PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de março de 2018

Sociologia: Questões sobre a Solidariedade Mecânica e Solidariedade Orgânica - com gabarito

Questão 01 - FIDESA 2012 – SESI-PA - A obra “Da Divisão do Trabalho Social” (1893), de Émile Durkheim, apresenta como tese central as relações entre indivíduos e a coletividade. Nessa obra, o autor procura responder aos seguintes questionamentos: como pode uma coleção de indivíduos constituir uma sociedade? Como se chega a essa condição da existência social que é o consenso? A essas perguntas, Durkheim responde, distinguindo duas formas de Solidariedade: a Solidariedade dita Mecânica e a Orgânica. Nesse sentido, a definição de ambas é:
A) A Solidariedade Mecânica é uma solidariedade manifesta pelas diferenças e marcada pela crescente diferença entre indivíduos por suas crenças e tradições. Já a Solidariedade Orgânica é marcada pela semelhança, pela proximidade, interagindo partes em prol do todo. 
B) A Solidariedade Mecânica é uma solidariedade por semelhança. Quando essa forma de solidariedade domina uma sociedade, os indivíduos diferem pouco uns dos outros. A Solidariedade Orgânica é aquela em que o consenso, isto é, a unidade coerente da coletividade resulta de uma diferenciação, ou se exprime por seu intermédio. 
C) A Solidariedade Mecânica é uma solidariedade por simpatia: sujeitos diferentes são ligados por valores agregados que constituem o campo da moral e da ética. A Solidariedade orgânica é aquela que estabelece a noção da democracia, pela qual cada indivíduo é livre para fazer suas escolhas, uma vez que a vontade individual é superior à vontade coletiva. 
D) A Solidariedade Mecânica é aquela que estabelece a noção de hierarquia social, do status social, impedindo a mobilização social. A Solidariedade Orgânica é marcada pela semelhança entre os indivíduos, estabelecendo o equilíbrio, já que todos os indivíduos são iguais. 

Questão 02 - CEPERJ-2015-SEDUC-RJ - Raymond Aron (2002), ao apresentar a obra “Da divisão do Trabalho Social“, de Émile Durkheim, chama a atenção para a distinção entre os conceitos de solidariedade mecânica e orgânica, que corresponderiam à duas formas extremas de organização social. Para caracterizar os dois tipos ele utiliza, respectivamente, os termos: 
A) anomia e consciência 
B) semelhança e diferenciação 
C) passividade e iniciativa 
D) tradição e carisma 
E) coerção e consenso 

Questão 03 - IF - PE- 2016 - Para Durkheim, a organização da sociedade só é possível pela solidariedade social, responsável pela coesão entre os indivíduos. A partir dessa concepção, analise os itens a seguir: 
I. Na solidariedade orgânica, as funções sociais dos indivíduos são especializadas e interdependentes, marcadas pela divisão do trabalho bastante complexa e pelo predomínio de mecanismos de coerção imediata, violenta e punitiva. 
II. A solidariedade se daria pela consciência coletiva associada à divisão social do trabalho. Essa consciência não significaria apenas a soma das partes, mas também algo distinto, sui generis, e diria respeito aos valores e sentimentos que, quando compartilhados, fundamentam as normas de convivência social. 
III. A solidariedade mecânica caracteriza as sociedades menos complexas, cuja divisão social do trabalho é mais simples; engendra uma percepção de individualidade incipiente, prevalecendo a consciência coletiva, em que os indivíduos compartilham as mesmas noções e os mesmos valores sociais. 
IV. O termo “solidariedade orgânica” remete às ciências naturais, especificamente à Biologia, e concebe as sociedades complexas como organismos vivos cujos órgãos são diferentes entre si, mas todos dependem um do outro para o perfeito funcionamento do ser vivo; a especialização do trabalho engendra a interdependência e a coesão social. 
V. A crescente especialização do trabalho, promovida pela revolução industrial moderna, trouxe uma forma superior de solidariedade, e não de conflito. Solidariedade essa marcada pela interdependência. 
Estão corretas, apenas: 
a) III, IV e V. 
b) I, II, III. 
c) II, III, IV e V. 
d) I, IV e V. 
e) II e IV. 

Questão 04 - IF - PE- 2009 - Em relação aos dois tipos de Solidariedade analisados por Emile Durkheim, é correto afirmar que: 
a) Nas sociedades modernas predominam a Solidariedade Mecânica e a intensa divisão do trabalho social. 
b) Na horda predomina a Solidariedade Orgânica e uma baixa divisão do trabalho social. 
c) Os processos de anomia estão intrinsecamente ligados à Solidariedade Mecânica. 
d) O processo de individualização é característico da Solidariedade Orgânica. 
e) Nas sociedades onde predomina a Solidariedade Mecânica a consciência coletiva é fraca. 

VUNESP 2009 – SEE-SP - “A solidariedade produzida pela divisão do trabalho é totalmente diferente. Enquanto que a precedente implica em que os indivíduos se pareçam, esta supõe que eles diferem uns dos outros. A primeira só é possível na medida em que a personalidade individual seja absorvida pela personalidade coletiva; a segunda só é possível se cada um tiver uma esfera própria de ação e, consequentemente, uma personalidade.” (Rodrigues; 2005:83) 
Segundo o texto, o autor está se referindo a 
(A) solidariedade simbólica e solidariedade real. 
(B) patologia social e anomia. 
(C) solidariedade orgânica e caráter patológico. 
(D) solidariedade primária e solidariedade mecânica. 
(E) solidariedade mecânica e solidariedade orgânica.

GABARITO
01 - B
02 - B
03 - C
04 - D
05 - E

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...