PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Exercícios sobre o Governo Washington Luís - com gabarito

Questão 01 - FUVEST 2008 - Transferência – A geografia dos transportes no Brasil é, no século XX, marcada pela hegemonia do modal rodoviário frente aos outros modais de transporte. Tal afirmativa pode ser diretamente relacionada a um governante do Brasil e seu lema:
a) Washington Luís e “Governar é abrir estradas”. 
b) Juscelino Kubitschek e “Governar é abrir estradas”.
c) General Médici e “Integrar para não entregar”.
d) Getúlio Vargas e “O petróleo é nosso”.
e) Castelo Branco e “Integrar para não entregar”.

Questão 02 - FAMERP 2017 -  1° dia - “A questão social é um caso de polícia” — esta frase, atribuída a Washington Luís, presidente da República de 1926 até a sua deposição em 1930, é geralmente apontada como o sintoma de como as questões relativas ao trabalho (a “questão social”) eram descuidadas pelo Estado, durante o período da chamada República Velha (1889- 1930).
(Kazumi Munakata. A legislação trabalhista no Brasil, 1984.) 
A associação da frase de Washington Luís a um “sintoma” característico da Primeira República brasileira pode ser exemplificada pela 
a) liberação das manifestações de trabalhadores no perímetro urbano de todas as capitais.
b) proibição de entrada de imigrantes que tivessem participado de sindicatos nos seus países de origem.
c) decretação do toque de recolher, ainda no final do século XIX, com a limitação dos horários de circulação dos cidadãos.
d) repressão contínua às greves, aos protestos e a outras formas de manifestação dos trabalhadores. 
e) promulgação da legislação trabalhista, com a definição de direitos e deveres dos trabalhadores.

Questão 03 - CBM-MG - 2013 - A Aliança Liberal que reuniu as principais forças oposicionistas contra Júlio Prestes, candidato do governo Washington Luís ao posto de presidente da república, era composta por
a) Getúlio Vargas para presidente e João Pessoa para vice-presidente. 
b) Getúlio Vargas para presidente e Antônio Carlos para vice-presidente.
c) Getúlio Vargas na cabeça da chapa e Juarez Távora para vice-presidente.
d) Getúlio Vargas para presidente e Luís Carlos Prestes para vice-presidente.

Questão 04 - FCC - 2013 - AL-PB - Analista Legislativo - Considere a afirmação a seguir: Em meados de 1929, após várias conversações, as oposições lançaram as candidaturas de Getúlio Vargas à presidência e de João Pessoa à vice-presidência.
(Boris Fausto. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2002. p. 319)

As candidaturas mencionadas
(A) venceram legalmente as eleições, mas Vargas e seu vice foram impedidos de tomar posse, fato que provocou o estopim da Revolução de 1930, marcando o fim da Primeira República e o início do Estado Novo no Brasil.
(B) saíram derrotadas nas eleições, apesar de contarem com amplo apoio político, fato que, somado ao assassinato de João Pessoa, mobilizou as camadas populares da sociedade a tomarem o poder e a conduzirem a Revolução.
(C) sequer chegaram a concorrer de fato, pois o presidente em exercício, Washington Luís, empossou Júlio Prestes como seu sucessor antes das eleições, gerando grande indignação por parte dos tenentes e dos estados do Norte e do Nordeste.
(D) representaram uma aliança nacional entre tenentes, anarquistas, comunistas e “coronéis” de todos os estados do país, com o objetivo de combater a política do café com leite e instaurar um regime federalista e democrático.
(E) foram lançadas pela Aliança Liberal, para concorrer com a candidatura de Júlio Prestes à presidência, nome que representava os interesses da oligarquia cafeeira paulista, então detentora do poder em nível federal.

Questão 05 - Mackenzie/2017 - “Júlio Prestes venceu as eleições de 1º de março de 1930. (...) o resultado das eleições parecia marcar o fim da cisão regional. (...). Borges de Medeiros reconheceu a vitória de Júlio Prestes, declarando ainda que o Rio Grande do Sul se disporia a colaborar com o novo governo. Mas nem todos na oposição pensavam assim. Começou a aparecer como alternativa o ponto de vista dos chamados ‘tenentes civis’, que queriam uma resposta pelas armas”.
Boris Fausto. História do Brasil. 13ª ed. São Paulo: EDUSP, 2009, p.321 

No contexto do golpe que levou Getúlio Vargas ao poder, em 1930, assinale a alternativa que aponta corretamente o significado da expressão ‘tenentes civis’.
a) Aponta a união entre reivindicações militares por mudanças políticas, iniciadas na década de 1930, e a disposição, de lideranças políticas dentro da Aliança Liberal, em promover tais mudanças pelas vias golpistas. A ascensão de Getúlio Vargas ao poder resultou da conjugação desses dois lados.
b)Trata-se dos grupos civis e militares que, desde a década anterior e liderados por Luís Carlos Prestes, exigiam mudanças políticas para o país. Em 1930, a derrota de Getúlio Vargas nas eleições evidenciou o uso das fraudes eleitorais, servindo, por sua vez, como estopim para o golpe de Estado.
c)Refere-se às lideranças militares que, desde a proclamação da República, pretendiam mudanças políticas pelas vias armadas. Em 1930, os “civis” eram grupos políticos de São Paulo e Rio Grande do Sul, que se uniram contra a liderança mineira na condução da política nacional.
d)Indica a disposição de militares e civis em derrubar o governo pelas vias armadas. Em 1930, a derrota da Aliança Liberal nas eleições evidenciou a fragilidade política dos grupos governistas, fortalecendo o movimento golpista que resultou na ascensão de Getúlio Vargas ao poder.
e)Retoma as reivindicações tenentistas da Primeira República por mudanças políticas pelas vias armadas. Em 1930, os “civis” eram jovens políticos da Aliança Liberal, insatisfeitos com os resultados das eleições e que, por isso, estavam dispostos a derrubar o governo pelas armas.

Questão 06 - CESPE - 2009 - PC-PB - Agente de Investigação e Agente de Polícia - 
Em um contexto de crise acentuada, Vargas, ministro da Fazenda de Washington Luís, tornou-se candidato por proposta da Aliança Liberal, sendo indicado para a vice-presidência João Pessoa, que recusou seu apoio aos candidatos oficiais do Catete: Júlio Prestes (de São Paulo) e Vital Soares (da Bahia). Contestada a vitória de Júlio Prestes, definiu-se o processo que levou Getúlio Vargas ao poder, com o apoio de Antonio Carlos, de Minas, onde irrompeu o levante.
 Idem, ibidem, p. 632.

Relativamente ao tema abordado no texto acima, assinale a opção correta.
A) A Revolução de 1930 foi liderada por Getúlio Vargas, um gaúcho que não chegou a participar da República Velha.
B) Inscrita na bandeira paraibana, a palavra “nego” remete à negativa do governador do estado em apoiar o golpe ditatorial do Estado Novo.
C) Candidato a vice-presidente na chapa liderada por Vargas, o paraibano João Pessoa, embora eleito, não chegou a tomar posse.
D) Contestar os resultados das eleições na República Velha, como em 1930, era comum em face de um processo eleitoral repleto de fraudes. 
E) O assassinato de João Pessoa foi o estopim que levou à revolução que depôs Getúlio Vargas em 1945.

Questão 07 - (Adaptada) CESPE - 2016 - Instituto Rio Branco - Diplomata -  A crise aguda da Primeira República já se pronunciava no quatriênio do mineiro Artur Bernardes, de que dá mostra o estado de sítio mantido por todo o seu governo. A sucessão de Washington Luís, vencida pelo também candidato paulista governista Júlio Prestes, tornou irreversível a ruptura do sistema político que tinha na alternância entre São Paulo e Minas Gerais na Presidência da República um de seus pontos de equilíbrio.
(  ) Certo 
(  ) Errado

Questão 08 - UVA 2013.2 - CE  - Em 1930, o Brasil é abalado por uma revolução, que ocorre em outubro. O presidente Washington Luiz é deposto e Getúlio Vargas assume o poder. Encerra-se, desta forma, a República Velha. O período histórico conhecido como a era de Vargas (1930 - 1945) costuma ser dividido em:
a) duas fases distintas: a democracia e a constitucional.
b) três fases distintas: governo provisório, governo constitucional e governo ditatorial.
c) duas fases: a ditadura e o Estado Novo.
d) Governo Constitucional e Estado Novo

GABARITO
01 - A
02 - D
03 - A
04 - E
05 - E
06 - D
07 - Certo
08 - B

Nenhum comentário: