PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 13 de janeiro de 2019

Exercícios de História sobre a Revolução Cubana - com gabarito

Questão 01 - UFPE 1998 - Sobre a Revolução Cubana, é incorreto afirmar que: 
a) Fidel Castro comandou um ataque ao Quartel de Moncada em 1953, sendo preso e só anistiado em 1955. 
b) Do México, Fidel Castro organizou junto com Che Guevara uma invasão a Cuba em 1956. 
c) Em Cuba governava o ditador Fulgência Batista, que sem nenhum apoio dos EUA lutou contra os revolucionários cubanos. 
d) Fidel Castro e Che Guevara organizaram nas montanhas de Sierra Maestra um movimento guerrilheiro que cresceu rapidamente. 
e) Em 1959, Fidel Castro implantou um regime político baseado no nacionalismo e na expropriação de terras dos proprietários estrangeiros.

Questão 02 - FUVEST 1999 - 1ª Fase - Sobre a Revolução Cubana, é correto afirmar que
a) um número expressivo de padres católicos compunha as principais lideranças revolucionárias;
b) o êxito da revolução só foi possível graças ao apoio econômico de diversos países da América Latina;
c) o caráter socialista da revolução só foi assumido em abril de 1961, ainda que a vitória tenha acontecido em janeiro de 1959;
d) a vitória da revolução deve ser desvinculada da luta guerrilheira na Sierra Maestra;
e) o principal líder da revolução, Fidel Castro, militou no Partido Comunista Cubano desde sua juventude.

Questão 03 - PUC Campinas 2016 -  A Revolução Cubana instaurou um governo que
(A) promoveu uma ampla reforma agrária; realizou uma campanha de alfabetização em massa com a participação de jovens e empreendeu uma gradual institucionalização política do Movimento 26 de Julho.
(B) acarretou em significativa emigração de cubanos; desenvolveu novas políticas de saúde pública e reforçou o paradigma e a estratégia de revolução vigentes na América Latina.
(C) despertou forte adesão popular; modernizou a capital cubana e conquistou a independência econômica desse país, até então considerado uma espécie de "colônia" norte-americana.
(D) provocou a reformulação da política externa dos EUA no continente; criou o bloco dos Países Não Alinhados e buscou capacitação técnica para o aprimoramento e o ensino de esportes em Cuba.
(E) estimulou, no meio artístico-intelectual internacional, a consolidação de uma grande rede de solidariedade; declarou embargo aos Estados Unidos e retirou-se da ONU e da OEA.

Questão 04 - FGV-SP 2011/2 - Administração - A Revolução Cubana, vitoriosa em 1959, teve como principal característica:
a) A mobilização popular por meio de manifestações de massas e a organização de seguidas greves gerais que interromperam as atividades econômicas de Cuba.
b) A prática do “foquismo”, com grupos armados que se dedicavam à luta armada caracterizada pela tática de guerrilhas.
c) A mobilização internacional por meio de campanhas que denunciavam o desrespeito aos direitos humanos por parte do governo cubano.
d) A intervenção soviética, que enviou tropas de apoio aos revolucionários e bombardeou bases do governo cuba no.
e) A vitória eleitoral dos revolucionários no pleito de 1958 e a gradativa implementação de medidas socializantes por Fidel Castro.

Questão 05 - UFSCAR - 2002 - 2º dia - Ainda que controlados e distribuídos com austeridade, há alimentos, roupas e moradia para todos. A educação e a saúde são gratuitas e o direito ao trabalho é sagrado. Permanecem na memória apenas como lição e advertência as imagens de tempos mais ásperos, quando a Revolução engatinhava e seus dirigentes buscavam substituir, em poucos meses ou anos, uma tecnologia que o capitalismo desenvolveu e explorou ao longo de décadas -– e que em janeiro de 1959, ao ser derrotado, levou embora.
O texto, escrito pelo jornalista Jorge Escosteguy (São Paulo: Alfa-Omega, 1978), trata da história
a) cubana.
b) macedônica.
c) moçambicana.
d) nicaraguense.
e) congolesa.

Questão 06 - Vestibular Unificado IFTO - 2019/1 - A Revolução Cubana foi um movimento armado e guerrilheiro, que ocorreu em 1959 e foi comandado por Fidel Castro. Assinale V (verdadeiro) ou F (falso) para as afirmações a seguir: 
( ) O fracasso da invasão da Baía dos Porcos em 1961 fez com que o governo estadunidense estabelecesse um embargo comercial a Cuba. 
( ) Os Estados Unidos resolveram fazer uma abertura gradual às práticas comunistas. 
( ) A Revolução Cubana foi dirigida por uma guerrilha comunista que derrotou o exército de Fulgêncio Batista, com o apoio militar oferecido pela União Soviética. 
( ) Após Cuba sofrer um isolamento comercial imposto pelos Estados Unidos, o país teve como única alternativa aproximar-se da URSS e do socialismo. 
( ) A Revolução Cubana a princípio não era socialista, entretanto, as divergências do novo governo cubano pós-revolução e do governo norte-americano levaram a uma aproximação entre Cuba e a União Soviética. 
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 
a) F, V, V, F, F 
b) V, F, F, V, V 
c) V, F, V, F, V 
d) F, F, V, F, F 
e) V, F, F, F, V

Questão 07 - UTFPR 2008 - Verão - 2ª prova/Grupo 4 - “Foi num cenário marcado por intensa desigualdade social que um grupo de revolucionários, liderado pelo jovem advogado cubano Fidel Castro, iniciou uma luta sem tréguas contra o ditador Fulgêncio Batista. Depois de uma tentativa fracassada de chegar ao poder, os revolucionários embrenharam-se na Sierra Maestra e, apoiados pelos camponeses, partiram para a guerra de guerrilhas. Em janeiro de 1959, Fidel e seus companheiros, entre os quais estava o médico argentino Ernesto “Che” Guevara, conseguiram conquistar o poder, obrigando Batista a fugir do país.” É correto afirmar sobre o desenrolar da Revolução Cubana:
I) Em 1961, os norte-americanos consideraram-se prejudicados com a nacionalização de usinas, indústrias e refinarias. Como represália, eles deixaram de comprar o açúcar cubano. O governo de Fidel firmou, então, acordos comerciais com os países do bloco comunista, passando a vender o açúcar para eles.
II) Logo depois, 1.500 homens treinados pela Agência Central de Inteligência norte-americana (CIA) invadiram a baía dos Porcos, no litoral sul de Cuba, com o apoio aéreo dos Estados Unidos. Essa invasão fracassou e centenas de contra-revolucionários foram presos.
III) Em 1962, ocorreu a “Crise dos Mísseis”, quando o então presidente norte-americano John Kennedy bloqueou a ilha por mar, ameaçando invadi-la sob a alegação de que os soviéticos tinham ali instalado mísseis nucleares. O conflito foi resolvido por meio de um acordo entre os EUA e a URSS que determinava a retirada dos mísseis soviéticos, em troca do compromisso de os norte-americanos não invadirem a ilha.
IV) A partir da segunda metade da década de 60 do século XX, os dirigentes cubanos admitiram alternativas revolucionárias além do modelo soviético neo-stalinista que adotaram por causa da Guerra Fria e resolveram abrir democraticamente o regime e aceitar investimentos estrangeiros, com base na livre iniciativa.
Estão corretas somente:
A) I, II e III.
B) I, III e IV.
C) II, III e IV.
D) I e IV.
E) I e II.

Questão 08 - IFAL - Vestibular 2013 UAB - Do alto da Serra Maestra, através de rádio, passaram a pregar a luta contra o governo do sargento Fulgêncio Batista. Com ataques-surpresa a guarnições do exército e da polícia, foram conseguindo mais armas e munições. As ideias dos revolucionários conquistaram, sobretudo, o apoio dos camponeses e operários, que sofriam com salários baixos, desemprego, falta de terra, doenças e analfabetismo. O grupo dos 12, em pouco tempo, transformou-se numa tropa que causava baixas cada vez maiores ao governo. Os revolucionários aumentavam em número e recebiam o apoio da população rural e urbana. Os guerrilheiros desceram a serra e espalharam-se pelo país, abrindo uma frente de guerra contra o exército de Batista. Nas cidades, grupos de apoio atacavam a polícia e as instalações do exército. Os guerrilheiros tomaram o poder e implantaram o Socialismo por meio de uma Ditadura familiar até os dias de hoje. Com base nos seus conhecimentos, assinale a alternativa que identifica corretamente o fato a que se refere o texto acima.
A) Revolução Chinesa
B) Revolução Cubana
C) Revolução Nicaraguense
D) Golpe contra salvador Allende
E) Revolução dos Cravos

Questão 09 - UFTM/MG - As relações entre os Estados Unidos e Cuba ficaram abaladas a partir da Revolução Cubana (1959). Um dos momentos de maior tensão ocorreu quando:
A - Os revolucionários cubanos implementaram medidas de caráter socialista e retomaram as bases norte-americanas, como a de Guantánamo.
B - Empresários norte-americanos financiaram movimentos pró-castristas, enquanto o ditador cubano apoiava as guerrilhas na América Latina.
C - O governo cubano permitiu a instalação de mísseis nucleares soviéticos na ilha, o que quase gerou uma guerra entre as superpotências.
D - Agentes da CIA planejaram um movimento contra-revolucionário, que levou à invasão da baía dos Porcos e à queda de Fulgêncio Batista.
E - O governo norte-americano decretou o embargo econômico para forçar Cuba a aderir à política soviética da perestroika.

Questão 10 - FATEC 2002 - 1º Dia - Após a Revolução Cubana, mais precisamente, no primeiro dia do ano de 1959, os guerrilheiros comandados por Fidel Castro assumiram o poder. Sobre essa Revolução afirma-se que:
I. realizou a reforma agrária e a expropriação de empresas norte-americanas.
II. conseguiu realizar algumas reformas sociais, mas perdeu o apoio da União Soviética a partir de 1964.
III. realizou reformas sociais importantes (reforma, agrária, educação e saúde, mas enfrenta problemas atuais devido a sua dependência excessiva da antiga União Soviética.
Quanto a essas afirmações, deve-se concluir que:
a) todas são erradas.
b) apenas I e II estão corretas.
c) apenas I e III são corretas.
d) apenas II e III estão corretas.
e) todas são corretas.

Questão 11 - UFU 2001/2 - Sobre as repercussões da Revolução Cubana na América Latina, podemos afirmar que
A) provocou a adesão das “massas” camponesas e indígenas às guerrilhas revolucionárias, desestabilizando diversos governos e forçando a adoção de reformas políticas e sociais que atendessem às reivindicações populares.
B) serviu de modelo para as lutas camponesas, que abandonaram a estratégia da acumulação de forças, de inspiração maoísta, e adotaram o trabalho de doutrinação prévia à deflagração da luta armada.
C) durante a década de 1960, sua influência foi marcante sobre as esquerdas, entusiasmando jovens militantes comunistas, intelectuais e estudantes, que optaram pela ação e luta armada.
D) a adoção da experiência cubana como modelo levou as esquerdas a abandonarem o voluntarismo, voltando-se para a constituição de uma base de apoio sólida entre os setores populares urbanos e rurais, como condição prévia para a implantação dos focos guerrilheiros em cada país do continente.

Questão 12 - UNIFOR 2013/1 - A Revolução Cubana foi um movimento popular, que derrubou o governo do presidente Fulgêncio Batista, em janeiro de 1959. Com o processo revolucionário foi implantado em Cuba o sistema socialista, com o governo sendo liderado por Fidel Castro. Sobre as características do regime cubano, podese afirmar: 
a) A Revolução não teve apoio popular. 
b) Permitiu-se a existência de dois Partidos Políticos apenas. 
c) O regime implantado teve apoio da então União Soviética por ocasião da Guerra Fria. 
d) As eleições cubanas são indiretas e com participação popular. 
e) Uma nova concepção de regime político foi criado na ilha cubana.

Questão 13 - UFRGS 2020 - Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, referentes à Revolução Cubana. 
( ) O movimento revolucionário foi uma resposta à ditadura de Fulgêncio Batista, que assumiu o poder em 1953 e promoveu a exclusão política de setores da sociedade cubana. 
( ) A reforma agrária e a nacionalização das refinarias de açúcar, usinas e indústrias, pertencentes a empresas norte-americanas, foram realizadas com a vitória da Revolução. 
( ) Cuba, após a tomada do poder pelos revolucionários, criou a Aliança para o Progresso, um programa de colaboração entre os partidos comunistas da América Latina, com o objetivo de implantar o socialismo no continente. 
( ) A Revolução Cubana inspirou diversos movimentos de esquerda na América Latina, como a Frente Sandinista de Libertação Nacional, na Nicarágua. 
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é 
a) V – V – F – V. 
b) V – F – V – F. 
c) F – V – V – V. 
d) V – F – F – F. 
e) F – V – V – F.

Questão 14 - UFMS 2018 - A Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro, foi um movimento de resistência com vistas a: 
a) Instaurar uma nova ditadura, desta vez comunista, que pudesse cortar as relações amigáveis com os Estados Unidos e incentivar a produção de fuzis para os soviéticos. 
b) Manter o mesmo estado de coisas no país, sem avanços sociais significativos, como a erradicação do analfabetismo ou a melhoria na assistência à saúde do povo cubano. 
c) Destituir o ditador Fulgencio Batista, cuja ditadura foi marcada por corrupção, violência e aproximação com os Estados Unidos. 
d) Apoiar o ditador Fulgencio Batista, garantindo que não houvesse um golpe de estado por parte de forças revolucionárias pacíficas. 
e) Acabar com o domínio haitiano sobre Cuba.

Questão 15 - PUC-Rio 2018 - Sobre o impacto da Revolução Cubana nas relações entre os EUA e a América Latina na década de 1960, assinale a alternativa correta: 
a) A América Latina tornou-se o foco principal de preocupações militares para os norte-americanos no panorama da Guerra Fria neste período. 
b) Os EUA passaram a investir também em programas que garantissem a expansão da influência norte-americana por via pacífica, como a Aliança para o Progresso. 
c) Houve momentos de enfrentamento e tensão, como a bem-sucedida invasão da baía dos Porcos, em abril de 1961, por forças anticastristas. 
d) A crise dos mísseis cubanos, em 1962, resultou de testes realizados com armas nucleares soviéticas em território cubano. 
e) Os EUA abandonam a política praticada até então, que consistia na necessidade de exportar a democracia para os demais povos do continente.

Questão 16 - UFSCAR 2017 - O regime cubano, implantado pela Revolução Cubana de 1959 e liderado por Fidel Castro, implementou, entre outras medidas: 
a) fim das barreiras alfandegárias para a importação e privatização das indústrias de base. 
b) extinção dos partidos políticos e de todas as formas de participação popular na política. 
c) reforma agrária e nacionalização de setores econômicos antes controlados por empresas norte-americanas. 
d) privatização das propriedades de terras e estímulo à entrada de investimentos norte-americanos. 
e) criação de leis que aumentaram o poder dos proprietários rurais e rompimento de relações diplomáticas com a URSS.

Questão 17 - Unaerp 2016/2 - Cuba demonstrara de forma inequívoca que um pequeno grupo de guerrilheiros de firmes convicções poderia derrotar as forças repressivas de um governo antipopular, que a conquista do poder estatal desencadearia um dinâmico processo de transição socialista, com a rápida “expropriação dos expropriadores”, e que, mesmo com a oposição e o boicote sistemático do governo da nação mais poderosa da Terra, a revolução se consolidaria com base em seu fortalecimento interno e na solidariedade das forças progressivas do mundo e dos países socialistas. 
AYERBE, Luis Fernando. A Revolução Cubana. São Paulo: Editora UNESP, 2004, p.17. Adaptado. 
Sobre o processo que resultou na vitória da Revolução Cubana em 1959, é incorreto dizer que 
a) os revolucionários lutavam contra o governo ditatorial de Fulgêncio Batista, que era apoiado pelo exército e pelos Estados Unidos. 
b) os revolucionários lutavam contra o controle da economia por empresas norte-americanas ligadas à produção de açúcar e fumo. 
c) os revolucionários conseguiram, a partir de 1958, o apoio de importantes setores urbanos descontentes com a administração de Fulgêncio Batista. 
d) os revolucionários, declaradamente socialistas, lutavam sobretudo pela implantação de um governo socialista inspirado nos moldes do socialismo chinês. 
e) os revolucionários conseguiram organizar, a partir de 1956, nas montanhas da Sierra Maestra, um movimento guerrilheiro que cresceu rapidamente graças ao apoio dos camponeses.

Questão 18 - UFVJM 2015/2 - Sobre a revolução cubana de 1959, é correto afirmar: 
a) A Revolução Cubana é declarada socialista somente em 1961. 
b) a revolução cubana inicia-se como um projeto antiglobalização e anticapitalista. 
c) Fidel Castro assume a presidência do país em 1959, logo após a vitória dos revolucionários. 
d) a revolução cubana foi incentivada desde 1940 pela URSS dentro da lógica da bipolaridade mundial.

Questão 19 - UFPA 2013/2 - ―Teu amor revolucionário / te conduz à nova empresa / de onde esperam a firmeza / De teu braço libertário‖. (Até sempre comandante, música de Carlos Puebla, 1965). O trecho da música acima se refere ao comandante Fidel Castro durante a Revolução Cubana, como forma de 
a) enaltecer o novo regime socialista que se implanta com a deposição do governo de Fulgêncio Batista. 
b) valorizar a ideia de revolução comunista levada à frente por Fidel Castro contra os Estados Unidos da América. 
c) tratar da implantação dos novos planos de governo de Fidel Castro e Che Guevara em Cuba. 
d) questionar a ideia de liberdade que então se plantava em Cuba sob as ordens do Comandante Fidel Castro. 
e) representar na música os símbolos de totalitarismo, firmeza, patriotismo e liberdade do novo regime cubano.

Questão 20 - FACISA 2013/2 - Sob a liderança de Fidel Castro, Camilo Cienfuegos e Ernesto “Che” Guevara, um pequeno grupo de aproximadamente 80 homens se espalhou em diversos focos de luta contra as forças do governo. Entre 1956 e 1959, o grupo conseguiu vencer e conquistar várias cidades do território cubano. No último ano de luta, conseguiram finalmente acabar com o governo de Fulgêncio Batista e estabelecer um novo regime pautado na melhoria das condições de vida dos menos favorecidos. 
Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/revolucao-cubana.htm Acesso em 30 abril. 2013 

A Revolução Cubana foi um evento desencadeado 
a) pelas forças político-militares dos Estados Unidos da América, interessadas no fim da ditadura cubana. 
b) pelo famigerado M-26 (Movimento 26 de Julho) e pelas forças políticas compostas por estudantes, profissionais liberais e operários, dentre os quais “Che” Guevara e Fidel Castro. 
c) pelo governo socialista russo, interessado pela instauração do socialismo na ilha caribenha. 
d) pelos Camponeses e operários da Sierra Maestra, ansiosos pela institucionalização da reforma agrária no país. 
e) pelos líderes revolucionários latino-americanos, dentre os quais Fulgêncio Batista, preocupados com a influência norte-americana no país.

GABARITO
01 - C
02 - C
03 - A
04 - B
05 - A
06 - B
07 - A
08 - B
09 - C
1 0 - C
11 - C
12 - C
13 - A
14 - C
15 - B
16 - C
17 - D
18 - A
19 - A
20 - B

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...