domingo, 13 de janeiro de 2019

Exercícios sobre a Revolução dos Cravos - com gabarito

Questão 01 - UNESP 2014 - A Revolução dos Cravos aconteceu em Portugal, no dia 25 de abril de 1974. Esse movimento
(A) permitiu o restabelecimento do controle político português sobre as colônias africanas, que haviam acabado de conquistar sua independência.
(B) instalou uma ditadura militar em Portugal, encerrando cinco décadas de Estado democrático e popular.
(C) iniciou o processo de democratização do país, encerrando o longo regime autoritário que marcou parte do século XX português. 
(D) impediu a continuidade do processo de modernização da economia portuguesa, implantado ao final da Segunda Guerra Mundial.
(E) contestou o ingresso de Portugal na Comunidade Europeia e defendeu a aproximação do país com os países socialistas do Leste Europeu.

Questão 02 - UFRGS 2016 - Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes à Revolução dos Cravos em Portugal.
( ) Uma das metas do movimento revolucionário foi a defesa da continuidade do regime salazarista, então vigente e no poder desde 1933.
( ) A Revolução foi um movimento eminentemente civil de oposição ao Estado Novo português, e não contou com apoio algum das Forças Armadas do país.
( ) Uma das suas consequências foi o fim da Guerra Colonial na África e a evacuação das tropas portuguesas de Angola e Moçambique.
( ) A Revolução, com inclinação socialista, buscava depor o Estado Novo português e instaurar um regime democrático no país.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
(A) F – V – V – F.
(B) V – V – F – F.
(C) V – F – V – F.
(D) F – F – V – V.
(E) F – V – F – V.

Questão 03 - FUNCAB - 2014 - SEE-AC - Professor de Ciência Humanas - 
Leia os textos e responda. 
“Foi bonita a festa, pá 
Fiquei contente 
Ainda guardo renitente 
um velho cravo para mim. 

Já murcharam tua festa, pá 
Mas certamente 
Esqueceram uma semente 
n’algum canto de jardim.”
(CHICO BUARQUE DE HOLANDA, Tanto Mar.)

“Embora ocorressem esmagadoramente no Terceiro Mundo, as revoluções da década de 1970 formaram um conjunto geográfica e politicamente mal distribuído. Começaram, muito surpreendentemente, na Europa, com a derrubada, em abril de 1974, do regime português, do mais longevo sistema direitista do continente.”
(HOBSBAWM, Eric. . São Paulo: Companhia das Letras 2010, p. 436.)

A Música de Chico Buarque de Holanda e o texto de Hobsbawm estão relacionados ao fato histórico: A) ascensão do regime salazarista. 
B) crise do Timor Leste. 
C) fim do regime do Apartheid. 
D) revolução Bolchevique. 
E) revolução dos Cravos. 

Questão 04 - UERJ 2016.2 - O aniversário dos quarenta anos da Revolução dos Cravos está sendo comemorado com uma série de conferências, debates e eventos culturais. A agência turística Lisbon Movie Tour lançou um roteiro inspirado no filme Capitães de abril. Os turistas visitam os locais onde foram filmadas as principais cenas, em uma mistura de passeio cinéfilo e aula de História. Em cada parada, a guia conta detalhes do famoso 25 de abril de 1974 e do movimento político que derrubou o regime salazarista. O giro termina no Largo do Carmo onde, há quarenta anos, uma barraca de flores deu origem ao nome dessa revolução.
Adaptado de portugues.rfi.fr, 21/04/2014.
As diversas comemorações do aniversário da Revolução dos Cravos, em Portugal, indicam a importância dessa data para o país.
Devido à conjuntura em que ocorreu, a Revolução dos Cravos tem para a sociedade portuguesa o seguinte significado:
(A) instauração da ordem democrática 
(B) diversificação dos espaços culturais
(C) integração do setor financeiro europeu
(D) internacionalização do desenvolvimento econômico

Questão 05 - CESPE - 2010 - Instituto Rio Branco - Diplomata - 2ª Etapa C - Na Península Ibérica, a transição de regimes autoritários (Salazarismo, em Portugal, e Franquismo, na Espanha) para a democracia realizou-se em processos quase simultâneos, na década de 70 do século passado. Acerca desse tema, assinale a opção correta. 
A) O principal fator da queda do Salazarismo, em Portugal, e do Franquismo, na Espanha, foi a perda dos respectivos Impérios coloniais desses países. 
B) Na Espanha, a transição para a democracia realizou-se em contexto de depressão econômica, ao passo que, em Portugal, ocorreu em momento de crescimento e modernização da economia. 
C) Tanto o Salazarismo quanto o Franquismo foram estabelecidos por meio de guerras civis violentas. 
D) A Revolução dos Cravos foi liderada por setores militares insatisfeitos com o rumo da guerra colonial empreendida por Portugal. 
E) Na Espanha, a Revolução que encerrou o regime ditatorial franquista foi liderado por Juan Carlos I, coroado em 1975.

Questão 06 - FUVEST 2014 - 1ª Fase - Entre os fatores que permitem associar o contexto histórico de Portugal, na década de 1970, às independências de suas colônias na África, encontram-se
a) o Salazarismo, que dominou Portugal desde a década de 1930, e a intensificação dos laços coloniais com Cabo Verde e Guiné-Bissau, 40 anos depois.
b) a influência política e militar do Pacto de Varsóvia, no norte do continente africano, e o surgimento de movimentos contra o apartheid nas colônias portuguesas.
c) o não cumprimento, por Portugal, da exigência internacional de que libertasse suas colônias africanas e sua exclusão da Comunidade Europeia, no princípio da década de 1970.
d) a Revolução dos Cravos, de 1974, que encerrou o longo período ditatorial português, e a ampliação dos movimentos de libertação nacional, como os de Angola e Moçambique.
e) o imediato cessar-fogo estabelecido pelo regime democrático português, implantado em 1974, e o fim dos conflitos internos nas colônias portuguesas da África.

Questão 07 - ESTÁCIO 2019.2 (Medicina ) -
Revolução
Como casa limpa
Como chão varrido
Como porta aberta
Como puro início
Como tempo novo
Sem mancha nem vício
Como a voz do mar
Interior de um povo
Como página em branco
Onde o poema emerge
Como arquitectura
Do homem que ergue
Sua habitação.
SOPHIA DE MELLO BREYNER ANDRESEN O Nome das Coisas. Lisboa: Moraes editores, 1977.

O poema, escrito dois dias após a revolução de 25 de Abril de 1974 em Portugal, reflete a seguinte expectativa com as transformações em curso naquela ocasião:
(A) expectativa econômica com a adoção do euro
(B) renovação política com o retorno da democracia
(C) difusão tecnológica com a liberdade de expressão
(D) igualdade social com a implementação do socialismo

GABARITO
01 - C
02 - D
03 - E
04 - A
05 - D
06 - D
07 - B

Nenhum comentário: