PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 31 de março de 2018

Exercícios de História sobre o Governo de Artur Bernardes - com gabarito

Questão 01 - UEA 2012/2013 - O poder constituído na República Velha (1889-1930) foi duramente criticado e combatido nos anos 1920 pelos jovens oficiais do exército brasileiro. No governo do presidente Artur Bernardes (1922-1926) ocorreram revoltas militares que 
A) procuravam imitar os governos fascistas de países da Europa, organizando partidos políticos nacionalistas e disciplinados. 
B) projetavam implantar no Brasil um Estado mais empenhado na defesa dos valores cristãos do que no progresso social. 
C) foram influenciadas pelos movimentos anarquistas europeus e pelas transformações sociais e econômicas por que passava a União Soviética. 
D) tomaram o poder e estabeleceram um regime autoritário, que endividou o Estado brasileiro e promoveu o desenvolvimento econômico. 
E) criticavam o monopólio do poder pela oligarquia e insurgiram-se contra ela de armas na mão em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus.

Questão 02 - UVA/2003/2. Durante a presidência de Artur Bernardes, na República Velha, (1922-1926) podemos identificar: 
A) Instabilidade política, sendo decretado "estado de sítio" e eclosão da Guerra Civil no Rio Grande do Sul, entre republicanos e federalistas e em São Paulo, um levante tenentista. 
B) Austeridade econômica, em razão do apoio financeiro dispensado ao nordeste brasileiro. 
C) Desenvolvimento industrial e empréstimos aos Estados endividados. 
D) Liberalismo ideológico e reformas político-sociais, destinados a conquistar o apoio das camadas urbanas.

Questão 03 - UEL - A análise do governo de Artur Bernardes (1922-26) mostra. 
a) Completa paralisação dos movimentos militares em São Paulo e no Rio Grande do Sul. 
b) Total identificação de Luís Carlos Prestes com os ideias governamentais. 
c) Intensa atividade política do tenentismo contra as oligarquias dominantes. 
d) Diminuição crescente do envolvimento do proletariado em problemas sociais. 
e) Grande esforço do governo para eliminar a estrutura oligárquica da República.

Questão 04 - UERJ 2001 

Artur Bernardes – retratado acima – ocupou a presidência da República entre 1922 e 1926. Aponte uma característica do governo Artur Bernardes que possa ser relacionada à charge.

Questão 05 - UNIFAL-MG - No que diz respeito ao governo de Arthur Bernardes na Presidência da República (1922-1926), assinale a alternativa que NÃO corresponde a um dos principais acontecimentos ocorridos na política nacional: 
a) A Guerra do Contestado. 
b) O Movimento tenentista. 
c) A Manutenção de Estado de Sítio permanente. 
d) A Coluna Prestes.

Questão 06 - FCC 2010 - Em 1924 explodiu o chamado 5 de julho em São Paulo. (...) A presença dos tenentes na capital paulista durou até o dia 27. (...) Afinal, os revoltosos abandonaram a cidade a 27 de julho, deslocando-se pelo interior de São Paulo em direção a Bauru. A manobra foi facilitada pela eclosão de revoltas tenentistas em cidades do interior. Essa foi a chamada “coluna paulista”, que se fixou no oeste do Paraná, em um lugarejo próximo à foz do Iguaçu. Aí as tropas vindas de São Paulo enfrentaram os legalistas, à espera de uma outra coluna proveniente do Rio Grande do Sul.
(Boris Fausto. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 1955, p. 308-309)
O movimento a que o texto se refere tinha como objetivo 
A) agregar ao movimento a cúpula das Forças Armadas.
B) derrubar o governo do presidente Artur Bernardes.
C) salvar a nação dos grupos comunistas organizados em Partido.
D) percorrer o Brasil para mostrar a força econômica dos tenentes.
E) protestar contra a repressão do Exército ao Clube Militar.

Questão 07 - Mackenzie-SP - As tropas gaúchas se juntaram às paulistas em abril de 1925, decidindo percorrer o Brasil para propagar a ideia de revolução e levantar a população contra as oligarquias. Assim, 1.500 homens percorreram 24 mil km, enfrentaram tropas federais, estaduais e de coronéis, exilando-se na Bolívia em 1927. O texto descreve um importante movimento rebelde contra o governo Artur Bernardes. Identifique-o. 
a) Revolta de Juazeiro 
b) Revolta da Chibata 
c) Coluna Prestes 
d) Revolta de Canudos 
e) Revolução Federalista

Questão 08 - FAAP-SP - Foi agitado, marcado pela mais longa vigência do estado de sítio. Movimentos tenentistas marcaram o seu governo: em 1924 surgiram revoltas no Amazonas, Sergipe, Pará e Rio Grande do Sul, porém a mais importante se deu em São Paulo, sob a chefia de Isidoro Dias Lopes. Os revoltosos chegaram a dominar a capital na Revolução de 1924. A Coluna Prestes levantou-se no Rio Grande do Sul em 1925, percorrendo grande parte do país e tentando levantar os camponeses contra o governo. Estamos falando do governo de: 
a) Marechal Deodoro. 
b) Prudente de Morais. 
c) Epitácio Pessoa. 
d) Artur Bernardes. 
e) Rodrigues Alves.

GABARITO
01 - E
02 - A
03 - C

04 - Resposta: Uma dentre as características: · caráter autoritário do presidente · submissão da Câmara e do Senado ao autoritarismo presidencial.

05 - A
06 - B
07 - C
08 - D

Nenhum comentário: