sexta-feira, 30 de março de 2018

Prova de História com gabarito - Vestibular 1997 - UFMG - 1ª Etapa

Questão 01 - UFMG 1997 - A Reforma Religiosa do século XVI teve como desdobramento 
A) a consolidação do poder dos príncipes do Império Germânico. 
B) a constituição de mais de uma igreja cristã no ocidente. 
C) a divisão da Igreja em ramos: Ortodoxo e Romano. 
D) a subordinação da Igreja Católica ao Estado.

Questão 02 - UFMG 1997 - "A cidade que os portugueses construíram na América não é produto mental, não chega a contradizer o quadro da natureza, e sua silhueta se enlaça na linha da paisagem. Nenhum rigor, nenhum método, nenhuma providência, sempre esse significativo abandono que exprime a palavra desleixo." 
(HOLANDA, Sérgio Buarque de. O Semeador e o Ladrilhador. ln: Raizes do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio,1956.) 
A urbanização no Brasil colonial até o século XVII é vista como sendo provisória e acanhada. Um dos motivos pelos quais Portugal deixou em segundo plano a questão da urbanização foi 
A) a inutilidade dos centros urbanos já que na colônia a administração ficava a cargo dos Donatários. B) as dificuldades para contratar técnicos especializados que pudessem organizar as cidades. 
C) as lutas com os espanhóis para a manutenção das terras coloniais que impediram o desenvolvimento da colônia do Brasil. 
D) o predomínio da vida rural, nos engenhos e nas fazendas de criação, o que diminuiu a importância das cidades.

Questão 03 - UFMG 1997 - Todas as alternativas apresentam afirmações corretas sobre a escravidão no Brasil, EXCETO 
A) O contingente de escravos era diversificado e abrigava conflitos em seu interior. 
B) O escravo foi sempre uma mercadoria cara, só acessível aos grandes senhores de terra. 
C) Os escravos de ganho realizavam serviços variados a mando do senhor visando à obtenção de benefícios. 
D) Um escravo, como qualquer outra mercadoria, podia ser objeto de compra, venda, empréstimo, doação ou penhora.

Questão 04 - UFMG 1997 - Assinale a alternativa que caracteriza o sistema de trabalho conhecido como mita. 
A) Trabalho escravo de negros nas plantações de açúcar do Caribe. 
B) Trabalho forçado de índios e mestiços nas plantações de café da Colômbia. 
C)Trabalho forçado de índios nas minas de ouro e prata do Peru e Alto Peru. 
D) Trabalho escravo de índios nas minas de salitre e cobre do Chile.

Questão 05 - UFMG 1997 - Assinale a alternativa que apresenta a concepção de trabalho de Adam Smith. 
A) A divisão do trabalho deve ser controlada pelo Estado, de forma a garantir a estabilidade na oferta de empregos. 
B) A maior produtividade pressupõe a especialização do trabalho, a divisão entre vários homens daquilo que anteriormente era produzido por um só. 
C) Os parasitas, aqueles que não trabalham, não podem participar e nem se beneficiar da riqueza produzida pela coletividade. 
D) Uma maior colaboração entre produtores diretos garante uma maior socialização das riquezas e o Estado do Bem-Estar Social.

Questão 06 - UFMG 1997 - Observe a gravura.

Vista panorâmica de um Falanstério tal qual foi proposto por Fourier. Os falanstérios, idealizados por Charles Fourier no século XIX, pretendiam 
A) facilitar o acesso do trabalhador às unidades de trabalho, ao criar as vilas operárias. 
B) organizar e racionalizar o espaço fabril, além de impor a divisão das tarefas. 
C) reforçar o ideal de vida corporativa e socializada e unir as unidades produtivas rurais e urbanas.
D) revolucionar o espaço produtivo e criar mecanismos de higienização e controle da produção.

Questão 07 - UFMG 1997 - ' .. A história de todas as sociedades existentes até hoje é a história da luta de classes ...." (MARX, K. e ENGELS, F. Manifesto Comunista.1848) A partir dessa idéia central do pensamento marxista, pode-se afirmar que, 
A) na sociedade capitalista, as classes fundamentais se diferenciam mais claramente e a consciência de classe se desenvolve de maneira mais completa. 
B) na sociedade feudal, as classes ficam mais definidas devido à extrema exploração dos senhores sobre os seus servos e sua impossibilidade de deter a posse das terras. 
C) nas sociedades antigas, as classes são definidas de acordo com os costumes comunais ficando a liderança dos grupos para aqueles que detiverem poderes sagrados. 
D) no mundo moderno, as classes alcançam um maior grau de diferenciação e conseguem definir seus papéis sociais buscando uma maior integração entre si.

Questão 08 - UFMG 1997 - Todas as alternativas apresentam características do caudilhismo, EXCETO 
A) Foi um fenômeno político próprio da América Hispânica no século XIX, após as independências. 
B) Relacionava-se com as dificuldades de consolidação dos Estados Nacionais na América Hispânica. 
C) Teve como principal objetivo a defesa de um Estado unificado e com forte poder central. 
D) Teve expressiva presença na região do Prata, especialmente nos atuais Estados da Argentina e do Uruguai.

Questão 09 - UFMG 1997 - Em relação à expansão imperialista na Ásia, na segunda metade do século XIX, pode-se afirmar que o Império Chinês foi 
A) anexado ao Japão anulando a ameaça imperialista. 
B) desmembrado em colônias pelas potências europeias. 
C) dividido em zonas de influência pelos países ocidentais. 
D) incorporado ao Império Britânico compondo a Commonwealth.

Questão 10 - UFMG 1997 - Todas as alternativas abaixo apresentam afirmações corretas sobre a economia cafeeira no Brasil, EXCETO 
A) Ao longo do século XVIII, a produção de café servia apenas para consumo local e não tinha expressão comercial. 
B) No final do século XX, os grandes cafezais encontram-se nos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais. 
C) No início do século XX, a diminuição dos cafezais gerou uma política de valorização artificial do produto. 
D) Por volta da metade do século XIX, o café passou a ocupar o primeiro lugar na pauta de exportações brasileiras.

Questão 11 - UFMG 1997 - Observe o mapa.
(BARRACLOUGH, G. (ed). Atlas da História do Mundo. São Paulo: Folha de São Paulo/The Times, 1995. p249) 
Assinale a alternativa que ilustra a conjuntura representada no mapa. 
A) A derrota da Tríplice Entente, articulada com o desembarque na Normandia. 
B) A expansão francesa, detida pelo Império Russo após a Batalha de Stalingrado. 
C) A expansão alemã e austríaca, que gerou uma política de alianças e a guerra. 
D) A união entre Estados Unidos e França, determinante para a vitória dos aliados.

Questão 12 - UFMG 1997 - Todas as alternativas apresentam características do cenário sóciopolítico da Primeira República no Brasil, EXCETO 
A) Aglutinação de jovens oficiais que questionavam as regras e os rumos da política oligárquica. 
B) Constituição de partidos e coligações políticas visando ao retorno à normalidade democrática. 
C) Movimento militar revolucionário pelo interior do país com o objetivo de reconstruir a nação. 
D) Movimentos populares de cunho religioso provocados pelas más condições de vida e de trabalho no campo

Questão 13 - UFMG 1997 - Leia o texto abaixo. 
"O Estado Novo recolheu os triunfos da década de 30, ao expor com todo o esplendor esta extraordinária transformação do direito de organização e ação coletivos em meio de identidade entre poder, lei e sociedade, de modo que a força prometida por uma sociedade crescentemente mobilizada em seu desejo de mudança foi substituída pela onipotência e eficácia das instituições governamentais e da repressão, ambas sustentadas pela mais brilhante invenção do período: o espetáculo da identidade entre Estado e povo, entre o Chefe do Estado e 'seu' povo." (PAOLI, M. C. A Era do Estado. Folha de São Paulo. 31 dez.1988. Folhetim. p. G-6.) 
Todas as alternativas abaixo apresentam estratégias adotadas no Estado Novo que confirmam as idéias contidas nesse texto, EXCETO 
A) A difusão da imagem de Getúlio Vargas como "Pai dos Pobres" e "Protetor dos Trabalhadores". 
B) A garantia de associação profissional e sindical condicionada ao seu reconhecimento pelo governo. 
C) A proliferação de partidos empenhados na construção de uma nova ordem política na sociedade brasileira. 
D) O controle e a censura dos meios de comunicação pelo Departamento de Imprensa e Propaganda.

Questão 14 - UFMG 1997 - Examine este gráfico.

Assinale a alternativa que apresenta a interpretação correta do gráfico. 
A) A Alemanha, sob a República de Weimar, assistiu ao início de uma queda significativa no seu PIB. 
B) O Brasil, durante o 1o governo Vargas, experimentou um crescimento sem precedentes de seu PIB. 
C) O Reino Unido, sob o governo Tatcher, viu despencar as taxas de seu PIB. 
D) Os Estados Unidos, nos anos do New Deal, são o único país que mantém o crescimento do PIB.

Questão 15 - UFMG 1997 - "As diferentes formas de imperialismo e de colonização se sobrepõem e se interpenetram. O mesmo ocorre com os chamados fenômenos de descolonização e de independência dos povos que se libertaram. Em sua maioria, eles se emanciparam entre 1945 e 1965...'. 
(FERRO, Marc. História das Colonizações: das conquistas às independências - séculos XIII a XX. 
São Paulo, Companhia das Letras,1996. p.38.) 
Todas as alternativas apresentam exemplos do processo de descolonização ocorridos no período a que se refere o autor, EXCETO 
A) Emancipação do Panamá. 
B) Guerra da Argélia. 
C) Independência da Índia. 
D) Libertação da Indochina.

Questão 16 - UFMG 1997 - Todas as alternativas apresentam acontecimentos que abalaram os anos 60 do século XX, EXCETO 
A) A Guerra do Vietnã e a afirmação do regime socialista em Cuba.
B) A vitória do governo socialista de Salvador Allende no Chile e o golpe militar do General Pinochet. 
C) As manifestações estudantis na França, Alemanha, Estados Unidos e o movimento hippie. 
D)O assassinato do líder negro Martin Luther King e o acirramento dos conflitos raciais nos Estados Unidos.

Questão 17 - UFMG 1997 - "Brasil vivia guerra aberta no final de 1969". 
Essa afirmativa, que dá título a uma matéria do jornal Folha de São Paulo de 12 de maio de 1996, refere-se 
A) à disposição do governo Costa e Silva de lutar contra a inflação e a alta constante das taxas de juros. 
B) à disposição do governo de combater, a todo custo e por todos os meios, a rede do narcotráfico. 
C) ao enfrentamento armado, naquele período, entre forças de esquerda e o governo militar no Brasil. 
D) às ações táticas empreendidas pelos "sem terra", que desejavam instaurar uma nova ordem no pais.

Questão 18 - UFMG 1997 - Observe a Charge.
Todas as alternativas apresentam interpretações corretas dessa charge, EXCETO
A) A charge contém uma critica explícita ao comprometimento do governo FHC com os interesses das elites brasileiras. 
B) A referência ao banqueiro predileto de FHC: denuncia o tratamento especial que o governo vem dando ao setor financeiro. 
C) O titulo da charge sugere que o presidente tem sido extremamente atencioso com alguns políticos, partidos e órgãos de classe. 
D) Os presentes oferecidos ao presidente traduzem o sentimento de satisfação do conjunto da sociedade com o seu governo.

Questão 19 - UFMG 1997 - Leia o seguinte trecho de Haiti, música de Caetano Veloso e Gilberto Gil. 
"... Quando você for convidado prá subir no adro 
Da Fundação Casa de Jorge Amado 
Prá ver do alto a fila de soldados, quase todos pretos 
Dando porrada na nuca de malandros pretos 
De ladrões mulatos e outros quase brancos tratados como pretos 
Só prá mostrar aos outros quase pretos (e são quase todos pretos) 
E aos quase brancos pobres como pretos 
Como é que pretos, pobres e mulatos 
E quase brancos quase pretos de tão pobres são tratados 
E não importa se olhos do mundo inteiro 
Possam estar um momento voltados para o largo 
Onde escravos eram castigados ..." 

A partir desse trecho, pode-se afirmar que 
A) a repressão policial dos "quase pretos" trata violentamente apenas os malandros "quase brancos". 
B) em nosso pais os mulatos são tratados com mais violência, quando identificados com os "quase brancos". 
C) os "olhos do mundo", em relação ao Brasil, preocupam-se apenas com a situação política dos negros e dos "quase mulatos". 
D) os "quase brancos", os "quase pretos" e os "pretos", quando pobres, são tratados socialmente da mesma maneira no Brasil.

Questão 20 - UFMG 1997 - Todas as alternativas apresentam afirmações corretas sobre o MERCOSUL, EXCETO 
A) As empresas instaladas nos países do Mercosul deverão associar-se para a troca de conhecimentos tecnológicos, a fim de aumentar a produtividade, melhorar a qualidade e diminuir o custo dos produtos. 
B) As empresas transnacionais tendem a concentrar a produção do determinados bens em um único país, entre os integrantes, do Mercosul, ou seja, naquele onde os custos forem menores.
C) As taxas alfandegárias sobre os produtos comercializados entre as países integrantes estão sendo gradualmente eliminadas ou reduzidas, provocando o crescimento do comércio intra-Mercosul. 
D)Os indicadores econômicos e sociais - área, população, Produto Interno Bruto, renda per capita, analfabetismo etc. - dos países signatários do acordo demonstram um equilíbrio intra-Mercosul.

GABARITO
01 - B
02 - D
03 - B
04 - C
05 - B
06 - C
07 - A
08 - C
09 - C
10 - C
11 - C
12 - B
13 - C
14 - D
15 - A
16 - B
17 - C
18 - D
19 - D
20 - D

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