PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 28 de março de 2018

Questões de Geografia - PISM I / UFJF 2018 - com Gabarito Oficial

Questão 01 - PISM I / UFJF 2018  - Sobre o mapa abaixo, pode-se afirmar que:
a) O mapa está de ponta cabeça, pois convencionalmente a América do Sul localiza Equador.
b) A orientação com o norte para cima é uma convenção cartográfica geopolíticas.
c) A área central do mapa está errada, pois nela deveria estar localizada a Europa e a África, e não a Austrália.
d) O meridiano de Greenwich está localizado na porção leste do mapa, o que compromete os fusos horários.
e) O mapa demonstra que a Antártida está equivocadamente localizada no extremo norte, e não no sul.

Questão 02 - PISM I / UFJF 2018  - Poucos meses após assumir a presidência dos Estados Unidos da América, Donald Trump anunciou a retirada do país do Acordo de Paris. O presidente do país que é segundo maior poluidor do mundo declarou na ocasião: “a partir de hoje, os Estados Unidos cessarão toda a implementação do Acordo de Paris não vinculativo e os encargos financeiros e econômicos draconianos que o acordo impõe ao nosso país”.
Adaptado de: http://www.politicadinamica.com/. Acesso em 17/07/2017. Sobre o Acordo de Paris, pode-se afirmar

Sobre o Acordo de Paris, pode-se afirmar:
a) A saída dos Estados Unidos da estabelecidas no Acordo de Paris. América não interfere na expectativa de se alcançar as metas
b) Após a saída dos Estados Unidos, o Brasil também se retirou do Acordo de Paris alegando os mesmos motivos estadunidenses.
c) O Acordo de Paris contempla o auxílio financeiro dos países mais ricos para que os países em desenvolvimento possam reduzir suas emissões.
d) A decisão do presidente Donald Trump sofreu severas críticas nos Estados Unidos, sobretudo dos setores carbonífero e petrolífero.
e) O Acordo de Paris é criticado por não incentivar o aumento da capacidade de resiliência dos países para lidar com as mudanças climáticas.

Questão 03 - PISM I / UFJF 2018  - “A redução dos tamanhos das florestas naturais em todo o mundo tem ocorrido como resultado, principalmente, de incêndios, corte de árvores para propósitos comerciais, devastação de terras para utilização da agropecuária, ou até fenômenos naturais. (...) A persistência na ocorrência desses problemas torna relevante a manutenção de debates sobre as causas e os fatores relacionados ao desmatamento no Brasil, detentor da maior floresta mundial”.
Fonte: ARRAES, Ronaldo de Albuquerque e; MARIANO, Francisca Zilania; SIMONASSI, Andrei Gomes. Causas do desmatamento no Brasil e seu ordenamento no contexto mundial. Rev. Econ. Sociol. Rural, Brasília, v. 50, n. 1, p. 119-140, Mar. 2012. 
Sobre o desmatamento no Brasil é CORRETO afirmar:
a) O desmatamento é um processo inerente ao progresso, sem o qual o crescimento econômico é inviável.
b) Como consequências do desmatamento, tem-se a intensificação dos processos erosivos superficiais e a diminuição da recarga dos aquíferos.
c) A caatinga é o bioma brasileiro com menor percentual de área desmatada, devido, sobretudo, à aridez dos solos, o que inibe a agricultura.
d) O novo Código Florestal Brasileiro, promulgado em 2012, ampliou as áreas de preservação permanente, o que vem inibindo o desmatamento nos últimos anos.
e) A principal causa do desmatamento no Brasil atualmente é a expansão urbana, sobretudo na Região Norte.

Questão 04 - PISM I / UFJF 2018  - “MG: tremor de terra mata criança e fere 6 pessoas
09 de dezembro de 2007
O tremor de terra que atingiu a localidade de Caraíbas, no município de Itacarambi, no norte de Minas Gerais, atingiu 4.9 na escala Richter, que vai de 0 a 9. O tremor é considerado pelos pesquisadores do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB) como um dos 20 maiores abalos que atingiram o país e o pior em relevância, porque registrou uma vítima fatal, o que não havia acontecido antes. ”
Adaptado de: http://noticias.terra.com.br. Acesso em 14/07/2017 

Sobre a ocorrência de tremores de terra no Brasil, é CORRETO afirmar que:
a) Terremotos como esses são eventos raros no Brasil, sendo relatados apenas em áreas de ocorrência de rochas vulcânicas.
b) Parte do território brasileiro se localiza em um contato convergente de placas tectônicas, o que causa os terremotos.
c) Terremotos de baixa intensidade são comuns no Brasil, seja por acomodação de camadas ou reativações de falhas geológicas.
d) Os terremotos no Brasil se intensificaram nos últimos anos influenciados pelo desmatamento e pelas mudanças climáticas.
e) O município de Itacarambi se localiza em uma cadeia de montanhas, o que gera constantes abalos sísmicos na região.

Questão 05 - PISM I / UFJF 2018  - Existem diversos tipos de solo ao redor do mundo. Eles se diferenciam por algumas características, entre elas, a organização do material pedológico em horizontes diagnósticos. De acordo com o material de origem, o clima, o relevo, os organismos vivos e o tempo, os horizontes se diferenciam e definem os tipos de solo. Avalie os perfis de solo apresentados abaixo, bem como as assertivas sobre eles.


Adaptado de http://meioambiente.culturamix.com/. Acesso em 17/07/2017.
I) O perfil 1 representa um solo jovem, onde os processos pedogenéticos são mais intensos.
II) O perfil 2 é típico de climas úmidos, que intensifica o intemperismo químico das rochas.
III) A declividade elevada dos terrenos tende a inibir a formação de solos como os do Perfil 2.

Avaliando as assertivas acima, pode-se dizer que
a) todas as afirmativas são corretas.
b) nenhuma das afirmativas é correta.
c) apenas I e II são corretas.
d) apenas I e III são corretas.
e) apenas II e III são corretas.

GABARITO01 - B
02 - C
03 - B
04 - C
05 - E

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...