PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de março de 2018

Questões de Concursos sobre Clifford Geertz - com gabarito

Questão 01 - CCV-UFC-2012 - SEDUC/CE - A cultura, observada do ponto de vista sócio-antropológico, é um fenômeno plural, organizado em cadeias de sentido, tradição e delimitação das ações humanas, de forma muito semelhante a um “programa de computador”, segundo Cliford Geertz. De acordo com esse entendimento, ela se processa como: 
A) um conjunto de signos e formas de interpretação socialmente criados. 
B) um instrumento metodológico exclusivo, importado das ciências sociais. 
C) um roteiro de reflexões jurídicas, pautado na severidade das punições. 
D) um calendário simbólico para organização do tempo político. 
E) uma teia de obstruções e regulações biológicas e químicas. 

Questão 02 - CEPERJ-2015-SEDUC-RJ - Em “Um Jogo Absorvente: Notas sobre a briga de galos balinesa”, Geertz (1989) compara a briga de galos realizada em Bali com a apreciação de obras de arte, e demonstra como é possível compreender a mentalidade do balinês a partir de sua relação com o embate ali travado: “É apenas na aparência que os galos brigam ali – na verdade, são os homens que se defrontam”. Nesse sentido, também a briga de galos balinesa é: 
A) uma tradição europeia assimilada pelos nativos 
B) uma ficção representada pelo estado 
C) um meio de expressão das paixões sociais 
D) um instrumento de dominação colonial 
E) uma forma de contestação do estado 

Questão 03 - FGV - 2013 - SEDUC-SP - “É na aparência que os galos brigam ali – na verdade, são os homens que se defrontam (...). Os homens balineses, ou grande maioria deles pelo menos, despendem um tempo enorme com seus favoritos, aparando–os, alimentando–os, discutindo sobre eles, experimentando–os uns contra os outros, ou apenas admirando–os, com um misto de admiração embevecida ou uma auto–absorção sonhadora”. (GEERTZ, C. “Um jogo absorvente: notas sobre a briga de galos balinesa” In. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1989, pp. 283,285.) 
Com relação à concepção de cultura aplicada na análise da briga de galos, de Clifford Geertz, analise as afirmativas a seguir. 
I. A briga de galos é um costume insólito. 
II. A briga de galos é um cálculo hedonista. 
III. A briga de galos é um modelo total de vida social. Assinale: 
a) se apenas a afirmativa I estiver correta. 
b) se apenas a afirmativa II estiver correta. 
c) se apenas a afirmativa III estiver correta. 
d) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas. 
e) se todas as afirmativas estiverem corretas. 

Questão 04 - IF – T0 – 2016 - Os discursos ou as teorias científicas são desenvolvidos através de um conjunto de técnicas e de experimentos no intuito de compreender ou resolver um problema anteriormente apresentado. As Ciências Sociais, por exemplo, possuem, entre suas diferentes missões, o objetivo de investigar os problemas sociais que vivenciamos durante o nosso cotidiano. Tais ciências procuram fazê-lo de modo sistematizado, diferentemente do Senso Comum, embora o antropólogo estadunidense Clifford Geertz apontá-lo também como um conhecimento importante, justamente porque é comum à sociedade como um todo. Diante das suas diferenças, ou mesmo aproximações, aponte a alternativa correta sobre o conhecimento científico e o senso comum. 
A) O senso comum também é formado pela popularização e massificação das descobertas científicas, embora não se restrinja a isso. 
B) O senso comum corresponde, estritamente, aos conhecimentos produzidos individualmente e que ainda não passaram por uma validação científica. 
C) O senso comum pode ser considerado um sinônimo de ignorância da população e uma justificativa para o atraso econômico. 
D) O senso comum corresponde a um conhecimento não científico, sem profundidade e, portanto, não deve ser utilizado. 
E) O senso comum e o conhecimento científico correspondem a duas formas de entendimento excludentes e possuidoras de fronteiras intransponíveis. 

Questão 05 - CESPE - 2008 - SESI-SP - A cultura é mais bem vista não como um complexo de padrões concretos de comportamento — costumes, usos, tradições, feixes de hábitos —, como tem sido o caso até agora, mas como um conjunto de mecanismos de controle — planos, receitas, regras, instruções (o que os engenheiros de computação chamam programas) — para governar o comportamento. A segunda ideia é que o homem é precisamente o animal mais desesperadamente dependente de tais mecanismos de controle, extragenéticos, fora da pele, de tais programas culturais, para ordenar seu comportamento. Clifford Geertz. A Interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Guanabara, 1989 (com adaptações). 
A partir do texto acima e acerca do conceito de cultura, assinale a opção correta. 
A) O conceito de cultura é limitado à arte, à musica e às práticas sociais dos grupos hegemônicos. 
B) Todos os padrões de comportamento humano têm origem em mecanismos genéticos, cabendo à cultura apenas a modelagem de acordo com os interesses da sociedade. 
C) A percepção da cultura como mecanismo de controle inicia-se com a pressuposição de que o pensamento humano é tanto social como público — que seu ambiente natural é o pátio familiar, o mercado e a praça da cidade. 
D) A existência e a importância de subculturas locais não constituem objeto de estudo relevante da sociologia contemporânea. 

Questão 06 - FUNCAB 2012 – MPE – RO - Sobre o conceito de cultura de Clifford Geertz, de influência Weberiana, é correto afirmar que: 
A) é uma ‘teia’ cercada de significados e passível de análise interpretativa e instrumental. 
B) é um todo complexo, cujos significados requerem uma ciência experimental para interpretá-los. 
C) é um conceito metafórico que tem como base significados criados pelo homem e requer uma ciência interpretativa para analisá-los. 
D) são ‘teias’ de significados e significantes tecidos pelo homem cuja análise requer objetividade instrumental. 
E) é essencialmente semiótico, pois a cultura é vista como uma ‘teia’ de significados produzidos pelo homem.

GABARITO
01 - A
02 - C
03 - A
04 - A
05 - C
06 - E

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...