PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Exercícios de Geografia sobre as Coordenadas Geográficas - com gabarito

Questão 01 - CEDAF – UFV 2017 - A cartografia é uma área que surgiu com a necessidade da sociedade situar-se no espaço geográfico ao longo do tempo. Sendo assim, criou-se uma rede de linhas imaginárias que nos permitem localizar qualquer ponto em sua superfície. Essas linhas, em conjunto, são chamadas:
a) projeções cartográficas.
b) cartas topográficas.
c) escalas geográficas.
d) coordenadas geográficas.

Questão 02 - Banca COTEC 2020 - “Para que cada ponto da superfície da Terra pudesse ser localizado no mapa, foi criado um sistema de linhas imaginárias os meridianos e os paralelos. Os meridianos são linhas imaginárias que cortam a Terra no sentido norte-sul. Os paralelos são linhas imaginárias que circulam a Terra no sentido leste-oeste”. 
Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, 2012. Adaptado. A interseção de um paralelo com um meridiano está implícita em: 
A) Latitude Setentrional. 
B) Longitude Ocidental. 
C) Círculos Polares. 
D) Longitude Meridional. 
E) Coordenadas Geográficas.

Questão 03 - ACAFE - 2017.1 - Sobre a orientação e as coordenadas geográficas, é correto afirmar, exceto: 
A) As linhas imaginárias constantes nos mapas e globos determinam dois tipos de coordenadas geográficas: a latitude e a longitude, que funcionam como “endereços” de qualquer lugar do planeta. 
B) A rosa dos ventos indica os pontos cardeais e colaterais e aparece no mostrador da bússola, que tem uma agulha sempre apontando para o norte magnético. 
C) A orientação em cidades e estradas, graças ao avanço tecnológico, é possível de ser feita através do Sistema de Posicionamento Global. 
D) O Equador corresponde ao círculo máximo da Terra e determina a divisão do globo terrestre em dois hemisférios: o Norte e o Sul, nos quais, a partir do Equador, temos os círculos paralelos denominados longitude, que por si só é suficiente para localizar um ponto no espaço terrestre.

Questão 04 - UDESC - 2013.2 - Assinale a alternativa correta sobre coordenadas geográficas. 
A. ( ) Meridiano de Greenwich é o que passa sobre a localidade de Greenwich, na Alemanha, e que, por convenção, divide o globo terrestre em várias partes, como um gomo de laranja. 
B. ( ) Paralelo é uma circunferência imaginária que pode ser traçada até 180 vezes sobre a superfície terrestre. 
C. ( ) A longitude é determinada pelo ângulo formado pela posição de um determinado ponto e o plano meridional, podendo variar de 0º a 90º. 
D. ( ) Meridianos são semicírculos imaginários que vão do Polo Norte ao Polo Sul. 
E. ( ) Equador é uma linha imaginária que divide a Terra em dois hemisférios, o meridional (norte) e o setentrional (sul).

Questão 05 - CEDAF – UFV 2015 - Observe a figura abaixo e as afirmativas a seguir:
I. O globo terrestre pode ser dividido por uma rede de linhas imaginárias que permite localizar qualquer ponto em sua superfície.
II. As linhas que dividem o globo terrestre determinam dois tipos de coordenadas: latitude e longitude.
III. A Linha do Equador divide o globo em dois hemisférios: o Norte e o Sul.
IV. A longitude é a distância em graus dos círculos paralelos ao Equador e a latitude é formada por linhas que cruzam os paralelos perpendicularmente. As coordenadas geográficas nos auxiliam na localização precisa de elementos no espaço geográfico.
Em relação aos conhecimentos sobre coordenadas geográficas, é CORRETO o que se afirma apenas em:
a) I e III.
b) II e IV.
c) I, II e III. 
d) I, III e IV.

Questão 06 - IFS 2013.2 - Subsequente - As coordenadas geográficas (latitude e longitude) constituem um dos elementos fundamentais das representações cartográficas. São estabelecidas por linhas imaginárias (paralelos e meridianos) que fornecem os endereços” dos lugares no espaço geográfico. Sobre o sistema de coordenadas geográficas assinale a alternativa com proposição CORRETA:
a) O Equador corresponde ao círculo máximo da esfera, traçado num plano perpendicular ao eixo terrestre, e determina a divisão do globo em dois hemisférios: o oriental e o ocidental.
b) A longitude é à distância, medida em graus (de 0° a 90°), que vai de um ponto qualquer até o meridiano de Greenwich.
c) O meridiano de Greenwich é o principal, passa pelos arredores de Londres no Reino Unido e é referência para as longitudes. 
d) As linhas que cruzam o Equador são denominadas de paralelos.
e) A latitude é determinada pelos paralelos e varia de 0° a 180° tanto para o leste (L) quanto para o oeste (O).

Questão 07 - UNIOESTE 2007 - As coordenadas geográficas são definidas como um conjunto de linhas imaginárias criadas para determinar, com exatidão, qualquer ponto da superfície terrestre. Sobre o assunto, assinale a alternativa INCORRETA:
(A) Os meridianos são linhas imaginárias que dão a volta na Terra de pólo a pólo.
(B) Curvas de nível são linhas imaginárias projetadas para unir os pontos de igual latitude.
(C) O Equador é considerado o paralelo zero e a distância em graus que vai do Equador aos pólos é chamada de latitude, portanto, a latitude só pode ser norte ou sul.
(D) O Equador divide o globo em hemisfério norte, setentrional ou boreal e hemisfério sul, meridional ou austral.
(E) A latitude varia de 0° a 90° tanto para norte como para sul, a partir do Equador.

Questão 08 - UNIOESTE 2009 - Considerando que as coordenadas geográficas compreendem os meridianos, os paralelos, a longitude e a latitude, assinale a alternativa INCORRETA.
(A) Meridianos são linhas fixas da esfera cujo plano contém o eixo de rotação, ou eixo polar.
(B) Paralelos são círculos imaginários da esfera cujo plano é perpendicular ao eixo de rotação, ou eixo polar.
(C) Longitude é a distância, expressa em graus, minutos e segundos de arco, entre os meridianos de um determinado ponto da superfície terrestre e o meridiano de Greenwich. (D) Latitude é a distância, expressa em graus, minutos e segundos de arco, entre um ponto em um paralelo e a linha do Equador, que divide a Terra nos hemisfério Norte e Sul. (E) Greenwich, por convenção, é o meridiano inicial que divide a Terra nos hemisférios Leste e Oeste.

Questão 09 - UVA 2005.2 - Coordenadas geográficas são a latitude e a longitude de um ponto no globo. Um ponto situado acima do círculo do Equador e à esquerda do meridiano de Greenwich tem como coordenadas geográficas:
A) Sul e Leste
B) Norte e Oeste
C) Sul e Oeste
D) Norte e Leste


GABARITO
01 - D
02 - E
03 - D
04 - D
05 - C
06 - C
07 - B
08 - A
09 - B

Nenhum comentário: