PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 13 de janeiro de 2019

Exercícios sobre a Guerrilha do Araguaia - com gabarito

Questão 01 - UNIFOR 2013/1 - Durante a ditadura militar no Brasil, ocorreu um movimento de guerrilha na Região Amazônica conhecido como “Guerrilha do Araguaia”. A respeito desse movimento, assinale a alternativa CORRETA.
A) Foi organizado pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B) e tinha como objetivo fomentar a revolução socialista no Brasil, a partir do campo, inspirada nas revoluções cubana e chinesa.
B) Foi liderado pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), que pretendia criar um estado socialista independente na Região Amazônica, às margens do Rio Araguaia, onde hoje é o Estado do Tocantins.
C) A guerrilha ocorreu entre o final da década de 1960 e a primeira metade da década de 1970 e se caracterizou por sangrentas lutas entre o exército brasileiro e soldados mercenários provenientes de Cuba.
D) Os revoltosos contaram com a colaboração maciça da população camponesa local, que aderiu em grande número à filosofia socialista e também pegou em armas para combater o exército brasileiro.
E) Apesar de haver sido derrotada pelo exército, deixando um saldo de dezenas de mortos, a Guerrilha do Araguaia é considerada uma das experiências exitosas de luta armada, sendo responsável por um duro golpe na ditadura militar.

Questão 02 - USS 2007 -
O movimento guerrilheiro do Araguaia é uma página gloriosa do nosso povo.”
João Amazonas 

“A guerrilha, a guerra subversiva, ela é uma guerra suja.” 
Ex-ministro Jarbas Passarinho

As duas afirmativas acima refletem posições opostas quanto à análise de um movimento da história brasileira pouco estudado até hoje - a Guerrilha do Araguaia, que:
A) colocou em lados opostos os seguidores de Antonio Conselheiro e os representantes do governo da República Velha, atemorizados com a expansão do movimento guerrilheiro.
B) consistiu numa das muitas revoltas do período regencial no Brasil, como uma forma de reação ao centralismo político implantado pelo Império após a independência.
C) representou os interesses de posseiros e grileiros sem qualquer tendência ideológica na tentativa de obter vantagens territoriais.
D) representou uma das formas encontradas por parte da esquerda brasileira para reagir à ditadura militar implantada pelo golpe de 1964.
E) ocupou a Amazônia Ocidental, tendo em vista a dificuldade de penetração das tropas de repressão numa região de vegetação densa.

Questão 03 -  UFT 2017 - Transferência A Guerrilha do Araguaia, ocorrida no norte de Goiás, no final dos anos 60 e início dos 70, do século XX, teve como fator político ideológico motivador o:
A) Golpe Militar de 1964.
B) Populismo de Getúlio Vargas.
C) Neoliberalismo de Fernando Collor.
D) Plano Real de Fernando Henrique Cardoso.
E) Desenvolvimentismo de Juscelino Kubistchek.

Questão 04 - FADESP - 2010 - PM-PA - Em 22 de julho de 2003, o Diário da Justiça publicou uma decisão judicial ordenando a quebra de sigilo das informações militares sobre a Guerrilha do Araguaia. Em 27 de agosto de 2003, a Advocacia Geral da União apelou da sentença que determinou de abertura dos arquivos militares, embora reconhecesse o direito dos autores de tentar localizar os restos mortais de seus familiares desaparecidos. Toda esta querela judicial deve ser compreendida historicamente, porque incide sobre um episódio controverso, a Guerrilha do Araguaia, que ocorreu
A) entre 1967-74, na região do Araguaia. Esse movimento de esquerda, inspirado em revoluções como a Cubana e a Chinesa, foi duramente combatido pelos militares, com a maioria dos guerrilheiros tidos por desaparecidos no final do conflito, o que gerou a polêmica judicial.
B) entre 1980-89, ao longo do rio Araguaia. Nele, guerrilheiros treinados pelo exército russo mobilizaram camponeses e pescadores para a luta armada contra a ditadura. O exército os combateu e os mortos nunca foram entregues aos familiares, o que gerou as ações judiciais contemporâneas.
C) durante todo o período militar (1964-89). Foram guerrilheiros treinados pelo PCB no Araguaia que atuavam nas grandes cidades brasileiras, raptando políticos e homens de Estado com o intuito de enfraquecer a ditadura. Os militares prenderam e mataram a maioria dos guerrilheiros e seus corpos nunca foram localizados, o que gerou os processos atuais.
D) nos anos de 1974 e 1975, em plena floresta do Araguaia, quando grupos paramilitares de esquerda mobilizaram a população local para criarem milícias e lutarem contra a ditadura de 1964. Foram amplamente combatidos e mortos e seus corpos desapareceram, gerando os processos atuais.

Questão 05 - VUNESP - 2011 - TJ-SP - A Corte Interamericana de Direitos Humanos, órgão da Organização dos Estados Americanos (OEA), condenou a repressão e os crimes cometidos pelo regime militar brasileiro (...). A sentença divulgada nesta terça-feira (14.12.2010) determina que o Estado brasileiro é responsável pelo desaparecimento forçado de 62 pessoas, entre os anos de 1972 e 1974. Esta é a primeira condenação internacional do Brasil em um caso envolvendo a ditadura militar (1964-1985).
(www.cartacapital.com.br, 15.12.2010) 
A condenação citada refere-se ao episódio 
A) do levante do Forte Copacabana.
B) da guerrilha do Araguaia.
C) da Intentona Comunista.
D) das greves do ABC.
E) do Congresso da UNE.

Questão 06 - Cftce 2005 - Movimento guerrilheiro, vinculado ao PC do B, que contou com o apoio da população local do Pará, sendo considerado pelo General Hugo Abreu, comandante das tropas enviadas para sufocar a revolta, "o mais importante movimento armado já ocorrido no Brasil rural". O movimento ao qual o texto se refere foi: 
a) a Guerra de Canudos 
b) a Coluna Prestes 
c) a Revolução Constitucionalista de 1932 
d) o Movimento dos Sem Terra - MST 
e) a Guerrilha do Araguaia

Questão 07 - UNEMAT 2011/1 - O regime militar instaurado em 1964 estendeu-se por 21 anos, nos quais a presidência da República foi ocupada sucessivamente por generais do exército. Sobre o período da Ditadura Militar no Brasil de 1964 – 1985, assinale a alternativa correta. 
a) Em relação aos movimentos de guerrilha, podemos afirmar que o movimento que durou mais tempo foi o do Araguaia, talvez porque seus participantes ligados ao PC do B (Partido Comunista do Brasil), dissidência do PCB (Partido Comunista Brasileiro) tenham conseguido obter apoio da população local. 
b) Foi criado o Departamento Administrativo do Serviço Público – DASP. O Estado brasileiro crescia e suas atribuições aumentavam inclusive com intervenção e controle cada vez maiores na economia. 
c) Na época, ocorreu o episódio de Olga Benário, mulher de Prestes, alemã de nascimento e agente soviética no Brasil, que, presa junto com o marido, provocou comoção ao ser deportada, grávida, para a Alemanha nazista, onde foi confinada em um campo de concentração. Poucos anos depois da prisão, foi assassinada na câmara de gás do campo de Ravensbrück. 
d) As ruas e avenidas elegantes foram tomadas de assalto. Barricadas foram erguidas e, durante uma semana, a capital da república, Rio de Janeiro, foi palco de violentos combates, até que as forças da polícia e do exército conseguiram reprimir os rebeldes. Um dos agentes deste movimento foi Oswaldo Cruz. 
e) O ponto mais alto do intervencionismo foi o Plano Salte. Constituía uma tentativa de conter os gastos do governo, especialmente nas áreas da saúde, alimentação, transporte e energia.

Questão 08 - UEPB 2008 - Sobre a “Guerrilha do Araguaia”, um movimento armado ocorrido na Região Norte do Brasil entre o final da década de 1960 e o início da década de 1970, marque com V ou F as proposições abaixo, conforme sejam verdadeiras ou falsas. 
( ) Mesmo tendo sido organizada e comandada pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B), a guerrilha contou com a participação de militantes de todas as organizações de esquerda que lutavam contra a ditadura militar, a exemplo da ALN, VPR, PCBR e MR-8. 
( ) A campanha das Forças Armadas contra os guerrilheiros foi a maior mobilização de efetivos desde a 2ª Guerra Mundial. Os conflitos armados iniciaram em março de 1972, quando os primeiros soldados chegaram à região do Bico do Papagaio, e só terminaram em setembro de 1974 quando os últimos guerrilheiros foram mortos. 
( ) O movimento guerrilheiro foi constituído pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B), seguindo a lógica do período da Guerra Fria, segundo a qual só seria possível acabar com governos ditatoriais e implantar o sistema socialista através da chamada violência revolucionária. 
( ) A Guerrilha do Araguaia ainda desperta muitas polêmicas, pois as famílias dos mortos e desaparecidos no movimento continuam sem saber o destino de seus parentes e o Exército e o Governo Federal não concordam em abrir para o público os arquivos sobre os acontecimentos. 

Assinale a sequência correta: 
a) F F F F 
b) V F V F 
c) V F V V 
d) F V V V 
e) V F F V

GABARITO
01 - A
02 - D
03 - A
04 - A
05 - B
06 - E
07 - A
08 - D

Nenhum comentário: