PESQUISAR ESTE BLOG

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Exercícios sobre o Tenentismo - com gabarito

Questão 01 - FGV-SP 2000 - Leia atentamente as afirmações abaixo, sobre o Tenentismo, e assinale a alternativa correta.
I. O Movimento Tenentista (1922-1927) obteve, ao longo de sua marcha de sul ao norte do país, amplo apoio popular, destacando-se a adesão de operários anarquistas e socialistas à marcha.
II. Os únicos sobreviventes do Levante do Forte de Copacabana (1922) foram os tenentes Antônio Siqueira Campos e Eduardo Gomes, que se tornou, décadas depois, ministro da Aeronáutica da Ditadura Militar.
III. O Tenentismo representou um descontentamento das camadas médias urbanas com a política excludente das oligarquias cafeeiras.
IV. É no campo do chamado Movimento Tenentista que emerge o mito do Cavaleiro da Esperança, atribuído a Luís Carlos Prestes, comandante de importante coluna que percorreu 25 mil quilômetros através de 13 Estados do país.
V. Os tenentes tinham um plano claro e objetivo para a tomada do poder e o estabelecimento de uma nova ordem social com ampla participação popular.
a) Apenas as afirmações I, III e V estão corretas;
b) Apenas as afirmações lI, III e IV estão corretas;
c) Apenas as afirmações lI, III e V estão corretas;
d) Apenas as afirmações I, III e IV estão corretas;
e) Apenas as afirmações III, IV e V estão corretas

Questão 02 -  IFS 2018.1 - Subsequente - Sobre o Tenentismo ocorrido no Brasil durante a República Velha (1889-1930) é correto afirmar:
a) Foi um movimento de caráter paramilitar que possuía uma ideologia eminentemente comunista.
b) Foi um movimento político-militar da jovem oficialidade do Exército Brasileiro que se rebelou contra as condições econômicas, sociais, políticas e institucionais então vigentes no país.
c) Constituiu-se num grupo de jovens anarquistas que propunha uma sociedade sem classes ou qualquer tipo de poder dominador.
d) Representou uma rebelião ocorrida entre os jovens oficiais da Marinha Brasileira contra os castigos corporais e as péssimas condições de trabalho nos navios da frota brasileira.

Questão 03 - UTFPR 2007 - Inverno -  Dá-se o nome de “Tenentismo” ao movimento político desencadeado durante a década de 20 por jovens oficiais, a maioria tenentes e capitães, em oposição ao governo e à alta oficialidade, que defendiam os interesses da oligarquia. Sobre o Tenentismo pode-se afirmar que, em linhas gerais:
A) os tenentes desejavam reformas econômicas e sociais de caráter socialista que acarretassem a superação da República oligárquica e elitista.
B) os tenentes apoiavam as lideranças operárias e camponesas contra a violência praticada pelos governos republicanos controlados pelas oligarquias paulista e mineira.
C) os tenentes apoiaram o governo Epitácio Pessoa, cuja política repressiva desencadeou o movimento de intervenção federal nos estados oposicionistas.
D) os tenentes reivindicavam maior centralização do Estado, uniformização da legislação e do sistema tributário e implantação do voto secreto.
E) os tenentes colocaram-se na luta pela superação de caráter espoliativo e dependente da economia brasileira, visando obter maior prestígio no cenário internacional.

Questão 04 - COLÉGIO NAVAL 2011 - O Tenentismo foi um movimento de contestação ao regime político vigente durante a República Velha (1889-1930). Apesar de serem portadores de uma ideologia difusa baseada em um vago reformismo, segundo as palavras do historiador Boris Fausto, os tenentes propunham como mudanças
(A) a moralização do país, por meio do voto secreto e da maior centralização política.
(B) o combate à corrupção eleitoral e o fim do regime republicano, a fim de eliminar o excessivo poder das oligarquias.
(C) a reforma partidária, eliminando o pluripartidarismo e a defesa do voto aberto, como forma de expressão da vontade popular.
(D) a implementação da democracia e do federalismo como forma de combater a máquina eleitoral dos "coronéis".
(E) a defesa e criação do ensino obrigatório e a privatização das riquezas do subsolo nacional como forma de alcançar o progresso.

Questão 05 - CEFET-MG - 2005-2 - Técnico Concomitância Externa - O movimento denominado “Tenentismo” foi organizado por militares de baixa patente no início do século XX. Seu objetivo era
a) defender o Federalismo implantado pela Constituição de 1891.
b) explicitar o descontentamento político da classe média urbana.
c) impedir a formação de agrupamentos políticos defensores dos princípios liberais.
d) fortalecer a ação republicana contra os ataques políticos praticados pelos monarquistas.

Questão 06 - PUCRS 2002.1 - O chamado movimento tenentista, nos anos 20, constituiu-se em uma importante expressão da crise que atravessava a República Velha brasileira. De forma geral, as reivindicações tenentistas apresentavam um caráter predominantemente
A) econômico, exigindo a ampliação dos mecanismos de defesa para o setor agro-exportador.
B) político, denunciando os vícios do sistema representativo e exigindo uma reforma eleitoral, com uma justiça eleitoral independente e voto secreto.
C) social, defendendo a extensão, aos trabalhadores rurais, dos direitos trabalhistas garantidos na constituição.
D) cultural, atacando a penetração de valores norte-americanos e europeus nas artes e nos meios de comunicação de massa.
E) militar, pretendendo o fim dos privilégios oficiais à Marinha, arma aristocrática, em detrimento do Exército.

Questão 07 - UNIFOR - 2007.1 - Considere o trecho de um Manifesto divulgado no Brasil, na década de 1920. É este o momento em que as Forças Armadas desempenharam um alto e sagrado dever de patrocinar os direitos do povo, tomando das armas para restabelecer o império das Leis e o decoro da justiça, limitando a autoridade do Executivo dentro de uma órbita compatível com o regime republicano. Nada pretendem os revolucionários para si senão indicar ao povo o caminho a seguir e proporcionar-lhes os meios de reivindicar os seus direitos substituindo os atuais poderes por forma e organização mais consentâneas com os interesses gerais. (In: Antonio Carlos Meira. Brasil: recuperando a nossa história. São Paulo: FTD, 1998. p. 195)
Considerando o contexto histórico e as idéias do texto, pode-se afirmar que o Manifesto era
(A) do movimento tenentista.
(B) da confederação operária.
(C) da oligarquia agropecuária.
(D) dos governadores de oposição.
(E) do sindicato anarco-sindicalista.

Questão 08 - Souza Marques 2006 - O chefe da Coluna Prestes desconfiava dos seus aliados liberais dos anos 20. A Aliança Liberal congregava velhos inimigos dos tenentes: oligarcas como Artur Bernardes e Epitácio Pessoa, adeptos do velho sistema da política dos governadores.
(Nosso Século, Abril) 

O tenentismo não foi um movimento uniforme, nem ideológica nem politicamente. Assinale a alternativa correta a respeito das nuanças ideológicas do tenentismo.
(A) A substituição da orientação positivista no ensino militar e as evidências de crise na sociedade e no interior do Exército trouxeram ao primeiro plano o sentimento salvacionista e antioligárquico que se manifestara no tempo de Hermes.
(B) A origem pequeno-burguesa do Exército, portanto moralista e conservadora, explica o extraordinário apoio recebido das massas pela Aliança Liberal, após a adesão dos tenentistas.
(C) O tenentismo hesitou em aceitar o apoio da classe operária, mas consentiu em ser o porta-voz da classe média urbana porque ela não dispunha de nenhuma organização política que a representasse.
(D) O movimento tenentista adquiriu importância por incorporar o apoio das organizações operárias que, antes da fundação do Partido Comunista, eram apenas entidades assistencialistas.
(E) Respaldada politicamente pelo tenentismo, a pequena burguesia lançou, em 1930, a ofensiva vitoriosa contra a alta burguesia e as oligarquias agrárias.

Questão 09 - ESA 2023 - No início da década de 1920, nasceu um movimento político-militar que expressou uma insatisfação com o regime político da República Velha e almejava uma moralização no país por meio do voto secreto e uma maior centralização política com o objetivo de eliminar o excessivo poder das oligarquias e dos coronéis. Pode-se afirmar que esse movimento foi o(a): 
A) Revolta do Contestado 
B) Tenentismo 
C) Revolta da Chibata 
D) Encilhamento 
E) Revolução Federalista  

GABARITO
01 - B
02 - B
03 - D
04 - A
05 - B
06 - B
07 - A
08 - C
09 - B

Nenhum comentário: