PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Exercícios sobre a Primavera Árabe - com gabarito

Questão 01 - UNESP - 2015/2 - Entre outros desdobramentos provocados pela chamada Primavera Árabe, iniciada no final de 2010, podemos citar
a) a deposição de governantes na Líbia e no Egito e o início de violenta guerra civil na Síria. 
b) a democratização política na Argélia e a instalação de regimes militares no Barein e na Jordânia.
c) o surgimento de regimes islâmicos no Irã e na Tunísia e a queda do governo pró-Estados Unidos no Líbano.
d) o controle do governo da Arábia Saudita por grupos islâmicos fundamentalistas e o fim do apoio russo ao Iraque.
e) o fim dos conflitos religiosos no Iêmen e no Marrocos e o aumento do preço do petróleo no mercado mundial.

Questão 02 - SANTA CASA 2018 - As repercussões da Primavera Árabe

Dentre os conflitos internacionais contemporâneos, a Primavera Árabe caracterizou-se por uma série de protestos que denunciavam
(A) o descontentamento popular com a falta de democracia.
(B) a oposição popular à construção de grandes oleodutos.
(C) a falta de ajuda humanitária de organismos internacionais.
(D) o agravamento das disputas étnicas por territórios.
(E) a falta de apoio internacional contra ações terroristas.

Questão 03 - INSTITUTO CIDADES - 2016 - CONFERE - A Primavera Árabe foi uma onda revolucionária de manifestações e protestos que ocorreram no Oriente Médio e no Norte da África a partir de dezembro de 2010. Os protestos compartilharam técnicas de resistência civil em campanhas sustentadas envolvendo greves, manifestações, passeatas e comícios, bem como o uso das mídias sociais, como Facebook e Youtube, para organizar, comunicar e sensibilizar a população e a comunidade internacional em face de tentativas de repressão e censura na Internet por partes dos Estados, além de se oporem aos regimes ditatoriais em toda aquela região. Essa onda de protestos nos países de origem árabe iniciou-se:
A) Na Tunísia, com a derrubada do ditador Ben Ali.
B) Na Líbia, com a morte de Muammar AL-Gaddafi.
C) Em Israel, com a independência da Palestina.
D) Na Síria, na guerra civil contra Bashar AL-Assad.

Questão 04 - UNIFOR 2012.2 - A Primavera Árabe consiste em um conjunto de movimentos sociais e políticos desencadeados pelas populações de países árabes e do norte da África, cujo propósito era a substituição dos governos nesses países. Sobre a Primavera Árabe, assinale a alternativa CORRETA.
(A) A Primavera Árabe teve início em dezembro de 2010, quando um jovem tunisiano, desempregado, ateou fogo ao próprio corpo como manifestação contra as condições de vida no país.
(B) A Primavera Árabe consiste na transição gradual e pacífica do poder de governantes eleitos nas décadas de 1970 e 1980 para uma nova geração de políticos nos países da Península Arábica, tais como Arábia Saudita e Bahrein.
(C) As mídias sociais, como Facebook, Twitter e Youtube, foram utilizadas pelos governos dos países alcançados pela Primavera Árabe para organizar, comunicar e sensibilizar a população e a comunidade internacional em razão das ações terroristas contra suas forças de segurança.
(D) A Arábia Saudita, por ser uma democracia, governada por uma monarquia parlamentarista, foi um dos países que mais apoiou os movimentos populares que deram origem à Primavera Árabe.
(E) A Primavera Árabe resultou na diminuição da influência política de entidades e partidos ligados ao movimento fundamentalista islâmico em países tais como Tunísia e Egito.

Questão 05 - UFTM 2012 - Em julho de 2011, a série de revoltas contra regimes do mundo árabe, conhecida como Primavera Árabe, completou seis meses. Os ativistas utilizaram os dispositivos tecno-informacionais para questionar os regimes autoritários e centralizadores que ocorrem em diversos países do Oriente Médio. Os levantes contra os governos da situação reivindicaram políticas liberais. Sobre esta crise, é correto afirmar que:
a) o novo cenário político, que se forma após a crise árabe, será construído sobre os pressupostos ideológicos do alcorão.
b) a interferência da União Europeia e dos Estados Unidos para conter a crise árabe atingiu os países que iniciavam o comércio de petróleo.
c) o uso das mídias interativas extrapolou o espaço físico geográfico da revolução e se tornou uma estratégia política para sensibilizar a comunidade internacional.
d) a grande preocupação mundial dos países do G8, a respeito da Primavera Árabe, é a revolta dos migrantes muçulmanos que residem em países europeus. e.o movimento despertou uma onda de atentados terroristas de origem islâmica nos Estados Unidos.

Questão 06 - UFU 2012  - Em dezembro de 2010, um jovem tunisiano desempregado ateou fogo ao próprio corpo como manifestação contra as condições de vida em seu país. Protestos se espalharam pela Tunísia, levando o presidente Zine eI-Abdine Ben Ali a fugir para a Arábia Saudita apenas dez dias depois. Ben Ali estava no poder desde novembro de 1987.
Disponível em: http://topicos.estadao.com.br/primaveraarabe . Acesso em: junho de 2012. (fragmento)
O ato desesperado que terminou com a própria morte do jovem tunisiano teria sido o pontapé iniciaI do que viria a ser chamado mais tarde de Primavera Árabe, a qual se caracterizou por ser 
a) um movimento revolucionário pró-democracia restrito as nações que fazem parte do "Mundo Árabe" desde 2010.
b) um conjunto de manifestações que resultaram, a partir de 2010, na derrubada dos chefes de Estado da Tunísia, Argélia e Sudão, países localizados no norte da África.
c) uma onda de manifestações e protestos pró-democracia que vêm ocorrendo no Oriente Médio e no Norte da África desde dezembro de 2010.
d) um levante revolucionário de cunho político-religioso que objetiva retirar do poder os chefes de Estado ditadores que não cumprem a Lei Islâmica.

Questão 07 - UNICAMP 2014 - Apesar de ter começado no inverno de 2010, a chamada Primavera Árabe – uma alusão à Primavera de Praga de 1968 – resultou de protestos por mudanças sociais e políticas no Oriente Médio e sobretudo no norte da África. Assinale a alternativa que indica corretamente o período da estação de inverno no norte da África e um país dessa região convulsionado pela Primavera Árabe.
a) De 21 de dezembro a 20 de março; Síria.
b) De 21 de junho a 20 de setembro; Líbia.
c) De 21 de dezembro a 20 de março; Egito.
d) De 21 de junho a 20 de setembro; Irã.

Questão 08 - UERN 2012  - “Uma série de revoltas se alastrou por países árabes este ano, e já derrubou três governos no norte da África: Tunísia (em janeiro), Egito (fevereiro) e Líbia (agosto). A professora Vânia Carvalho Pinto, da UnB, ressalta que nenhum dos três é uma monarquia – onde os soberanos têm outras fontes de legitimidade, inclusive descenderem de Maomé. ‘A única que sofreu uma ameaça séria é o Bahrein, onde a revolta da maioria xiita foi suprimida com ajuda da Arábia Saudita’”.
(http://www.estadao.com.br/noticias/) 
O fato relatado teve início em dezembro de 2010, quando um jovem tunisiano, desempregado, ateou fogo ao próprio corpo como manifestação contra as condições de vida no país. Ele não sabia, mas o ato desesperado, que terminou com a própria morte, seria o pontapé inicial do que viria a ser chamado mais tarde de primavera 
a) tunisiana.
b) islâmica.
c) árabe.
d) muçulmana.

Questão 09 - NUCEPE - 2014 - CBM-PI - Leia com atenção o texto a seguir.
Em dezembro de 2010, um jovem tunisiano, desempregado, ateou fogo ao próprio corpo como manifestação contra as condições de vida no país. Ele não sabia, mas seu ato desesperado seria o pontapé inicial do que viria a ser um importante movimento social. Protestos se espalharam pela Tunísia, levando o presidente Zine el-Abdine Ben Ali a fugir para a Arábia Saudita apenas dez dias depois. Ben Ali estava no poder desde novembro de 1987. Inspirados no “sucesso” dos protestos na Tunísia, os egípcios foram às ruas. A saída do presidente Hosni Mubarak, que estava no poder havia 30 anos, demoraria um pouco mais. Enfraquecido, ele renunciou dezoito dias depois do início das manifestações populares, concentradas na praça Tahrir (ou praça da Libertação, em árabe), no Cairo, a capital do Egito. Mais tarde, Mubarak seria internado e, mesmo em uma cama hospitalar, seria levado a julgamento. A Líbia demorou bem mais até derrubar o coronel Muamar Kadafi, o ditador que estava havia mais tempo no poder na região: 42 anos, desde 1969. O país se envolveu em uma violenta guerra civil, com rebeldes avançando lentamente sobre as cidades ainda dominadas pelo regime de Kadafi.
(Texto adaptado do jornal O Estado de São Paulo) 

Globalmente, o texto está se referindo, mais especificamente:
A) ao Outono Muçulmano. 
B) à Revolução Socialista da Tunísia.
C) à Revolta Xiita Árabe-Egípcia.
D) à Revolução Islâmica Árabe.
E) à Primavera Árabe.

Questão 10 - ESPM 2015 - “O Oriente Médio atravessou o século XX como o mais importante e instável con­junto geopolítico do globo e adentrou o XXI na mesma condição. Ora de forma mais in­tensa, ora mais branda, a verdade é que a região não sai do noticiário.”
Fonte: Carta Escola, agosto de 2014. 
Sobre o Oriente Médio e sua conturbada geopolítica no ano de 2014, podemos afir­mar corretamente que: 
a) Israel reagiu violentamente ao Hamas ocupando e atacando a Cisjordânia no primeiro semestre de 2014.
b) A queda do presidente sírio Bashar al As­sad trouxe mais instabilidade ao país e a maioria xiita deve assumir o poder.
c) Os extremistas da facção palestina al Fatah lutam por um Estado teocrático na Palestina e não reconhecem o direito da existência de Israel.
d) O retorno ao poder do presidente Hosni Barak no Egito lança novas dúvidas sobre o sucesso da Primavera árabe.
e) O Iraque corre o risco de fragmentar-se territorialmente, especialmente após o surgimento e crescimento do grupo Esta­do Islâmico.

Questão 11 - UNESP - 2013/2 - 1ª fase - Ocorrida entre 2011 e 2012, a série de manifestações e protestos, que recebeu o nome de “Primavera Árabe”, aconteceu principalmente em países situados
a) na América do Sul e no Oriente Médio.
b) no Sudeste Asiático e na América do Sul.
c) na África Subsaariana e no Oriente Médio.
d) no Leste Europeu e no Norte da África.
e) no Norte da África e no Oriente Médio.

Questão 12 - UFT 2022 - Assinale a alternativa CORRETA. 
Movimento de revoltas e protestos populares ocorrido no século XXI, cuja origem ocorreu na Tunísia e se espalhou por diversos países do norte da África e do Oriente Médio. Entre as principais causas desses protestos estavam: as altas taxas de desemprego, as condições precárias de vida, a corrupção, governos autoritários. 
Este movimento ficou conhecido como: 
a) Guerra dos Seis Dias 
b) Primavera Árabe 
c) Apartheid 
d) Sionismo

GABARITO
01 - A
02 - A
03 - A
04 - A
05 - C
06 - C
07 - C
08 - C
09 - E
10 - E
11  - E
12 - B

Nenhum comentário: