixa Equatorial Atlântica e têm relação direta com a cobertura florestal. 
d) O fenômeno referido no texto conhecido como evapotranspiração origina-se na região Amazônica e através das massas de ar leva umidade para o sertão nordestino. A falta de chuvas nessa área é associada à interrupção desse tipo de circulação atmosférica.

Questão 05 - UFU - 2018.2 - Os rios voadores são cursos de água atmosféricos, formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes, acompanhados por nuvens e propelidos pelos ventos. Essas correntes de ar invisíveis produzem chuvas abundantes em grande parte do Brasil. Disponível em: Acesso em: 18 de mar, 2017. (Adaptado). O fenômeno atmosférico exposto é formado pela 
A) invasão dos sistemas polares que conduzem o ar frio e úmido, originado da Patagônia para o interior do Brasil. 
B) ação dos ventos de Alísios, que retiram umidade da superfície dos oceanos e a conduzem em direção aos trópicos. 
C) água liberada pela Floresta Amazônica para a atmosfera em forma de vapor, e transportada pelas correntes de ar. 
D) ação orográfica da Serra do Mar, produzindo chuvas abundantes na maior parte do litoral brasileiro.

Questão 06 - ENEM 2017 - PPL - O ganhador do Prêmio Nobel, Philip Fearnside, já alertava em estudos de 2004 que, como consequência do desmatamento em grande escala, menos água da Amazônia seria transportada pelos ventos para o Sudeste durante a temporada de chuvas, o que reduziria a água das chuvas de verão nos reservatórios de São Paulo. 
SERVA, L. Para ganhador do Prêmio Nobel, cheias no Norte e seca no Sudeste estão conectadas. Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 10 nov. 2014. 

O fator apresentado no texto para o agravamento da seca no Sudeste está identificado no(a) a) redirecionamento dos ventos alísios. 
b) redução do volume dos rios voadores. 
c) deslocamento das massas de ar polares. 
d) retenção da umidade na Cordilheira dos Andes. 
e) alteração no gradiente de pressão entre as áreas.

Questão 07 - CECIERJ - 2017 - A floresta amazônica funciona como uma bomba d’água, puxando para dentro do continente a umidade evaporada do oceano Atlântico. Propelidas em direção ao oeste pelos ventos alísios, parte das nuvens provenientes da evapotranspiração da floresta precipita-se sobre a encosta leste da Cordilheira dos Andes, abastecendo as cabeceiras dos rios amazônicos. Boa parte desse “rio voador” faz a curva e parte em direção ao sul, para as regiões do Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, além de países vizinhos. Estudos promovidos pelo INPA mostraram que uma árvore com copa de 10 metros de diâmetro é capaz de bombear para a atmosfera mais de 300 litros de água, em forma de vapor, em um único dia. 
Adaptado de http://riosvoadores.com.br/o-projeto/fenomeno-dos- -rios-voadores/. Acesso em: 08 set. 2017. 
Considerando o avanço da atividade agrícola e pecuária sobre a área de floresta amazônica, o impacto esperado é que 
(A) a produção agrícola do Brasil não seria alterada significativamente, desde que a redução da irrigação natural proveniente do “rio voador” fosse compensada com irrigação artificial, utilizando água proveniente de rios próximos. 
(B) a produção agrícola brasileira não seria alterada significativamente, pois a evapotranspiração proveniente das áreas de vegetação agrícola compensaria aquela que seria proveniente da vegetação florestal. 
(C) apenas a produção agrícola da região mais próxima da bacia amazônica seria reduzida, sem interferência na produção de áreas afastadas. 
(D) a produção agrícola do Brasil seria reduzida, pois comprometeria a irrigação natural de grandes áreas agriculturáveis do país.

Questão 08 - UNESP - 2013 - 1ª fase - O fenômeno dos “rios voadores” 
“Rios voadores” são cursos de água atmosféricos, invisíveis, que passam por cima de nossas cabeças transportando umidade e vapor de água da bacia Amazônica para outras regiões do Brasil. A floresta Amazônica funciona como uma bomba d’água. Ela “puxa” para dentro do continente umidade evaporada do oceano Atlântico que, ao seguir terra adentro, cai como chuva sobre a floresta. Pela ação da evapotranspiração da floresta, as árvores e o solo devolvem a água da chuva para a atmosfera na forma de vapor de água, que volta a cair novamente como chuva mais adiante. O Projeto Rios Voadores busca entender mais sobre a evapotranspiração da floresta Amazônica e a importante contribuição da umidade gerada por ela no regime de chuvas do Brasil. 
A partir da leitura do texto e da observação do mapa, é correto afirmar que, no Brasil, 
(A) cada vez mais, a floresta é substituída por agricultura ou pastagem, procedimento que promove o desenvolvimento econômico, sem influenciar, significativamente, o clima na América do Sul. 
(B) os recursos hídricos são abundantes e os regimes fluviais não serão alterados, apesar das mudanças climáticas que ameaçam modificar o regime de chuvas na América do Sul. 
(C) o atual desenvolvimento da Amazônia não afeta o sistema hidrológico, devido à aplicação de medidas rigorosas contra o desmatamento e danos à biodiversidade da floresta. 
(D) os mecanismos climatológicos devem ser considerados na avaliação dos riscos decorrentes de ações como o desmatamento, as queimadas, a abertura de novas fronteiras agrícolas e a liberação dos gases do efeito estufa. 
(E) a circulação atmosférica é dominada por massas de ar carregadas de umidade que, encontrando a barreira natural formada pelos Andes, precipitam-se na encosta leste, alimentando as bacias hidrográficas do país.

Questão 09 - UFGD 2016 - Leia o texto a seguir. 
Os rios voadores são “cursos de água atmosféricos”, formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados por nuvens, e são propelidos pelos ventos. Essas correntes de ar invisíveis passam em cima das nossas cabeças carregando umidade da Bacia Amazônica para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil. Essa umidade, nas condições meteorológicas propícias como uma frente fria vinda do sul, por exemplo, se transforma em chuva. É essa ação de transporte de enormes quantidades de vapor de água pelas correntes aéreas que recebe o nome de rios voadores – um termo que descreve perfeitamente, mas em termos poéticos, um fenômeno real que tem um impacto significante em nossas vidas. A floresta amazônica funciona como uma bomba d’água. Ela puxa para dentro do continente a umidade evaporada pelo oceano Atlântico e carregada pelos ventos alíseos. 
Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2015. 
Demonstrada a importância da Floresta Amazônica para a regulação climática do Brasil, considere as afirmações a seguir. 
I. O solo pobre em nutrientes sob a Floresta Amazônica impossibilita que esta atue como uma importante fonte de estoque de carbono. 
II. O avanço da pecuária e a diminuição das áreas florestais influenciam negativamente sobre o sequestro de carbono, uma vez que há a diminuição de seres fotossintetizantes. 
III. Os serviços ambientais prestados pelas florestas tropicais garantem uma melhor qualidade de vida no planeta. 
IV. Além dos produtos extraídos diretamente das florestas, estas apresentam valores de uso indireto tais como controle contra as cheias, manutenção dos ciclos da água e armazenamento de carbono. 
V. A conversão das florestas implica redução dos serviços de polinização, mas isso não influencia no sucesso das colheitas de monoculturas. 
Está correto apenas o que se afirma em 
a) I, II e III 
b) II, III e V 
c) I, II, III, IV e V 
d) II,III e IV 
e) II, III, IV e V

Questão 10 - CESUPA 2018.1 - Observe a imagem:

Durante o ano de 2014, uma redução do período chuvoso na região sudeste do Brasil, somada às questões de gestão de abastecimento hídrico, levaram algumas cidades à falta de água. Observou-se que, em relação à dinâmica climática, havia uma relação entre os fluxos atmosféricos da região Norte em direção ao sul do continente sul-americano. Assim, sobre os rios voadores, demonstrados na figura, é necessário explicar que:
A) Os ventos alísios carregados de umidade partem da Amazônia em direção ao Atlântico equatorial onde, não encontrando obstáculo, deslocam-se para o sul do país, pela zona costeira.
B) A Amazônia é de fato a cabeceira dos mananciais aéreos da maior parte das chuvas na América do Sul, pois um rio aéreo conecta regiões doadoras de umidade com outras receptoras de umidade.
C) O relevo é um elemento regulador desse circuito atmosférico. Assim, o planalto brasileiro funciona como um imenso paredão, que redireciona os ventos úmidos para outras regiões do país.
D) As ações antrópicas, como desmatamento, são irrelevantes nessa dinâmica local, já que pouco contribuem para a redução da umidade da atmosfera.

Questão 11 - COLUNI - UFV 2020 - Leia o texto. 
Fenômeno dos rios voadores 

“Os rios voadores são ‘cursos de água atmosféricos’, formados por massas de ar carregadas de vapor de água, muitas vezes acompanhados por nuvens, e são propelidos pelos ventos. Essas correntes de ar invisíveis passam por cima de nossas cabeças carregando umidade da Bacia Amazônica para o Centro-oeste, Sudeste e Sul do Brasil.” 
Disponível em: https://rios.voadores.com.br. Acesso em: 18 set. 2019. Com relação aos rios voadores, analise as ocorrências apresentadas abaixo e, a seguir, numere-as de acordo com a ordem cronológica em que acontecem. 
( ) A água que se acumula no solo e nas árvores evapora, formando as nuvens. 
( ) A água evapora do Oceano Atlântico e forma nuvens que são levadas para a floresta pelos ventos. 
( ) A barreira geográfica dos Andes redireciona os ventos para o centro do continente. 
( ) As nuvens carregadas fazem chover sobre a floresta.
( ) As novas nuvens vão para o Centro-Oeste, Sudeste e Sul, fazendo chover nessas regiões e, posteriormente, seguem viagem pela América do Sul. 
Assinale a sequência CORRETA:
a) 1, 2, 3, 4, 5 
b) 2, 4, 1, 3, 5 
c) 3, 1, 4, 2, 5 
d) 4 ,1, 3, 2, 5

Questão 12 - OMINI 2021 - “Os Rios Voadores são uma espécie de curso d’água invisível que circula pela atmosfera. Trata-se da umidade gerada pela ________ e que se dispersa por todo o continente sul-americano. As principais regiões de destino são o Centro-Oeste, Sudeste e o Sul do Brasil, de forma que alguns pesquisadores afirmam que, sem essa umidade, o ambiente dessas regiões transformar-se-ia em algo parecido com um deserto” (MUNDO EDUCAÇÃO). 
O termo que melhor completa o item acima é: 
a) Floresta Amazônica 
b) Cordilheira dos Andes 
c) Floresta das Guianas 
d) Massa de ar Polar

GABARITO
01 - A
02 - D
03 - D
04 - C
05 - C
06 - B
07 - D
08 - D
09 - D
10 - B
11 - C
12 - A

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...