PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Exercícios sobre o Governo Figueiredo - com gabarito

Questão 01 - MACKENZIE 2013 - Quando João Batista Figueiredo (1979-1985) iniciou seu governo, o Brasil vivenciava um momento de graves críticas advindas dos diversos setores sociais ao autoritarismo presente durante o regime militar. Durante o governo Figueiredo, no plano econômico, apontam-se como principais problemas que não foram solucionados:
a) A alta taxa de desemprego, consequência da redução do crescimento econômico, e o combate à política monetária de empréstimos junto a bancos estrangeiros.
b) A indexação de preços e salários e o bloqueio dos investimentos ligados ao mercado financeiro internacional.
c) Redução dos investimentos na área tecnológica e dos subsídios à área rural, agravando e acirrando a ocupação de terras por parte dos trabalhadores rurais.
d) A transformação dos cruzados novos em cruzeiros e o congelamento de preços de salários dos trabalhadores das indústrias.
e) A questão da dívida externa, em que o governo não conseguia pagar os empréstimos já obtidos, a enorme alta da inflação e o aumento no nível do desemprego.

Questão 02 - UFRS 2001 - O governo do General João Baptista Figueiredo (1979-1985), último presidente indicado pelo regime militar, foi marcado por acontecimentos de ampla repercussão na opinião pública brasileira. Entre eles, podem ser incluídos:
a) Ato lnstitucional n° 5 - Pacote de Abril - Plano Cruzado
b) Extinção do bipartidarismo - Lei da Anistia - Morte de Vladimir Herzog
c) Lei da Anistia - Atentado Riocentro - Campanha das Diretas Já
d) Pragmatismo Responsável - Fechamento do Congresso - Campanha das Diretas Já
e) Instalação do Parlamentarismo - Atentado Riocentro - Plano Cruzado

Questão 03 - UVA 2011.1 - CE - O regime militar (1964 - 1985) foi uma longa ditadura que cortou o diálogo com a sociedade, interrompeu o debate nacionalista que buscava solução para o nosso atraso e passou a ditar regras para o país. Para evitar os protestos da sociedade, cassou o direito do voto do cidadão e calou as oposições através da censura ou pela violência dos órgãos de repressão policial. Cinco generais presidentes sucederam-se no poder: Castelo Branco, Costa e Silva, Médici, Geisel e Figueiredo." O último general-presidente foi João Baptista Figueiredo (1979 - 1985 )
Entre as alternativas abaixo, apenas uma não faz referência à administração do Presidente João Baptista Figueiredo. Assinale-a
a) Fim do bipartidarismo restrito à Arena e MDB.
b) Realização em todo país de eleições diretas para governador de Estado.
c) Início do processo de abertura política, num estilo que o general definiu como "lento, gradual e seguro."
d) Anistia aos punidos por crimes políticos depois de 1964.

Questão 04 - FATEC 2000 - A Lei da Anistia, formalizada em 28 de agosto de 1979, em pleno governo do general João Baptista Figueiredo (1979 - 1985), significou:
a) a libertação de praticamente todos os presos políticos e a volta ao país de pelo menos 5.000 exilados, inclusive líderes de esquerda, como Leonel Brizola, Miguel Arraes e Luís Carlos Prestes.
b) a libertação de alguns presos políticos que haviam cometido atos contra o governo democrático de João Goulart.
c) a libertação de praticamente todos os presos políticos, inclusive os condenados pela prática de crimes de terrorismo, assalto, sequestro e atentado pessoal.
d) a libertação de alguns presos políticos, como Leonel Brizola, Miguel Arraes e Luís Carlos Prestes, e a condenação dos militares que se envolveram em atos de tortura a presos políticos.
e) a libertação de todas as pessoas que foram detidas por crimes políticos a partir do início do governo Figueiredo (1979), e a redução das penas dos que foram presos entre 1964 e 1979.

Questão 05 - CEFET-MG - 2006-1 - Os acontecimentos marcantes do governo do general Figueiredo (1979-1985) foram:
a) Pacote de Abril, implantação de nova moeda, Lei do Abate.
b) Ato Institucional nº 5, fechamento do Congresso, Lei Falcão.
c) Plano Cruzado, instalação do parlamentarismo, bipartidarismo.
d) Lei da anistia, atentado Rio Centro, campanha pelas “Diretas Já”.

Questão 06 - CIEE 2014 - Trata-se de um dos movimentos de maior participação popular da história do Brasil. Teve início em 1983, no governo de João Batista Figueiredo e propunha eleições diretas para o cargo de Presidente da
República. Assinale a alternativa que apresenta esse movimento.
a) Passeata dos Cem Mil.
b) MST.
c) Passe Livre.
d) Diretas Já.

Questão 07 - VUNESP 2018 - “O Colégio Eleitoral, agora constituído de forma regular, detém poder político incontestável para cumprir o seu mandato. A campanha para suprimi-lo constitui audaciosa tentativa política para contornar poder legitimamente adquirido nos termos da Constituição vigente. Defender o Colégio Eleitoral contra essa investida intempestiva é um dever que é meu, que é do governo, que é de todos os parlamentares que o apoiam. Cumpre conter a ofensiva desencadeada contra regras do jogo aceitas para eleição do meu sucessor”. Presidente João Figueiredo, em pronunciamento à nação, em 16 de abril de 1984.
(Rodrigues, A. T O grito preso na garganta.São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2003. Adaptado)

Em seu pronunciamento, Figueiredo critica
A) o movimento das Diretas Já.
B) a fundação de partidos como PT e PDT.
C) a candidatura presidencial de Tancredo Neves.
D) os comitês de luta pela anistia.
E) a organização da luta contra a carestia.

Questão 08 - UNIFOR - 2000.2 - O atentado ao Riocentro, em 30 de abril de 1981, em que explodiu uma bomba num carro, matou um sargento e feriu gravemente um capitão do Exército, resultou da reação
(A) das entidades estudantis, proibidas de comemorar o Dia do Trabalho pelo presidente Médici.
(B) da extrema direita civil e militar contra as medidas redemocratizantes do presidente Figueiredo.
(C) da esquerda radical operária e estudantil contra a política antiinflacionária do presidente Castelo Branco.
(D) dos setores da esquerda contra as medidas tomadas pelo presidente Ernesto Geisel que resultou no Pacote de Abril.
(E) da guerrilha urbana contra as medidas ditatoriais do presidente Costa e Silva que colocou o Congresso em recesso indefinido.

Questão 09 - CFO PMMG 2005 - “... Figueiredo percorria todo o país, simulando uma campanha eleitoral e atirando verdadeiras pérolas de seu pensamento político para a imprensa, sempre irrelevantes e perigosas. No dia seguinte ao de sua escolha, promovida em 15 de outubro, ele pronunciaria a sua frase mais famosa: É para abrir mesmo. E quem não quiser que abra, eu prendo e arrebento’.”
(Edgard Luiz de Barros. Os governos militares. São Paulo: Contexto, 1991. p. 89-90)
Sobre a distensão (abertura) ocorrida durante o regime militar no Brasil é CORRETO afirmar que:
A) foi iniciada no governo Figueiredo através da revogação do Ato Institucional Número 5.
B) foi iniciada no governo Geisel de uma forma lenta, gradual e segura para não provocar fortes distúrbios.
C) foi iniciada no governo Costa e Silva através da elaboração do Pacote de Abril e da Lei Falcão.
D) foi iniciada no governo Pedro Aleixo de uma forma abrupta para impedir o avanço das guerrilhas de esquerda.

Questão 10 - Cefet MG 2014 - O longo mandato do presidente João Batista Figueiredo (1979-85) foi marcado pelas dificuldades econômicas e pelo esgotamento do regime instaurado em 1964. Porém a abertura política não cessou de avançar, apesar de enfrentar manifestações pontuais de segmentos radicais hostis. São episódios marcantes desse contexto no Brasil, EXCETO
a(o)
a) nascimento de uma nova organização partidária, que resultou no aparecimento de novos partidos políticos.
b) advento da anistia política, que propiciou o julgamento de oficiais militares envolvidos em atos repressivos.
c) impacto político da explosão de bombas no Riocentro, que revelou uma cisão crescente no interior das forças armadas.
d) surgimento de eleições diretas para governadores, que conduziu ao poder estadual expressivos políticos da oposição.
e) emergência dos movimentos grevistas de metalúrgicos, que reivindicavam melhorias salariais e direitos sindicais.

Questão 11 - PUCRS 2002.2 - INSTRUÇÃO: Responder à questão com base nas afirmações abaixo, sobre o processo de abertura política durante o governo João B. Figueiredo (1979 – 1985).
I. Apesar da extinção dos Atos Institucionais, o sistema partidário não sofreu alterações antes do final do governo Figueiredo.
II. Verificava-se forte resistência ao processo de liberalização política por parte dos setores militares e civis conhecidos como “linha dura”.
III. O movimento sindical brasileiro, enfraquecido e descentralizado, manteve-se alheio ao processo de liberalização política.
IV. O Executivo manteve, no período, o poder institucional de decretar o estado de emergência ou o estado de sítio sem consulta ao Legislativo.
Pela análise das afirmativas, conclui-se que somente estão corretas
A) I e II
B) I e III
C) I, III e IV
D) II e III
E) II e IV

Questão 12 - Espm 2014 - No Brasil, autoritário, sinais evidentes de crise. O mandato presidencial do general Figueiredo caminhava para o final e se temia que mais uma vez o presidente fosse escolhido por um colégio eleitoral, que deveria, como sempre, referendar o nome indicado pelos detentores do poder. Para alterar tal perspectiva a oposição apresentou uma emenda constitucional que pretendia introduzir as eleições diretas. A emenda Dante de Oliveira, nome do deputado do PMDB, por Mato Grosso, que a apresentou foi votada sob grande expectativa popular, depois de ampla mobilização popular na campanha DIRETAS – JÁ. A decisão do Congresso Nacional, quando da votação (25/04/1984) na Câmara dos Deputados foi de:
a) rejeição, pois a emenda necessitava de 2/3 dos membros do Congresso e faltaram 22 votos para alcançar tal marca.
b) aprovação, resultado que garantiu a vitória de Tancredo Neves, candidato das oposições, nas eleições diretas para a presidência em 1985.
c) aprovação, entretanto a eleição direta para presidente não valeria para a eleição de 1985 e só passaria a valer na eleição seguinte.
d) aprovação, entretanto a intervenção das Forças Armadas impediu a realização da eleição.
e) rejeição, tendo a interferência das Forças Armadas imposto a eleição de José Sarney, candidato do governo.

Questão 13 - CEDAF – UFV 2018 - “No dia 15 de março de 1985, o último general a governar o Brasil, João Figueiredo, recusou-se a entregar a faixa presidencial ao seu sucessor ou a descer solenemente a rampa do Planalto com o cerimonial – escolheu sair do palácio pela porta dos fundos […]. Com a autoridade desgastada e a fama de chefiar a administração mais impopular dos vinte anos anteriores, seu governo também fracassou na tarefa que lhe fora destinada pelo antecessor (Ernesto Geisel): desengajar os militares do controle do executivo, sem por em risco o projeto de país que vinha sendo implantado desde 1964.”
SCHWARCZ, Lilia; STARLING, Heloísa. Brasil: uma biografia. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. p. 467-468. Adaptado.
A respeito do processo de abertura política ocorrida nos anos 1970, no Brasil, é CORRETO afirmar:
a) Iniciou-se no governo de Emílio Garrastazu Médici, convencido de que aquele momento era o mais conveniente para anular as medidas repressivas de seus antecessores.
b) Teve como seu mais importante instrumento o cargo de senador biônico, representando o momento de maior participação do Partido Comunista no governo militar-civil.
c) Ocorreu de forma brusca, a partir de medidas liberalizantes como as eleições diretas para governadores e para presidente da república, colocando o Brasil no ranking dos países democráticos.
d) Foi a solução encontrada para manter as oposições longe do poder executivo, garantindo a alternância do poder entre os aliados do regime de forma segura.

Questão 14 - COLÉGIO NAVAL 2014 - Durante o governo Figueiredo (1979-1985), o processo de abertura política foi aprofundado. A luta pelo fim do regime militar e pela redemocratização mobilizou amplos setores da sociedade. Em 1983, foi proposta uma emenda constitucional que propunha eleições diretas para presidente da República. A partir daí, foi lançada uma campanha denominada "Diretas-Já!", reunindo centenas de milhares de manifestantes nas ruas. A emenda não foi aprovada, mas estava sedimentado o caminho para a plena democracia. Considerando o período histórico descrito no texto, assinale a opção correta.
A) Tancredo Neves venceu as eleições indiretas. Entretanto, um dia após tomar posse, em 15 de março de 1985, faleceu repentinamente.
B) A Nova República teve início com a vitória de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral e determinou a passagem do regime militar para a democracia.
C) José Sarney, candidato a presidente pela Aliança Democrática, venceu as eleições no Colégio Eleitoral e se tornou o primeiro presidente civil desde 1964.
D) Tancredo Neves, primeiro presidente eleito de forma direta desde 1964, não chegou a tomar posse devido a problemas de saúde.
E) No governo, José Sarney, contrariando as expectativas da sociedade brasileira, manteve as eleições indiretas para presidente da República.

Questão 15 - UECE-CEV 2022 - O último Presidente do Brasil sob o regime da Ditadura Militar foi
A) João Baptista de Oliveira Figueiredo.
B) Emílio Garrastazu Médici.
C) Arthur da Costa e Silva.
D) Ernesto Beckmann Geisel.

Questão 16 - USCS 2022 - O endividamento externo pesava fortemente sobre o país e as dificuldades crescentes de pagamentos estancavam a entrada de dinheiro novo no país. Enquanto as importações brasileiras tinham seus preços valorizados, as exportações eram duramente atingidas pela recessão mundial. Foi nesse contexto, durante o governo do último general-presidente, João Figueiredo (1979-1985), que se completou a abertura política. 
(Francisco Carlos Teixeira da Silva. “O Brasil no mundo”. In: Daniel Aarão Reis (coord.). Modernização, ditadura e democracia: 1964-2010, vol. 5, 2014. Adaptado.) 
No excerto, o historiador 
a) estabelece uma relação entre a crise econômica e o desgaste do regime militar brasileiro. 
b) atribui ao governo autoritário a falência do modelo econômico nacionalista no Brasil. 
c) condiciona a redemocratização brasileira aos movimentos populares de oposição. 
d) descreve medidas da política externa brasileira frente à recessão econômica no mundo. 
e) prioriza a pressão diplomática internacional na análise da abertura política no Brasil.

Questão 17 - NUCEPE 2019 - O governo de João Figueiredo na Presidência da República foi o último do regime militar. Este presidente deu continuidade ao projeto iniciado no governo anterior de abertura do regime, designado pelos militares como sendo de maneira “lenta, gradual e segura”. No que se refere a esse governo, pode se afirmar que: 
a) Pretendeu implementar uma reforma do Poder Judiciário que não foi aceita pela maioria dos deputados da oposição e o governo impôs o fechamento do Congresso Nacional pelo período de 14 dias. Outra medida foi assegurar a efetivação das propostas da Arena por meio da elaboração do “pacote de abril”. 
b) A abertura política esteve entre os principais compromissos assumidos por João Figueiredo. Durante a sua gestão, promulgou a Lei da Anistia, aprovada em agosto de 1979, em que os perseguidos políticos puderam retornar aos empregos e os exilados voltaram ao país. 
c) O crescimento econômico do país, designado de “Milagre econômico”, permitiu que a classe média tivesse sua renda ampliada, enquanto as parcelas proletarizadas tornaram-se mais pauperizadas. Assim, esse pretenso crescimento gerou mais disparidades econômicas e sociais. 
d) Na economia, observou-se que o país reconquistava os níveis de importação na medida em que as grandes nações industrializadas retomavam o antigo ritmo de produção. Sendo um mercado consumidor de grande interesse, o Brasil absorveu uma significativa quantidade de bens de consumo, principalmente dos Estados Unidos. 
e) Plano Salte pretendia reorganizar os gastos públicos com saúde, alimentação, transporte e energia. Por meio dessas ações de controle, conseguiu-se atingir uma média anual de crescimento econômico.

Questão 18 - Unifor-CE  - O atentado ao Riocentro, em 30 de abril de 1981, em que explodiu uma bomba num carro, matou um sargento e feriu gravemente um capitão do Exército, resultou da reação 
a) das entidades estudantis, proibidas de comemorar o Dia do Trabalho pelo presidente Médici. 
b) da extrema direita civil e militar contra as medidas redemocratizantes do presidente Figueiredo. 
c) da esquerda radical operária e estudantil contra a política antiinflacionária do presidente Castelo Branco. 
d) dos setores da esquerda contra as medidas tomadas pelo presidente Ernesto Geisel que resultou no Pacote de Abril. 
e) da guerrilha urbana contra as medidas ditatoriais do presidente Costa e Silva que colocou o Congresso em recesso indefinido.

Questão 19 - ENEM PPL 2012 - "É para abrir mesmo e quem quiser que eu não abra eu prendo e arrebento." 
Frase pronunciada pelo presidente João Baptista Figueiredo. Apud RIBEIRO, D. Aos trancos e barrancos e o Brasil deu no que deu. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986. 
A frase do último presidente do regime militar indicava a ambiguidade da transição política no país. Neste contexto, houve resistências internas ao processo de distensão planejado pela alta cúpula militar, que se manifestaram com 
a) as campanhas no rádio, TV e jornais em favor da lei de anistia. 
b) as posições de prefeitos e governadores em apoio à instalação de eleições diretas. 
c) as articulações no Congresso pela convocação de uma nova Assembleia Nacional Constituinte. 
d) os atos criminosos, como a explosão de bombas, de militares inconformados com o fim da ditadura. 
e) as articulações dos parlamentares do PDS, PMDB e PT em prol da candidatura de Tancredo Neves à presidência.

GABARITO
01 - E
02 - C
03 - C
04 - A
05 - D
06 - D
07 - A
08 - B
09 - B
10 - B
11 - E
12 - A
13 - D
14 - B
15 - A
16 - A
17 - B
18 - B
19 - D

Nenhum comentário: