PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 25 de março de 2018

História: 15 Questões de Concursos sobre a Globalização - com gabarito

Questão 01 - ADVISE - 2010 - Prefeitura de Mari - PB - Antes de ter início a primeira fase da globalização cada povo vivia isolado dos demais, cada cultura era autossuficiente. Continentes encontravam-se separados por oceanos e mares, que faziam com que a maioria dos povos e das culturas soubessem da existência uma das outras apenas por meio de lendas. Em relação a globalização podemos afirmar que: 
A) É um fenômeno historicamente recente, atual, também conhecido como Era Pós-Industrial, onde se n ta claramente um declínio do emprego industrial. 
B) Surgiu logo após a Segunda Guerra Mundial e se acelerou com o colapso do socialismo, sendo caracterizado pelo aparecimento de organizações internacionais.
C) Tem contribuído para a heterogeneidade cultural, través da propagação da (televisor, telefone, computador, internet). 
D) É um fenômeno complexo que trata da interpenetração de relações econômicas e financeiras, com dimensão planetária. 
E) Visa a integração comercial, política e econômica, bem como o desenvolvimento regional e diminuição de disparidades entre países ricos e pobres.

Questão 02 - ACEP - 2010 - Prefeitura de Quixadá - A fase da expansão do Capitalismo, chamado de Globalização, caracteriza-se por: 
A) implementar políticas de estatização de empresas privadas e empréstimos internacionais com juros baixos aos países emergentes. 
B) criticar as práticas neoliberais, admiração pelo socialismo e a convicção de que o futuro histórico pertence ao comunismo. 
C) incentivar a participação de tecnologias no sistema produtivo e no desenvolvimento dos meios de comunicação e informação. 
D) garantir o acesso a bens e serviços para toda população mundial e estimular a política nacionalista dos países do mundo.

Questão 03 - CEPERJ - 2013 - SEDUC-RJ - Dentre outras modificações nas relações sociais de produção, recentemente, o fordismo passa a adquirir formas híbridas ou a ser trocado por processos mais flexibilizados de trabalho e produção, e surge um modelo mais atento às novas exigências do mercado que busca integrar inovação, competitividade e produtividade. Muitos historiadores e cientistas sociais afirmam que, especialmente após os anos 80 do século passado, vivemos um novo ciclo de expansão do capitalismo e inauguramos um também novo processo civilizatório de alcance mundial. O nome genérico pelo qual conhecemos o fenômeno que, dentre outros, relaciona-se com a transformação histórica mencionada é: 
A) Perestroika 
B) Glasnos 
C) Globalização 
D) Antiglobalização 
E) Imperialismo

Questão 04 - CEPERJ - 2015 - SEDUC-RJ - Cientistas sociais e historiadores contemporâneos identificam um novo ciclo de expansão do capitalismo enquanto modo de produção e agente de um processo civilizatório de repercussão internacional. Tais mudanças estão relacionadas, dentre outras coisas, com a combinação entre o modelo fordista de organização do trabalho e da produção com um padrão mais flexível dos processos de trabalho e de produção, sintonizado com as novas exigências do mercado internacional, dos fluxos de comunicação mais ágeis, congregando competitividade, inovação e produtividade. Esta nova etapa do capitalismo tem sido identificada pelo termo: 
A) Capitalismo livre-concorrencial 
B) Globalização 
C) Capitalismo industrial 
D) Capitalismo de Estado 
E) Mercantilismo

Questão 05 - CERCON - 2010 - Prefeitura de Girau do Ponciano - AL - A força da economia política da globalização: 
(A) permitiu criar uma ordem internacional estável e previsível do ponto de vista político. 
(B) criou ou ampliou contradições entre os Estados detentores de tecnologia avançada e os que não puderam alcançar a velocidade da transformação científico-tecnológica da sociedade do conhecimento. 
(C) possibilitou que uma ordem econômica internacional fosse implantada por meio da organização de um comércio internacional mais justo e regrado pelos painéis da Organização Mundial do Comércio. 
(D) aguçou a busca por competitividade das economias nacionais, que seguiram autárquicas e desconfiadas da inserção global.

Questão 06 - FEPESE - 2006 - Prefeitura de Florianópolis - SC - Leia o texto: “[...] A produção global beneficia-se das divisões territoriais da economia internacional, jogando com as diferentes jurisdições territoriais, de modo a reduzir custos, economizar impostos, evitar regulamentos antipoluição e controles sobre o trabalho, bem como obtendo garantias de políticas de estabilidade e favores. A globalização financeira construiu uma rede eletrônica conectada 24 horas por dia, sem controles. As decisões financeiras mundiais não estão centralizadas nos Estados, mas nas cidades globais — Nova York, Tóquio, Londres, Paris, Frankfurt —, estendendo-se por computadores para o resto do mundo. COX, Robert W. (1994), “Global restructuring: making sense of the changing international political economy”, in Richard Stubbe e Geoff rey R.D. Underhill (eds.), Political economy and the changing global order, Londres, MacMillan, c cap. 1, pp. 45-59. Apud IANNI, Octávio. As ciências sociais na época da globalização. Disponível em http://www.scielo.br/scielo. 
Assinale a alternativa correta de acordo com o texto. 
a) ( ) A globalização beneficia os regulamentos antipoluição e os controles sobre o trabalho. 
b) ( ) A economia global retirou o poder de decisão dos grandes centros do capitalismo mundial. 
c) ( ) A economia contemporânea é caracterizada pela globalização da produção e das finanças. 
d) ( ) As decisões financeiras, no mundo contemporâneo, estão centralizadas nos Estados Nacionais e não mais nas grandes corporações. 
e) ( ) A globalização não tem conseguido reduzir os custos de produção, economizar impostos ou os controles sobre o trabalho.

Questão 07 - MS CONCURSOS - 2014 - IF-AC - A Globalização pode ser definida como um processo histórico de crescente interligação econômica, social e cultural entre diferentes povos e países. Segundo alguns historiadores, esse processo é antigo e teve início: 
a) Com o Renascimento Cultural e Científico do século XII. 
b) Com a Reforma Religiosa do século XVI. 
c) Com a Expansão Marítima e Comercial europeia dos séculos XV e XVI. 
d) Com o advento das duas Grandes Guerras Mundiais (1914-1918 e 1939-1945).

Questão 08 - CESPE - 2013 - SEDUC-CE - O atual estágio da economia mundial, que é comumente denominado globalização, refere-se à culminância de um longo processo histórico, cujo início remete à expansão comercial e marítima europeia dos séculos XV e XVI e à Revolução Industrial, a partir de meados do século XVIII. Os elementos definidores da ordem global contemporânea incluem 
A) o enrijecimento das fronteiras e o impedimento ao livre comércio. 
B) a ausência do Estado nas atividades econômicas e a ampla circulação de ativos financeiros. 
C) a fragilidade dos mercados financeiros e a restrita circulação de capitais. 
D) a defesa retórica e a prática de medidas protecionistas. 
E) o domínio do conhecimento e as inovações tecnológicas.

Questão 09 - CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Itabaiana - SE - “A globalização do mundo expressa um novo ciclo de expansão do capitalismo, como modo de produção e processo civilizatório de alcance mundial. Um processo de amplas proporções, envolvendo nações e nacionalidades, regimes políticos e projetos nacionais, grupos e classes sociais, economias e sociedades, culturas e civilizações. Assinala a emergência da sociedade global como uma totalidade abrangente, complexa e contraditória.” A grande discussão atual é a globalização da economia. Sobre a influência negativa da globalização econômica, é possível concluir que: 
A) A maioria dos países latino-americanos não tem condições de competir com a descomunal força dos grandes centros industriais, porque afeta a industrialização, aumenta a população marginalizada. O contraste entre a riqueza e a pobreza ficou mais acentuado. 
B) Os diversos governos latino-americanos procuram se adequar às exigências do capitalismo globalizado abrindo sua economia para os produtos e investimentos estrangeiros, promovendo um maior giro de capital, o que favorece a maioria da população. 
C) A América Latina apresenta desgastes militares, mas tem plenas condições de competir com os grandes centros industriais graças à produção interna acelerada e às grandes chances de prosperidade. 
D) Seguindo à risca as exigências do FMI, a América Latina aumentou o número de multimilionários, equilibrando o nível de vida de toda a população por causa do crescente aumento dos empregos. 
E) De simples fornecedores de matérias primas, os países latino-americanos passaram a ser potências mundiais devido ao fornecimento acelerado de produtos industrializados, diretamente aos países europeus.

Questão 10 - CONSULPLAN - 2010 - Prefeitura de Santa Maria Madalena - RJ - “O processo de globalização tem sido capaz de gerar riquezas sem precedentes, mas tem também seus aspectos negativos.” 
A esse respeito, o economista Ari de Oliveira Zenha observou: 
“O capital financeiro no mundo globalizado tem assumido relevância como estrutura acumulativa, reserva de valor e como capital especulativo (...). (...) Os países emergentes encontram-se numa condição de crise permanente, não só devido à vulnerabilidade de suas estruturas produtivas como financeiras. O colapso desses países já se vem construindo baseado no pensamento neoliberal, sem soluções para seus problemas e contradições que são de natureza estrutural. Desemprego crônico, vulnerabilidade financeira, arrocho fiscal, perda da autonomia governamental, miséria e pobreza crescente, desarticulação do aparato estatal, sucateamento da infraestrutura e subordinação absoluta aos interesses e ditames do mercado financeiro internacional.” 
Nesse contexto, o historiador Eric Hobsbawm argumentou: 
“O capitalismo não tem dificuldades em garantir ou gerar riquezas – ao contrário, até agora foi a forma mais bem sucedida nisso. Mas nós vamos ter que descobrir uma maneira de resolver nossos problemas. Várias razões impedem o capitalismo de fazê-lo. Em primeiro lugar, a longo prazo, não está em condições de resolver as questões ambientais, em segundo é uma economia alimentada pelo crescimento e pela necessidade de lucro e acumulação. Não pode ser facilmente combinada com um tipo de crescimento autossustentado, pois o princípio básico é o crescimento ilimitado. Um terceiro elemento é o fato de que o capitalismo não possui nenhum instrumento para diminuir a crescente desigualdade econômica no mundo.” 
Comparando os dois textos, é correto afirmar que: 
A) Ambos surpreendem a todos que se interessam por assuntos contemporâneos, na medida em que combatem a complexidade e a contradição como mecanismo de homogeneização da sociedade. 
B) Ambos apresentam os prejuízos culturais que são percebidos no comprometimento das particularidades regionais para determinar valores culturais específicos. 
C) Ambos apresentam grandes momentos decisivos do passado na determinação súbita de um modelo dinâmico e revolucionário no processo de homogeneização econômica. 
D) Ambos apresentam em linhas gerais as experiências locais, regionais ou continentais como colapso das concepções capitalistas fundamentadas na obtenção de lucro. 
E) Ambos fazem referência à sociedade global como uma totalidade abrangente, complexa e contraditória, geradora de disparidades sócio-econômicas marcadamente notadas nos processos de produção e nos setores da cadeia produtiva.

Questão 11 - CONSULTEC - 2009 - Prefeitura de Fagundes - PB - A repercussão instantânea, na América do Sul, de crises financeiras na Ásia, a fabricação de produtos de prestigiosas marcas europeias ou americanas na Malásia, Tailândia etc. e a formação de cadeias de televisão mundiais são aspectos de uma mesma tendência, a(o) 
a) exploração de países em desenvolvimento, por países desenvolvidos. 
b) Globalização. 
c) “Uber-liberalismo” de capitais. 
d) Neoliberalismo. 
e) Neocapitalismo.

Questão 12 - FUNCAB - 2010 - SEE-AC
Mr. Dow-Jones 

Andam no ar uns rumores 
O meu fax anda alarmado 
Diz-se que o choro da Lady Di 
Agita-se muito o mercado 
A Cadillac tem o monopólio 
Das bicicletas em Pequim
Berlusconi distribui pizzas 
Pelas ruas de Bombaim 

(...) Você espirra em NovaYork
 E lança em crise o planeta 
Na minha cama sinto a onda de choque 
É o efeito borboleta 
O Tarôt diz que o sol vai cair 
Nas malhas da recessão 
É a treva do milênio
 É a grande depressão

(Rui Veloso e Carlos Tê)
Baseando-se na letra da música acima, identifique a alternativa que expressa corretamente o fenômeno da “globalização”. 
A) É antes de tudo um fenômeno financeiro, tornando os mercados rápidos, violentos e mortais. Um erro econômico, que há tempos poderia se arrastar por anos, derruba a economia de um país em semanas. 
B) Favoreceu a redução do fosso entre os países ricos e pobres. 
C) Ampliou, consideravelmente, a intervenção estatal na economia, criando o Estado do bem estar social. 
D) Não é só econômica, é também cultural, procurando a preservação das culturas locais. 
E) Favoreceu o atendimento de políticas públicas, atendendo as reivindicações dos trabalhadores.

Questão 13 - FUNDATEC - 2012 - Prefeitura de Cachoeirinha - RS - Considere as assertivas abaixo a respeito do processo de globalização: 
I. As grandes corporações multinacionais têm sua matriz fixada no país de origem, dirigindo a partir dali filiais espalhadas por outros países. Nessas filiais são produzidos produtos completos, como automóveis, eletrodomésticos e computadores. 
II. Crescentes avanços nos meios de transporte e comunicação facilitaram o rápido deslocamento de pessoas e mercadorias de um ponto para outro do planeta. A internet e as transmissões de rádio e televisão via satélite tornaram possível a troca instantânea de informações entre os mais distantes lugares do planeta. 
III. Reduziu-se o poder de decisão dos Estados nacionais, até mesmo em questões de política interna, como a que diz respeito à orientação econômica a ser seguida. Embora continuem ainda fortes, os Estados nacionais passaram a dividir cada vez mais seu poder decisório com algumas organizações internacionais como o Banco Mundial, o FMI e a OMC. 
Quais estão corretas? 
A) Apenas I. 
B) Apenas I e II. 
C) Apenas I e III. 
D) Apenas II e III. 
E) I, II e III.

Questão 14 - MS CONCURSOS - 2009 - IFF-RS - Sobre o processo de globalização, é incorreto afirmar: 
a) A relação entre os países está menos fundamentada na identidade de sistemas políticos e reestrutura novos vínculos, cada vez mais apoiados em bases comerciais. 
b) O fim de milhares de empregos e o surgimento e a criação de novas fontes de trabalho. 
c) Os Estados Unidos da América que já eram uma potência aumentou ainda mais o seu poderio econômico, agora liderando também o comércio no mercado europeu. 
d) Com o fim da Guerra Fria, que separava o mundo em dois blocos: capitalistas e socialistas, desencadeou-se uma transformação política e econômica no cenário internacional.

Questão 15 - Coltec - UFMG 2009 - Leia este texto: Faces da globalização Milhões de pessoas vão todas as semanas às lojas Wal-Mart, que possuem novecentos empregados proibidos de se sindicalizarem. Os trabalhadores da empresa McDonald’s são tão desprezados como a comida que servem. Eles também não podem se sindicalizar. Na Malásia, o governo criou a “União Livre”, uma organização do setor eletrônico independente de sindicatos. No Brasil, de cada cinco operários da Volkswagen, só um é empregado da empresa. A China produz a metade de todas as bonecas Barbie do mundo com 300 empresas terceirizadas. Oito de cada dez novos empregos na Argentina estão sem nenhuma proteção legal. GALEANO, E . Os Direitos dos trabalhadores: um tema para arqueólogos? (Adaptado) 
Considerando o texto e conhecimentos sobre a questão, é CORRETO afirmar que 
A) a globalização reorganizou o mercado de trabalho, com intensa desregulamentação trabalhista. 
B) a globalização resultou em uma desconcentração espacial da indústria e da tecnologia. 
C) as condições de trabalho melhoraram na China com as terceirizações ocorridas. 
D) as mudanças trabalhistas ocorreram somente nos países da periferia do capitalismo.

GABARITO
01 - D
02 - C
03 - C
04 - B
05 - B
06 - C
07 - C
08 - E
09 - A
10 - E
11 - B
12 - A
13 - D
14 - C
15 - A

Nenhum comentário: