PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

Exercícios sobre o Cerrado - com gabarito

Questão 01 - MPE-GO - 2015 - Acerca do cerrado, assinale a alternativa incorreta:
a) Trata-se da formação vegetal característica do Centro-Oeste Brasileiro.
b) É constituído de árvores relativamente baixas e tortuosas, disseminadas em meio a arbustos, subarbustos e gramíneas.
c) Desenvolve-se em solo típico do planalto central, constituído de areias e argilas, soltas ou consolidadas em arenitos, filitos, calcário e pedregulhos.
d) Encontra-se sob risco de extinção em razão da substituição por pastagens e culturas de grãos e eucalipto.
e) São exemplos de espécies nativas típicas: ipê, pequi e araucária.

Questão 02 - FCC - 2015 - Considere a seguinte notícia divulgada em 2015: No Brasil Central, um dos tipos de vegetação mais ameaçados, especialmente pela pecuária e pelo plantio de soja, é ...... , que tem valor inestimável para o equilíbrio do planeta e para pesquisas científicas. Uma área imensa foi perdida, mas a boa notícia é que a taxa de degradação caiu nos últimos anos.
(Adaptado de: http://www.correiobraziliense.com.br)
A notícia de 2015 destaca o tipo de vegetação denominado 
A) cerrado.
B) restinga.
C) floresta tropical.
D) mata das araucárias.
E) mangue.

Questão 03 - Prefeitura de Betim - MG - 2015 - “Vegetação presente na região central brasileira, apresenta espécies de árvores com galhos retorcidos aliados a espécies rasteiras como grama e capim’. A descrição acima refere-se a qual formação vegetal brasileira?
A) Cerrado.
B) Floresta Amazônica.
C) Mata Atlântica.
D) Floresta de Coníferas.

Questão 04 - UNIOESTE 2007 - Sobre o domínio vegetal conhecido como Cerrado, assinale a alternativa correta.
A) É encontrado exclusivamente nos planaltos e depressões do extremo sul do Brasil.
B) Os solos predominantes nesse domínio figuram como os mais naturalmente férteis em todo o país.
C) Encontra-se bastante degradado em razão da ocupação humana que ocorre de maneira intensa em sua área de abrangência desde o século XVIII.
D) Atualmente, extensas áreas abrangidas por ele estão ocupadas com a produção de grãos, principalmente a soja.
E) Compõe um ecossistema muito semelhante ao das florestas tropicais úmidas, como é o caso da Mata Atlântica.

Questão 05 - FUNDEP - 2014 - IF-SP - Considerado como um hotspot mundial de biodiversidade, o cerrado apresenta extrema abundância de espécies endêmicas. Do ponto de vista da diversidade biológica, o cerrado brasileiro é reconhecido como a savana mais rica do mundo, abrigando 11.627 espécies de plantas nativas já catalogadas, sendo 44% endêmicas. O grande número de espécies vegetais endêmicas é explicado pela
A) alta luminosidade no ambiente.
B) falta de água no solo do cerrado.
C) frequência de queimadas.
D) condição do solo rico em alumínio.

Questão 06 - FGV - 2014 - TJ-GO - O cerrado contém extensas áreas em condições geoambientais favoráveis à agricultura intensiva e à pecuária, sendo esta historicamente extensiva e dominante espacialmente. Nos anos 60 e 70 do século passado, por essa e outras razões de natureza geopolítica, o cerrado foi alvo de expansão da nova fronteira agrícola, baseada na modernização da agricultura (...)
(GOMES, H. e TEIXEIRA NETO, A. Geografia Goiás-Tocantins. Goiânia: UFG, 1993.)
Entre as condições geoambientais do cerrado que favoreceram a expansão da fronteira agrícola, destaca-se: 
A) a presença do solo de terra roxa, cuja baixa aptidão agrícola foi superada pelo uso de corretivos, que viabilizaram o plantio de grãos;
B) o clima tropical estacional quente e semiárido que predomina na região, no qual a baixa precipitação favorece o cultivo de cana;
C) a extensa presença de solos hidromórficos que, ao facilitarem o manejo e a mecanização, favoreceram a expansão da agricultura moderna;
D) a vegetação característica, de floresta latifoliada densa, que é responsável pela fertilidade do solo através da formação da serapilheira;
E) a predominância de latossolos que, apesar da baixa fertilidade, com a aplicação de corretivos e fertilizantes, apresentam boa capacidade de produção.

Questão 07 - CESPE - 2017 - Com cerca de 2 milhões de km², o cerrado abrange áreas de doze estados brasileiros: Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Mato Grosso, Goiás e Tocantins. Imagens de satélite mostram que 57% da área original do cerrado já estão desmatadas. Se a devastação continuar nesse ritmo, até 2030 o bioma pode desaparecer. A biodiversidade do cerrado também está ameaçada.
Lygia Terra et al. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil. 2.ª ed. São Paulo: Moderna, 2010, p. 333 (com adaptações).
O desmatamento mencionado no texto decorre principalmente da 
A) agricultura, do reflorestamento e da policultura.
B) pecuária, da policultura e da silvicultura.
C) mineração, da agricultura e da pecuária intensiva.
D) pecuária extensiva, da agricultura e das queimadas.
E) urbanização, do processo industrial e da silvicultura.

Questão 08 - Exército - 2013 - EsPCEx - Imagens mostram que 57% da área original desse domínio morfoclimático brasileiro já estão desmatados. Sua biodiversidade também está ameaçada, fato que o aponta como um dos dois “hotspots” identificados no País. A utilização de tecnologias modernas para corrigir os solos ácidos possibilitou a intensificação da produção agrícola, o que vem acelerando a devastação desse domínio.
(MYERS, 1988, apud TERRA; ARAÚJO; GUIMARÃES, 2009, p.186)
O texto acima refere-se ao domínio morfoclimático do (a) 
A) Amazônia.
B) Cerrado.
C) Caatinga.
D) Araucária.
E) Mata Atlântica.

Questão 09 - UERJ 1997 -
Nas últimas décadas, o domínio dos cerrados do Brasil Central passou a ser valorizado para a expansão da fronteira agrícola. Para isso, foram desenvolvidas técnicas que permitiram elevar significativamente a sua produtividade. A técnica fundamental para a elevação da produtividade agrícola nas áreas de cerrados é a:
A) rotação de terras e cultivos
B) correção da acidez dos solos
C) tropicalização de espécies vegetais nativas
D) intensificação do pisoteio dos pastos pelo gado

Questão 10 - IF-MT - 2016 - IF-MT - A região, onde predominam os planaltos e as chapadas, possui clima bem definido, com temperatura média anual de 24°C e duas estações principais: uma seca e outra chuvosa. A vegetação caracteriza-se pela presença de arbustos distribuídos de forma esparsa, com galhos e troncos retorcidos, e grande quantidade de gramíneas. Essas características naturais, referem-se ao domínio:
a) das Araucárias.
b) do Cerrado.
c) Amazônico.
d) da Caatinga.
e) de Mares e Morros.

Questão 11 - VUNESP - 2014 - Esta vegetação brasileira cobre cerca de 25% do território nacional. Nesse espaço territorial, encontram-se as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazônica/Tocantins, São Francisco e Prata), o que resulta numa grande disponibilidade de recursos hídricos. É um dos tipos de vegetação brasileira que mais sofreu alterações com a ocupação humana, principalmente com a abertura de novas áreas, para a produção de carne e grãos para exportação. O texto refere-se
A) à caatinga.
B) ao cerrado.
C) aos pampas.
D) ao Pantanal.
E) à floresta amazônica.

Questão 12 - PUC-SP - A cobertura vegetal típica do Brasil central é a do cerrado. Esta vegetação está correlacionada com:
a) os elevados índices de umidade.
b) os solos ricos em húmus, porém muito permeáveis.
c) o clima tropical, de estação seca bem marcada.
d) o clima subtropical, de prolongada estação seca.
e) os solos endurecidos por uma camada de seixos ferruginosos.

Questão 13 - USJT-SP -  A vegetação em questão é muito parecida com a savana africana. Constituída por uma vegetação caducifólia, predominantemente arbustiva, de raízes profundas, galhos retorcidos e casca grossa, é uma formação plenamente adaptada ao clima tropical típico, com chuvas abundantes no verão e inverno bastante seco. Trata-se do(a): 
a) caatinga. 
b) mata dos cocais. 
c) cerrado.
d) mata de araucária. 
e) várzea. 

GABARITO
01 - E
02 - A
03 - A
04 - D
05 - D
06 - E
07 - D
08 - B
09 - B
10 - B
11 - B
12 - C
13 - C

Nenhum comentário: