PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 25 de março de 2018

História: Questões de Concursos sobre o 11 de setembro de 2001

Questão 01 - Coltec - UFMG 2012 - [...] nos países árabes, na Europa e junto a um punhado de intelectuais americanos, insinuou-se que a política americana era a primeira responsável: sanções e ataques contra o Iraque, atitude pró-Israel, sustentação de regimes repressivos, eis o que explicaria o alvo escolhido pelos terroristas. Os Estados Unidos vítimas de sua própria política? Era, [...] dificilmente aceitável. 
Robert Malley, membro do Conselho de Segurança Nacional, durante o governo de Bill Clinton. Le Monde, 31 out. 2001. In: MEDDEB, Abdelwahab. A doença do Islã. Belo Horizonte: UFMG, 2003. p.13. 
Com base nas informações contidas nesse trecho, o atentado terrorista que atingiu o World Trade Center em Nova Yorque, no dia 11 de setembro de 2001, tem sido atribuído à 
A) ação conservadora do então Presidente Bush, que liderava uma campanha contra o mundo árabe, reeditando as Cruzadas da Idade Média.
 B) cooperação estabelecida entre os EUA e os principais países árabes, com vistas ao envio, para a Europa, das vítimas de atentados da Al-Qaeda e do Taliban. 
C) política dos EUA, que sustenta, no Oriente, regimes repressores, invasões territoriais e apoio a Israel, considerado inimigo do mundo árabe. 
D) rede terrorista Al-Qaeda, dirigida por Osama Bin Laden, que patrocina atentados contra alvos ocidentais, principalmente relacionados aos EUA.

Questão 02 - UNISC 2012/1 - Em setembro de 2011, a mídia ocidental deu especial atenção aos 10 anos dos atentados que derrubaram o Word Trade Center e que, parcialmente, destruíram o Pentágono. Em torno de 3 mil pessoas morreram no 11 de setembro, entre civis, bombeiros, policiais e terroristas. Em resposta ao ato, o governo Bush declarou guerra ao Afeganistão e ao Iraque, onde já morreram mais de 6 mil soldados americanos, isso sem falar dos milhares de afegãos e iraquianos trucidados, para os quais não existe estatística confiável. Essas guerras já custaram aos EUA algo em torno de U$ 3.000.000.000,00 (três trilhões de dólares), algumas fontes chegam a falar em U$ 5 trilhões. A respeito dessa década do 11 de Setembro, considere as seguintes afirmativas: 
I- O ataque aos EUA foi uma resposta de grupos terroristas árabes ligados à Frente de Libertação da Palestina, que contava com o apoio da Al Quaeda de Saddan Hussein. 
II- Osama Bin Laden foi considerado, pelo governo americano, o mentor dos ataques terroristas que derrubaram um dos principais ícones do capitalismo internacional – o Word Trade Center. 
III- O governo de George W. Bush declarou guerra ao Afeganistão (2001) e ao Irã (2004), desconsiderando a posição do Conselho de Segurança da ONU. 
Assinale a alternativa correta. 
a) Estão corretas todas as afirmativas. 
b) Estão corretas as afirmativas I e II. 
c) Estão corretas as afirmativas II e III. 
d) Estão incorretas as afirmativas ímpares. 
e) Estão incorretas todas as afirmativas.

Questão 03 - ENEM 2008 - Na América do SuI, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) lutam, há décadas, para impor um regime de inspiração marxista no país. Hoje, são acusadas de envolvimento com o narcotráfico, o qual supostamente financia suas ações, que incluem ataques diversos, assassinatos e seqüestros. Na Ásia, a AI Qaeda, criada por Osama bin Laden, defende o fundamentalismo islâmico e vê nos Estados Unidos da América (EUA) e em Israel inimigos poderosos, os quais deve combater sem trégua. A mais conhecida de suas ações terroristas ocorreu em 2001, quando foram atingidos o Pentágono e as torres do World Trade Center. A partir das informações acima, conclui-se que 
a) as ações guerrilheiras e terroristas no mundo contemporâneo usam métodos idênticos para alcançar os mesmos propósitos. 
b) o apoio internacional recebido pelas Farc decorre do desconhecimento, pela maioria das nações, das práticas violentas dessa organização. 
c) os EUA, mesmo sendo a maior potência do planeta, foram surpreendidos com ataques terroristas que atingiram alvos de grande importância simbólica. 
d) as organizações mencionadas identificam-se quanta aos princípios religiosos que defendem. 
e) tanto as Farc quanto a AI Qaeda restringem sua atuação à área geográfica em que se localizam, respectivamente, América do Sul e Ásia.

Questão 04 - UEM Verão/2010 - Sobre os desdobramentos políticos e militares ocorridos após o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 
01) O ataque às Torres Gêmeas, em Nova Iorque, levou o governo norte-americano a adotar uma posição isolacionista no contexto mundial e a se voltar exclusivamente para os problemas internos. 
02) Com o objetivo de combater o terrorismo, o governo norte-americano restringiu as liberdades individuais e aumentou os trâmites burocráticos para a entrada de estrangeiros no país. 
04) O arsenal de armas de destruição em massa encontrado pelos inspetores da ONU, no Iraque, confirmou que esse país apoiava o terrorismo. 
08) Após o ataque de 11 de setembro, houve um aumento da tensão e da intolerância religiosa no mundo. 
16) A Al Qaeda considera o ataque terrorista de 11 de setembro um ato político e militar contra os Estados Unidos.

Questão 05 - UEM Inverno/2014 - Na manhã de 11 de setembro de 2001, dois aviões de passageiros foram arremessados contra os dois edifícios do World Trade Center, em Nova York, que simbolizavam o poderio econômico norte-americano. As investigações concluíram que o ataque havia sido conduzido por terroristas radicais islâmicos. Sobre o contexto das ações terroristas e seus desdobramentos, neste início de século, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 
01) Em uma ofensiva ideológica e militar, conhecida como “guerra ao terror”, o governo dos EUA passou a preconizar ataques a países acusados de financiar, de apoiar ou de serem tolerantes com grupos terroristas. 
02) Entre as medidas adotadas em resposta aos ataques, destacam-se os esforços daquele país em se aproximar dos países da América Latina, diminuindo drasticamente as exigências para as viagens de latino americanos aos EUA, ao mesmo tempo em que criavam barreiras para os cidadãos árabes. 
04) Como resposta aos ataques de 11 de setembro, a presidência dos EUA estabeleceu um pacote de medidas de segurança que aumentou os direitos civis, as garantias individuais e de privacidade aos cidadãos norte-americanos. 
08) Em seus discursos, o presidente dos EUA, George W. Bush, chamava os países supostamente vinculados ao terrorismo pela denominação de “eixo do mal” e ordenou ações militares no Afeganistão e no Iraque. 
16) Os ataques de 11 de setembro contribuíram para a difusão dos ideais democráticos em países como Irã e Arábia Saudita.

Questão 06 - FUNCAB - 2010 - SEE-AC - O dia 11 de setembro de 2001 foi marcado pelo maior atentado terrorista contra os Estados Unidos, atingindo o Pentágono e destruindo o símbolo do seu poder econômico – as torres gêmeas do Word Trade Center. As repercussões econômicas foram terríveis, atingindo em cheio as seguradoras e as empresas aéreas. Como consequência, os Estados Unidos, lançam a “Doutrina Bush”, adotando uma postura unilateral: de que o direito da autodefesa permite que os EUA ajam militarmente. O apoio às organizações terroristas é realizado pelos países que, segundo a Doutrina Bush, formam o eixo do mal. Quais são esses países? 
A) Palestina,Afeganistão e Argélia. 
B) Coreia do Sul, Venezuela e Cuba. 
C) Rússia, Bolívia e Paquistão. 
D) Índia, Equador e Nicarágua. 
E) Coreia do Norte, Irã e Iraque.

Questão 07 - CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Itabaiana - SE - “No dia 11 de setembro de 2001, as torres gêmeas do World Trade Center, em nova York, foram totalmente destruídas por dois aviões norte-americanos sequestrados por militantes da organização terrorista de origem muçulmana Al Qaeda e lançados contra elas. Enquanto isso, outro avião destruía parte do Pentágono – sede das forças armadas norte-americanas, nas proximidades de Washington.”
Sobre o significado e os desdobramentos terroristas de 11 de setembro de 2001, estão corretas as afirmativas a seguir, à EXCEÇÃO de: 
A) Os ataques terroristas provocaram mudanças no cotidiano da população norte-americana, como o crescimento da vigilância e restrições à liberdade e à privacidade dos cidadãos por determinação do governo Bush. 
B) A partir do atentado, o governo Bush introduziu na política externa americana, o princípio de “guerra preventiva”, segundo o qual os Estados Unidos têm o direito de atacar países que possam ameaçar a política futura. 
C) A reação do governo norte-americano aumentou a tensão nas relações internacionais entre aliados importantes dos Estados Unidos, como a Alemanha e a França, que demonstraram algum descontentamento com a política unilateral do governo Bush. 
D) Devido aos avanços tecnológicos, ocorreu uma expressiva diminuição dos gastos militares e do número de vítimas, deste então, em comparação com os tempos da Guerra Fria. 
E) Os ataques terroristas fizeram ressurgir a ideia de que os conflitos no século XXI, seriam explicados pela existência de um conflito entre dois modelos de civilização.

Questão 08 - PUCRS 2002.2 - Os atentados de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, provocaram, na economia internacional,
A) a busca de integração entre os blocos econômicos e o fortalecimento dos mecanismos internacionais de decisão, como a ONU.
B) investimentos em países em desenvolvimento e queda das taxas de juros para empréstimos junto aos bancos internacionais.
C) proteção dos mercados nacionais, instabilidade das bolsas de valores e crescimento da indústria bélica.
D) a criação de áreas de exclusão econômico-militares no Terceiro Mundo e investimentos maciços na América Latina e África.
E) estímulo à importação de produtos industrializados dos países em desenvolvimento e abertura de novas linhas de crédito pelo FMI.

GABARITO
01 - C
02 - D
03 - C
04 - Resposta: 26 (02-08-16)
05 - Resposta: 9 (01-08)
06 - E
07 - A
08 - C

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...