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sábado, 31 de março de 2018

Prova de História com gabarito - Vestibular 1999 - Fuvest - 1ª Fase

Questão 01 - Fuvest-1999 - “Ao povo dei tanto privilégio quanto lhe bastasse, 
nada tirando ou acrescentando à sua honra; 
Quanto aos que tinham poder e eram famosos por sua riqueza, 
também tive cuidado para que não sofressem nenhum dano... 
e não permiti que nenhum dos dois lados triunfasse injustamente.” 

Sobre esse texto, é correto afirmar que seu autor, 
a) o dramaturgo Sólon, reproduz um famoso discurso de Péricles, o grande estadista e fundador da democracia ateniense; 
b) o demagogo Sólon, recorre à eloqüência e à retórica para enganar as massas e assim obter seu apoio para alcançar o poder; 
c) o tirano Sólon, lembra como, astutamente, acabou com as lutas de classes em Atenas, submetendo ricos e pobres às mesmas leis; 
d) o filósofo Sólon, evoca de maneira poética a figura do lendário Drácon, estadista e criador da democracia ateniense; 
e) o legislador Sólon, exprime o orgulho pelas leis, de caráter democrático, que fez aprovar em Atenas quando governou a cidade.

Questão 02 - Fuvest-1999 - A peste, a fome e a guerra constituíram os elementos mais visíveis e terríveis do que se conhece como a crise do século XIV. Como conseqüência dessa crise, ocorrida na Baixa Idade Média, 
a) o movimento de reforma do cristianismo foi interrompido por mais de um século, antes de reaparecer com Lutero e iniciar a modernidade; 
b) o campesinato, que estava em vias de conquistar a liberdade, voltou novamente a cair, por mais de um século, na servidão feudal; 
c) o processo de centralização e concentração do poder político intensificou-se até se tornar absoluto, no início da modernidade; 
d) o feudalismo entrou em colapso no campo, mas manteve sua dominação sobre a economia urbana até o fim do Antigo Regime; 
e) entre as classes sociais, a nobreza foi a menos prejudicada pela crise, ao contrário do que ocorreu com a burguesia.

Questão 03 - Fuvest-1999 - Já se observou que, enquanto a arquitetura medieval prega a humildade cristã, a arquitetura clássica e a do Renascimento proclamam a dignidade do homem. Sobre esse contraste pode-se afirmar que 
a) corresponde, em termos de visão de mundo, ao que se conhece como teocentrismo e antropocentrismo; 
b) aparece no conjunto das artes plásticas, mas não nas demais atividades culturais e religiosas decorrentes do humanismo; 
c) surge também em todas as demais atividades artísticas, exprimindo as mudanças culturais promovidas pela escolástica; 
d) corresponde a uma mudança de estilo na arquitetura, sem que a arte medieval como um todo tenha sido abandonada no Renascimento; 
e) foi insuficiente para quebrar a continuidade existente entre a arquitetura medieval e a renascentista.

Questão 04 - Fuvest-1999 - Quanto à utilização da mão de obra durante o primeiro século de colonização, na região Nordeste do Brasil, pode-se afirmar que 
a) o escravo africano foi utilizado, preponderantemente, desde a fase do escambo do pau-brasil; 
b) as tribos tupis realizavam o comércio das madeiras com os franceses, ao passo que os aimorés e os nagôs plantavam gêneros alimentícios para os jesuítas e colonos; 
c) desde o final do século XVI até o início do XVII, negros e indígenas coexistiam nas propriedades açucareiras realizando, por vezes, tarefas diferenciadas; 
d) as principais atividades econômicas nesse período tinham como base o trabalho familiar e a mão de obra livre; 
e) a falência do escambo do pau-brasil redundou em utilização exclusiva do indígena na cultura açucareira e na criação do gado, até o final do século XVI.

Questão 05 - Fuvest-1999 - Segundo as pesquisas mais recentes, pode-se afirmar, em relação aos quilombos coloniais brasileiros, que os mesmos 
a) distinguiam-se pelo isolamento, pela marginalização, sem nenhum vínculo com os arredores que os cercavam; 
b) eram de caráter predominantemente agrícola, sobrevivendo do que plantavam e do que teciam; 
c) eram habitados exclusivamente por escravos fugidos, constituindo-se em verdadeiros Estados teocráticos; 
d) dedicavam-se, alguns, à agricultura, outros, à mineração, outros, ainda, ao pastoreio, articulando-se com os núcleos vizinhos através do comércio; 
e) existiram apenas durante o século XVII, tendo Palmares como eixo central.

Questão 06 - Fuvest-1999 - A Guerra da Sucessão Espanhola e o Tratado de Utrecht (1713) representaram 
a) a grande penetração inglesa nos mercados da América Espanhola através dos navios de permissão e do “asiento” do tráfico negreiro; 
b) o afastamento de Filipe V e sua substituição por Carlos II, o que atendia aos interesses franco-espanhóis; 
c) a cessão de Terra Nova e Acádia à França, tornando-se esta a grande rival da Inglaterra na América do Norte; 
d) a retomada dos Países Baixos pela Espanha, além de Gibraltar e Minorca, consagrando o poderio espanhol no mundo europeu; 
e) o fim dos conflitos coloniais e a vigência do princípio da legitimidade no reconhecimento das independências das novas nações.

Questão 07 - Fuvest-1999 - Um número considerável de alforrias, a existência de um comércio ilícito, uma grande quantidade de tributos e uma inflação considerável são alguns dos traços que caracterizavam 
a) a sociedade colonial brasileira às vésperas da Independência; 
b) a economia paulista no auge do século XVII; 
c) Pernambuco na segunda metade do século XVI; 
d) as missões jesuíticas do Norte; 
e) a sociedade mineira do século XVIII.

Questão 08 - Fuvest-1999 - Pode-se dizer que o ponto de partida do conflito, entre as colônias inglesas da América do Norte e a Inglaterra, que levou à criação dos Estados Unidos em 1776, girou em torno da reivindicação de um princípio e de uma prática que tinham uma longa tradição no Parlamento britânico. Trata-se do princípio e da prática conhecidos como: 
a) um homem, um voto (one man, one vote); 
b) nenhuma tributação sem representação (no taxation without representation); 
c) Declaração dos Direitos (Bill of Rights); 
d) equilíbrio entre os poderes (checks and balances); 
e) liberdade de religião e de culto (freedom of religion and worship).

Questão 09 - Fuvest-1999 - A elevação de Recife à condição de vila; os protestos contra a implantação das Casas de Fundição e contra a cobrança do quinto; a extrema miséria e carestia reinantes em Salvador, no final do século XVIII, foram episódios que colaboraram, respectivamente, para as seguintes sublevações coloniais: 
a) Guerra dos Emboabas, Inconfidência Mineira e Conjura dos Alfaiates. 
b) Guerra dos Mascates, Motim do Pitangui e Revolta dos Malês. 
c) Conspiração dos Suassunas, Inconfidência Mineira e Revolta do Maneta. 
d) Confederação do Equador, Revolta de Felipe dos Santos e Revolta dos Malês. 
e) Guerra dos Mascates, Revolta de Felipe dos Santos e Conjura dos Alfaiates.

Questão 10 - Fuvest-1999 - Durante o período em que a Corte esteve instalada no Rio de Janeiro, a Coroa Portuguesa concentrou sua política externa na região do Prata, daí resultando 
a) a constituição da Tríplice Aliança que levaria à Guerra do Paraguai. 
b) a incorporação da Banda Oriental ao Brasil, com o nome de Província Cisplatina. 
c) a formação das Províncias Unidas do Rio da Prata, com destaque para a Argentina. 
d) o fortalecimento das tendências republicanas no Rio Grande do Sul, dando origem à Guerra dos Farrapos. 
e) a coalizão contra Juan Manuel de Rosas que foi obrigado a abdicar de pretensões sobre o Uruguai.

Questão 11 - Fuvest-1999 - “Um povo pode atingir bem-estar material sem táticas subversivas se ele for dócil, trabalhador e se esforçar sempre para melhorar” 
(dos estatutos da Sociedade contra a Ignorância de Clermont-Ferrand, França, 1869). 
Sobre o texto, é correto afirmar que exprime um ponto de vista representativo 
a) da nobreza, que acreditava ser esse o único caminho possível para o povo melhorar sua condição; 
b) dos trabalhadores, conscientes de que somente com educação e trabalho melhorariam sua condição; 
c) da burguesia, preocupada com a questão social e com as idéias e teorias de inspiração anticapitalista; 
d) do governo francês na III República, preocupado em eliminar a pobreza e a exploração sofrida pelos trabalhadores; 
e) das autoridades municipais, sensibilizadas com a ignorância e a miséria dos trabalhadores.

Questão 12 - Fuvest-1999 - Os investimentos britânicos no Brasil do século XIX podem ser assim caracterizados: 
a) preferência pela compra de terras para o café e empréstimos a particulares; 
b) escolha de determinados setores para investimento, em função da disputa econômica com os Estados Unidos; 
c) prioridade para a área do comércio exterior, como desdobramento do controle sobre a produção agrária; 
d) empréstimos ao governo imperial e investimentos no setor de serviços; 
e) incentivo à indústria nascente, como decorrência dos lucros advindos da produção cafeeira.

Questão 13 - Fuvest-1999 - “As lâmpadas estão se apagando na Europa inteira. Não as veremos brilhar outra vez em nossa existência”. 
Sobre essa frase, proferida por Edward Grey, secretário das Relações Exteriores da Grã-Bretanha, em agosto de 1914, pode-se afirmar que exprime 
a) a percepção de que a guerra, que estava começando naquele momento e que iria envolver toda a Europa, marcava o fim de uma cultura, de uma época, conhecida como a Belle Époque; 
b) a desilusão de quem sabe que a guerra, que começava naquele momento, entre a Grã-Bretanha e a Alemanha, iria sepultar toda uma política de esforços diplomáticos visando evitar o conflito; 
c) a compreensão de quem, por ser muito velho, consegue perceber que também aquela guerra, embora longa e sangrenta, iria terminar um dia, permitindo que a Europa voltasse a brilhar; 
d) a ilusão de que, apesar de tudo, a guerra que estava começando iria, por causa de seu caráter mortal e generalizado, ser o último grande conflito armado a envolver todos os países da Europa; 
e) a convicção de que à guerra que acabava de começar, e que iria envolver todo o continente europeu, haveria de suceder uma outra, a Segunda Guerra Mundial, antes da paz definitiva ser alcançada.

Questão 14 - Fuvest-1999 - Sobre as reformas urbanas do começo do século, no Brasil, podemos afirmar que 
a) foram inspiradas pelas reformas de Londres e Nova York, na segunda metade do século XIX; 
b) tiveram uma preocupação com a preservação das construções coloniais, símbolos de nossa história; 
c) deslocaram as populações pobres e de baixa renda para as áreas reformadas; 
d) causaram pequeno impacto sobre os centros urbanos das principais cidades brasileiras; 
e) tiveram por objetivo modernizar as cidades, abrindo avenidas e melhorando os serviços urbanos.

Questão 15 - Fuvest-1999 - As idéias integralistas, de um modo geral, podem ser definidas como 
a) nacionalistas e materialistas; 
b) anti-semitas e internacionalistas; 
c) estatistas e pacifistas; 
d) corporativistas e anticomunistas; 
e) antiliberais e anticristãs.

Questão 16 - Fuvest-1999 - Em 10 de novembro de 1937, para justificar o golpe que instaurava o Estado Novo, Getúlio Vargas discursava: “Colocada entre as ameaças caudilhescas e o perigo das formações partidárias sistematicamente agressivas, a Nação, embora tenha por si o patriotismo da maioria absoluta dos brasileiros e o amparo decisivo e vigilante das forças armadas, não dispõe de meios defensivos eficazes dentro dos quadros legais, vendo-se obrigada a lançar mão das medidas excepcionais que caracterizam o estado de risco iminente da soberania nacional e da agressão externa.” 
Baseando-se no texto acima, pode-se entender que 
a) Vargas fala em nome da Nação, considerando-se o intérprete de seus anseios e necessidades; 
b) a defesa da Nação está exclusivamente nas mãos do Exército e do patriotismo dos brasileiros; 
c) Vargas delega às forças armadas o poder de lançar mão de medidas excepcionais; 
d) as medidas excepcionais tomadas estão na relação direta da falta de formações políticas atuantes; 
e) Vargas estabelece uma oposição entre o patriotismo dos brasileiros e a ação das forças armadas.

Questão 17 - Fuvest-1999 - Sobre a Revolução Cubana, é correto afirmar que 
a) um número expressivo de padres católicos compunha as principais lideranças revolucionárias; 
b) o êxito da revolução só foi possível graças ao apoio econômico de diversos países da América Latina; 
c) o caráter socialista da revolução só foi assumido em abril de 1961, ainda que a vitória tenha acontecido em janeiro de 1959; 
d) a vitória da revolução deve ser desvinculada da luta guerrilheira na Sierra Maestra; 
e) o principal líder da revolução, Fidel Castro, militou no Partido Comunista Cubano desde sua juventude.

Questão 18 - Fuvest-1999 - Sobre o governo de João Goulart (1961-1964), é possível afirmar que 
a) tomou medidas claras e definidas para a implantação do socialismo no Brasil; 
b) propôs as chamadas “reformas de base” que pretendiam promover, entre outras, as reformas agrária e urbana; 
c) fechou os olhos às lutas guerrilheiras que se implantavam em diversos pontos do Brasil; 
d) foi anti-imperialista, promovendo a ruptura das relações diplomáticas com os Estados Unidos; 
e) tomou medidas drásticas contra os capitais externos, nacionalizando as empresas estrangeiras.

Questão 19 - Fuvest-1999 - Neste final dos anos noventa, a hegemonia mundial dos Estados Unidos parece mais incontestável do que nunca. No entanto, em meados dos anos oitenta, parecia a muitos que, pelo menos no âmbito da economia, os norte-americanos estavam sendo superados 
a) pela China que, depois das reformas de tipo capitalista, empreendidas por Deng Xiaoping, cresceu por mais de uma década a uma taxa anual de mais de 10%, e desenvolveu um sofisticado armamento nuclear; 
b) pelo Japão, cuja economia, valendo-se do fato de não ter gastos militares, cresceu, a partir dos anos cinqüenta, a uma taxa constante e extraordinária, combinando alta tecnologia e pleno emprego; 
c) pela Rússia que, depois do fim da União Soviética, aliviada do peso morto de muitas áreas atrasadas e estimulada pelas reformas capitalistas, aumentou sua indústria pesada, espacial e armamentista; 
d) pela Índia que, graças à sua economia fechada e auto-suficiente, voltada para a fabricação de bombas atômicas, tornou-se uma potência de caráter continental, ambicionando tornar-se também uma potência marítima; 
e) pela Alemanha que, depois da queda do muro de Berlim, quase dobrou sua população e seus recursos naturais e passou a contar com uma poderosa indústria voltada para a produção de armas químicas e nucleares.

Questão 20 - Fuvest-1999 - “... nunca certas previsões do marxismo pareceram mais verdadeiras do que hoje: o que não deixa de ser bastante irônico, se considerarmos que isso se dá no momento em que o marxismo está desacreditado como filosofia social” (Quentin Skinner, historiador inglês, 1998). 
O que permite ao autor sustentar, respectivamente, a tese do descrédito e da validade do marxismo, fundamenta-se 
a) no fracasso das experiências socialistas em nosso século e no aumento extraordinário tanto da riqueza quanto da pobreza no mundo; 
b) no êxito do capitalismo em eliminar as crises financeiras periódicas e no seu fracasso em fazer diminuir a população mundial; 
c) na capacidade do capitalismo para controlar a pobreza e na sua dificuldade para desenvolver tecnologias que resolvessem problemas ambientais; 
d) no desaparecimento da luta de classes e na intensificação da concorrência e do conflito imperialista entre as potências capitalistas; 
e) no êxito do capitalismo em globalizar a economia e na incapacidade do “Welfare State” (Estado do Bem-Estar Social) para humanizar o capitalismo.

GABARITO
01 - E
02 - C
03 - A
04 - C
05 - D
06 - A
07 - E
08 - B
09 - E
10 - B
11 - C
12 - D
13 - A
14 - E
15 - D
16 - A
17 - C
18 - B
19 - B
20 - A

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