PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 25 de março de 2018

História: 17 Questões de Concursos sobre o Governo Goulart e o Golpe de 64

Questão 01 - MOVENS - 2010 - Prefeitura de Manaus - AM - No que tange aos eventos que levaram ao golpe militar de 1964, assinale a opção correta. 
(A) O Governo Goulart foi incapaz de restaurar o presidencialismo, medida exigida por militares e conservadores. 
(B) João Goulart, no discurso da Central do Brasil, anunciou que estava aderindo ao comunismo. 
(C) As centrais sindicais se aliaram aos militares porque o Governo Goulart congelou salários e preços para combater a inflação. 
(D) A renúncia de Jânio Quadros, em 1961, levou João Goulart, que sofria intensa oposição de militares e de setores conservadores da sociedade, ao poder.

Questão 02 - FUNCAB - 2009 - Prefeitura de Porto Velho - RO - “O governo João Goulart nasceu, conviveu e morreu sob o signo do golpe de Estado”. Estas são palavras do historiador Caio Navarro de Toledo em seu livro “O governo Goulart e o golpe de 64”. A respeito do então presidente, podemos dizer que um dos itens de suas reformas de base era: 
A) união com os sindicatos e classes trabalhadoras; 
B) aumento de 100%ao salário mínimo; 
C) reforma educacional junto às ligas camponesas; 
D) reforma agrária, administrativa e bancária; 
E) reforma social ligada ao comando geral dos trabalhadores.

Questão 03 - CEPERJ - 2013 - SEDUC-RJ - Após a renúncia de Jânio, com a posse de João Goulart, em 7 de setembro de 1961, o passado varguista parece, de alguma forma, retornar. As rupturas com o projeto nacional-estatista, ligado a Vargas, efetuadas pelo modelo desenvolvimentista de JK, parecem voltar um pouco atrás no imaginário político de setores populares urbanos e rurais. O tema que revela privilegiadamente as mudanças de rumo trazidas pelo PTB para a agenda dos trabalhadores é conhecido pelo nome genérico de: 
A) nova política econômica 
B) cinquenta anos em cinco 
C) a ditadura do proletariado 
D) as reformas de base 
E) nova república

Questão 04 - FRAMINAS - 2013 - Prefeitura de Itabirito - MG - “Os comunistas invadiram o Brasil”. Era esta a impressão de qualquer leitor de jornais no início dos anos 1960. Desde a posse de João Goulart na Presidência, em 1961, setores militares já planejavam sua queda. Matérias, manchetes e editoriais veiculados pela imprensa nesse período dão ideia do clima tenso, e é importante entender que essas informações divulgadas pelos jornais paulistanos Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo não eram neutras ou meramente “informativas”. (Luiz Antônio Dias. A salvação da pátria. Em Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 7, nº83. Agosto de 2012. p.28.) A partir da leitura do texto e com base em seus conhecimentos sobre a história do Brasil na década de 1960, é CORRETO afirmar: 
a) A imprensa brasileira foi determinante no golpe militar de 1964 uma vez que alarmava a população do iminente “Perigo Vermelho”. 
b) A Revolução de 1964 foi a forma mais eficaz de garantir a ordem e a democracia no Brasil, ameaçado por intervenções soviéticas. 
c) João Goulart pretendia socializar os meios de produção no Brasil através das Reformas de Base, defendidas em seu governo. 
d) Os comunistas articulavam um golpe militar na tentativa de instaurar um governo de caráter socialista no Brasil através da abolição da propriedade privada.

Questão 05 - FUNDEP - 2014 - Prefeitura de Ribeirão das Neves - MG - Leia o texto abaixo. 
“No cumprimento de seu dever constitucional de responsáveis pela manutenção da ordem, da lei e das próprias instituições democráticas, as Forças Armadas do Brasil [...] manifestam [...] a absoluta inconveniência, na atual situação, do regresso ao País do vice-presidente João Goulart. Já ao tempo em que exercerá o cargo de Ministro do Trabalho, o Sr, João Goulart demonstrará, bem às claras, suas tendências ideológicas, incentivando e mesmo promovendo agitações sucessivas e frequentes nos meios sindicais, com objetivos evidentemente políticos e em prejuízo mesmo das nossas classes trabalhadoras. No cargo de vice-presidente, sabido é que usou sempre a sua influência em animar e apoiar, mesmo ostensivamente, manifestações grevistas promovidas por conhecidos agitadores. E, ainda há pouco, como representante oficial em viagem à URSS e à China Comunista, tornou clara e patente a sua incontida admiração ao regime destes países, exaltando o êxito das comunas populares [...]. Na presidência da República, em regime que atribui ampla autoridade e poder pessoal ao chefe de governo, o Sr. João Goulart constituir-se-á, sem dúvida alguma, no mais evidente incentivo a todos aqueles que desejam ver o País mergulhado no caos, na anarquia, na luta civil [...].” Manifesto dos ministros militares contra a posse de João Goulart, 1961 (Fragmento). A partir da leitura do texto, é CORRETO afirmar que, para resolver o problema de Goulart assumir a presidência, foi 
A) adotada a solução parlamentarista. 
B) cassado o mandato de vice-presidente de João Goulart. 
C) dado um golpe contra as instituições democráticas. 
D) implementada uma Junta Governativa Militar.

Questão 06 - IFC - 2010 - Observe a charge:
Ela aponta para qual momento da História do Brasil? 
A) A renúncia do presidente Jânio Quadros e o início da Ditadura Civil. 
B) A deposição do presidente Getúlio Vargas terminando com o Estado Novo. 
C) A queda do presidente João Goulart que fecha o ciclo do Intervalo Democrático. 
D) A estratégia de apoio ao presidente João Goulart contra a Ditadura Militar. 
E) A pressão da sociedade contra o presidente Getúlio Vargas durante o Estado Novo.

Questão 07 -UNICAMP 2011 - Em 30 de março de 1964, o Presidente João Goulart fez um discurso, no qual declarou: “Acabo de enviar uma mensagem ao Congresso Nacional propondo claramente as reformas que o povo brasileiro deseja. O meu mandato será exercido em toda a sua plenitude, em nome do povo e na defesa dos interesses populares.” (Adaptado de Paulo Bonavides e Roberto Amaral, Textos políticos da história do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2002, vol. 7, p. 884.) Sobre o contexto em que esse discurso foi pronunciado, é possível afirmar o seguinte: 
a) Enfrentando a oposição de setores conservadores, Jango tentou usar as reformas de base, que deveriam abranger a reforma agrária, a eleitoral, a educacional e a financeira, para garantir apoio popular ao seu mandato. 
b) Quando Jango apresentou ao Congresso Nacional as reformas de base, elas já haviam sido alteradas, abrindo mão da reforma agrária, para agradar aos setores conservadores, e não apenas às classes populares. 
c) Com as reformas de base, Jango buscou afastar a fama de esquerdista, colocando na ilegalidade os partidos comunistas, mas motivou a oposição de militares e políticos nacionalistas, ao abrir o país ao capital externo. 
d) Jango desenvolveu um plano de reformas que deveriam alterar essencialmente as carreiras dos militares, o que desagradava muitos deles, mas também reprimiu várias greves do período, irritando as classes populares.

Questão 08 - UEM - Verão/2009 -“Reforma agrária com pagamento prévio do latifúndio improdutivo à vista não é reforma agrária. Reforma agrária, como consagrada na Constituição, com pagamento prévio e a dinheiro é negócio agrário, que interessa apenas ao latifúndio.” (Trecho do discurso do Presidente João Goulart pronunciado na Central do Brasil, RJ 13.03.64) “Um, dois, três, Brizola no xadrez! E se tiver lugar, põe também o Goulart.” (Palavra de ordem das “Marchas da Família com Deus pela Liberdade”, em 1964). Com base nesses textos, assinale as alternativa(s) correta(s). 
01) As marchas da Família com Deus pela Liberdade eram manifestações públicas de apoio às reformas propostas por João Goulart, Presidente da República do Brasil. 
02) João Goulart somente aceitaria realizar uma reforma agrária no Brasil, se ela obedecesse aos princípios constitucionais. 
04) Alguns dias depois desse discurso de João Goulart, os militares brasileiros promoveram o golpe militar de 1964, em nome da segurança, do desenvolvimento e da ordem. 
08) As manifestações públicas, as passeatas e a insegurança gerada pelos confrontos políticos fizeram com que a capital do Brasil, que até então era o Rio de Janeiro, fosse transferida, em 1964, para Brasília. 
16) Discursos semelhantes aos do trecho citado fizeram com que o Presidente João Goulart fosse acusado pelos militares e segmentos da sociedade civil de promover a subversão da ordem política, social e econômica.

Questão 09 - FUNCAB - 2012 - SESC-BA - “O caminho das reformas é o caminho do progresso pela paz social. Reformar é solucionar pacificamente as contradições de uma ordem econômica e jurídica superada, pelas realidades do tempo em que vivemos.” (Presidente João Goulart – Discurso pronunciado no comício das reformas em 13 de março de 1964)
A reação das forças de oposição ao governo foi de imediato, começando pela marcha da família com Deus pela liberdade e atinge o ápice, com o golpe militar de 31 de março de 1964. A derrubada do governo João Goulart poder ser explicada pela: 
A) crescente valorização do cruzeiro e o controle da inflação que prejudicava os setores ligados ao capital especulativo. 
B) forte oposição ao governo feita pelo PTB, liderada por Carlos Lacerda. 
C) intensa preocupação do governo dos Estados Unidos de que se repetisse, no Brasil, um processo revolucionário semelhante ao cubano. 
D) aliança da UDN, de inclinação nacionalista e ancorada no movimento sindical com o governo. 
E) ruptura do Partido Comunista e dos militares, decorrente da política econômica de Jango favorável aos interesses das multinacionais.

Questão 10 - IF-RS - 2016 - Durante o governo do presidente João Goulart foram intensificados alguns preparativos para a realização de um golpe civil-militar, a fim de restabelecer o controle político do país para setores conservadores da sociedade, bastante alinhados a um projeto de país subordinado a grandes capitalistas internacionais, como as empresas norte-americanas em especial. Das alternativas a seguir, assinale qual corresponde à afirmação anterior. 
a) Houve uma articulação de agentes da CIA (Central Intelligence Agency) com setores do ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros), a fim de promover uma campanha contra o governo de João Goulart, com o apoio de setores da imprensa. 
b) Grandes somas de dinheiro foram doadas por empresas norte-americanas e alemãs ao IPES (Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais) e IBAD (Instituto Brasileiro de Ação Democrática), a fim de financiarem a campanha de desestabilização do governo João Goulart. 
c) O golpe civil-militar de 1964 foi realizado a partir de uma articulação entre a CIA (Central Intelligence Agency) e militares brasileiros, com o objetivo restabelecer a ordem e devolver o poder aos civis que apoiaram o golpe. 
d) Houve uma articulação de agentes da CIA (Central Intelligence Agency), com o IPES (Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais) e IBAD (Instituto Brasileiro de Ação Democrática), a fim de promover a desestabilização do governo de João Goulart, porém esta operação foi ocultada da imprensa. 
e) A “Aliança para o Progresso” foi uma política do governo norte-americano que impôs ao governo militar a intromissão do capital estrangeiro na economia brasileira.

Questão 11 - FAMEMA 2018 - “A tragédia dos últimos meses do governo Goulart residiu na tendência cada vez mais acentuada de se descartar a via democrática para a solução da crise. A direita ganhou os conservadores moderados, sobretudo amplos setores da classe média, para sua perspectiva de que só uma revolução promoveria a ‘purificação da democracia’, pondo fim aos perigos do comunismo, à luta de classes, ao poder dos sindicatos e à corrupção. Na esquerda, a então chamada democracia formal era vista apenas como um instrumento que ia se tornando inútil, ao aproximar-se a tomada do poder.” 
(Boris Fausto. “A vida política”. In: Angela de Castro Gomes (org). Olhando para dentro: 1930-1964, vol 4, 2013. Adaptado.) 
Essa interpretação do historiador sobre o final do governo de João Goulart (1961-1964) remete
 a) aos interesses dos comunistas na manutenção da de - mo cracia, que justificaram a derrubada do presidente. 
b) às ambiguidades do populismo, que permitiram uma sólida aliança entre partidos comunistas e ultra direitistas. 
c) aos reflexos da Revolução Cubana, que levaram ao alinhamento político do Brasil com o bloco socialista. 
d) às tensões políticas internas e seus vínculos com a Guerra Fria, que estimularam os discursos anti comunistas. 
e) aos problemas econômicos do País, que justificaram a tomada do poder pela classe média nacionalista.

Questão 12 - UNISC - Inverno 2014 - “Foi nesse clima de Guerra Fria, marcado fortemente pela ideia de combate ao comunismo, que a imprensa brasileira encaminhou o seu discurso e sua ação. Seu papel neste processo que desencadeou o golpe de Estado que derrubou Goulart é de uma força que não deve ser colocada em segundo plano. Além de atuar como um dos vetores de divulgação do fantasma do comunismo, disseminou a existência de um caos administrativo que afundava o país, assim como a necessidade urgente de restabelecer a ordem por meio de uma intervenção militar. O discurso anticomunista foi a arma utilizada para difundir o medo na sociedade, e as Reformas de Base defendidas por Jango foram identificadas como a passagem do regime capitalista para o comunista. Os jornais, com maior ou menor ênfase, participavam da pregação anticomunista e da defesa de uma intervenção militar.” Texto do historiador João Teófilo.  
Disponível em: http://cafehistoria.ning.com/legitimandoasaidaautoritaria.
Considerando o texto acima, assinale a alternativa correta.
a) O autor defende que a ditadura militar no Brasil (1964-1985) iniciou com uma reforma constitucional que legalizou e permitiu a retirada do presidente João Goulart do poder, graças às campanhas de jornalistas que criticaram seu projeto de “Reformas de Base”. 
b) O texto salienta que a imprensa teve um papel importante na consolidação da crise do governo Goulart e na constituição de um contexto que foi utilizado para implantação de uma ditadura no Brasil. 
c) O autor critica os comunistas e os jornais de esquerda que, ao defenderem a passagem do regime capitalista para o socialista no Brasil, foram os responsáveis pelo golpe militar e pela ditadura. 
d) O texto observa que não é possível afirmar que houve, por parte da imprensa, qualquer utilização do combate ao comunismo para atacar o presidente Goulart ou as “Reformas de Base”. 
e) O autor explica que a deposição de João Goulart no Brasil, ocorrida em 1964, não estava associada ao contexto político da Guerra Fria, mas, sim, exclusivamente à pregação anticomunista realizada por alguns jornais da época.

Questão 13 - Prefeitura de Betim - MG - 2015 - O golpe militar derrubou o governo do presidente: 
A) Juscelino Kubistchek. 
B) João Goulart. 
C) Getúlio Vargas. 
D) Jânio Quadros.

Questão 14 - Crescer Consultorias - 2017 - Prefeitura de Urbano Santos - MA - Qual alternativa abaixo indica o nome do presidente deposto pelo golpe militar no Brasil em 1964: 
A) João Goulart. 
B) Tancredo Neves. 
C) Brochado da Rocha. 
D) Leonel Brizola.

Questão 15 - UEM - Especial de Verão/2000 - Em março de 1964, os militares depuseram o presidente João Goulart e instituíram no País um regime ditatorial. Sobre esse período da história brasileira, assinale o que for correto. 0
1) Os presidentes militares foram, respectivamente, os marechais Humberto de Alencar Castelo Branco e Artur da Costa e Silva, e os generais Emílio Garrastazzu Médici, Ernesto Geisel e João Batista de Oliveira Figueiredo. 
02) Dentre as primeiras medidas adotadas pelos militares após o golpe, podem ser citadas a cassação e a suspensão dos direitos políticos de centenas de pessoas e a abertura de milhares de inquéritos. 
04) Em 1968, foi promulgado o Ato Institucional nº 5 (AI-5), que concedeu ao governo poderes para fechar o Congresso Nacional, as Assembléias Legislativas e as Câmaras Municipais; para decretar a intervenção em estados e municípios; para cassar mandatos e suspender direitos políticos; para decretar estado de sítio e confiscar bens. 
08) Durante a presidência do general Médici (1969- 1974), a ditadura tornou-se ainda mais atroz. Nesse período, intensificaram-se a tortura, os assassinatos dos opositores e a repressão a qualquer tentativa de reorganização da sociedade civil. 
16) A partir de meados da década de 1970, a reorganização dos movimentos populares e a intensificação das lutas sociais impuseram aos ditadores o desenvolvimento de uma abertura política lenta e gradual. 
32) Em 1979, após uma ampla campanha de agitação popular, foi aprovado o projeto de anistia. A anistia não era ampla, geral e irrestrita, conforme a exigência das mobilizações populares. No entanto, foi um passo importante na democratização do País. 
64) Outra grande mobilização popular ocorrida durante o período militar foi a campanha pelas "Diretas já". Do final de 1985 até meados de 1987, o povo foi às ruas, aos milhares e, em alguns casos, houve manifestações que, segundo o noticiário, aglutinaram mais de um milhão de pessoas. Em decorrência dessa pressão popular, foi aprovada a emenda Dante de Oliveira, prevendo a realização de eleições diretas para presidente da república, o que propiciou a realização do pleito presidencial de 1989.

Questão 16 - FUNCAB - 2010 - SEMARH-GO - “E nós sabíamos, confiávamos na vitória. E houve uma reunião mesmo nossa em que, antes, estávamos todos imaginando o tempo que duraria (... a revolução). A previsão era de durar uns seis meses de luta, no mínimo. Eu era considerado um otimista, achava que em um mês se acabava. O único que acertou foi o Golbery, que disse: 'Cai como um castelo de cartas'.” (Gen. Muricy - líder da Revolução de 1964)
O golpe militar que derrubou o governo de João Goulart, teve como uma das razões: 
A) o apoio de João Goulart aos movimentos sociais, de características sindicais, tanto no campo como na cidade, que geraram insatisfações entre os setores conservadores. 
B) a política econômica liberal de Jango, que contou com o apoio dos EUA, mas gerou oposição dos setores nacionalistas das forças armadas. 
C) a revolta dos camponeses, em virtude das “reformas de base”, não contemplar a questão agrária. D) a inquietação do movimento sindical, decorrente da forte repressão do governo às greves. 
E) a repressão aos movimentos reivindicatórios nas forças armadas, a fim de impedir a quebra da hierarquia militar.

Questão 17 - FEPESE - 2014 - Prefeitura de Brusque - SC - Os restos mortais do ex-presidente brasileiro João Goulart foram recentemente exumados. Assinale a alternativa que indica o objetivo da exumação. 
a) ( ) Seus familiares querem esclarecer as circunstâncias da sua morte e provar que foi planejada pelo governo de Israel, pelo apoio de “Jango” à causa Palestina. 
b) ( ) Seu filho, João Vicente Goulart, quer anular o ato do Congresso Brasileiro que declarou vago o cargo de Presidente, em 1964. 
c) ( ) Os familiares de Jango desejam comprovar a tese de que o ex-presidente foi assassinado a mando do ditador argentino Juan Domingo Peron. 
d) ( ) Seus familiares querem esclarecer as circunstâncias da sua morte e provar que não se deu por causas naturais, mas que foi assassinado a mando do governo militar. 
e) ( ) A família Goulart defende a teoria de que Jango, Salvador Allende e Ernesto Che Guevara foram mortos por agentes estrangeiros. Determinados países teriam medo que pudessem formar uma aliança continental contra os norte-americanos.

GABARITO
01 - D
02 - E
03 - D
04 - A
05 - A
06 - C
07 - A
08 - Resposta: 20 (04-16)
09 - C
10 - B
11 - D
12 - B
13 - B
14 - A
15 - Resposta: 63 (32-16-8-4-2-1)
16 - A
17 - D

Nenhum comentário: