PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Exercícios sobre a Revolução Haitiana - com gabarito

Questão 01 - Mackenzie 2018/2 - “Em agosto de 1791, passados dois anos da Revolução Francesa e dos seus reflexos em São Domingos, os escravos se revoltaram. Em uma luta que se estendeu por doze anos, eles derrotaram, por sua vez, os brancos locais e os soldados da monarquia francesa. Debelaram também uma invasão espanhola, uma expedição britânica com algo em torno de sessenta mil homens e uma expedição francesa de semelhantes dimensões comandada pelo cunhado de Bonaparte. A derrota da expedição de Bonaparte, em 1803, resultou no estabelecimento do Estado negro do Haiti, que permanece até os dias de hoje”.
C. L. R. James. Os jacobinos negros: Toussaint L’Ouverture e a revolução de São Domingos. São Paulo: Bomtempo, 2000, p.15 

Acerca da independência do Haiti e de seus reflexos em outras regiões da América, assinale a alternativa correta.
a) O movimento foi realizado sob a égide dos ideais liberais e nacionalistas, defendidos, por sua vez, pelo Iluminismo francês. Seu sucesso foi determinante para a realização de importantes transformações estruturais nas sociedades das novas nações latino-americanas.
b) Trata-se de uma articulação escrava que, sob influência direta dos interesses geopolíticos estadunidenses e dos ideais iluministas, colocou em xeque o controle francês sobre a ilha. Seu sucesso incentivou o surgimento do movimento zapatista, em 1994.
c) Resultado de insatisfações sociais e políticas da população escrava, demonstrou a força popular no contexto do surgimento dos Estados nacionais na América Latina. Seu sucesso influenciou Simon Bolívar e San Martín a iniciarem as lutas pelas independências na América do Sul.
d) Apesar de seu sucesso, o movimento resultou na ascensão de governantes corruptos que, longe de resolverem as desigualdades sociais, contribuíram para a consolidação de grupos oligárquicos no poder. Esses aspectos determinaram o surgimento do caudilhismo no contexto da América Latina independente.
e) Foi a única revolta escrava bem-sucedida da História americana e as dificuldades que tiveram que superar coloca em evidência a magnitude dos interesses envolvidos. No Brasil, sua influência pôde ser sentida na articulação que levaria à Revolta dos Malês, em 1835.

Questão 02 - IBFC - 2013 - SEAP-DF - A ilha antilhana de Saint Domingue (ex-Hispaniola) iniciou processo emancipatório contra o regime colonial em 1791, com ampla participação da população escravizada, que causou medo nas diversas colônias do continente americano. Esse levante também é conhecido como Revolução Haitiana (1791-1804). Teve como um de seus líderes, Toussaint L’Ouverture, o articulador do texto constitucional de 1801. Entre as posições e ações revolucionárias realizadas pela população, podemos destacar:
I. A emancipação fundou-se predominantemente na participação da população de ascendência africana;
II. Aliança com as tropas napoleônicas, enviadas no contexto da revolução francesa de 1789;
III. Anão participação das elites coloniais no processo revolucionário;
IV. Abolição imediata da escravidão, logo após a tomada do poder.
Indique a única sentenças, que não estão de acordo com as posições e ações revolucionárias haitianas do período descrito.
a) Apenas II. 
b) I e IV, apenas.
c) Apenas III.
d) I e II, apenas.

Questão 03 - UFPR 2017 - Considere o seguinte extrato da declaração de independência haitiana:
1º de janeiro de 1804
O General em Chefe ao Povo do Haiti,
Cidadãos – compatriotas –, eu reuni, neste dia solene, os corajosos comandantes que, às vésperas de receber o último suspiro da liberdade agonizante, derramaram seu sangue para preservá-la. Estes generais, que comandaram as lutas de vocês contra a tirania, ainda não terminaram. A reputação francesa ainda obscurece nossas planícies: todas as coisas evocam a lembrança das crueldades daquele povo bárbaro. Nossas leis, nossos costumes, nossas cidades, tudo encerra características dos franceses. Ouçam o que estou dizendo! Os franceses ainda têm um pé em nossa ilha! E vocês se creem livres e independentes daquela república, que combateu todas as nações, é verdade, mas nunca conquistou aqueles que seriam livres!
(Transcrição a partir da versão publicada em David Armitage, Declaração de independência: uma história global. São Paulo: Companhia das Letras, 2011)
Com base nesse fragmento e nos conhecimentos sobre o assunto, considere as seguintes afirmativas sobre a Revolução Haitiana (1791-1804) e seu significado para as independências americanas:
1. Antes de se chamar Haiti, a ilha se chamava Santo Domingo e estava sob domínio espanhol, sendo invadida pelos franceses a mando de Napoleão.
2. O Haiti foi a primeira república das Américas a se libertar da dominação europeia e abolir a escravidão.
3. A particularidade da revolução haitiana é que foi dirigida por escravos, libertos e mulatos e inspirada nos princípios que os próprios franceses teriam levantado durante sua revolução.
4. A revolução haitiana contou com o apoio de escravos e libertos da colônia espanhola de Cuba. 
Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. 
c) Somente as afirmativas 1, 2 e 3 são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras.
e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.

Questão 04 - IBFC - 2013 - SEAP-DF - A ilha antilhana de Saint Domingue (ex-Hispaniola) iniciou processo emancipatório contra o regime colonial em 1791, com ampla participação da população escravizada, que causou medo nas diversas colônias do continente americano. Esse levante também é conhecido como Revolução Haitiana (1791-1804). Teve como um de seus líderes, Toussaint L’Ouverture, o articulador do texto constitucional de 1801. Entre as posições e ações revolucionárias realizadas pela população, podemos destacar:
I. A emancipação fundou-se predominantemente na participação da população de ascendência africana;
II. Aliança com as tropas napoleônicas, enviadas no contexto da revolução francesa de 1789;
III. Anão participação das elites coloniais no processo revolucionário;
IV. Abolição imediata da escravidão, logo após a tomada do poder. Indique a única sentenças, que não estão de acordo com as posições e ações revolucionárias haitianas do período descrito.
a) Apenas II. 
b) I e IV, apenas.
c) Apenas III.
d) I e II, apenas.

Questão 05 - VUNESP - 2014 - PM-SP - “Um boato corre, há dias, pela cidade que tem enchido a uns de pavor, e a outros de indignação, em cujo último número me coloco”, desabafou o médico Joaquim Cândido Soares de Meirelles (1797-1868), diante do clima de pânico instaurado no Rio de Janeiro em 1831. Rumores crescentes garantiam estar em andamento, na capital do Império, uma trama conspiratória inspirada na Revolução do Haiti (1791-1825).
(Iuri Lapa, O Haiti é aqui?. Revista de História da Biblioteca Nacional, 03.03.2010) 
O clima instaurado na ocasião tinha origem 
(A) na propaganda abolicionista promovida pelos revolucionários haitianos e pela população do norte dos EUA, mais afeita ao trabalho livre, à pequena propriedade e à policultura, e defensora da libertação dos escravos em todo o continente americano. (B) na defesa da revolução realizada pelos herdeiros políticos da Revolução Francesa, que defendiam que o governo francês exportasse a radicalidade revolucionária para o outro lado do Atlântico, ameaçando a existência institucional do Império no Brasil.
(C) na aproximação política entre os líderes republicanos da independência de alguns países da América Latina, como Bolivar (Venezuela), San Martin (Argentina) e Toussaint- -Louverture (Haiti), que queriam transformar o Brasil em uma República.
(D) no fantasma que assombrou por décadas os senhores escravistas do Brasil, receosos de que se repetisse aqui o movimento haitiano, no qual convergiram abolição da escravidão e proclamação da independência, incluindo o massacre de brancos. 
(E) no sentimento anticomunista existente no Brasil desde o início do século XIX, quando a elite escravista assistiu assustada à tomada do poder no Haiti por revolucionários socialistas, inspirados nas ideias do socialismo utópico de Saint-Simon.

Questão 06 - FATEC - 2016/2 - Leia o texto.
Para a América espanhola, o Haiti foi um exemplo e uma advertência, observado com crescente horror tanto por governantes quanto por governados. Os criollos podiam ver agora qual seria o resultado da perda de unidade na metrópole, da perda da calma pelas autoridades e da perda do controle pela classe governante colonial. Com a adoção dessas políticas sociais e raciais, o Haiti foi estigmatizado como inimigo de todos os regimes coloniais e escravistas das Américas, os quais tomaram medidas imediatas para se proteger.
BETHELL, Leslie (org.). História da América Latina. São Paulo: Edusp, 2004. p.69. Adaptado.
O texto faz referência
(A) à crise econômica, provocada pela queda brusca do preço do açúcar no mercado internacional, que levou milhares de haitianos a procurar refúgio nos Estados Unidos.
(B) ao terremoto que atingiu o Haiti na primeira década dos anos 2000, deixando 200 mil mortos, 250 mil feridos e mais de 1,5 milhões de pessoas desabrigadas.
(C) à Revolução Haitiana, movimento conduzido por escravos e ex-escravos contra o exército francês, que culminou na independência do Haiti. 
(D) ao aumento expressivo de imigrantes haitianos na cidade de São Paulo e o consequente aumento dos casos de discriminação e racismo verificados a partir de 1990.
(E) à presença de tropas da Organização das Nações Unidas (ONU), que procuraram garantir a estabilidade política no Haiti após a deposição do presidente Jean-Bertrand Aristide.

Questão 07 - UNCISAL 2016 -  Muitos são os fatores que tornam a Revolução do Haiti um acontecimento único; a ex-colônia francesa foi uma das primeiras a realizar a independência diante da metrópole, utilizando-se, inclusive, das ideias de libertação da própria França, sua colonizadora, além disso, a Revolução foi levada a cabo por escravos, quando que na maior parte das colônias europeias na América Latina o processo de independência fora encabeçado por membros de uma elite crioula e, embora tenha havido participação popular, esta foi muito diminuta. 
SOARES, Ana Loryn; SILVA, Elton Batista da. A revolução do Haiti: um estudo de caso (1791-1804). Ameríndia, v.1, 2006, p.4. Disponível em: . Acesso em: 05 nov. 2015. 

A luta pela conquista da independência política do Haiti se tornou singular, pois Liberdade, para eles, implicava
a) acabar com a escravidão. 
b) findar com a discriminação. 
c) agenciar a igualdade racial. 
d) lutar pela divisão das terras. 
e) buscar a livre comercialização.

Questão 08 - UFSM 1999 - Entre os movimentos de independência na América, convém destacar a independência do Haiti, cuja(s) peculiaridade(s) é (são) a(s) seguinte(s): 
I. A independência da colônia, inicialmente chamada São Domingos, decorreu da Revolução Francesa e começou quando os escravos, liderados por Toussaint, incendiaram os canaviais e expulsaram os exércitos franceses e espanhóis da região. 
II. Em 1806, Dessalines proclamou a independência da colônia que passou a ser chamada de Haiti, primeira nação negra independente do mundo, cujo regime político adotado foi o comunismo. 
III. A independência do Haiti foi feita pelos criollos, elite agrária proprietária de terras e escravos, contando ainda com a participação da massa de escravos. 
Está(ão) correta(s) 
a) apenas I. 
b) apenas II. 
c) apenas III. 
d) apenas I e II. 
e) apenas II e III.

GABARITO
01 - E
02 - A
03 - B
04 - A
05 - D
06 - C
07 - A
08 - A

Nenhum comentário: