PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 19 de março de 2018

Sociologia: 12 Questões de Concursos sobre os Novos Movimentos Sociais

Questão 01 - FCM - 2016 - IF Farroupilha - RS - Os chamados Novos Movimentos Sociais (NMS) passaram a ocorrer na Europa e nos EUA a partir da década dos anos 1960. Esses movimentos surgem fazendo a crítica a esquemas utilitaristas e às teorias baseadas em um cálculo estratégico dos atores. A partir das análises de teóricos como Alain Touraine, Claus Offe, Alberto Melucci, Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, são características que se pode atribuir aos NMS os seguintes conceitos, EXCETO: 
a) A política ganha centralidade na análise e é totalmente redefinida, incorporando o elemento cultural. 
b) Os atores sociais são analisados, prioritariamente, sob dois aspectos: por suas ações coletivas e pela identidade coletiva criada no processo. 
c) Apesar da simpatia dos teóricos pelo neomarxismo, que enfatiza a importância da consciência, ideologia, lutas sociais e solidariedade na ação coletiva, o marxismo foi secundarizado. 
d) O novo paradigma elimina o sujeito histórico que se reduz à humanidade, predeterminado, configurado pelas contradições do capitalismo e formado pela consciência autêntica de uma vanguarda partidária. 
e) A construção de um modelo teórico baseado na negação da cultura. Os teóricos dos NMS negaram a visão funcionalista da cultura como um conjunto fixo e predeterminado de normas e valores herdados do passado.

Questão 02 - ACAFE - 2012 - SED-SC - “A novidade maior dos novos movimentos sociais – NMS, reside em que constituem uma crítica da regulação social capitalista, como uma crítica da emancipação social socialista, tal como ela foi definida pelo marxismo”. Sobre esta teoria é correto afirmar, exceto: 
A) Os NMS denunciam os excesso de regulação na atualidade da sociedade moderna. 
B) A poluição, o racismo, o machismo são algumas das novas formas de opressão identificadas pelos NMS. 
C) Os NMS tem o seu foco de luta na emancipação política, centrado nas classes sociais ao invés da emancipação pessoal, social e cultural. 
D) Os excessos de regulação a que se referem os NMS dizem respeito ao modo como se trabalha e como se descansa e perpassam diferentes grupos ou mesmo a sociedade na sua totalidade.

Questão 03 - FGV - 2014 - SEDUC-AM - As grandes mobilizações urbanas de massa que ocorreram no Brasil e em vários países do mundo ocidental nos anos 1960 e 1970 foram avaliadas como "novos movimentos sociais”, tanto pela novidade dos temas que abordavam, como pela participação de novos atores: jovens, estudantes, mulheres, minorias étnicas, entre outros. A erupção destas manifestações tornou evidente a incapacidade dos dois maiores modelos teóricos, o marxista e o estrutural-funcionalista, de interpretar os novos conflitos. A esse respeito, assinale a opções que indica, corretamente, uma interpretação dos novos movimentos sociais. 
(A) Os protestos são ações racionais motivadas por interesses de classe e resultam das contradições do capitalismo. 
(B) As agitações sociais de massa são fenômenos irracionais fruto de insatisfagoes individuais em relagao ao sistema nao canalizadas pelas instituigoes. 
(C) As manifestações expressam a insatisfação de grupos que compartilham as mesmas condições de existência. 
(D) As mobilizações em massa nascem da sociedade civil e optam pela ação direta de grupos marginais aos padrões de normalidade sociocultural. 
(E) Os movimentos coletivos das multidões são explosões reativas de frustrações individuais dispersas produzidos por um interacionismo simbólico.

Questão 04 - FUNCAB - 2010 - SEE-AC - O sociólogo francês Alan Touraine é um dos principais teóricos dos chamados novos movimentos sociais. A abordagem desse autor é denominada: 
A) interacionismo simbólico. 
B) neomarxismo. 
C) teoria da mobilização de recursos. 
D) sociologia da ação. 
E) estrutural-funcionalismo.

Questão 05 - FUNCAB - 2010 - SEE-AC -Nas décadas de 70 e 80, irrompeu, na Europa e nos Estados Unidos, grande número de movimentos sociais. Entre os principais atores envolvidos nos “novos movimentos sociais”,NÃO figuram: 
A) os homossexuais. 
B) as feministas. 
C) os antibelicistas ou pacifistas. 
D) os ecologistas. 
E) as classes trabalhadoras.

Questão 06 - FUNCAB - 2013 - SEMAD - A partir dos anos 1960, uma série de novos movimentos sociais – entre eles, o movimento estudantil e o movimento feminista – despontaram nas sociedades ocidentais como força política altamente organizada, ao lado dos partidos estabelecidos e dos grupos de pressão. É INCORRETO afirmar que esses novos movimentos sociais: 
A) enfatizam questões de cultura e identidade. 
B) têm impacto relevante sobre políticas públicas. 
C) refletem a transformação da sociedade industrial para a sociedade pós-industrial, segundo seus teóricos. 
D) empregam uma variedade de atos de protesto, como festivais alternativos e atos violentos.

Questão 07 - IF-SC - 2015 - “As teorias dos movimentos sociais se constituíram diante de um quadro bastante distinto, o do Ocidente dos anos 1960, quando o próprio termo ‘movimentos sociais’ foi cunhado para designar multidões bradando por mudanças pacíficas (‘faça amor, não faça guerra’), desinteressadas do poder do Estado. Até então concentrados em pensar revoluções – ou a ausência delas -, os sociólogos produziram três grandes famílias de explicação para os movimentos sociais” 
(ALONSO, Angela. As teorias dos movimentos sociais: um balanço do debate. Lua Nova, São Paulo, 76: 49-86, 2009). 
Sobre a Teoria dos Novos Movimentos Sociais, assinale a alternativa INCORRETA. 
(A) Afirma que os novos movimentos sociais evidenciam uma politização da vida privada, uma luta não mais por condições de vida, mas por qualidade/estilos de vida. 
(B) Produz uma interpretação efetivamente cultural para os movimentos sociais. 
(C) Questiona as explicações deterministas e economicistas da ação coletiva. 
(D) Busca explicar o processo de mobilização de recursos das ações coletivas, com ênfase na racionalidade dos agentes. 
(E) Acentua aspectos simbólicos e cognitivos dos agentes que compõem os movimentos sociais.

Questão 08 - SEDUC - CE - 2016 - Ao longo dos últimos anos, diversos autores do campo sociológico passaram a utilizar a expressão "novos movimentos sociais” para se referirem a formas renovadas de organização e mobilização de grupos que lutam para a concretização de reivindicações diversas. Sobre os “novos movimentos sociais”, é correto afirmar que__________________ 
a) buscam articular suas reivindicações em torno de partidos políticos, privilegiando formas de organização mais verticalizadas, hierarquizadas e institucionalizadas. 
b) constroem suas reivindicações em defesa de uma temática prioritária, associada aos conflitos de classe entre burguesia e operariado, e à agenda redistributiva. 
c) foram impulsionados, em grande medida, a partir dos anos 1960, quando houve uma pluralização das agendas de reivindicação em torno do reconhecimento vinculado a questões raciais e de gênero. 
d) possuem, como principal espaço de atuação, as fábricas e, como instrumento central de organização, os sindicatos, que organizam e constroem suas demandas coletivas. 
e) procuram, ao contrário dos antigos movimentos sociais, formular suas agendas de reivindicações de modo a defender o status quo e os poderes constituídos.

Questão 09 - CONED - 2012 - Prefeitura de Goianésia do Pará - PA - Surge, nas últimas décadas uma variedade de novos movimentos sociais, que revelam uma realidade diferenciada e se mobilizam em função de interesses classistas e pluriclassistas, tais como o 
1) movimento operário, que é um movimento classista cujo objetivo único é a luta por melhoria salariais 
2) movimento feminista, que é um movimento pluriclassista, e se fundamenta nas lutas pela igualdade de gênero 
3) movimento dos Sem-Terra, que é um movimento que luta pela reforma agrária no campo, resultando no fim do monopólio da terra 
4) movimento “queer”, que é o movimento dos homossexuais, e luta pela união civil homoafetiva, ainda não legitimada no Brasil 
5) movimento ambientalista, cujos princípios podem ser aplicados ao movimento dos povos da floresta, como os povos indígenas, que defendem o seu território e a preservação dos recursos naturais 
Estão corretas apenas 
A) 2, 3 e 5 
B) 2, 3 e 4 
C) 3, 4 e 5 
D) 1, 3 e 5 
E) 1, 4 e 5

Questão 10 - FUNCAB - 2010 - SEE-AC - Um dos elementos que compõe a natureza dos novos movimentos sociais é: 
A) a expansão da estrutura jurídica e política para além dos limites tradicionais, (sindicatos, partidos, parlamento, etc.). 
B) a manutenção, intacta, da estrutura política e jurídica. 
C) o apelo ao retorno da ditadura militar. 
D) a demanda exclusiva por um regime político parlamentarista. 
E) a demanda exclusiva por um regime presidencialista.

Questão 11 - FUNCAB - 2010 - SEE-AC - São exemplos de Novos Movimentos Sociais, respectivamente: 
A) pacifismo, feminismo antirracismo. 
B) pacifismo, feminismo, racismo. 
C) feminismo, machismo, pacifismo. 
D) pacifismo, dadaísmo, impressionismo. 
E) pacifismo, socialismo, nazismo.

Questão 12 - IF-PE - 2009 - Acerca dos Novos Movimentos Sociais, é correto afirmar que: 
a) São movimentos cuja identidade está exclusivamente vinculada ao mundo do trabalho. 
b) São movimentos formados numa perspectiva classista e teleológica. 
c) São movimentos formados em termos de identidades múltiplas. 
d) São movimentos distintos de questões relacionadas a gênero e etnia. 
e) O movimento operário europeu do século XIX é um exemplo clássico desse tipo de movimento.

GABARITO
01 - E
02 - C
03 - D
04 - D
05 - E
06 - D
07 - D
08 - C
09 - A
10 - A
11 - A
12 - C

Nenhum comentário: