PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Exercícios sobre o New Deal - com gabarito

Questão 01 - UVA 2013.1 - CE - UVA 2013.1 - CE - A política do “New Deal”, desenvolvida pelo Presidente Franklin Delano Roosevelt, após a sua eleição em 1932, visava principalmente a:
A) recuperar a economia americana, profundamente abalada pela Grande Depressão.
B) garantir a presença americana no Panamá, em virtude de sua importância estratégica.
C) expandir a economia americana no Pacífico, em virtude da concorrência comercial do Japão.
D) integrar as minorias raciais - índios, negros, porto-riquenhos e chicanos - na força de trabalho americana.

Questão 02 - FGV-SP 1999 - 1ª fase - No início dos anos 30 a produção industrial estava, aproximadamente, 38% menor do que anteriormente a 1929. Os EUA, para responder a essa crise mundial do capitalismo, implementaram internamente a política do New Deal, que consistia em:
a) sob a influência da teoria keynesiana, redistribuir renda através da geração de empregos e outros incentivos coordenados e controlados pelo Estado;
b) ampliar a produção agrícola, abrindo crédito aos desempregados industriais para montagem e gestão de pequenas fazendas;
c) reduzir a interferência do Estado na economia, através da abertura irrestrita do mercado interno e, fundamentalmente, do saneamento das dívidas públicas;
d) produzir mais alimentos, criando um órgão regulador de crédito agrícola para fazendeiros endividados;
e) privatizar as empresas estatais, obtendo capitais de investimento para políticas sociais: segurodesemprego, formação em serviço e (re)qualificação profissional.

Questão 03 - UERJ 2006 - 2º Exame de Qualificação - 
Em vários momentos da História, arte e poder se encontram. O quadro de Moser Soyer retrata diversos artistas pintando imagens esperançosas e otimistas, associadas ao New Deal , implementado pelo governo Roosevelt. Nesse clima de euforia e com o objetivo de reerguer a economia norte-americana, esse governo adotou como medidas:
(A) redução da produção agrícola e realização de grandes obras públicas
(B) repressão aos movimentos dos trabalhadores urbanos e elevação do poder aquisitivo
(C) valorização da moeda e incentivo ao aumento da produção industrial de bens duráveis
(D) concessão de empréstimos aos pequenos agricultores e estabelecimento de um modelo econômico de livre-mercado

Questão 04 - Exército - 2014 - EsPCEx - Cadete do Exército - Nos primeiros anos da década de 1930, o mundo assistiu a uma grave crise econômica que atingiu boa parte do mundo capitalista. Para combatê-la o governo dos Estados Unidos da América adotou um conjunto de medidas que ficou conhecido como New Deal. Esse programa
[A] diminuiu a intervenção do Estado na economia.
[B] aumentou a intervenção do Estado na economia.
[C] retirou a presença do Estado da economia.
[D] tornou a economia americana mais liberal.
[E] provocou a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque, dando origem ao episódio que ficou conhecido como a “quinta-feira negra”.

Questão 05 - FGV-SP 2010 - Economia - 1ª fase - “Duas pessoas inventaram o New Deal: o presidente do Brasil e o presidente dos Estados Unidos”. O autor da frase foi o próprio criador do histórico plano de recuperação da economia norte-americana, Franklin Delano Roosevelt (1882-1945). O elogio foi feito em visita ao Rio de Janeiro, em novembro de 1936, e referiase ao governo de Getúlio Vargas. (Flávio Limoncic, Os inventores do ‘New Deal’ in Revista da História da Biblioteca Nacional, agosto de 2009)
Sobre o New Deal, é correto afirmar que
a) recuperou as doutrinas liberais de Adam Smith no sentido de restabelecer o dinamismo da economia por meio das regras de mercado, além de controlar as atividades sindicais para evitar aumentos salariais que comprometessem o crescimento nacional.
b) foi decisivo na recuperação da economia capitalista por desenvolver práticas que reduziram a produção aos mesmos níveis da demanda, com a constituição de rígidos orçamentos públicos sem déficits.
c) efetivou, a partir das ideias do economista John Keynes, a intervenção do Estado na ordem econômica, principalmente por meio dos investimentos públicos em grandes obras, o que resolveria parte do problema do desemprego.
d) limitou-se em reorganizar as instituições bancárias, que passaram a sofrer com a intensa vigilância do governo norte-americano e foram obrigadas a conceder linhas de crédito populares para os agricultores. e) optou pela utilização de algumas ortodoxias econô - micas, a partir do modelo teórico de J. K. Galbraith, como a concentração de capitais em atividades essen - ciais, principalmente as indústrias do aço e do petróleo.

Questão 06 - FUVEST 2003 - Transferência – Identifique a proposição historicamente INCORRETA sobre a Grande Depressão e a política do New Deal:
a) o governo norte-americano, nos anos 30, fomentou a realização de grandes obras públicas para ocupar os trabalhadores desempregados;
b) o New Deal significou a ampliação da esfera de participação do Estado nos assuntos econômicos;
c) F.D.Roosevelt, pertencente ao Partido Democrata, foi o grande mentor das políticas públicas de proteção ao capitalismo em crise;
d) os resultados positivos do New Deal não foram aceitos unanimemente pela população, pois uma parcela dos empresários criticou a ingerência do Estado na economia.
e) F.D.Roosevelt lançou mão do mackartismo para derrotar seus adversários políticos conservadores.

Questão 07 - CEPERJ - 2013 - SEDUC-RJ - O impacto da crise de 1929 foi, sem dúvida, muito grande. Abalou todo o modelo liberal, tanto em termos econômicos quanto em termos políticos. Foi um dos episódios mais dolorosos da história norte-americana, talvez só comparável à Guerra de Secessão ou ao ataque às Torres Gêmeas de Nova Iorque. Um conjunto de medidas, denominadas New Deal, foram adotadas para buscar reerguer a economia norte-americana. O New Deal foi implementado sob a liderança do seguinte presidente norte-americano:
A) Franklin Delano Roosevelt
B) Theodore Roosevelt
C) John F. Kennedy
D) Richard Nixon
E) Woodrow Wilson

Questão 08 - UNIFESO/Teresópolis (Medicina) - 2017: 2º semestre - “O New Deal, que o presidente Roosevelt promoveu a fim de recuperar os Estados Unidos da Grande Depressão causada pelo crash de 1929, foi consubstanciado por uma política de reformas econômicas e sociais, com o fito de diminuir o desemprego e a pobreza e acabar com eles. Algumas de suas principais medidas foram o Social Security Act, o U.S. Housing Authority, o Farm Security Administration e o Fair Labor Standards Act, que fixou o máximo de horas de trabalho e o salário mínimo para a maior parte das categorias dos trabalhadores.”
(BANDEIRA, Luiz Alberto Muniz. A desordem Mundial; o espectro da total dominação: Guerras por procuração, terror, caos e catástrofes humanitárias. Rio de Janeiro; Civilização Brasileira, 2016. p. 47) 
A implantação do New Deal foi acompanhada por uma intensificação do debate político, uma vez que 
(A) sofreu a oposição de setores corporativos e de grupos políticos liberais conservadores, que se opunham as medidas de caráter social.
(B) obteve um consenso político e social nos EUA, o que possibilitou a Roosevelt implementar as reformas econômicas e sociais.
(C) foi inspirado na defesa do livre mercado, considerado fator de regulação econômica eficaz pelos economistas defensores do New Deal.
(D) promoveu o fim da propriedade privada e se propunha a construção de uma sociedade socialista nos Estados Unidos.
(E) exigiu dos trabalhadores maior sacrifício em face da crise econômica que reduzia a capacidade produtiva das empresas americanas.

Questão 09 - UFV 2004 -  O crash da Bolsa de Nova York em 1929 afetou a economia mundial. Os Estados Unidos, sob o comando do Presidente Franklin Delano Roosevelt, adotaram o New Deal, como saída para a crise que o país atravessava. São características do New Deal: 
I. a intervenção deliberada do Estado na economia, contrapondo-se à tradição liberal americana. 
II. a criação de um amplo plano de obras públicas, como barragens e auto-estradas, para gerar novos empregos. 
III. o incentivo ao aumento da produção para alimentar a população desempregada. IV. a criação de um fundo monetário destinado a financiar os países europeus em crise. 
V. a adoção de medidas visando ao equilíbrio entre o custo da produção e o valor final das mercadorias. 
Das alternativas abaixo, assinale aquela que apresenta apenas as características CORRETAS: 
a) I, II e V. 
b) I, III e IV. 
c) I, IV e V. 
d) II, III e IV. 
e) II, III e V.

GABARITO
01 - A
02 - A
03 - A
04 - B
05 - C
06 - E
07 - A
08 - A
09 - A

Um comentário:

Anônimo disse...

me ajudou muito !!!