PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 18 de março de 2018

Sociologia: Questões de Concursos sobre o Tipo Ideal Max Weber - com gabarito

Questão 01 - IF-TO - Para Max Weber o conceito básico para a análise histórico-social é o “tipo ideal”. Em que consiste o “tipo ideal”? 
A) Enfatizar os traços da realidade até concebê-los na sua expressão mais pura e, consequentemente, que jamais se apresenta assim nas situações efetivamente observáveis. 
B) Em formas de ser, pensar ou agir sociais, gerais em uma determinada sociedade, exteriores aos indivíduos, capazes de exercer nestes certa coercitividade. 
C) No resultado da ruptura entre agente e estrutura, sendo a estrutura tudo o que é exterior e anterior, determinando um sistema de disposições modos de perceber, de sentir, de fazer, de pensar, que nos levam a agir de determinada forma em uma circunstância dada. 
D) Em categoria básica de análise que determina e agrega todos os produtos das relações sociais e econômicas de sua época e sociedade. 
E) Um fator não natural entre os homens, que não existe desde o nascimento, se desenvolve no processo social, por meio da atividade com outros indivíduos, e não é uma atitude reativa, mas analítica.

Questão 02 - IFB 2017 - Segundo Max Weber, o cientista atribui aos fragmentos selecionados da realidade um sentido, destacando certos aspectos cujo exame lhe parece importante. O cientista baseia-se, portanto, em seus próprios valores e, para tanto, deve orientar-se por um modelo de interpretação-investigação – chamado de tipo ideal. Quais são, para Weber, as possibilidades e limites desse modelo? 
I) A elaborar o tipo ideal, parte-se da escolha, numa realidade infinita, de alguns elementos do objeto a ser interpretado que são considerados pelo investigador os mais relevantes para a explicação. O processo de seleção acentua – necessariamente certos traços e deixa de lado outros, o que confere unilateralidade ao modelo puro. 
II) Os elementos causais são relacionados pelo cientista de modo racional, embora não haja dúvida sobre a influência, de fato, de incontáveis fatores irracionais no desenvolvimento do fenômeno real. 
III) No que diz respeito à ênfase na racionalidade, o tipo ideal só existe como utopia e não é, nem pretende ser, um reflexo da realidade complexa, muito menos um modelo do que ela deveria ser. 
IV) um conceito típico-ideal é um modelo simplificado do real, elaborado com traços considerados essenciais para a determinação da causalidade, segundo os critérios de quem pretende explicar os fenômenos. 
V) Na medida em que o cientista procede a uma seleção, esta se distancia de suas próprias concepções do que é essencial no objeto examinado, e sua construção típico-ideal corresponderá às de outro cientista. Ele procederá, a partir daí, a uma comparação entre o seu modelo e a dinâmica da realidade empírica que examina. Assinale a alternativa que apresenta somente as sentenças CORRETAS.
a) IV e V 
b) I, II, III e V 
c) II, III e IV 
d) I e II 
e) I, II, III e IV

Questão 03 - FUNDEP 2014 – IF – SP – O tipo ideal é uma construção do objeto de investigação. Na realidade, ele não existe, mas serve de parâmetro para a condução do pesquisador no mundo real de sua pesquisa. Assinale a alternativa em que é apresentada uma característica do tipo ideal. 
A) Objetividade. 
B) Caráter utópico. 
C) Irracionalidade. 
D) Realidade.

Questão 04 - CESGRANRIO - 2009 - SEDUC-TO - “O discutido ‘tipo ideal’, (...), refere-se à construção de certos elementos da realidade numa concepção logicamente precisa. A palavra ‘ideal’ nada tem com quaisquer espécies de avaliações. (...) Como conceitos gerais, os tipos ideais são instrumentos com os quais Weber prepara o material descritivo da história para análise comparada”. 
WRIGHT MILLS, C. e GERTH, Hans. Max Weber. Ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar editoras, 3a Edição, 1974, p.78-79. A que aspecto da obra de Max Weber se refere a citação acima? 
(A) Ao princípio metodológico das ciências sociais. 
(B) Ao princípio da análise social comparada. 
(C) Ao objeto de estudo da sociologia compreensiva. 
(D) À análise das estruturas históricas e sociais. 
(E) À sociologia das ideias e dos interesses.

Questão 05 - FUNCAB  - 2010 – SEDUC – RO - Para a sociologia compreensiva de Weber, o principal recurso metodológico interpretativo é: 
A) a estatística. 
B) a classificação das ações sociais. 
C) o tipo ideal. 
D) comparação entre ações socais. 
E) o da comparação entre relações sociais.

GABARITO
01 - A
02 - E
03 - B
04 - A
05 - C

Nenhum comentário: