PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 25 de março de 2018

História: 17 Questões de Concursos sobre a Primeira República no Brasil - com gabarito

Questão 01 - UNISC 2016/2 - “A Primeira República, em seus 41 anos de existência, não fez jus às promessas da propaganda de promover a ampliação da participação política, o autogoverno do povo[...]. A ausência de povo, eis o pecado original da República. Esse pecado deixou marcas profundas na vida política do país. Quando, em meio à crise de nossos dias, assistimos ao aumento da descrença nos partidos, no Congresso, nos políticos, de que se trata se não da incapacidade que demonstra até hoje a República de produzir um governo representativo de seus cidadãos?” 
José Mutilo de Carvalho, O pecado original da República. Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/ o-pecado-original-da-republica. Acesso em 27/04/2016. 

Considerando o excerto acima e os seus conhecimentos a respeito da Primeira República no Brasil, avalie as afirmativas abaixo. 
I – Nascida através de um amplo movimento popular que desejou o fim da monarquia, a República brasileira conseguiu ampliar a cidadania a partir da criação de novos partidos e de uma nova Constituição, em 1891. 
II – O coronelismo, a política dos governadores e a política do café com leite foram três importantes elementos de sustentação do modelo de República Oligárquica instaurada no Brasil no século XIX. 
III – Na Primeira República, a Política dos Governadores configurou-se como um arranjo através do qual o presidente da república estabelecia um compromisso recíproco com os governadores. Esse compromisso tinha como base o pressuposto da não interferência do governo federal em assuntos da política dos estados, desde que estes garantissem os resultados eleitorais que fossem compatíveis com as políticas e interesses das oligarquias que se revezavam na presidência. 
IV – O mandonismo, a autonomia estadual e ampla e irrestrita cidadania foram as principais características da Primeira República, também conhecida como “República Velha”. Assinale a alternativa correta. 
a) Somente as afirmativas I, II e III estão corretas. 
b) Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas. 
c) Somente as afirmativas II e III estão corretas. 
d) Somente as afirmativas I e IV estão corretas. 
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 02 - FGV - 2014 - SEDUC-AM - As analogias entre o fenômeno do caudilhismo latino-americano no século XIX e o coronelismo brasileiro durante a Primeira República (1889-1930) são recorrentes na literatura histórica especializada. Assinale a opção que apresenta uma característica comum entre os dois fenômenos, que confere sentido e coerência à comparação. 
(A) Defesa do liberalismo político. 
(B) Predominância em grandes centros urbanos. 
(C) Controle do eleitorado local pelo líder político. 
(D) Reforço das instâncias formais de representação política. 
(E) Recurso à violência como instrumento prioritário de cooptação.

Questão 03 - PUC-SP 2018 - Considere os fragmentos abaixo. “Lei de 18 de Agosto de 1831” “Cria as Guardas Nacionais e extingue os corpos de milícias, guardas municipais e ordenanças. [...]” 
Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei_sn/1824- 1899/ lei-37497-18-agosto-1831-56430 publicacaooriginal-88297- pl.html (texto adaptado) 

“De tão conservadora, e atuante, ela criou uma tradição, estendendo a sua atuação até a Primeira República, sobretudo nas áreas rurais do país.” 
SCHWARCZ, Lilia e STARLING, Heloisa. Brasil: uma biografia. São Paulo: Cia. Das Letras, 2015, p. 248 

Assinale a alternativa que situa CORRETAMENTE a criação da Guarda Nacional e as razões de sua permanência até a Primeira República. 
a) Em meio às disputas entre Moderados, Exaltados e Restauradores no Rio de Janeiro pelo governo central da Regência, e da ocorrência de revoltas nas províncias, a Guarda Nacional foi constituída pelas elites locais como força repressiva confiável, tornando-se uma das bases do poder local até a chamada República Oligárquica. 
b) Para garantir a ordem e conter as revoltas dos Restauradores partidários do retorno de D. Pedro I, a Guarda Nacional foi constituída para enfrentar as Guardas Municipais formadas por portugueses aliados aos proprietários rurais, o que garantiu um instrumento de repressão eficiente até a Primeira República. 
c) Com o objetivo de substituir as Ordenanças de origem portuguesa, responsáveis pela guarda pessoal do imperador, a Guarda Nacional foi criada de acordo com o modelo francês das milícias de cidadãos, e eram forças responsáveis por proteger pessoalmente os regentes e, posteriormente, os presidentes da República. 
d) De acordo com os interesses dos Moderados, Exaltados e Restauradores, aliados durante todo o Período Regencial para garantir a unidade territorial do país, a Guarda Nacional foi criada para apoiar o Exército na tarefa de garantir a segurança das fronteiras, o que explica a sua atuação durante a República da Espada.

Questão 04 - UEM/CVU - Inverno/2000 - No período conhecido como Primeira República, predominou, no Brasil, uma forma de poder identificada como coronelismo. O coronelismo correspondeu a um sistema político dominado por uma relação de compromisso entre o poder privado decadente e o poder público fortalecido. Sobre esse assunto, assinale o que for correto. 
01) O compromisso estabelecido entre o poder do coronel e o poder do Estado é explicado face ao fortalecimento das oligarquias, principalmente no Nordeste açucareiro. 
02) Os grupos formados pelos principais coronéis regionais e suas famílias dominavam os governos dos estados. 
04) O coronelismo teve origem no Império, com a criação da Guarda Nacional, cujo chefe tinha a patente de Coronel. Depois, os caboclos e sertanejos estenderam o título a todo e qualquer chefe político ou potentado local. 
08) A oposição não tinha condições de se impor para mudar o sistema político, pois a Câmara de Verificação de Poderes impedia o acesso ao poder de qualquer oposição, "degolando" os opositores. 
16) Nesse período, era comum o exercício da fraude eleitoral. Os mortos "votavam" com a conivência das mesas e era constante a falsificação da assinatura do eleitor. 
32) A instituição do regime federativo contribuiu para a decadência do coronelismo, ao tornar os estados independentes do poder central. 
64) O compromisso entre o coronel (dono dos votos) e o Estado era firmado por meio da troca de favores. Como recompensa pela garantia dos votos, o coronel tinha o juiz e o delegado de polícia obedientes a seus desmandos e caprichos.

Questão 05 - ENEM 2016 - O coronelismo era fruto de alteração na relação de forças entre os proprietários rurais e o governo, e significava o fortalecimento do poder do Estado antes que o predomínio do coronel. Nessa concepção, o coronelismo é, então, um sistema político nacional, com base em barganhas entre o governo e os coronéis. O coronel tem o controle dos cargos públicos, desde o delegado de polícia ate a professora primária. O coronel hipoteca seu apoio ao governo, sobretudo na forma de voto. CARVALHO, J. M. Pontos e bordados: escritos de história política. Belo Horizonte: Editora UFMG. 1998 (adaptado). No contexto da Primeira República no Brasil, as relações políticas descritas baseavam-se na 
a) coação das milícias locais. 
b) estagnação da dinâmica urbana. 
c) valorização do proselitismo partidário. 
d) disseminação de práticas clientelistas. 
e) centralização de decisões administrativas.

Questão 06 - ENEM 2011 -Completamente analfabeto, ou quase, sem assistência médica, não lendo jornais, nem revistas, nas quais se limita a ver as figuras, o trabalhador rural, a não ser em casos esporádicos, tem o patrão na conta de benfeitor. No plano político, ele luta com o “coronel” e pelo “coronel”. Aí estão os votos de cabresto, que resultam, em grande parte, da nossa organização econômica rural. LEAL, V. N. Coronelismo, enxada e voto. São Paulo: Alfa-Ômega, 1976 (adaptado) O coronelismo, fenômeno político da Primeira República (1889-1930), tinha como uma de suas principais características o controle do voto, o que limitava, portanto, o exercício da cidadania. 
Nesse período, esta prática estava vinculada a uma estrutura social 
a) igualitária, com um nível satisfatório de distribuição da renda. 
b) estagnada, com uma relativa harmonia entre as classes. 
c) tradicional, com a manutenção da escravidão nos engenhos como forma produtiva típica. 
d) ditatorial, perturbada por um constante clima de opressão mantido pelo exército e polícia. 
e) agrária, marcada pela concentração da terra e do poder político local e regional.

Questão 07 - UEM - Inverno/2010 - Assinale o que for correto sobre as principais características da Primeira República Brasileira (1889- 1930). 
01) Nesse período, ocorreu a transferência do poder civil para o poder dos militares, ou seja, a passagem da República Oligárquica para a República da Espada. 
02) Foi um período marcado pela influência da burguesia industrial nos assuntos e nas decisões do governo federal. 
04) A chamada “política dos governadores” era uma prática que procurava harmonizar as relações entre oligarquias estaduais e o governo central. 
08) O Coronelismo foi uma particularidade importante da Primeira República. 
16) O final da Primeira República foi marcado pelo Movimento Tenentista, que propunha, entre outras mudanças, o fortalecimento do poder central e o voto secreto.

Questão 08 - IFB - 2017 - Sobre a presença do Estado nas relações entre capital e trabalho na Primeira República brasileira, é CORRETO afirmar que: 
a) as associações particulares (irmandades religiosas e de auxílio mútuo, por exemplo) tinham pouca atuação na assistência social da população. 
b) a Constituição republicana (1891) confirmou a obrigação, estabelecida pela constituição de 1824, de o Estado oferecer educação primária para a população. 
c) a Constituição republicana (1891) afirmava a intervenção do governo federal na regulamentação do trabalho. 
d) a presença do Estado nas relações entre patrões e empregados se dava por meio da ingerência policial. 
e) na Primeira República firmaram-se tímidas medidas favoráveis aos direitos sociais da população, medidas essas que se estenderam igualmente aos trabalhadores urbanos e rurais.

Questão 09 - CESPE - 2008 - SESI-SP - Na Primeira República, o ritual cívico nas escolas primárias era planejado, cuidadosamente, pelas autoridades e por educadores que assumiam os cargos políticos na Diretoria de Instrução. Os professores recebiam, com detalhes, as regras sobre o método a ser utilizado nas festividades escolares. Circe M. F. Bittencourt. As “tradições nacionais” e o ritual das festas cívicas. In: Jaime Pinsky. O ensino de história e a criação do fato. De acordo com o texto, no Brasil, na Primeira República, 
A) somente a escola promovia a aquisição de conhecimentos sobre as festividades da história pátria. 
B) a escola difundia o antipatriotismo ao cultivar a idolatria pelos símbolos nacionais. 
C) a escola, sob a ótica do nacionalismo vigente, era a instituição fundamental para formar o cidadão. 
D) a memória nacional era construída exclusivamente no âmbito da sala de aula.

Questão 10 - CEPERJ - 2013 - SEDUC-RJ - Durante a Primeira República (1889-1930), mais precisamente em 1906, foi fi rmado um acordo no qual os governadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais estabeleceram diretrizes, objetivando conservar a estabilidade dos preços do café no mercado internacional, graças à compra do café excedente dos latifundiários realizada pelo governo. Esse acordo, que denota o poder político e econômico dos cafeicultores paulistas durante a primeira experiência republicana brasileira, fi cou conhecido como: 
A) Convênio de Itararé 
B) República do Café com Leite 
C) Política dos Governadores 
D) Funding Loan 
E) Convênio de Taubaté

Questão 11 - UEM - Inverno/2015 - Na Primeira República (1889-1930), as oligarquias exerciam o monopólio do poder político no Brasil. Sobre este assunto, assinale o que for correto: 
01) A chamada “política do café com leite” foi uma aliança entre os oligarcas de São Paulo e os de Minas Gerais. 
02) A “política dos governadores” foi articulada pelo Presidente Campos Salles (1898-1902) e consistia em um acordo entre o chefe do executivo federal e os governadores estaduais. Em troca de autonomia para os estados, os governadores elegiam uma bancada de deputados e senadores que apoiavam o Presidente da República. 
04) Rui Barbosa, que foi Presidente da República por dois mandatos (nos períodos de 1910-1914 e 1918- 1922), era o oligarca mais influente da sua época, além de ter sido o fundador do Porto de Santos, empresa fundamental para o sucesso da exportação do café. 
08) Na Primeira República, a fraude eleitoral e a manipulação dos votos eram comuns. A manipulação era efetuada pelos “coronéis”, que controlavam o voto da população que vivia sob sua influência. Esse voto manipulado e dirigido ficou conhecido como “voto de cabresto”. 
16) O Presidente Artur Bernardes (1922-1926) criou o Conselho Nacional do Café (CNC) com o objetivo de valorizar a exportação do produto para o mercado asiático, além de combater a crise mundial do período, conhecida como a “grande depressão”.

Questão 12 - FADESP - 2008 - SEDUC-PA - As oligarquias que dominaram os Estados brasileiros na Primeira República eram 
(A) oriundas dos primeiros proprietários das capitanias hereditárias, os quais, por meio do latifúndio, construíram uma rede de relações de poder, especialmente nos estados de São Paulo e Rio Grande do Sul. 
(B) escolhidas pelo governo federal por meio de troca de favores, exerciam forte influência na direção do país, sobretudo pela força, visto que os coronéis possuíam milícias particulares que não hesitavam em eliminar inimigos políticos. 
(C) autônomas e controlavam toda a população local por meio do “voto de cabresto”, o que concorreu para que, durante muito tempo, suas áreas de influência fossem totalmente apartadas do governo central. 
(D) formadas por ricos e poderosos proprietários de terra, muitos com um título de coronel que haviam comprado da Guarda Nacional, os quais controlavam o voto do eleitor e influíam no setor público, na distribuição de cargos e verbas, montando um esquema de poder que envolvia o município, o Estado e o Governo Federal.

Questão 13 - CONPASS - 2013 - Prefeitura de Quixabá - PE - No período da Primeira República no Brasil, os aspectos sociais estão corretamente contextualizados, exceto: 
A) A Revolta da Vacina, em 1904, foi um movimento que expressou a insatisfação da população com as invasões domiciliares, reagindo violentamente às medidas de visita e à demolição das residências ocorridas com o processo de reforma urbana no Rio de Janeiro. 
B) As fábricas instaladas no centro-sul do país admitiram muitos imigrantes como funcionários e os mesmos trouxeram consigo ideias socialistas, comunistas e anarquistas, que estimularia operários a lutar por melhores condições de vida e trabalho. 
C) A situação miserável e o descaso das autoridades civis, militares e eclesiásticas, principalmente em algumas regiões do sertão nordestino, contribuíram para o surgimento de movimentos que expressavam o estado de penúria em que vivia parte da população nordestina e manifestavam sua religiosidade de forma independente das instituições. 
D) A marginalização do negro e a continuidade do racismo, que teve apoio até de teorias científicas da época, como o darwinismo social, foi um fator decisivo para a exclusão dos afrodescendentes, que tiveram de lutar contra muitas adversidades para conquistar algum espaço na sociedade com o passar dos anos. 
E) Bandos de homens armados conhecidos como cangaceiros circulavam por todo sertão atacando fazendas, povoados e praticando crimes, atuando sempre de forma independente nas suas ações, quando o movimento perdeu força, após a morte da sua principal figura, Virgulino Ferreira, o “Lampião”, na década de 1920.

Questão 14 - FUNDAÇÃO DOM CINTRA - 2010 - Prefeitura de Palmas - TO - “Ao longo da Primeira República os movimentos sociais de trabalhadores ganharam certo ímpeto, tanto no campo quanto nas cidades. No primeiro caso eles podem ser divididos em três grandes grupos: 1º - os que combinaram conteúdo religioso com carência social; 2º - os que combinaram conteúdo religioso com reivindicação social; 3º - os que expressaram reivindicações sociais sem conteúdo religioso.” [FAUSTO, Boris. História Concisa do Brasil. São Paulo: USP, 2002, p. 166] São exemplos de movimentos sociais relacionados, respectivamente, aos três grupos citados: 
A) Vacina / Malês / 18 do Forte. 
B) Balaiada / Alfaiates / Sabinada. 
C) Intentona / Farrapos / Araguaia. 
D) Canudos / Contestado / Chibata. 
E) Parceiros / Coluna Prestes /MST.

Questão 15 - FUNCAB - 2015 - Faceli -Fim do século XIX. Cena 1: o marechal Deodoro da Fonseca, acompanhado dos militares, proclama a República no Brasil. Cena 2: junto com a família real, a monarquia sai de cena. Cena 3: é instaurado um regime que se denomina público e afirma que o povo é soberano. Cena 4: a população, em acordo com a novidade e com os homens no poder, segue a vida. Corta. Sobe o letreiro: “E todos foram felizes para sempre”. A visão de que o regime republicano no Brasil chegou de forma serena e tranquila, não se confirma diante dos fatos turbulentos que marcaram a Primeira República. Entre tais fatos pode-se destacar a(o): 
A) Revolta das Carnes Verdes. 
B) Política dos Governadores. 
C) Manifesto dos 13 Generais. 
D) Revolta da Vacina. 
E) Greve Geral dos Operários.

Questão 16 - BIO-RIO - 2010 - Prefeitura de Barra Mansa - RJ - O movimento da classe trabalhadora urbana na Primeira República foi marcada por grandes diversidades locais, entre as quais podemos citar as diferenças entre as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Assinale a opção que apresenta corretamente essa diferença: 
(A) São Paulo: predominância do sindicalismo de inspiração comunista; Rio de Janeiro: predominância da social-democracia, filiada à II Internacional dos trabalhadores; 
(B) São Paulo: predominância do jacobinismo florianista; Rio de Janeiro: predominância do trabalhismo; 
(C) São Paulo: predominância do anarco-sindicalismo; Rio de Janeiro: predominância do sindicalismo “de resultados”; 
(D) São Paulo: predominância do trabalhismo; Rio de Janeiro: predominância do sindicalismo católico; 
(E) São Paulo: predominância do movimento mutualista; Rio de Janeiro: predominância do movimento assistencialista.

Questão 17 - AMEOSC - 2017 - Prefeitura de Paraíso - SC - Sobre o período da Primeira República no Brasil, o termo oligarquia significa: 
A) Governo de poucos, em que a escolha dos governantes não é rigorosamente democrática, mas controlada pela elite. 
B) Governo com poderes absolutos, dadas as ideias absolutistas da época em detrimento às concepções liberais. 
C) Governo provisório que se instaura na transição de um período monárquico para um período democrático. 
D) Governo descentralizado, em que a escolha do primeiro ministro é feita exclusivamente pelos parlamentares da elite.

GABARITO
01 - C
02 - C
03 - A
04 - Resposta: 94 (01-02-04-08-64)
05 - D
06 - E
07 - Resposta: 28 (04-08-16)
08 - D
09 - C
10 - E
11 - Resposta: 11 (01-02-08)
12 - D
13 - E
14 - D
15 - C
16 - C
17 - A

Nenhum comentário: