PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 12 de janeiro de 2019

Exercícios sobre a Confederação do Equador - com gabarito

Questão 01 - FGV-SP 2000 - 1ª fase -“A propagação das idéias republicanas, antiportuguesas e federativas (...) ganhou ímpeto com a presença no Recife de Cipriano Barata, vindo da Europa, onde representava a Bahia nas Cortes. É importante ressaltar (...) o papel da imprensa na veiculação de críticas e propostas políticas (...). Os Andradas, que tinham passado para a oposição depois das medidas autoritárias de D. Pedro, lançaram seus ataques através de O Tamoio; Cipriano Barata e Frei Caneca combateram a monarquia centralizada, respectivamente na Sentinela da Liberdade e no Tífis Pernambucano.”
(Boris Fausto, História do Brasil)
A conjuntura exposta no texto acima refere-se à emergência da:
a) Rebelião Praieira;
b) Cabanagem;
c) Balaiada;
d) Sabinada;
e) Confederação do Equador.

Questão 02 - UniCesumar 2017 -“Nós estamos, sim, independentes, mas não constituídos. Ainda não formamos sociedade imperial, senão no nome. O Brasil, só pelo fato da sua separação de Portugal e proclamação da sua independência, ficou de fato independente não só no todo, como em cada uma de suas partes ou províncias; e estas, independentes umas das outras. Ficou o Brasil soberano, não só no todo, como em cada uma das suas partes ou províncias.” Frei Caneca. Ensaios políticos. Rio de Janeiro: Puc, 1976. O texto, publicado em 1824, em meio à Confederação do Equador, pode ser interpretado como
A) uma crítica à centralização política do Estado brasileiro e uma defesa da autonomia das províncias.
B) uma reação às revoltas localistas que ocorriam em várias partes do Brasil e tentavam impedir a unidade nacional.
C) uma defesa da unidade latino-americana e da intervenção política e militar brasileira na Província Cisplatina.
D) uma proposta de entendimento político entre o governo imperial e os governos provinciais.
E) uma tentativa de reaproximar o governo imperial brasileiro e as Cortes portuguesas.

Questão 03 - PUCRS 2000.1 - A Confederação do Equador (Pernambuco, 1824) foi um movimento regional de grande relevância na crise política do Primeiro Reinado. O movimento pernambucano radicalizou-se de forma notável, incluindo reivindicações de caráter popular no confronto com o poder imperial. É correto afirmar que esse processo de radicalização foi condicionado
A) pela influência do movimento operário europeu, que começava a organizar-se segundo a perspectiva revolucionária do socialismo científico.
B) pelo fortalecimento do movimento abolicionista na região, devido ao processo de modernização da lavoura canavieira, que então se verificava.
C) pelo apoio material dos comerciantes portugueses às frações radicais do movimento, objetivando o não-reconhecimento internacional da independência.
D) pela liderança de imigrantes europeus, que pretendiam alterar a estrutura fundiária da região, baseada no latifúndio.
E) pela necessidade dos grupos dominantes locais de mobilizar o apoio das camadas populares para sustentar o confronto com o poder central.

Questão 04 - UVA 2005/2 - Sobre a Confederação do Equador, assinale a alternativa incorreta:
A) A revolta espalhou-se pela região mineradora, conseguindo o controle político de Minas Gerais e Goiás.
B) Teve entre seus principais líderes o Frei Caneca.
C) A Confederação adotou, provisoriamente, o modelo constitucional da Colômbia.
D) Foi sufocada por tropas enviadas pelo Imperador, da qual participa a esquadra naval do mercenário Lorde Cochrane.

Questão 05 - IDECAN - 2016 - Constituição de 1824
“Art. 10. Os Poderes políticos reconhecidos pela Constituição do Império do Brasil são quatro: o Poder Legislativo, o Poder Moderador, o Poder Executivo e o Poder Judicial. Art. 11. Os representantes da Nação brasileira são o Imperador e a Assembléia Geral. Art. 12. Todos estes Poderes no Império do Brasil são delegações da Nação.
[...]” (Disponível em: http://www.monarquia.org.br/pdfs/constituicaodoimperio.pdf.) 
Em 1824, eclodiu no Nordeste um movimento revolucionário – Confederação do Equador, de tendência liberal, separatista e republicana, reagindo contra o centralismo monárquico consubstanciado na Constituição outorgada de 1824. Em linhas gerais, o programa da Confederação do Equador preconizava: 
A) A implantação de um governo representativo, que garantisse a autonomia das províncias confederadas.
B) A censura e reforma da Constituição de 1824 e o estabelecimento de um governo interino no lugar de D. Pedro I.
C) A ruptura do comércio interprovincial e internacional das províncias confederadas, que estabeleceriam uniões aduaneiras.
D) A independência jurídica e política de cada província envolvida no conflito, que estabeleceria, cada uma, o seu governo próprio.

Questão 06 - UESPI 2011 - As medidas políticas de D. Pedro I não agradavam à boa parte da população. Em Pernambuco, por exemplo, articulou-se a Confederação do Equador, em 1824, que: 
A) negava a importância do liberalismo, mas planejava a independência do Brasil. 
B) divulgava a importância de suas ideias em órgãos da imprensa atuante na época. 
C) conseguiu a autonomia do Nordeste, graças à coragem do líder e militar Cipriano Barata. 
D) tinha princípios democráticos, embora não possuísse apoio militar para seguir suas ações. 
E) estimulou a rebeldia dos escravos, projetando o fim dos latifúndios e das oligarquias.

Questão 07 - UFV 1999 - Dentre as diversas revoltas e insurreições que antecederam a abdicação de D. Pedro I em 1831, uma foi especialmente importante pelos ideais republicanos de seus líderes, entre os quais Frei Caneca. Outra característica desse movimento teria sido a proclamação da república em 1824, com a adoção da Constituição da Colômbia. O movimento foi duramente reprimido e Frei Caneca condenado à morte e fuzilado. O movimento em questão ficou conhecido como: 
a) Inconfidência Mineira. 
b) Confederação do Equador. 
c) Questão Cisplatina. 
d) Guerra dos Mascates. 
e) Revolta dos Farrapos.

Questão 08 - ESPM 2018/2  - Assim, as províncias do nordeste, há muito insatisfeitas com a política da corte, e agitadas com essa guerra de palavras, manifestaram-se em uma nova explosão revolucionária. Contra decisões de D. Pedro I, conclamava o Typhis Pernambucano: ‘Eia, pernambucanos! A nau da pátria está em perigo, cada um a seu posto, unamo-nos com as províncias limítrofes. Escolhamos um piloto, que mareie a nau ameaçada de iminente e desfechada tempestade; elejamos um governo supremo, que nos conduza à salvação e à glória.’. 
(Lúcia Bastos Pereira das Neves. "A Vida Política" in: Crise Colonial e Independência / coordenação Alberto da Costa e Silva) 
O contexto tratado deve ser relacionado com: 
a) a Confederação do Equador; 
b) a Revolução Pernambucana de 1817; 
c) a Praieira; 
d) a Sabinada; 
e) a Cabanagem.

Questão 09 - UCPEL 2013 - O movimento contestatório ao imperador D. Pedro I, com caráter republicano, que foi desenvolvido no Nordeste brasileiro em 1824 e que teve forte repressão e execução das lideranças, como Frei Caneca, foi denominado de 
a) Balaiada. 
b) Sabinada. 
c) Confederação do Equador. 
d) Revolta dos Malês. 
e) Revolução Pernambucana.

Questão 10 - UECE 2017/1 - Observe o seguinte enunciado: “Com a dissolução da Assembleia Constituinte, em 12 de novembro de 1823, aumentou a insatisfação com o governo de D. Pedro I, sobretudo no Nordeste. Em 2 de julho de 1824, em Pernambuco, Manuel Carvalho Paes de Andrade lança o manifesto que dá origem ao movimento. Contudo, antes da manifestação ocorrida no Recife, apoiada por Cipriano Barata e por Joaquim da Silva Rabelo (o Frei Caneca), ambos experientes revoltosos, a província do Ceará já tinha sua manifestação contrária ao Imperador, ocorrida no município de Nova Vila do Campo Maior (hoje Quixeramobim), em 9 de janeiro de 1824 e liderada por Gonçalo Inácio de Loyola Albuquerque e Melo (o Padre Mororó)”. 
O movimento ocorrido no Brasil durante o Império a que o enunciado acima se refere é denominado 
a) Revolução Pernambucana. 
b) Revolução Praieira. 
c) Confederação do Equador. 
d) Contestado.

Questão 11 - ESA 1975 - O ano de 1824 assinala uma grande revolução – Confederação do Equador, ocorrida na província de: 
A) Minas Gerais 
B) São Paulo 
C) Pernambuco 
D) Alagoas

Questão 12 - ESA 1978 - A dissolução da Assembleia Constituinte, em 1824, motivou o seguinte fato histórico imediato: 
A) Confederação do Equador 
B) "Dia do Fico" 
C) Guerra da Cisplatina 
D) Abdicação de D. Pedro.

Questão 13 - UECE 2022.1 - A noite de 12 de novembro de 1823 ficou conhecida como a Noite da Agonia, marcada pela invasão, ordenada por D. Pedro I, do plenário da Assembleia Constituinte, provocando sua dissolução. No dia seguinte, o Imperador impôs medidas de vigilância sobre reuniões políticas e até prisão para quem se envolvesse em polêmicas públicas. Pouco mais de 4 meses depois, no dia 25 de março do ano seguinte, era outorgada a Constituição Política do Império do Brasil. Como consequência dessas atitudes de D. Pedro I, 
A) ocorreu um movimento revolucionário, republicano e separatista em algumas províncias do Nordeste brasileiro, denominado Confederação do Equador. 
B) explodiu, em Salvador, a Conjuração baiana, ou revolta dos Alfaiates, que pretendia a separação da província da Bahia do restante do Brasil. 
C) em julho de 1824, os estancieiros gaúchos rebelaram-se contra o império, proclamando a autonomia política da província e a criação da República Juliana. 
D) eclodiu a Revolução Pernambucana, ou Revolução dos Padres, motivada pelos ideais iluministas, com apoio internacional dos Estados Unidos.

Questão 14 - ESPM 2016/1 - ...uma Constituição não é outra coisa que a ata do Pacto Social que fazem entre si os homens, quando se juntam e associam para viver em reunião ou sociedade. 
(Frei Joaquim do Amor Divino Rabelo Caneca. Citado por Adriana Lopez e Carlos Guilherme Mota in História do Brasil: uma interpretação) 

As palavras do Frei Caneca foram proferidas a propósito de crítica ao modelo autocrático- imperial de Pedro I. Assinale a alternativa que apresente a revolução republicana e separatista que eclodiu no nordeste, ocorrida contra o governo de Pedro I: 
a) Revolução Pernambucana de 1817; 
b) Sabinada; 
c) Cabanagem;
d) Balaiada; 
e) Confederação do Equador.

Questão 15 - UNIFENAS 2017/2 - Em março de 1817, um grupo de revolucionários assumiu o poder na província, declarando-a uma república separada do Brasil. Foi o conflito interno mais grave ocorrido durante a permanência da Família Real portuguesa no Brasil. O movimento tinha forte inspiração republicana e separatista. Três meses depois tropas portuguesas reprimiram o movimento e os principais líderes foram fuzilados. 
(Eduardo Bueno, Brasil Uma História, Leya, SP, 2012, p. 157). 
a) Revolta de Vila Rica. 
b) Conjuração Baiana. 
c) Revolução Pernambucana. 
d) Guerra dos Mascates. 
e) Confederação do Equador.

Questão 16 - UCPEL 2015 - O movimento revolucionário que ocorreu no Nordeste, em 1824, contra o Estado brasileiro centralizador, imperial, autoritário, dominado pelas elites do Rio de Janeiro, foi denominado historicamente como 
a) Sabinada. 
b) Balaiada. 
c) Cabanagem. 
d) Revolução Pernambucana. 
e) Confederação do Equador.

GABARITO
01 - E
02 - A
03 - E
04 - A
05 - A
06 - B
07 - B
08 - A
09 - C
10 - C
11  - C
12 - A
13 - A
14 - E
15 - E
16 - E

Nenhum comentário: