PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Exercícios sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial - com gabarito

Questão 01 - MPE-GO - 2017 -  Em agosto de 1942, o Brasil declarou guerra à Alemanha, posicionando-se ao lado dos Aliados na Segunda Guerra Mundial. Em consequência dessa declaração de guerra, o Brasil organizou aproximadamente 25 mil soldados e enviou-os ao fronte italiano para derrotar tropas alemãs que defendiam posições em regiões montanhosas na Itália. Qual foi o motivo que levou o Brasil a declarar guerra a Alemanha?
a) A ameaça americana de invadir o Brasil caso não declarasse guerra contra a Alemanha.
b) O ataque de submarinos alemães contra navios mercantes brasileiros. 
c) O assassinato de um diplomata brasileiro por um general alemão na Itália.
d) A eclosão da Intentona Integralista.
e) A invasão do espaço aéreo brasileiro por aviões alemães.

Questão 02 - Qual cidade brasileira abrigou uma importante base militar de apoio aos Aliados na Segunda Guerra?
a) Natal
b) Rio de Janeiro
c) Manaus
d) João Pessoa

Questão 03 - O distintivo dos pracinhas da FEB trazia qual símbolo?
a) Uma cobra fumando
b) O Cristo Redentor
c) Uma arara-azul
d) Um falcão

Questão 04 - Quem era o ministro da Guerra quando o Brasil participou da Segunda Guerra?
a) Filinto Müller
b) Eurico Gaspar Dutra
c) Góis Monteiro
d) Médici

Questão 05 - UFRGS 2015 - Em 1942, o governo brasileiro decretou estado de guerra contra a Alemanha e a Itália, enviando, em 1944, tropas para o continente europeu. Com relação à participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, é correto afirmar que 
A) a experiência da Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), foi decisiva para o sucesso da expedição brasileira. 
B) a tomada de Monte Castello, na Itália, foi a principal conquista militar realizada pelos pracinhas da FEB. 
C) o Brasil, durante o período em que permaneceu neutro em relação aos conflitos, não permitiu a instalação de bases militares norte-americanas em seu território. 
D) a participação do Brasil na guerra, contra os regimes nazifascistas, estava em consonância com a forma de governo democrática assumida por Getúlio Vargas, desde 1937. 
E) a participação do Brasil junto aos aliados concedeu ao país um assento permanente no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.

Questão 66 - COLÉGIO NAVAL 2014 - Este ano, faz 70 anos que o Brasil iniciou sua participação na Segunda Guerra Mundial. Qual batalha foi considerada a mais importante vitória da FEB?
(A) a Conquista de Monte Castelo.
(B) a Conquista de Monte Cassino.
(C) a Batalha dos Alpes.
(D) a Conquista da Sicília.
(E) a Batalha de Montesserat.

Questão 07 - Exército - 2012 - EsSA - Na Segunda Guerra Mundial,o Brasil participou,ao lado dos aliados,com um contingente de mais de 20.000 homens que formaram a Força Expedicionária Brasileira (FEB).Esse contingente destacou-se nas batalhas:
A) de Palmares.
B) da Normandia.
C) dos Guararapes.
D) de Monte Castelo
E) do Monte das Tabordas.

Questão 08 - VUNESP - 2014 - MPE-SP - Em relação à participação do Brasil na 2.ª Guerra Mundial, é correto afirmar que o país
(A) manteve neutralidade política, não participando do conflito.
(B) enviou apenas um corpo médico para o conflito, e não soldados.
(C) lutou ao lado dos Aliados: Inglaterra, França, Estados Unidos e União Soviética.
(D) lutou ao lado do Eixo: Itália, Alemanha e Japão.
(E) participou do conflito, do início ao fim da guerra (1939- 1945).

Questão 09 - UEMG 2017 - “Em agosto de 1942, dez submarinos alemães deslocaram-se para o litoral brasileiro. Um deles recebeu ordem para atacar. No dia 15, o navio Baependi foi sua primeira vítima. Outras duas embarcações teriam igual destino. Morreram 551 pessoas, apenas nesse dia. Nos quatro seguintes, mais três navios foram afundados, com mais 56 mortes. Os submarinos do Eixo continuaram atacando o litoral brasileiro. Foram afundados, até o fim da guerra, mais 12 navios brasileiros, perdendo a vida mais 334 pessoas.”
(FERRAZ, Francisco César. Os brasileiros e a Segunda Guerra Mundial. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005, p. 40-41) 
Diante dos acontecimentos, acima narrados, o governo brasileiro juntouse aos Aliados no esforço contra os países nazifascistas. Em 1945, essa decisão intensificaria uma contradição do Estado Novo, ao combinar
a) o fim da censura à imprensa e a anistia de todos os presos políticos.
b) o impedimento do queremismo e a realização de eleições presidenciais.
c) o combate nacional às ideias autoritárias e a organização mundial de partidos.
d) o apoio externo às forças democráticas e a manutenção interna de uma ditadura.

Questão 10 - EsPCEx - 2011 - A Segunda Guerra Mundial (1939-1945) vitimou milhões de pessoas e alastrou-se por terras, mares, oceanos e ares de quase todo o planeta. A postura brasileira durante o conflito, foi a de
A) neutralidade durante todo o tempo, em virtude da posição pró-Eixo do governo brasileiro.
B) aliar-se ao Eixo, sem, no entanto, participar diretamente do conflito com o envio de tropas.
C) após declarar guerra ao Eixo, enviar a Força Expedicionária Brasileira (FEB), que combateu em terras italianas.
D) manter neutralidade durante todo o conflito, pois o continente americano e os mares que o cercam não foram ameaçados nesta Guerra.
E) declarar guerra ao Eixo, sem, no entanto, enviar tropas para os campos de batalhas europeus, em respeito à tradicional postura não-belicista do País.

Questão 11 - VUNESP - 2017 - PM-SP - CFSd - O regresso ao Rio de Janeiro do 1° Escalão da Força Expedicionária Brasileira em 18 de julho de 1945 estava sendo esperado e interpretado como um marco na campanha das forças oposicionistas. O desfile das tropas pelas ruas da cidade seria como uma grande festa da UDN e de seu candidato.
(Angela de Castro Gomes, A invenção do trabalhismo. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. P. 284-285. Adaptado) 
O trecho revela um momento importante da crise do Estado Novo associada ao retorno da FEB, que 
A) reforçaria a importância dos militares e da UDN na construção de uma saída negociada para o fim da ditadura, o que levou Getúlio a renunciar e se isolar politicamente, sem estabelecer relação com a cena política que viria a seguir.
B) ressaltaria o vínculo entre os setores de oposição a Vargas e a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados, na medida em que Vargas tinha sido favorável à entrada na guerra ao lado do Eixo.
C) consagraria a vitória da luta pela democracia e a repulsa à ditadura e a seu presidente, evidenciando a contradição entre uma política externa alinhada com os valores democráticos e uma política interna autoritária.
D) evidenciaria a fraqueza do governo Vargas naquele contexto, dado o fato de que o governo teve poucos recursos para sustentar as tropas na guerra, o que reforçou as sensações de pobreza e precariedade disseminadas à época.
E) consolidaria a aliança entre as elites civis organizadas na UDN, economicamente intervencionistas e socialmente conservadoras, e os militares recém-saídos da guerra, autoritários e com forte inspiração fascista.

Questão 12 - NC-UFPR - 2015 - PM-PR - Segundo a historiadora Regina da Luz Moreira, “o retorno dos contingentes da FEB precipitou (...) a queda de Vargas em 1945”
(CPDOC. Disponível em: ). 
Assinale a alternativa que justifica a declaração acima, relacionando a atuação do Brasil, por meio da Força Expedicionária Brasileira (FEB), na Segunda Guerra Mundial com o primeiro governo de Getúlio Vargas (1930-1945). 
a) Ao lutar pela democracia e contra os fascismos na Europa com a FEB, o governo de Vargas perdeu apoio interno ao manter regime autoritário.
b) Ao lutar pela democracia e derrotar os fascismos na Europa, os pracinhas conquistaram apoio popular para derrubar a ditadura de Vargas. 
c) Ao derrubar o regime franquista na Espanha, os soldados brasileiros inspiraram a população a lutar por eleições, após 15 anos de Estado Novo. 
d) Ao derrotar os fascistas na Batalha de Monte Castelo na Itália, a FEB conquistou o apoio norte-americano para derrubar a ditadura de Vargas. 
e) Ao lutar pela libertação dos povos europeus, o governo brasileiro esgotou seus recursos financeiros no Exército, precipitando a queda de Vargas. 

GABARITO
01 - B
02 - A
03 - A
04 - B
05 - B
06 - A
07 - D
08 - C
09 - D
10 - C
11 - C
12 - A

Nenhum comentário: