PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Exercícios sobre a Revolta da Chibata - com gabarito

Questão 01 -  Udesc 2014/1   - Sobre a Revolta da Chibata (1910) assinale a alternativa correta.
A) Movimento revoltoso desenvolvido entre facções políticas rivais encontradas no governo do Rio Grande do Sul, que acabou alcançando também os Estados de Santa Catarina e Paraná.
B) Ficou assim conhecido o movimento de rebelião promovido por marinheiros contra o governo do marechal Floriano Peixoto.
C) Ficou assim conhecido o protesto de marinheiros dos couraçados Minas Gerais e São Paulo. Eles protestavam sobre a sua dura rotina de trabalho, baixos salários e castigos físicos a que eram submetidos os membros de baixa patente sempre vez que não cumpriam uma ordem estabelecida.
D) Conhecida como uma das primeiras manifestações do movimento tenentista, foi uma das mais significativas demonstrações de crise da hegemonia oligárquica na República Velha.
E) Revolta em que negros e índios se insurgiram contra a elite política e tomaram o poder no Pará (Brasil). Entre as causas da revolta encontra-se a extrema pobreza das populações.

Questão 02 - Em relação a Revolta da Chibata, assinale a alternativa incorreta:
A) Foi um levante de cunho social, realizado em subdivisões da Marinha, sediadas no Rio de Janeiro.
B) O objetivo era pôr fim às punições físicas a que eram submetidos os marinheiros, como as chicotadas, o uso da santa-luzia e o aprisionamento em celas destinadas ao isolamento.
C) Foi uma revolta popular ocorrida na cidade de São Paulo entre 1879 a 1901.
D) Ocorreu durante o governo de Hermes da Fonseca.

Questão 03 - IFS 2013.1 - Vestibular - No final do século XIX, o Brasil passou por rápidas mudanças sociais e políticas. Sobre os movimentos sociais ocorridos durante a República Velha, assinale a alternativa incorreta.
a) O projeto de modernização da capital federal impôs a destruição de cortiços e a vacinação obrigatória sob forte repressão policial, gerando grande insatisfação popular, culminando em 1904 na Revolta da Vacina.
b) A Revolta da Chibata foi um movimento liderado por oficiais jovens do Exercito, que exigiam direitos políticos, o voto secreto e o fim da corrupção.
c) A Guerra de Canudos ocorreu no interior da Bahia e foi a expressão dos conflitos de uma sociedade marcada pelo poder do latifúndio e o total abandono em que se encontravam as populações mais humildes.
d) A greve geral de 1917 propunha a auto-organização dos trabalhadores em seus sindicatos para enfrentar os patrões e o Estado.
e) O Movimento do Contestado tinha como uma das principais causas o fato dos sertanejos terem sido expulsos de suas terras pela estrada de ferro construída na região.

Questão 04 - INEP - 2010 - ENEM - PPL -
O mestre-sala dos mares

Há muito tempo nas águas da Guanabara
O dragão do mar reapareceu
Na figura de um bravo marinheiro
A quem a história não esqueceu
Conhecido como o almirante negro
Tinha a dignidade de um mestre-sala
E ao navegar pelo mar com seu bloco de fragatas
Foi saudado no porto pelas mocinhas francesas
Jovens polacas e por batalhões de mulatas
Rubras cascatas jorravam nas costas
dos negros pelas pontas das chibatas...
BLANC, A.; BOSCO, J. O mestre-sala dos mares. Disponível em: www.usinadeletras.com.br. Acesso em: 19 jan. 2009

Na história brasileira, a chamada Revolta da Chibata, liderada por João Cândido, e descrita na música, foi
a) a rebelião de escravos contra os castigos físicos, ocorrida na Bahia, em 1848, e repetida no Rio de Janeiro.
b) a revolta, no porto de Salvador, em 1860, de marinheiros dos navios que faziam o tráfico negreiro.
c) o protesto, ocorrido no Exército, em 1865, contra o castigo de chibatadas em soldados desertores na Guerra do Paraguai.
d) a rebelião dos marinheiros, negros e mulatos, em 1910, contra os castigos e as condições de trabalho na Marinha de Guerra.
e) o protesto popular contra o aumento do custo de vida no Rio de Janeiro, em 1917, dissolvido, a chibatadas, pela polícia.

Questão 05 - IBMEC 2006 - O Brasil república teve seu início marcado por movimentos que demonstravam diferentes insatisfações quanto ao tratamento dado aos cidadãos brasileiros. Em 1910, um grupo de marinheiros enfrentou o governo do Marechal Hermes da Fonseca, reivindicando o fim dos castigos físicos e outras práticas humilhantes vigentes na Marinha brasileira. Esse movimento ficou conhecido como: a) os 18 do Forte de Copacabana, e foi apoiado pelo grupo tenentista.
b) a Revolta da Armada, ocorrida no litoral de Florianópolis.
c) a Coluna Prestes, que circulou por todo o Brasil liderada por Luis Carlos Prestes.
d) a Revolta da Chibata, liderada pelo marinheiro negro João Cândido.
e) A Revolta da Praia Vermelha, e teve o apoio dos cadetes da Escola Militar.

Questão 06 - UNIFOR 2010.1 - Na noite de 22 de novembro de 1910, o marechal Hermes da Fonseca completava sua primeira semana como presidente da República. Neste dia, no Rio de Janeiro, então capital do Brasil, marinheiros da Armada brasileira protagonizaram o início de um movimento que defendia, entre outras coisas, o fim dos castigos físicos aplicados aos graduados da Marinha. Pode-se inferir que se trata da
(A) Revolta da Chibata;
(B) Revolta da Marinha;
(C) Revolta das Forças Armadas;
(D) Revolta da Vacina;
(E) Revolução Constitucionalista.

Questão 07 - Entre 22 e 27 de novembro de 1910, os marinheiros do Brasil participaram de um movimento que reivindicava a eliminação dos castigos físicos, o aumento do soldo, melhoras da alimentação e condições de trabalho. Este movimento foi chamado de
a) Revolta da Armada.
b) Revolta de Canudos.
c) Revolução Tenentista.
d) Revolta da Chibata.

Questão 08 - VUNESP 2013 - A Revolta da Chibata ocorreu durante o governo do presidente _______________. Levante de cunho __________, atingiu subdivisões da Marinha. Seu objetivo era pôr fim às____________ a que eram submetidos os marinheiros. Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do texto.
(A) Rodrigues Alves… econômico… demissões
(B) Hermes da Fonseca… militar… prisões
(C) Floriano Peixoto… militar… punições físicas
(D) Hermes da Fonseca… social… punições físicas
(E) Rodrigues Alves… social… prisões


Questão 09 - IBADE 2017 -
Disponível em: http://brasil.indymedia.org/images/2010/11/481046.jpg. Acesso em 13.10.2017.

Em 1910, o Almirante Negro João cândido abalou as estruturas da Marinha do Brasil quando, juntamente com outros marinheiros, tomou os navios e apontou os canhões para o Rio de Janeiro exigindo o fim dos maus tratos na Marinha.
Esse movimento social foi a(o):
a) Revolta da Chibata.
b) Levante dos Quilombolas.
c) Levante dos Encouraçados
d) Revolta da Armada.
e) Revolta da Esquadra

Questão 10 - AgiRH  2018 - Sobre a revolta da Chibata, assinale a alternativa incorreta:
a)A Revolta da Chibata foi um importante movimento social ocorrido, no início do século XX, na cidade de Salvador. Começou no dia 22 de novembro de 1910.
b)Neste período, os marinheiros brasileiros eram punidos com castigos físicos. As faltas graves eram punidas com 25 chibatadas (chicotadas). Esta situação gerou uma intensa revolta entre os marinheiros.
c) O estopim da revolta ocorreu quando o marinheiro Marcelino Rodrigues foi castigado com 250 chibatadas, por ter ferido um colega da Marinha, dentro do encouraçado Minas Gerais.
d) O líder da revolta, João Cândido (conhecido como o Almirante Negro), redigiu a carta reivindicando o fim dos castigos físicos, melhorias na alimentação e anistia para todos que participaram da revolta.

Questão 11 - ENEM 2018 - 1º dia - Os seus líderes terminaram presos e assassinados. A “marujada” rebelde foi inteiramente expulsa da esquadra. Num sentido histórico, porém, eles foram vitoriosos. A “chibata” e outros castigos físicos infamantes nunca mais foram oficialmente utilizados; a partir de então, os marinheiros — agora respeitados — teriam suas con - dições de vida melhoradas significativamente. Sem dúvida fizeram avançar a História.
MAESTRI, M. 1910: A revolta dos marinheiros – uma saga negra. São Paulo: Global, 1982.
A eclosão desse conflito foi resultado da tensão acumulada na Marinha do Brasil pelo(a) 
a) engajamento de civis analfabetos após a emergência de guerras externas.
b) insatisfação de militares positivistas após a consolidação da política dos governadores.
c) rebaixamento de comandantes veteranos após a repressão a insurreições milenaristas.
d) sublevação das classes populares do campo após a instituição do alistamento obrigatório.
e) manutenção da mentalidade escravocrata da oficialidade após a queda do regime imperial.

Questão 12 - MACKENZIE - "Num momento em que a Marinha se reforma e tenta assimilar as técnicas modernas, seu elemento humano e seu mecanismo disciplinar ainda são regulados por códigos dos séculos XVIII e XIX. Os maus-tratos se somam à freqüência dos castigos corporais. O trabalho é duro e excessivo."
 (Edgard Carone - "A República Velha") 
O texto acima diz respeito: 
a) à Revolta da Armada do Almirante Custódio de Melo, que derrubou Deodoro da Fonseca.
b) à expedição que se dirigia à Bahia para combater Canudos.
c) à modernização da Marinha pelo Almirante Cochrane e eliminação dos maus-tratos.
d) às reclamações trabalhistas e por melhores condições de trabalho dos oficiais da Marinha.
e) à rebelião dos marinheiros chamada "Revolta da Chibata", comandada pelo "Almirante Negro", João Cândido.

Questão 13 - UFPel 2006 -
Texto 1  
João Cândido é o marinheiro assinalado.
Apesar do mito da passividade do povo brasileiro frente às injustiças e violências institucionalizadas, nossa história está repleta de revoltas.

Texto 2 
“O pânico já estava generalizado. Só em um dia ocorreram 12 composições especiais para Petrópolis levando 3.000 pessoas. [...] A guarnição dos navios revoltados intimou as Fortalezas de Santa Cruz, Laje e São João a não atirarem sobre as belonaves, sob pena de os fortes serem arrasados. [...] A noite caiu e a cidade conheceu um novo senhor, João Cândido, simples marinheiro.”
MOREL, Edmar. [...]. Rio de Janeiro: Graal, 1979. 



Texto 3 
“Há muito tempo, 
Nas águas da Guanabara, 
O Dragão do Mar reapareceu, 
Na figura de um bravo feiticeiro 
A quem a História não esqueceu. 
Conhecido como Navegante Negro, 
Tinha a dignidade de um mestre-sala 
E, ao acenar pelo mar, na alegria das regatas, 
Foi saudado no porto 
Pelas mocinhas francesas 
Jovens polacas e por batalhões de mulatas”. 
A letra “O Mestre Sala dos Mares” foi composta em 1975 por João Bosco e Aldir Blanc, e devido a censura, teve substituído no texto original “bravo marinheiro” e “Almirante Negro” por “bravo feiticeiro” e “Navegante Negro”. 
Os documentos apresentados referem-se à 
(a) Revolta da Armada na República da Espada, porém a alteração no poema foi determinada pelo governo Médici. 
(b) Revolta da Chibata na República Velha, enquanto a censura à canção ocorreu na Ditadura Militar. 
(c) Revolta dos “Dezoito do Forte de Copacabana” na República do “Café-com-Leite”, ao passo que a restrição à letra da música foi determinada pelo Departamento de Imprensa e Propaganda, no governo de Vargas. 
(d) Revolução Praieira no Segundo Reinado, contudo a modificação no poema ocorreu no governo Geisel. 
(e) Revolução Federalista na Primeira República, mas a substituição dos termos originais da música se deu durante a “abertura” pós Ditadura Militar. 
(f) I.R.

Questão 14 - Souza Marques 2000 -  "Denominação popular dada à revolta ocorrida em 1910, tendo como protagonistas principais os marinheiros de dois dos maiores navios da esquadra brasileira, o Bahia e o Minas Gerais. Esse ano assinalara-se por intensa rivalidade entre civis e militares, campanhas civilistas atraindo vários segmentos populares de há muito contrários ao recrutamento militar compulsório. As tensões políticas teriam, inevitavelmente, que alcançar o meio militar, sobretudo no que dizia respeito ao relacionamento entre comandantes e subordinados."
(Antonio Carlos do Amaral Azevedo. Dicionário de nomes, termos e conceitos históricos. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1997.) 
A definição acima refere-se à: 
(A) Revolução Federalista.
(B) Revolta da Armada.
(C) Revolta da Vacina.
(D) Guerra do Contestado.
(E) Revolta da Chibata.

Questão 15 - UFC 2005 - A história do Brasil nas primeiras décadas do século XX foi marcada por vários movimentos sociais de base popular, entre eles a Revolta da Chibata, ocorrida no Rio de Janeiro em 1910, um levante dos marujos dos encouraçados Minas Gerais e São Paulo. Sobre esse movimento, assinale a alternativa correta. 
A) Os revoltosos foram presos e, na prisão, organizaram uma nova rebelião, sendo massacrados pelo Exército e pela Marinha. 
B) O movimento teve uma forte influência anarcossindicalista, propugnando o fim das arbitrariedades a que eram submetidos os marujos. 
C) O Governo Federal acatou as reivindicações apresentadas pelo movimento, e os revoltosos foram anistiados, concluindo-se assim o levante. 
D) As causas deste movimento foram os castigos corporais sofridos pelos marinheiros e o sistema de promoções com que eram beneficiados os mestiços. 
E) O marinheiro negro João Cândido foi considerado o único culpado pelo movimento, tendo sido julgado e condenado à morte, como castigo exemplar.

Questão 16 - URCA/2022.1 - Leia a letra da canção: "[...] rubras cascatas jorravam das costas dos negros Entre cantos e chibatas inundando o coração Do pessoal do porão que a exemplo do marinheiro Gritava: Não! [...] Glória a todas as lutas inglórias Que através de nossa história Não esquecemos jamais! Salve o navegante negro Que tem por monumento As pedras pisadas do cais..." 
(In: Elis Regina, Mestre Sala dos Mares. Música de João Bosco e Aldir Blanc.CD Elis ao Vivo, Velas, 1985) 
Em novembro de 1910 ocorreu o movimento de marinheiros liderados por João Cândido Felisberto, conhecido como Revolta da Chibata. Dentre as causas e reivindicações dos revoltosos está correta a alternativa: 
A) Autonomia política para o Estado de São Paulo, criação de uma nova constituição para o Brasil. 
B) Fim dos castigos corporais aos praças da Marinha, aumento do soldo, melhoria das condições de trabalho. 
C) Defesa do voto secreto e do sufrágio feminino. 
D) Garantia do direito de propriedade aos donos de terra, implantação do voto censitário. 
E) Mais poder para os oficiais da Marinha sobre os praças, a volta do regime monárquico.

Questão 17 - UECE 2023/2 - Ocorrido em 1910, esse movimento liderado por João Cândido, o AImirante Negro, nasceu da insatisfação contra as punições físicas que ainda eram praticadas contra os marinheiros dos mais baixos postos, em sua maioria negros e mestiços. Esse relato diz respeito à 
A) Greve dos Jangadeiros. 
B) Revolta da Armada. 
C) Revolta dos Marinheiros. 
D) Revolta da Chibata.

GABARITO
01 - C
02 - C
03 - B
04 - D
05 - D
06 - A
07 - D
08 - D
09 - A
10 - A
11 - E
12 - E
13 - B
14 - E
15  - A
16 - C
17 - D

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...