PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 13 de janeiro de 2019

Exercícios sobre a Revolução dos Cravos - com gabarito

Questão 01 - UNESP 2014 - A Revolução dos Cravos aconteceu em Portugal, no dia 25 de abril de 1974. Esse movimento
A) permitiu o restabelecimento do controle político português sobre as colônias africanas, que haviam acabado de conquistar sua independência.
B) instalou uma ditadura militar em Portugal, encerrando cinco décadas de Estado democrático e popular.
C) iniciou o processo de democratização do país, encerrando o longo regime autoritário que marcou parte do século XX português. 
D) impediu a continuidade do processo de modernização da economia portuguesa, implantado ao final da Segunda Guerra Mundial.
E) contestou o ingresso de Portugal na Comunidade Europeia e defendeu a aproximação do país com os países socialistas do Leste Europeu.

Questão 02 - UFRGS 2016 - Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes à Revolução dos Cravos em Portugal.
( ) Uma das metas do movimento revolucionário foi a defesa da continuidade do regime salazarista, então vigente e no poder desde 1933.
( ) A Revolução foi um movimento eminentemente civil de oposição ao Estado Novo português, e não contou com apoio algum das Forças Armadas do país.
( ) Uma das suas consequências foi o fim da Guerra Colonial na África e a evacuação das tropas portuguesas de Angola e Moçambique.
( ) A Revolução, com inclinação socialista, buscava depor o Estado Novo português e instaurar um regime democrático no país.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
A) F – V – V – F.
B) V – V – F – F.
C) V – F – V – F.
D) F – F – V – V.
E) F – V – F – V.

Questão 03 - FUNCAB 2014 -
Leia os textos e responda. 
“Foi bonita a festa, pá 
Fiquei contente 
Ainda guardo renitente 
um velho cravo para mim. 

Já murcharam tua festa, pá 
Mas certamente 
Esqueceram uma semente 
n’algum canto de jardim.”
(CHICO BUARQUE DE HOLANDA, Tanto Mar.)

“Embora ocorressem esmagadoramente no Terceiro Mundo, as revoluções da década de 1970 formaram um conjunto geográfica e politicamente mal distribuído. Começaram, muito surpreendentemente, na Europa, com a derrubada, em abril de 1974, do regime português, do mais longevo sistema direitista do continente.”
(HOBSBAWM, Eric. . São Paulo: Companhia das Letras 2010, p. 436.)

A Música de Chico Buarque de Holanda e o texto de Hobsbawm estão relacionados ao fato histórico: A) ascensão do regime salazarista. 
B) crise do Timor Leste. 
C) fim do regime do Apartheid. 
D) revolução Bolchevique. 
E) revolução dos Cravos. 

Questão 04 - UERJ 2016/2 - O aniversário dos quarenta anos da Revolução dos Cravos está sendo comemorado com uma série de conferências, debates e eventos culturais. A agência turística Lisbon Movie Tour lançou um roteiro inspirado no filme Capitães de abril. Os turistas visitam os locais onde foram filmadas as principais cenas, em uma mistura de passeio cinéfilo e aula de História. Em cada parada, a guia conta detalhes do famoso 25 de abril de 1974 e do movimento político que derrubou o regime salazarista. O giro termina no Largo do Carmo onde, há quarenta anos, uma barraca de flores deu origem ao nome dessa revolução.
Adaptado de portugues.rfi.fr, 21/04/2014.
As diversas comemorações do aniversário da Revolução dos Cravos, em Portugal, indicam a importância dessa data para o país.
Devido à conjuntura em que ocorreu, a Revolução dos Cravos tem para a sociedade portuguesa o seguinte significado:
A) instauração da ordem democrática 
B) diversificação dos espaços culturais
C) integração do setor financeiro europeu
D) internacionalização do desenvolvimento econômico

Questão 05 - CESPE 2010 - Na Península Ibérica, a transição de regimes autoritários (Salazarismo, em Portugal, e Franquismo, na Espanha) para a democracia realizou-se em processos quase simultâneos, na década de 70 do século passado. Acerca desse tema, assinale a opção correta. 
A) O principal fator da queda do Salazarismo, em Portugal, e do Franquismo, na Espanha, foi a perda dos respectivos Impérios coloniais desses países. 
B) Na Espanha, a transição para a democracia realizou-se em contexto de depressão econômica, ao passo que, em Portugal, ocorreu em momento de crescimento e modernização da economia. 
C) Tanto o Salazarismo quanto o Franquismo foram estabelecidos por meio de guerras civis violentas. 
D) A Revolução dos Cravos foi liderada por setores militares insatisfeitos com o rumo da guerra colonial empreendida por Portugal. 
E) Na Espanha, a Revolução que encerrou o regime ditatorial franquista foi liderado por Juan Carlos I, coroado em 1975.

Questão 06 - FUVEST 2014 - Entre os fatores que permitem associar o contexto histórico de Portugal, na década de 1970, às independências de suas colônias na África, encontram-se
a) o Salazarismo, que dominou Portugal desde a década de 1930, e a intensificação dos laços coloniais com Cabo Verde e Guiné-Bissau, 40 anos depois.
b) a influência política e militar do Pacto de Varsóvia, no norte do continente africano, e o surgimento de movimentos contra o apartheid nas colônias portuguesas.
c) o não cumprimento, por Portugal, da exigência internacional de que libertasse suas colônias africanas e sua exclusão da Comunidade Europeia, no princípio da década de 1970.
d) a Revolução dos Cravos, de 1974, que encerrou o longo período ditatorial português, e a ampliação dos movimentos de libertação nacional, como os de Angola e Moçambique.
e) o imediato cessar-fogo estabelecido pelo regime democrático português, implantado em 1974, e o fim dos conflitos internos nas colônias portuguesas da África.

Questão 07 - ESTÁCIO 2019/2 -
Revolução
Como casa limpa
Como chão varrido
Como porta aberta
Como puro início
Como tempo novo
Sem mancha nem vício
Como a voz do mar
Interior de um povo
Como página em branco
Onde o poema emerge
Como arquitectura
Do homem que ergue
Sua habitação.
SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN O Nome das Coisas. Lisboa: Moraes editores, 1977.

O poema, escrito dois dias após a revolução de 25 de Abril de 1974 em Portugal, reflete a seguinte expectativa com as transformações em curso naquela ocasião:
A) expectativa econômica com a adoção do euro
B) renovação política com o retorno da democracia
C) difusão tecnológica com a liberdade de expressão
D) igualdade social com a implementação do socialismo

Questão 08 - IMA 2019 - Em 1974, ocorreu uma revolução que derrubou o regime salazarista em Portugal, de forma a estabelecer as liberdades democráticas promovendo transformações sociais no país. Essa revolução ficou conhecida como: 
A) Revolução Russa. 
B) Revolução dos Cravos. 
C) Revolução Francesa. 
D) Revolução Inglesa.

Questão 09 - UEPB 2008 - Em 25 de abril de 1974, um golpe liderado por militares pôs fim à ditadura de Antônio Salazar em Portugal. Este movimento é conhecido como “Revolução dos Cravos” e foi um dos acontecimentos mais tensos da Guerra Fria. Sobre isso assinale a única alternativa CORRETA. 
a) Apesar de ser anticomunista e apoiar ditaduras de direita como a de Pinochet, o governo militar brasileiro apoiou o novo governo português por causa da “questão colonial” e das guerras de independência de Angola, Moçambique e Guiné. 
b) Mesmo tendo um viés socialista, a Revolução dos Cravos não despertou o interesse da União Soviética, que via a influência da CIA por trás das ações dos militares portugueses. 
c) Os EUA apoiaram prontamente a Revolução dos Cravos como forma de ganhar mais um aliado no enfrentamento que travavam com a União Soviética em plena Guerra Fria. 
d) A Revolução dos Cravos visava tão-somente derrubar o ditador Salazar do poder. Os seus líderes não tinham qualquer perspectiva em combater o colonialismo português e não viam com bons olhos as lutas em favor da independência das colônias africanas. 
e) A Revolução dos Cravos é bem mais um movimento de militares insatisfeitos com as suas condições salariais do que um golpe que pôs fim a uma ditadura iniciada na década de 1930.

GABARITO
01 - C
02 - D
03 - E
04 - A
05 - D
06 - D
07 - B
08 - B
09 - A

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...