PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 29 de março de 2018

23 Questões de Concursos sobre Aristóteles - com gabarito

Questão 01 - UEM/CVU - Inverno 2015 - “É pois com direito que a filosofia é também chamada a ciência da verdade: o fim da [ciência] especulativa é, com efeito, a verdade, e o da [ciência] prática, a ação; porque, se os práticos consideram o como, não consideram o eterno, mas o relativo e o presente. E nós não conhecemos o verdadeiro sem [conhecer] a causa.” 
(ARISTÓTELES, Metafísica (L. II, cap. 1). Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 39-40). 
A partir do texto citado, assinale o que for correto. 
01) Para Aristóteles, a verdade deve ser eterna e imutável. 
02) Segundo Aristóteles, a filosofia é a única ciência verdadeira. 
04) Conhecer a causa de uma ação é conhecer a sua verdade. 
08) Para Aristóteles, a verdade de algo se conhece por meio das causas desse algo. 
16) Para Aristóteles, a ciência prática volta suas atenções para como as coisas estão dispostas e não para as causas destas.

Questão 02 - UEM/CVU - Inverno 2015 - “[...] quanto à excelência moral, ela é o produto do hábito. [...] É evidente, portanto, que nenhuma das várias formas de excelência moral se constitui em nós por natureza, pois nada que existe por natureza pode ser alterado pelo hábito. [...] Portanto, nem por natureza nem contrariamente à natureza a excelência moral é engendrada em nós, mas a natureza nos dá a capacidade de recebê-la, e esta capacidade se aperfeiçoa com o hábito”. 
(ARISTÓTELES, Ética a Nicômaco in MARCONDES, Danilo. Textos básicos de filosofia. Rio de Janeiro: Zahar, 2007, p. 53). 
A partir do texto citado, assinale o que for correto. 
01) Segundo Aristóteles, alguém que nasce com falta de moralidade não poderá alterar essa condição de sua personalidade. 
02) Segundo Aristóteles, o hábito significa a repetição de ações morais, com vista a seu aperfeiçoamento. 
04) Segundo Aristóteles, as pessoas já nascem com excelências morais, isso é algo inato. 
08) Segundo Aristóteles, a excelência moral é algo que os indivíduos podem ou não adquirir. 
16) Segundo Aristóteles, todos os seres humanos possuem a capacidade de se aperfeiçoar moralmente.

Questão 03 - UEM/CVU - Inverno 2008 - “Os antigos, ou melhor, os antiqüíssimos, (teólogos), transmitiram por tradição a nós outros seus descendentes, na forma do mito, que os astros são Deuses e que o divino abrange toda a natureza ... Costuma-se dizer que os Deuses têm forma humana, ou se transformam em semelhantes a outros seres viventes ... Porém, pondo-se de lado tudo o mais, e conservando-se o essencial, isto é, se se acreditou que as substâncias primeiras eram Deuses, poderia pensar-se que isto foi dito por inspiração divina ...”
(Aristóteles, Metafísica, XII, 8, 1074b, apud Mondolfo, O pensamento antigo, I, São Paulo: Mestre Jou, 1964, p.13).
Com base nesse excerto e no seu conhecimento sobre a questão da origem da filosofia, assinale o que for correto.
01) Antes de fazerem filosofia, os gregos já indagavam sobre a origem e a formação do universo; e as respostas a esse problema eram oferecidas sob a forma de mito, isto é, por meio de uma narrativa alegórica que descreve a origem ou a condição de alguma coisa, reportando a um passado imemorial.
02) Na Teogonia, Hesíodo descreve a gênese do mundo coincidindo com o nascimento dos deuses; as forças e os domínios cósmicos não surgem como pura natureza, mas sim como divindades: Gaia é a Terra, Urano é o Céu, Cronos é o Tempo, aparecendo ora por segregação, ora pela intervenção de Eros, princípio que aproxima os opostos.
04) Os primeiros filósofos gregos buscaram descobrir o princípio (arché) originário de todas as coisas, o elemento ou a substância constitutiva do universo; elaborando uma cosmologia, não se contentavam com doutrinas divinamente inspiradas, mas tentavam compreender racionalmente o cosmo.
08) Os gregos foram pouco originais no exercício do pensamento crítico racional; apropriaram-se das conquistas científicas e do patrimônio cultural de civilizações orientais com mínimas alterações.
16) É tese hoje bastante aceita que o nascimento da filosofia na Grécia não foi um “milagre” realizado por um povo privilegiado, mas a culminação de um processo lento, tributário de um passado mítico, e influenciado por transformações políticas, econômicas e sociais.

Questão 04 - UEM/CVU - Inverno 2008 - Aristóteles considera que só o homem é um animal político, porque somente ele é dotado de linguagem na forma de palavra (lógos) e com ela pode exprimir o bem e o mal, o justo e o injusto. O fato de os homens poderem estabelecer em comum esses valores é o que torna possível a vida social e política. Assinale o que for correto.
01) A retórica é a arte da eloqüência, de bem falar e argumentar. Foi utilizada na Antiguidade Clássica como um dos principais recursos da política. 02) Os sofistas desenvolveram e ensinaram a retórica como instrumentalização da linguagem cujo objetivo era torná-la uma estratégia para vencer adversários nos embates políticos.
04) Para os gregos antigos, a palavra mito (mythos) significa narrativa, é a palavra que narra a origem dos deuses, do mundo, dos homens, da comunidade humana e da vida do grupo social.
08) A linguagem para os gregos antigos tem duas formas de expressão: o mythos e o lógos. O mythos desenvolve a palavra mágica e encantatória; o lógos, a linguagem como poder de conhecimento racional.
16) A obra filosófica de Platão é isenta de qualquer mito, é o que permite caracterizá-la como sendo absolutamente racionalista.

Questão 05 - UEM/CVU - Inverno 2012 - Aristóteles, acerca do cidadão, afirma: “Em nada se define mais o cidadão, em sentido pleno, do que no participar das decisões judiciais e dos cargos de governo. Desses, uns são limitados no tempo, de modo a não ser possível jamais a um cidadão exercer duas vezes seguidas o mesmo cargo, mas apenas depois de um intervalo definido. [...] Consideramos cidadão o que assim pode participar, como membro, (quer da assembleia quer da judicatura)”.
(ARISTÓTELES, Política. In: Antologia de textos filosóficos. Curitiba: SEED-PR, 2009, p. 76).
Esse conceito clássico de cidadania ainda é aplicável aos nossos dias. Com base no texto, é correto afirmar que
01) nas ditaduras, quando a população não pode participar das decisões políticas, não há cidadania plena.
02) recusar-se a tomar parte nas decisões políticas não é um direito, mas uma afronta à cidadania.
04) a cidadania é uma concessão dos governantes ao povo.
08) não há cidadania plena quando a população não tem como acessar às instituições públicas, como participar delas.
16) a cidadania se resume à democracia, que é o direito de escolher os governantes.

Questão 06 - UEM/CVU - Inverno 2014 - “É, pois, manifesto que a ciência a adquirir é a das causas primeiras (pois dizemos que conhecemos cada coisa somente quando julgamos conhecer a sua primeira causa); ora, causa diz-se em quatro sentidos: no primeiro, entendemos por causa a substância e a quididade (essência) (o ‘porquê’ reconduz-se pois a noção última, e o primeiro ‘porquê’ é causa e princípio); a segunda [causa] é a matéria e o sujeito; a terceira é a de onde [vem] o início do movimento; a quarta [causa], que se opõe à precedente, é o ‘fim para que’ e o bem (porque este é, com efeito, o fim de toda a geração e movimento).”
(ARISTÓTELES. Metafísica, livro I, cap. III. Coleção Os Pensadores, São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 16).
A partir do trecho citado e com base nos conhecimentos da filosofia de Aristóteles, assinale o que for correto.
01) As causas são os princípios dos seres.
02) Conforme o texto, só há uma única causa de todos os seres.
04) A terceira causa, também conhecida como gênese ou origem, opõe-se à quarta causa, que é a finalidade ou o fim de algo.
08) A matéria de algo é causa na medida em que não pode existir ser ou substância sem matéria.
16) O conhecimento verdadeiro de algo implica o conhecimento de suas causas.

Questão 07 - UEM/CVU - Inverno 2014 - “A virtude é, pois, uma disposição de caráter relacionada com a escolha e consistente numa mediania, isto é, a mediania relativa a nós, a qual é determinada por um princípio racional próprio do homem dotado de sabedoria prática. E é um meio-termo entre dois vícios, um por excesso e outro por falta; pois que, enquanto os vícios ou vão muito longe ou ficam aquém do que é conveniente no tocante às ações e paixões, a virtude encontra e escolhe o meio-termo.”
(ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco, Livro II, cap. 6. Coleção Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 73).
A partir do trecho citado, assinale o que for correto.
01) A virtude é uma disposição decorrente de um raciocínio que busca um agir equilibrado ou moderado.
02) Os vícios são disposições que fogem à moderação, seja porque não atingem esse equilíbrio, seja porque o ultrapassam.
04) O meio-termo da ação virtuosa não é uma regra única e absoluta, mas deve ser considerada em relação ao indivíduo que age, por isso é uma mediania e não uma média.
08) A coragem é uma ação virtuosa que está a meio termo entre os vícios da covardia e do destemor.
16) O meio-termo da ação virtuosa implica a concessão de algo e impede que o agente defenda, com contundência, seu ponto de vista.

Questão 08 - UEM/CVU - Verão/2008 - Elaborando a teoria das quatro causas e a distinção entre ato e potência, Aristóteles busca explicar a realidade do devir e da mudança a que estão submetidas as coisas causadas. Assinale o que for correto.
01) Para Aristóteles, a mudança implica uma passagem da potência ao ato; o ato é o estado de plena realização de uma coisa; a potência, a capacidade que algo tem para assumir uma determinação.
02) Segundo Aristóteles, tudo o que acontece tem suas causas, essas são a explicação ou o porquê de certa coisa ser o que é.
04) Causa material, causa formal, causa eficiente e causa final são os quatros sentidos que Aristóteles distingue no termo causa.
08) Segundo Aristóteles, a causa material e a causa formal de uma coisa são, respectivamente, aquilo de que essa coisa é feita e aquilo que ela essencialmente é.
16) Segundo Aristóteles, a causa eficiente e a causa final de uma coisa são, respectivamente, o agente que atua sobre essa coisa e o fim a que ela se destina.
Resposta:  Alternativa(s)Correta(s):

Questão 09 - UEM/CVU - Verão/2011 - “São de índole democrática os seguintes procedimentos: eleger todas as magistraturas entre todos os cidadãos; governar todos a cada um, e cada um a todos, em alternância; sortear as magistraturas ou na totalidade, ou então só as que não exijam experiência ou habilitação; impedir que o mesmo cidadão exerça duas vezes a mesma magistratura, a não ser em raras circunstâncias e apenas naquelas escassas magistraturas que não se relacionam com a guerra; reduzir ao mínimo o período de vigência de todas as magistraturas, ou então, do maior número possível delas; atribuir administração da justiça a todos os cidadãos escolhidos entre todos; depor a supremacia das decisões nas mãos da assembleia no tocante a todos os assuntos. Outro aspecto decisivo é o fato de nenhuma magistratura ser vitalícia e, no caso de um determinado cargo ter resistido a uma antiga reforma, ser democrático o fato de restringir o seu poder fazendo que a magistratura seja ocupada por sorteio em vez de eleição.”
(ARISTÓTELES. Política. In: Filosofia. Livro Didático Público. Curitiba: SEED-PR, 2006. p.170).
A partir dessas informações, assinale o que for correto.
01) Pode-se afirmar, segundo o texto, que o sorteio de cargos políticos é preferível ao pleito eleitoral, uma vez que a eleição pode favorecer a aristocracia e a oligarquia, bem como ameaçar a democracia.
02) Os ideais democráticos descritos pelo texto estão de acordo com os princípios de isonomia (igualdade de direitos perante a lei) e isègoria (igualdade de direitos ao uso político e público da palavra).
04) Segundo o texto, a escolha dos magistrados é endereçada apenas àqueles que têm experiência e estão aptos a este ofício, já que nem todos os cidadãos têm direito a ocupar cargos públicos.
08) As reformas administrativas, segundo o texto, entre outras virtudes no campo democrático, servem para provocar novas eleições.
16) No texto, o estado de exceção, suscitado pela guerra, representa o ponto mais alto para o exercício das ideias democráticas.

Questão 10 - UEM/CVU - Verão/2012 - Na Metafísica, Aristóteles afirma: “O ser se diz de muitos modos, mas se diz em relação a um termo único e única natureza e não de modo equívoco. [...] uns são ditos ser porque são substâncias, outros porque são afecções de substâncias, outros porque são um caminho para a substância, ou destruições, privações, qualidades, causas produtivas ou geradoras para a substância ou do que é dito relativamente da substância, ou são negações de uma delas ou da substância; por esta razão dizemos inclusive que o não ser é não ser”
(ARISTÓTELES, Metafísica, livro IV, cap. 2. In: FIGUEIREDO, V. Filósofos na sala de aula. Volume 3. São Paulo: Berlendis & Vertecchia, 2008, p. 33-34).
A partir do trecho citado, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01) Um ser pode ser a negação de uma substância.
02) Do ser pode-se gerar uma substância, sem que isso que a gerou seja necessariamente uma substância.
04) A substância é anterior e prioritária ao ser.
08) A substância é necessariamente um ser.
16) Uma das exigências da definição de ser é que ela seja unívoca.

Questão 11 - UEM/CVU - Verão/2013 - “Pois bem, o que no passado e no presente foi sempre objeto de investigação e sempre objeto de dificuldades, o que é o ser, é isto: o que é a substância (quanto a isto, uns dizem que há uma única, outros que há mais do que uma e uns dizem que é em número limitado, outros que é em número ilimitado); por esta razão, nós devemos investigar, sobretudo, primeira e, por assim dizer, unicamente o que é o ser concebido deste modo”
(ARISTÓTELES. Metafísica, VII, 1028b2-7. In: FIGUEIREDO, V. Filósofos na sala de aula. V. 3, São Paulo: Berlendis & Vertecchia Editores, 2008, p. 14).
Com base no trecho citado e nos conhecimentos sobre o assunto, assinale o que for correto.
01) A investigação da noção de ser é um problema central para a reflexão filosófica.
02) A definição de substância de algo é, no limite, a definição do ser desse algo.
04) A substância não é alvo de estudos no presente, mas foi analisada pelos filósofos do passado.
08) O filósofo defende uma investigação da substância exclusivamente enquanto o ser de algo, aquilo que algo é.
16) A definição do que é algo, o seu ser, não se altera no tempo nem no espaço.

Questão 12 - UEM/CVU - Verão/2014 - “É, pois, com direito que a filosofia é também chamada a ciência da verdade: o fim da [ciência] especulativa é, com efeito, a verdade, e o da [ciência] prática, a ação; porque, se os práticos consideram o como, não consideram o eterno, mas o relativo e o presente. E nós não conhecemos o verdadeiro sem [conhecer] a causa.”
(ARISTÓTELES, Metafísica, livro II, cap. I. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 39-40). A partir do texto é correto afirmar que:
01) Aristóteles diferencia a ciência especulativa da ciência prática.
02) A ciência prática volta-se para conhecer as coisas relativas à ação humana.
04) A ciência especulativa busca conhecer como as coisas são, sua condição presente, sua relação.
08) Para Aristóteles, conhecer verdadeiramente algo é conhecer a sua causa.
16) Para Aristóteles a verdade é eterna e imutável.

Questão 13 - MS CONCURSOS - 2009 - IFF-RS - A primeira grande teoria filosófica da liberdade é exposta por Aristóteles em sua obra Ética a Nicômaco e, com variantes, permanece através dos séculos, chegando até o século XX, quando foi retomada por Sartre. Para Aristóteles a liberdade é:
a) “A negação de um ato de escolha realizado pela vontade individual, mas na atividade do todo, do qual os indivíduos são partes”.
b) “Concebida como o poder pleno e incondicional da vontade para determinar a si mesma ou para ser autodeterminada”.
c) “ A escolha incondicional que o próprio homem faz de seu ser.”
d) “ Estar condenado a própria liberdade”.

Questão 14 - MS CONCURSOS - 2009 - IFF-RS -  Para Aristóteles, a lógica não era uma ciência teorética, nem prática ou produtiva, mas um instrumento para as ciências. Eis por que o conjunto das obras lógicas aristotélicas recebeu o nome Órganon, palavra grega que significa instrumento. Assim sendo, a lógica caracterizase como:
I. Instrumental
II. Formal
III. Propedêutica
IV. Normativa
V. Doutrina da prova
VI. Geral e temporal

Relacione as caracterizações acima com os instrumentos que as significam:
( ) Permite verificar se é verdadeira ou falsa uma proposição.
( ) Preocupase com a forma pura e geral dos pensamentos expressas através da linguagem.
( ) As formas do pensamento, seus princípios e suas leis são universais, necessárias e imutáveis como a própria razão.
( ) É o instrumento do pensamento para pensar corretamente e verificar a correção do que está sendo pensado.
( ) Fornece princípios, leis, regras e normas que todo pensamento deve seguir se quiser ser verdadeiro.
( ) Indica os procedimentos (métodos, raciocínios, demonstrações) que devemos empregar para cada modalidade de conhecimento. A seqüência correta corresponde a:
a) V, VI, II, IV, I, III.
b) III, IV, I, VI, II, V.
c) V. II, VI, I, IV, III.
d) I, II, III, IV, V, VI.

Questão 15 - ENEM 2009 - Segundo Aristóteles, "na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios – esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais –, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas".
VAN ACKER, T. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual. 1994
O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania
a) possui uma dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.
b) era entendida como uma dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.
c) estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
d) tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.
e) vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.

Questão 16 - ENEM 2013 - A felicidade é, portanto, a melhor, a mais nobre e a mais aprazível coisa do mundo, e esses atributos não devem estar separados como na inscrição existente em Delfos “das coisas, a mais nobre é a mais justa, e a melhor é a saúde; porém a mais doce é ter o que amamos”. Todos estes atributos estão presentes nas mais excelentes atividades, e entre essas a melhor, nós a identificamos como felicidade.
ARISTÓTELES. A Política. São Paulo: Cia das Letras, 2010.
Ao reconhecer na felicidade a reunião dos mais excelentes atributos, Aristóteles a identifica como
a) busca por bens materiais e títulos de nobreza.
b) plenitude espiritual e ascese pessoal.
c) finalidade das ações e condutas humanas.
d) conhecimento de verdades imutáveis e perfeitas.
e) expressão do sucesso individual e reconhecimento público.

Questão 17 - ENEM 2016 / 2 - Ninguém delibera sobre coisas que não podem ser de outro modo, nem sobre as que lhe é impossível fazer. Por conseguinte, como o conhecimento científico envolve demonstração, mas não há demonstração de coisas cujos primeiros princípios são variáveis (pois todas elas poderiam ser diferentemente), e como é impossível deliberar sobre coisas que são por necessidade, a sabedoria prática não pode ser ciência, nem arte: nem ciência, porque aquilo que se pode fazer é capaz de ser diferentemente, nem arte, porque o agir e o produzir são duas espécies diferentes de coisa. Resta, pois, a alternativa de ser ela uma capacidade verdadeira e raciocinada de agir com respeito às coisas que são boas ou más para o homem. ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Abril Cultural, 1980. Aristóteles considera a ética como pertencente ao campo do saber prático. Nesse sentido, ela difere-se dos outros saberes porque é caracterizada como
a) conduta definida pela capacidade racional de escolha.
b) capacidade de escolher de acordo com padrões científicos.
 c) conhecimento das coisas importantes para a vida do homem.
d) técnica que tem como resultado a produção de boas ações.
e) política estabelecida de acordo com padrões democráticos de deliberação.

Questão 18 - ENEM 2017 - Se, pois, para as coisas que fazemos existe um fim que desejamos por ele mesmo e tudo o mais é desejado no interesse desse fim; evidentemente tal fim será o bem, ou antes, o sumo bem. Mas não terá o conhecimento, porventura, grande influência sobre essa vida? Se assim é, esforcemo-nos por determinar, ainda que em linhas gerais apenas, o que seja ele e de qual das ciências ou faculdades constitui o objeto. Ninguém duvidará de que o seu estudo pertença à arte mais prestigiosa e que mais verdadeiramente se pode chamar a arte mestra. Ora, a política mostra ser dessa natureza, pois é ela que determina quais as ciências que devem ser estudadas num Estado, quais são as que cada cidadão deve aprender, e até que ponto; e vemos que até as faculdades tidas em maior apreço, como a estratégia, a economia e a retórica, estão sujeitas a ela. Ora, como a política utiliza as demais ciências e, por outro lado, legisla sobre o que devemos e o que não devemos fazer, a finalidade dessa ciência deve abranger as das outras, de modo que essa finalidade será o bem humano.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. In: Pensadores. São Paulo: Nova Gunman 1991 (adaptado).
Para Aristóteles, a relação entre o sumo bem e a organização da pólis pressupõe que
a) o bem dos indivíduos consiste em cada um perseguir seus interesses.
b) o sumo bem é dado pela fé de que os deuses são os portadores da verdade.
c) a política é a ciência que precede todas as demais na organização da cidade.
d) a educação visa formar a consciência de cada pessoa para agir corretamente.
e) a democracia protege as atividades políticas necessárias para o bem comum.

Questão 19 - UNISC INVERNO - 2012 - Na obra de Aristóteles, a Ética é uma ciência prática, concepção distinta da de Platão, referida a um tipo de saber voltado à ação. Na Ética a Nicômaco, Aristóteles destaca uma excelência moral determinante para a constituição de uma vida virtuosa. Esta excelência moral tão importante é
a)a coragem.
b)a retórica.
c)a verdade.
d) a prudência ou moderação.
e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Questão 20 - UNISC INVERNO - 2009 - Aristóteles, em sua “Ética a Nicômaco”, elaborou um quadro-síntese das principais virtudes e seus vícios (por excesso ou por deficiência). Esse quadro continha a síntese das virtudes que constituíam a arete (excelência ética) e a moralidade grega durante o tempo em que a polis foi a referência social da Grécia. Dado o quadro abaixo, qual das alternativas apresentadas o completa de forma correta?
a) (1)Libertinagem, (2)Vileza, (3)Orgulho, (4)Inveja, (5)Prudência, (6)Veracidade
b) (1)Inveja, (2)Modéstia, (3)Enfado, (4)Prudência, (5)Vileza, (6)Rusticidade
c) (1)Vileza, (2)Modéstia, (3)Inveja, (4)Prudência, (5)Enfado, (6)Esbanjamento
d) (1)Esbanjamento, (2)Libertinagem, (3)Rusticidade, (4)Enfado, (5)Veracidade, (6)Inveja
e) (1)Libertinagem, (2)Modéstia, (3)Prudência, (4)Enfado, (5)Esbanjamento, (6)Veracidade

Questão 21 - UNISC INVERNO - 2010 - Aristóteles (384-322 a. C.), além de descrever as diversas constituições, estabeleceu uma tipologia das formas de governo que se tornou clássica. Para tanto, utilizou-se de dois critérios: quantidade (um, poucos, muitos a governar) e valor (boas ou más). As boas formas de governo, no entendimento de Aristóteles, são monarquia, aristocracia e democracia. Assinale, abaixo, a alternativa que, de modo correto e respectivamente, considerando as formas boas apresentadas acima, indica as formas corrompidas (más) de governo para Aristóteles.
a) demagogia, oligarquia, tirania.
b) tirania, demagogia, oligarquia.
c) tirania, oligarquia, demagogia.
d) demagogia, tirania, oligarquia.
e) nenhuma das alternativas anteriores.

Questão 22 - UNISC VERÃO - 2008 - “Se em nossas ações, há algum fim que desejamos por ele mesmo e os outros são desejados só por causa dele, e se não escolhemos indefinidamente alguma coisa em vista de outra, (pois nesse caso iríamos ao infinito e nosso desejo seria fútil e vão), é evidente que tal fim só pode ser o bem, o Sumo Bem”(Aristóteles, Ética a Nicômacos). A passagem indica que
a) o Sumo Bem de Aristóteles depende da existência de bens materiais para alcançá-lo.
b) todas as ações humanas são orientadas por finalidades instrumentais, isto é, são desejadas por serem meios para alcançar outras coisas.
c) todas as ações humanas devem ter em vista uma mesma finalidade.
d) há um fim que aspiramos alcançar em nossas ações, esse fim não depende de nenhuma outra coisa e é chamado de Sumo Bem.
e) as ações repetem-se ao infinito, e o Sumo Bem nunca é alcançado.

Questão 23 - UNISC VERÃO - 2010 - Para Aristóteles (384-322 a.C.), todos os seres são determinados por quatro causas. Essas causas explicam, segundo o filósofo, como e por que cada coisa torna-se o que é. Essas causas são
a) causa final, causa inicial, causa formal e causa intermediária.
b) causa material, causa inicial, causa eficiente e causa moral.
c) causa material, causa eficiente, causa formal e causa final.
d) causa moral, causa inicial, causa formal e causa motora.
e) causa motora, causa eficiente, causa moral e causa intermediária.

GABARITO
01 - Resposta: 25  Alternativa(s)Correta(s): 01-08-16
02 - Resposta: 26  Alternativa(s)Correta(s): 02-08-16
03 - Resposta: 23   Alternativa(s)Correta(s): 01-02-04-16
04 - Resposta: 15 Alternativa(s)Correta(s): 01-02-04-08
05 - Resposta: 11  Alternativa(s)Correta(s): 01-02-08
06 - Resposta: 21 Alternativa(s)Correta(s): 01-04-16
07 - Resposta:  7 Alternativa(s)Correta(s): 01-02-04
08 - Resposta: 31 Alternativa(s)Correta(s): 01-02-04-08-16
09 - Resposta: 03 Alternativa(s)Correta(s): 01-02
10 - Resposta:  23 Alternativa(s)Correta(s): 01-02-04-16
11 - Resposta:  27 Alternativa(s)Correta(s): 01-02-08-16
12 - Resposta:  27 Alternativa(s)Correta(s): 01-02-08-16
13 - B
14 - C
15 - B
16 - C
17 - A
18 - C
19 - D
20 - E
21 - C
22 - D
23 - C

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...