PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Exercícios sobre a Mata Atlântica - com gabarito

Questão 01 - UVA - 2016.1 - A mata atlântica foi a primeira formação vegetal brasileira submetida ao extrativismo e à devastação:
a. ( ) por se tratar de uma floresta densa e homogênea.
b. ( ) por se tratar de uma floresta aberta e homogênea.
c. ( ) por causa de sua localização próxima ao litoral e peia existência de madeiras nobres.
d. ( ) por causa da presença de inúmeras espécies vegetais, tipicas das florestas europeias.

Questão 02 - CESGRANRIO - 2012 - CMB - Que bioma brasileiro sofreu um grande processo de fragmentação e apresenta a restinga como um dos seus ecossistemas?
(A) Amazônia
(B) Cerrado
(C) Mata Atlântica
(D) Pampas
(E) Pantanal

Questão 03 - CESGRANRIO - 2011 - Transpetro - O bioma Mata Atlântica é formado por um complexo conjunto de ecossistemas que conferem uma grande diversidade à paisagem. Qual dos ecossistemas a seguir NÃO é encontrado na Mata Atlântica?
(A) Campos de Altitude
(B) Restinga
(C) Floresta Estacional Semidecidual
(D) Floresta Ombrófila Densa
(E) Savana Tropical

Questão 04 - CESGRANRIO - 2014 - Petrobras - A Mata Atlântica brasileira, um dos biomas mais ameaçados do mundo, é formada por um conjunto de ecossistemas que a ela conferem um alto índice de biodiversidade. Dentre os ecossistemas integrantes da Mata Atlântica, aquele que ocorre principalmente nos estados da Região Sul do Brasil, característico por apresentar o pinheiro brasileiro (Araucaria angustifolia), é a Floresta
(A) Ombrófila Densa
(B) Ombrófila Mista
(C) Ombrófila Aberta
(D) Estacional Decidual
(E) Estacional Semidecidual

Questão 05 - FCC - 2010 - AL-SP - Bioma localizado em área subtropical e tropical, caracterizado por apresentar alta biodiversidade, ecossistemas representados, entre outros, por vários tipos florestais e campos de altitude, com status de reserva da biosfera. O texto trata da
(A) Mata de Araucária.
(B) Mata Atlântica.
(C) Floresta Amazônica.
(D) Floresta Latifoliada Perenifólia.
(E) Floresta Ombrófila Densa.

Enem 2001 - Questão 06 - Numa região, originalmente ocupada por Mata Atlântica, havia, no passado, cinco espécies de pássaros de um mesmo gênero. Nos dias atuais, essa região se reduz a uma reserva de floresta primária, onde ainda ocorrem as cinco espécies, e a fragmentos de floresta degradada, onde só se encontram duas das cinco espécies. O desaparecimento das três espécies nas regiões degradadas pode ser explicado pelo fato de que, nessas regiões, ocorreu 
a) aumento do volume e da freqüência das chuvas. 
b) diminuição do número e da diversidade de habitats. 
c) diminuição da temperatura média anual. 
d) aumento dos níveis de gás carbônico e de oxigênio na atmosfera. 
e) aumento do grau de isolamento reprodutivo interespecífico.

Enem 2001 - Questão 07 - A Mata Atlântica, que originalmente se estendia por todo o litoral brasileiro, do Ceará ao Rio Grande do Sul, ostenta hoje o triste título de uma das florestas mais devastadas do mundo. Com mais de 1 milhão de quilômetros quadrados, hoje restam apenas 5% da vegetação original, como mostram as figuras.
Considerando as características histórico-geográficas do Brasil e a partir da análise das figuras é correto afirmar que 
a) as transformações climáticas, especialmente na Região Nordeste, interferiram fortemente na diminuição dessa floresta úmida. 
b) nas três últimas décadas, o grau de desenvolvimento regional impediu que a devastação da Mata Atlântica fosse maior do que a registrada. 
c) as atividades agrícolas, aliadas ao extrativismo vegetal, têm se constituído, desde o período colonial, na principal causa da devastação da Mata Atlântica. 
d) a taxa de devastação dessa floresta tem seguido o sentido oposto ao do crescimento populacional de cada uma das Regiões afetadas. 
e) o crescimento industrial, na década de 50, foi o principal fator de redução da cobertura vegetal na faixa litorânea do Brasil, especialmente da região Nordeste.

Questão 08 - UDESC - 2013.1 - A Mata Atlântica é uma cobertura vegetal que se estende ao longo do litoral brasileiro desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul e possui uma diversidade biológica, que se justifica por estar localizada em áreas: 
A. ( ) com muitas unidades de conservação. 
B. ( ) litorâneas com bastante umidade. 
C. ( ) de diferentes altitudes. 
D. ( ) de clima tropical e subtropical úmido e diferentes altitudes. 
E. ( ) de diferentes altitudes com ocorrência de chuvas regulares.

Questão 09 - UFRR 2016/E3 - A Mata Atlântica originalmente cobria uma área de 1 milhão 2 de km , estendendo-se ao longo do litoral, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul. Este é o ecossistema brasileiro que mais sofreu os impactos ambientais dos ciclos econômicos da história do Brasil, reduzindo-se a cerca de 7% de sua área original. Analise as afirmações a seguir. 
I. o desmatamento da Mata Atlântica teve início com a chegada dos colonizadores ao Brasil, quando os portugueses extraíam o pau-brasil, uma árvore de coloração avermelhada da qual retiravam um corante muito apreciado na Europa. 
II. apesar da perda de uma vasta área, a Mata Atlântica não sofre com problemas de extinção, uma vez que as espécies endêmicas da região se encontram protegidas por Unidades de Conservação. 
III. a expansão da agricultura, principalmente ligada à produção de cana-de-açúcar no Nordeste e café no Sudeste, foi um dos fatores que levaram à supressão de vastas áreas da Mata Atlântica. 
Após a leitura, marque a opção com a(s) assertiva(s) corretas. 
A) III; 
B) I; 
C) I e II; 
D) I e III; 
E) Todas as afirmativas são incorretas.

Questão 10 - UNIOESTE 2011 - 2ª Etapa - Sobre o domínio de vegetação formado pela Mata Atlântica, assinale a alternativa correta.
A. A floresta atlântica é fisionomicamente semelhante ao domínio de vegetação do cerrado.
B. Em toda sua extensão de abrangência a rede hidrográfica caracteriza-se pela predominância de rios intermitentes e sazonais.
C. Originalmente, antes de ter a maior parte de sua área devastada, o território ocupado por esse tipo de vegetação estendia-se da faixa litorânea da região sul até a fronteira com a Bolívia, dominando a paisagem do centro-oeste brasileiro.
D. Desenvolve-se predominantemente em áreas de baixo índice pluviométrico e de solo arenoso.
E. Apesar da redução significativa de sua área de abrangência, ao longo de séculos de ocupação, ainda destaca-se pela grande biodiversidade encontrada por hectare nos fragmentos de mata preservados.

Questão 11 - UNESP - 2017/2 - 1ª fase - A Mata Atlântica desempenha uma extraordinária função social. Cobrindo parcela significativa do território brasileiro, a biodiversidade da Mata Atlântica fornece serviços ecológicos essenciais para cerca de 145 milhões de pessoas (70% da população brasileira) e constitui a base de recursos para uma parcela considerável do produto interno bruto do país. (José M. C. Silva et al. “Conservação da Mata Atlântica brasileira”.
In: Diogo C. Cabral e Ana G. Bustamante (orgs). Metamorfoses florestais, 2016. Adaptado.) 
Considerando a função social destacada no excerto, são exemplos de serviços ecológicos prestados pela Mata Atlântica preservada: 
a) a produção de oxigênio e a purificação do ar.
b) a seleção de espécies com valor econômico e a polinização das culturas.
c) a proteção contra a erosão e a recuperação de áreas agricultáveis.
d) a decomposição de rejeitos urbanos e o fornecimento de madeira.
e) a regulação do clima e o tratamento da água.

GABARITO
01 - C
02 - C
03 - E
04 - B
05 - B
06 - B
07 - C
08 - D
09 - A
10 - E
11  - A

Nenhum comentário: