PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Exercícios de Geografia sobre a Região Amazônica - com gabarito

Questão 01 - NUCEPE - 2012 - PC-PI - Entre as atividades que se expandem e impactam a Região Amazônica, destacam-se claramente:
A) o cultivo da cana-de-açúcar e do milho.
B) a pecuária de corte e de leite e a plantação de soja. 
C) a pecuária de leite e o cultivo de seringueira.
D) a caprinocultura e a pecuária de leite, especialmente em Rondônia.
E) o plantio de soja e o cultivo da cana-de-açúcar, sobretudo em Roraima.

Questão 02 - CESPE - 2007 - TRE-AP - A região amazônica está
a) completamente tomada por interesses e controles políticos de potências estrangeiras.
b) sujeita a tratamento especial das políticas voltadas para o tema do desenvolvimento sustentável. 
c) circunscrita geograficamente apenas ao Brasil.
d) na periferia de um importante debate mundial acerca dos regimes climáticos e da sobrevivência do planeta.
e) fadada a um processo de desaparecimento rápido de suas florestas, de acordo com todos os estudos científicos disponíveis.

Questão 03 - Prefeitura de Betim - MG - 2015 - Prefeitura de Betim - MG - Assinale a alternativa que NÃO apresenta um rio da região Amazônica:
A) Rio Negro.
B) Rio Xingu.
C) Rio Paraopeba.
D) Rio Solimões.

Questão 04 - CESPE - 2013 - TJ-RR - Acerca da realidade socioeconômica da região amazônica, assinale a opção correta.
A) A Amazônia caracteriza-se pela homogeneidade econômica e social.
B) No século XXI, tem-se verificado aumento crescente da população nessa região.
C) Os resultados de recentes pesquisas geográficas resultaram na incorporação do noroeste do estado de Goiás à Amazônia Legal.
D) O Banco da Amazônia foi criado pelo governo federal em 2003, como instrumento de crédito para o desenvolvimento regional.
E) Tem-se verificado, nessa região, no último decênio, a crescente decadência do padrão econômico primário-exportador, em decorrência do crescimento sustentado do setor secundário.

Questão 05 - CEFET-MG - 2012 - Técnico Concomitância Externa e Subsequente -
A questão (05) refere-se ao trecho abaixo. “As atividades extrativistas que ocupam a maioria da população da região de mata da ilha de Marajó apresentam como fundamental característica a sazonalidade, isto é, dependem da estação do ano em que se tornam economicamente viáveis, seja pelo período de amadurecimento dos frutos da(o) ___________, seja pelas condições climáticas que permitem o acesso mais fácil às zonas de extração da____________ ou que propiciam a produção da(o) ”. BRASIL, Marília Carvalho. As estratégias de sobrevivência da população ribeirinha da Ilha do Marajó. In: TORRES, Haroldo. et al (Org.). População e meio ambiente: debates e desafios. São Paulo: Senac, 2000. p. 113. (Adaptado)
Relacionando as condições socioambientais e as atividades econômicas desenvolvidas na região amazônica, a seqüência correta que completa as lacunas é
a) açaí, madeira, seringa.
b) mamona, soja, algodão.
c) cacau, carnaúba, mineral.
d) babaçu, cana-de açúcar, palmito.

Questão 06 - CEFET-MG - 2006-1 - Técnico Concomitância Externa - “Como se não bastasse tanta má notícia para a Floresta Amazônica, a edição da revista Science desta semana traz outro diagnóstico aterrador. Segundo os autores, a área danificada da floresta é entre 60% e 123% maior do que se pensava, dependendo do ano analisado. Isso significa que o ritmo da destruição, que já era assustador (...) pode ter dobrado.”
(REVISTA VEJA. São Paulo: v. 38, n. 43, 26 out. 2005) 
Dentre os fatores responsáveis pela degradação da região Amazônica, destacam-se: 
I- a construção de usinas hidrelétricas;
II- a construção de rodovias e ferrovias;
III- o crescimento da rede hoteleira;
IV- o cultivo da soja e do trigo;
V- o crescimento demográfico.
São corretos apenas os itens
a) II e IV.
b) III e V.
c) I, II e V.
d) I, III e IV.

Questão 07 - UNIFESO/Teresópolis (Medicina) - 2012: 1º semestre - Apesar dos desacertos das políticas governamentais para a Região Amazônica, é possível identificar numerosos exemplos de atividades extrativas e agropecuárias sustentáveis no ecossistema amazônico. Assinale a alternativa que apresenta um exemplo dessas atividades.
(A) as zonas de garimpo intercaladas em paisagens naturais quase intocadas.
(B) a pecuária extensiva desenvolvida sem a derrubada da vegetação original.
(C) o extrativismo vegetal seletivo nas reservas extrativas comunitárias.
(D) os enclaves de extrativismo mineral graças à implantação da infra-estrutura de serviços.
(E) a agricultura comercial feita após a derrubada e a queimada da vegetação original.

Questão 08 - UNIFENAS 2018/2 - Atualmente se verifica uma acelerada devastação da floresta amazônica. Dentre outras, a extração da madeira e a expansão das áreas de agropecuária são responsáveis por esse processo. No período colonial, os principais objetivos da exploração da floresta amazônica eram a ocupação do território, a fim de evitar a ocupação estrangeira e o extrativismo. Essa exploração não afetava profundamente o ecossistema da região, diferentemente de hoje, em que há diversas espécies animais e vegetais em extinção. Sobre a principal atividade exploratória na região amazônica nos primeiros séculos da colonização, é correto afirmar tratar-se
a) da pecuária.
b) da extração de diamantes.
c) da exploração de madeiras raras.
d) da extração das drogas do sertão.
e) da cana de açúcar.

Questão 09 - UNIFENAS 2018/1 - A região Amazônica possui uma precipitação média de aproximadamente 2300 mm.ano-1, embora haja regiões (na fronteira entre Brasil e Colômbia e Venezuela) em que o total anual atinge 3500 mm.
A evapotranspiração da floresta na região Amazônica tem sido objeto de vários estudos (Villa Nova et al., 1976, Marques et al., 1980, Shuttleworth et al., 1987, entre outros), principalmente em casos da evapotranspiração potencial. As estimativas são de que a evapotranspiração potencial média seja de 4,0 mm.dia-1, com variações sazonais decorrentes da existência ou não de chuvas. O balanço hídrico na região Amazônica é difícil de ser calculado. (...).
Disponível em: http://climanalise.cptec.inpe.br/~rclimanl/boletim/cliesp10a/fish.html. Acesso em 09 jul. 2017

No domínio do quadro natural amazonense, é comum a ocorrência de chuvas abundantes e anuais, sendo classificada no quadro climatológico do tipo
a) Orográfica.
b) Frontal ou sazonal.
c) Ciclônica.
d) Granizo ou de relevo.
e) Convectiva.

GABARITO
01 - B
02 - B
03 - C
04 - B
05 - A
06 - C
07 - C
08 - D
09 - E

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...