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quinta-feira, 15 de março de 2018

Enem 2010 - Questões relacionadas à Filosofia - com Gabarito

Enem 2010 - Questão 27 - A política foi, inicialmente, a arte de impedir as pessoas de se ocuparem do que lhes diz respeito. Posteriormente, passou a ser a arte de compelir as pessoas a decidirem sobre aquilo de que nada entendem. 
VALÉRY, P. Cadernos. Apud BENEVIDES, M. V. M. A cidadania ativa. São Paulo: Ática, 1996. 
Nessa definição, o autor entende que a história da política está dividida em dois momentos principais: um primeiro, marcado pelo autoritarismo excludente, e um segundo, caracterizado por uma democracia incompleta. Considerando o texto, qual é o elemento comum a esses dois momentos da história política? 
a) A distribuição equilibrada do poder. 
b) O impedimento da participação popular. 
c) O controle das decisões por uma minoria. 
d) A valorização das opiniões mais competentes. 
e) A sistematização dos processos decisórios.

Enem 2010 - Questão 34 - A lei não nasce da natureza, junto das fontes frequentadas pelos primeiros pastores: a lei nasce das batalhas reais, das vitórias, dos massacres, das conquistas que têm sua data e seus heróis de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras devastadas; ela nasce com os famosos inocentes que agonizam no dia que está amanhecendo. 
FOUCAULT. M. Aula de 14 de janeiro de 1976. In. Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes. 1999 

O filósofo Michel Foucault (séc. XX) inova ao pensar a política e a lei em relação ao poder e à organização social. Com base na reflexão de Foucault, a finalidade das leis na organização das sociedades modernas é 
a) combater ações violentas na guerra entre as nações. 
b) coagir e servir para refrear a agressividade humana. 
c) criar limites entre a guerra e a paz praticadas entre os indivíduos de uma mesma nação. 
d) estabelecer princípios éticos que regulamentam as ações bélicas entre países inimigos. 
e) organizar as relações de poder na sociedade e entre os Estados.

Enem 2010 - Questão 45 - Na ética contemporânea, o sujeito não é mais um sujeito substancial, soberano e absolutamente livre, nem um sujeito empírico puramente natural. Ele é simulta - neamente os dois, na medida em que é um sujeito histórico-social. Assim, a ética adquire um dimensiona - mento político, uma vez que a ação do sujeito não pode mais ser vista e avaliada fora da relação social coletiva. Desse modo, a ética se entrelaça, necessariamente, com a política, entendida esta como a área de avaliação dos valores que atravessam as relações sociais e que interliga os indivíduos entre si. 
SEVERINO. A. J. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1992 (adaptado). 

O texto, ao evocar a dimensão histórica do processo de formação da ética na sociedade contemporânea, ressalta 
a) os conteúdos éticos decorrentes das ideologias político-partidárias. 
b) o valor da ação humana derivada de preceitos metafísicos. 
c) a sistematização de valores desassociados da cultura. 
d) o sentido coletivo e político das ações humanas individuais. 
e) o julgamento da ação ética pelos políticos eleitos democraticamente.

GABARITO
27 - C
34 - E
45 - D

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