PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 31 de março de 2018

Exercícios de Geografia sobre Fusos Horários - com gabarito

Questão 01 - UEM/CVU  - Inverno/2007  - Assinale a alternativa correta sobre os fusos horários. 
A) A Terra foi dividida em doze “gomos” ou faixas de paralelos, com 30 graus cada faixa, totalizando todas elas 360 graus. 
B) O fuso inicial situa-se no hemisfério norte, na latitude de Greenwich, à qual se convencionou o valor zero. 
C) O Brasil é atravessado por quatro fusos horários, sendo o horário de Brasília correspondente ao segundo fuso do território brasileiro, com três horas de diferença com relação a Greenwich. 
D) A linha internacional de mudança de data corresponde ao meridiano de Greenwich. 
E) Os fusos delimitam horários adiantados a oeste de Greenwich e horários atrasados a leste dessa linha.

Questão 02 - UFJF - "Enquanto os paulistanos estão tomando café da manhã (9 horas), os franceses almoçam (1 da tarde), os indianos tomam o chá da tarde (5 horas), os tailandeses jantam (7 da noite) e os australianos de Sidney se preparam para dormir (10 da noite)". Marcelo Duarte
Marque a alternativa INCORRETA: 
a) somente os lugares localizados sobre um mesmo meridiano têm a mesma hora solar; 
b) a Terra está dividida em 24 faixas longitudinais que equivalem a quinze graus (15° ) cada. Essas faixas constituem os fusos horários; 
c) como a Terra gira de leste para oeste, o Sol "nasce" primeiro nos lugares a oeste em relação aos lugares a leste; 
d) fuso e meridiano não são a mesma coisa: meridiano é uma linha; fuso é uma faixa. Cada fuso contém 15 meridianos com 1° de afastamento um do outro.

Questão 03 - UFMG 1997 - Sobre os fusos horários, é INCORRETO afirmar que, 
a) no Brasil, como em qualquer outro país do Ocidente, a hora legal está adiantada em relação à hora legal dos países do Oriente. 
b) no Brasil, como no mundo inteiro, os fusos horários são definidos em relação ao fuso horário inicial que, por convenção, é o delimitado pelo meridiano de Greenwich. 
c) no Brasil e em muitas outras áreas do globo, os limites teóricos são substituídos por limites práticos que levam em conta fronteiras políticas. 
d) no Brasil e em muitos outros países do globo, as diferenças de fusos horários devem-se à grande extensão longitudinal de seus territórios.

Questão 04 - UFC - Sobre o sistema de fusos horários, é verdadeiro afirmar que eles são 24, cada um deles: 
a) equivalendo a 15° de longitude. 
b) equivalendo a 10º de longitude. 
c) correspondendo a 10º de latitude. 
d) correspondendo a 15º de latitude. 
e) estabelecido segundo a linha do Equador.

Questão 05 - PUCPR - Sobre a variação das horas entre as diferentes regiões do Globo, assinale a alternativa INCORRETA: 
a) Os fusos horários são limitados por meridianos. 
b) A amplitude de 15° dos fusos horários resulta da latitude dos trópicos. 
c) O fuso horário-base é o que contém o meridiano de Greenwich. 
d) O aumento das horas para Leste é conseqüência do sentido de rotação da Terra. 
e) A Linha Internacional da Data corta o Oceano Pacífico.

Questão 06 - UFJF - O sistema de fusos horários foi estabelecido no Brasil pelo Decreto nº 2784, de 18 de junho de 1913. Já a hora local depende da hora referida do meridiano local comparada com a hora do: 
a) fuso horário que compreende o local. 
b) fuso de referência adotado pelo governo. 
c) meridiano de Greenwich. 
d) relógio atômico do Observatório Nacional.

Questão 07 - UFPI - No Brasil existem, legalmente, quatro fusos horários, conforme indica a figura abaixo. Interpretado-se as informações nela expostas, é verdadeiro afirmar que:

a) Os horários legais correspondem aos mesmos estabelecidos pelos meridianos. 
b) O Estado do Acre possui duas horas a menos que o horário do Estado do Maranhão. 
c) Cada fuso horário corresponde, na figura, a 36º. 
d) Os horários do Nordeste correspondem aos mesmos das ilhas oceânicas de Trindade e Fernando de Noronha. 
e) O meridiano de Greewich situa-se a oeste do Estado do Acre

Questão 08 - UFMG  - Sobre os fusos horários, é INCORRETO afirmar que, 
a) no Brasil, como em qualquer outro país do Ocidente, a hora legal está adiantada em relação à hora legal dos países do Oriente. 
b) no Brasil, como no mundo inteiro, os fusos horários são definidos em relação ao fuso horário inicial que, por convenção, é o delimitado pelo meridiano de Greenwich. 
c) no Brasil e em muitas outras áreas do globo, os limites teóricos são substituídos por limites práticos que levam em conta fronteiras políticas. 
d) no Brasil e em muitos outros países do globo, as diferenças de fusos horários devem-se à grande extensão longitudinal de seus territórios.

Questão 09 - UFOP - Observe a figura:
Sobre os fusos horários do Brasil, assinale a alternativa incorreta: 
a) a hora legal no Brasil é a hora de Brasília e as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte encontram-se na mesma hora em relação à capital do país. 
b) as ilhas oceânicas brasileiras possuem fuso horário de mais uma hora em relação à Brasília e menos duas horas em relação a Greenwich.
c) O Acre e extremo oeste do Amazonas encontram-se no primeiro fuso horário brasileiro. 
d) O fuso horário do Brasil, que determina a hora oficial do país, corresponde ao segundo fuso brasileiro. e. O primeiro fuso horário do Brasil corresponde ao segundo fuso a oeste do Greenwich.

Questão 10 - UFPR 2006 - Sobre fusos horários e hora legal, é correto afirmar: 
a) Nem sempre os limites teóricos dos fusos são aplicados. Por vezes e por conveniência, como no caso brasileiro, consideram-se as fronteiras políticas. 
b) No Brasil, a hora legal está adiantada em relação à hora legal dos países do Oriente. 
c) Os fusos horários são definidos em relação a um fuso inicial que marca permanentemente 12 horas (meio-dia). 
d) O fator que determina a hora legal é o comprimento do meridiano pelo qual passa o fuso horário. 
e) O meridiano de Greenwich passa pela Inglaterra devido à posição estratégica desse país quanto à incidência da luz solar.

Questão 11 - UNESP 2003 - Que horas devem marcar os relógios em Nova York, que fica no quinto fuso a oeste de Greenwich, quando em São Paulo, que fica no terceiro fuso, também a oeste, são doze horas, no horário de verão? 
a) Duas horas. 
b) Nove horas. 
c) Treze horas. 
d) Quinze horas. 
e) Dezenove horas.

Questão 12 - UFRR 2017 - A diferença de horários em vários pontos do globo é consequência do movimento de rotação do nosso planeta, pois graças a ele o Sol ilumina diferentes lugares durante a rotação, que é de, aproximadamente, vinte e quatro horas. Essas diferenças de horários criaram a necessidade de se estabelecer uma forma comum de se marcar a hora local. Assim, foi definido um sistema de 24 fusos horários. No Brasil, no que se refere ao Sistema de Fusos Horários, podemos afirmar que: 
A) Por possuir territórios no hemisfério norte e no hemisfério sul o Brasil apresenta dois fusos horários; 
B) A grande extensão territorial do país faz com que o Brasil apresente 5 fusos horários;
C) Apesar de sua extensão territorial, todos os Estados da Federação encontram-se em um único fuso horário, o de Brasília; 
D) Por se localizar no hemisfério ocidental os fusos horários no Brasil encontram-se adiantados em relação ao meridiano de Greenwich; 
E) Como o Brasil se encontra inteiramente situado no hemisfério ocidental, temos nossos horários atrasados em relação ao meridiano de Greenwich. 

Questão 13 - UFV 2005 -  É comum ouvirmos os apresentadores de jornais e programas esportivos anunciarem: “O jogo começa às 21 h, horário de Brasília”. Assinale a afirmativa que justifica CORRETAMENTE o uso da expressão “horário de Brasília”. 
a) O território brasileiro possui quatro fusos horários, sendo necessário informar que o horário de início da programação é o do fuso horário de Brasília, que é o oficial do país. 
b) A cidade de Brasília é a capital federal, portanto toda e qualquer atividade televisiva e radiofônica deve seguir o seu horário. 
c) O fuso horário brasileiro é diferente do fuso dos demais países, sendo necessário informar que o horário de início da programação é o de Brasília. 
d) As sedes da maioria das emissoras de televisão do Brasil se localizam em regiões cujo fuso horário é o mesmo de Brasília. 
e) A região Centro-Oeste, onde está localizada Brasília, concentra a maior parte da população do país, portanto as programações dos canais de televisão devem seguir o seu fuso horário.

Questão 14 - UNICAMP 2022 - A linha internacional de mudança de data é uma linha imaginária posicionada próximo ao meridiano de 180º ou diametralmente oposta ao meridiano de Greenwich, cortando o Oceano Pacífico. Uma característica dessa linha está na sua forma irregular, o que evita que um país tenha a mesma hora e dias diferentes, conforme ilustra a figura a seguir:


A partir da leitura do enunciado e da análise da ilustração, podemos concluir que: 
a) um navio que parte do Japão em direção à costa oeste dos Estados Unidos, ao cruzar a linha internacional de datas, terá que notificar em seus registros que pulou um dia no calendário civil oficial. 
b) cruzeiros turísticos podem antecipar a comemoração do Réveillon, ao cruzarem a linha internacional de datas na noite do dia 30 de dezembro, desde que este deslocamento se dê no sentido oeste. 
c) um navio que parte da costa oeste dos Estados Unidos em direção ao Japão, ao cruzar a linha internacional de datas, terá que notificar em seus registros que atrasou um dia no calendário civil oficial. 
d) cruzeiros turísticos podem antecipar a comemoração do Réveillon, ao cruzarem a linha internacional de datas na noite do dia 30 de dezembro, desde que esse deslocamento se dê no sentido leste.

Questão 15 - ESA 2015 - Um navio estava em Angra dos Reis (44º O) e saiu para fazer uma viagem em direção à Fernando de Noronha (30º O), às 6 horas, no período da manhã, e terá uma duração de 8 horas. Que horas será na ilha de Fernando de Noronha quando o navio atracar, considerando as convenções: 
A) 15 horas. 
B) 12 horas. 
C) 13 horas. 
D) 14 horas. 
E) 8 horas.

Questão 16 - UVA 2019.2  - Sobre os fusos horários no Brasil, marque a alternativa correta. 
A) Mesmo sendo um país de grande extensão, o Brasil possui apenas três fusos horários. 
B) Desde o início da década de 2000, o Brasil passou a ter apenas dois fusos horários. 
C) O limite prático dos fusos horários não acompanha a divisão política do país e alguns estados, atualmente, possuem duas horas oficiais. 
D) O Brasil, por conta da sua grande extensão leste-oeste, apresenta quatro fusos horários. 

GABARITO
01 - C
02 - C
03 - A
04 - A
05 - B
06 - C
07 - B
08 - A
09 - C
10 - A
11 - B
12 - E
13 - A
14 - B
15 - A
16 - D

Nenhum comentário: