PESQUISAR ESTE BLOG

sábado, 31 de março de 2018

Prova de História com gabarito - Vestibular 1997 - CESGRANRIO

Questão 01 - Cesgranrio-1997 - Entre os séculos XV e XVIII, a transição do feudalismo para o capitalismo, no mundo ocidental, engloba um conjunto de transformações econômicas e sociais, entre as quais identificamos corretamente a(o): 
a) fragmentação da propriedade fundiária senhorial e monárquica. 
b) substituição da produção das manufaturas pelo sistema de corporações de ofícios. 
c) supremacia das rotas terrestres e mediterrâneas no comércio com o oriente. 
d) fortalecimento dos laços de servidão e vassalagem. 
e) desenvolvimento da vida urbana através das atividades comerciais.

Questão 02 - Cesgranrio-1997 - A administração colonial portuguesa no Brasil se organizava em vários níveis, cuja autonomia e jurisdição variaram em diversos momentos da colonização. Assinale a opção que expressa corretamente uma característica dessa administração. 
a) Há crescente centralização e reforço da autoridade dos governadores e vice-reis no século XVIII, principalmente após o período pombalino. 
b) As Câmaras Municipais sempre foram o principal núcleo de poder da colônia, por exercerem as funções policiais e judiciárias. 
c) Os Governadores Gerais tiveram função essencialmente militar, mantendo-se com os Donatários o controle da administração fiscal e tributária. 
d) As autoridades judiciárias como os Juízes, Ouvidores e Ministros dos Tribunais eram independentes, reportando-se diretamente ao Rei. 
e) As necessidades de conquista do território generalizaram a prática de conceder total autonomia administrativa aos que dirigiam expedições de desbravamento.

Questão 03 - Cesgranrio-1997 - A Revolução Científica, ocorrida na Europa Moderna entre os séculos XVI e XVII, caracterizou-se por: 
a) acentuar o espírito crítico do homem através do desenvolvimento da ciência experimental. 
b) reforçar as concepções antinaturalistas surgidas nos primórdios do Renascimento. 
c) comprovar a tese de um universo geocêntrico contrária à explicação tradicional aceita pela Igreja Medieval. 
d) negar os valores humanistas, fortalecendo assim as idéias racionalistas. 
e) confirmar os fundamentos lógicos e empiristas da filosofia escolástica em sua crítica aos dogmas católicos medievais.

Questão 04 - Cesgranrio-1997 - No século XVII, as invasões do nordeste brasileiro pelos holandeses estavam relacionadas às mudanças do equilíbrio comercial entre os países europeus porque: 
a) a Holanda apoiava a união das monarquias ibéricas. 
b) a aproximação entre Portugal e Holanda era uma forma de os lusos se liberarem da dependência inglesa. 
c) as Companhias das Índias Orientais e Ocidentais monopolizavam o escambo do pau-brasil. 
d) os holandeses tinham grandes interesses no comércio do açúcar. 
e) Portugal era tradicionalmente rival dos holandeses nas guerras europeias.

Questão 05 - Cesgranrio-1997 - Durante o século XVII, ocorreram diversas transformações políticas e econômicas na Inglaterra, que a consolidaram como uma potência de projeção mundial nos séculos seguintes. Marque a opção que apresenta corretamente um dos fatores que se encontram na origem dessa posição preponderante. 
a) Instituição do Ato de Supremacia, que criou a Comunidade Britânica (Commonwealth), por Henrique VIII. 
b) Restauração do Absolutismo inglês e sua política expansionista com a dissolução do Parlamento controlado pela nobreza conservadora, por Carlos II. 
c) Declaração do Ato de Tolerância, que instituiu o catolicismo como religião oficial, encerrando as guerras religiosas, por Guilherme III. 
d) Extinção da monarquia parlamentar constitucional com a vitória dos segmentos liberais e burgueses na Revolução Gloriosa. 
e) Promulgação dos Atos de Navegação durante a República Puritana liberada por Oliver Cromwell.

Questão 06 - Cesgranrio-1997 - A política econômica do Estado Absolutista, o Mercantilismo, reuniu práticas e doutrinas que, em suas diversas modalidades entre os séculos XVI e XVIII, caracterizou-se por um(a): 
a) liberalismo econômico como forma de manutenção da aliança política do Rei com os segmentos burgueses. 
b) protecionismo alfandegário através de proibições das exportações que visava ao equilíbrio da balança comercial do Estado. 
c) intervencionismo estatal nas atividades comerciais lucrativas que proibiu a concessão de monopólios a grupos privados. 
d) expansão do poderio naval como garantia das comunicações marítimas entre as metrópoles e seus impérios coloniais. 
e) restrição dos privilégios senhoriais relacionados à participação da nobreza no comércio ultramarino e nas companhias comerciais do Estado, tais como a Companhia das Índias Orientais e das Índias Ocidentais.

Questão 07 - Cesgranrio-1997 - A formação do território brasileiro no período colonial resultou de vários movimentos expansionistas e foi consolidada por tratados no século XVIII. Assinale a opção que relaciona corretamente os movimentos de expansão com um dos Tratados de Limites. 
a) A expansão da fronteira norte, impulsionada pela descoberta das minas de ouro, foi consolidada nos Tratados de Utrecht. 
b) A região missioneira no sul constituiu um caso à parte, só resolvido a favor de Portugal com a extinção da Companhia de Jesus. 
c) O Tratado de Madri revogou o de Tordesilhas e deu ao território brasileiro conformação semelhante à atual. 
d) O Tratado do Pardo garantiu a Portugal o controle da região das Missões e do rio da Prata. 
e) Os Tratados de Santo Ildefonso e Badajós consolidaram o domínio português no sul, passando a incluir a região platina.

Questão 08 - Cesgranrio-1997 - A transferência da corte portuguesa para o Brasil, em 1808, acelerou transformações que favoreceram o processo de independência. Entre essas transformações, podemos citar corretamente a(s): 
a) ampliação do território com a incorporação definitiva de Caiena e da Cisplatina. 
b) implantação, na colônia, de vários órgãos estatais e de melhoramentos como estradas. 
c) redução da carga tributária sobre a colônia, favorecendo-lhe a expansão econômica. 
d) política das Cortes portuguesas de apoio à autonomia colonial. 
e) restrições comerciais implantadas por interesse dos comerciantes portugueses.

Questão 09 - Cesgranrio-1997 - Na primeira metade do século XIX, diversos movimentos pela independência eclodiram nas colônias espanholas da América, marcando a luta de seus povos contra o domínio da metrópole Ibérica. Marque a opção que se refere, corretamente, a um desses movimentos. 
a) Na Argentina, os comerciantes portenhos aliados ao líder militar Manuel Belgrano extinguiram os Cabildos e as Juntas Governativas, controladas por representantes da Coroa Espanhola. 
b) No Chile, a forte presença militar inglesa aquartelada no norte do país impediu o avanço do movimento de independência formado por segmentos populares liderados por Bernardo O. Higgins que, derrotado, exilou-se na Venezuela. 
c) No México, a elite “criolla”, que ocupava os altos cargos da administração colonial, aliada aos espanhóis da metrópole, proclamou Fernando VII da Espanha como Imperador do México, sobrevivendo à monarquia mexicana até o advento da Revolução Zapatista. 
d) No Peru, o principal centro de resistência espanhola tornou-se independente após a tomada conjunta de Lima pelos exércitos de Bolívar e San Martin, tornando-se este último o primeiro presidente perpétuo da República Peruana. 
e) No Uruguai, a conquista da independência não encerrou o poder personalista dos caudilhos, mas fortaleceu os segmentos burgueses atuantes em Montevidéu.

Questão 10 - Cesgranrio-1997 - A Constituição imperial brasileira, promulgada em 1824, estabeleceu linhas básicas da estrutura e do funcionamento do sistema político imperial tais como o(a): 
a) equilíbrio dos poderes com o controle constitucional do Imperador e as ordens sociais privilegiadas. 
b) ampla participação política de todos os cidadãos, com exceção dos escravos. 
c) laicização do Estado por influência das idéias liberais. 
d) predominância do poder do Imperador sobre todo o sistema através do Poder Moderador. 
e) autonomia das Províncias e, principalmente, dos Municípios, reconhecendo-se a formação regionalizada do país.

Questão 11 - Cesgranrio-1997 - Ao longo do século XIX, a difusão da Revolução Industrial alterou as condições de vida nas diversas áreas atingidas pelo processo de industrialização, o que fez surgirem novas concepções e doutrinas comprometidas com o desenvolvimento ou com a reforma da sociedade capitalista. Dentre as propostas dessas doutrinas sociais, identificamos corretamente a: 
a) crítica da propriedade privada, formulada pelo marxismo científico. 
b) submissão integral do trabalhador ao capital, expressa pela doutrina social da Igreja, na Rerum novarum. 
c) defesa da livre associação dos trabalhadores em corporações e sindicatos profissionais, proposta pelo liberalismo doutrinário. 
d) subordinação do cidadão a um Estado totalitário, pregada pelo movimento anarquista. 
e) opção pela democracia partidária, defendida pelos socialistas utópicos, sendo o sufrágio universal censitário o único meio de o proletariado alcançar o poder.

Questão 12 - Cesgranrio-1997 - Na segunda metade do século XIX, a introdução, de forma crescente, de trabalhadores livres na economia brasileira está ligada à: 
a) crise da escravidão, principalmente após o fim do tráfico negreiro. 
b) restrição de diversos países europeus à imigração de seus excedentes nacionais. 
c) forma pacífica como foi encaminhada a Abolição, permitindo a utilização do antigo escravo como trabalhador livre. d) acelerada criação de indústrias de base que não utilizavam trabalho escravo. 
e) política contrária à escravidão, adotada pelo governo imperial ao longo de toda a sua história.

Questão 13 - Cesgranrio-1997 - Assinale a opção que apresenta uma afirmativa correta sobre o processo de unificação da Alemanha (1871) e da Itália (1870). 
a) Na Itália, a proclamação da República por Giuseppe Garibaldi, líder do movimento carbonário e republicano, estabilizou economicamente o país, permitindo a fixação das fronteiras internacionais italianas e sua unificação interna. 
b) Na Itália, com o apoio do Papa Pio IX, o movimento unificador difundiu-se a partir da cidade de Roma, sendo contrário aos interesses econômicos da burguesia do Piemonte e do norte do país. 
c) Na Alemanha, Bismarck implementou a unificação com a ajuda econômica e militar do Império Austríaco, opondo-se à política separatista da Prússia de Guilherme I. 
d) A criação da União Alfandegária (Zollverein) entre os estados alemães desenvolveu a industrialização e a economia da Confederação Germânica, culminando na unificação política com a criação do Segundo Reich (império) Alemão. 
e) Ambos os processos unificadores resultaram da derrota dos movimentos nacionalistas locais frente à reação das forças monárquicas reunidas pelo Congresso de Viena.

Questão 14 - Cesgranrio-1997 - No período da chamada “crise do Império”, a partir de 1870, vários fatores contribuíram para provocar a queda da monarquia, em 1889, dentre os quais se destaca o(a): 
a) envolvimento continuado do Império em conflitos externos, principalmente na região platina. 
b) conflito entre o Império e a Igreja, que era simpática às novas idéias filosóficas como o positivismo. 
c) incompatibilidade de amplos setores do Exército com a monarquia. 
d) expansão da lavoura cafeeira e da indústria, ampliando o uso da mão-de-obra escrava. 
e) posição contrária ao federalismo adotada pelos republicanos, o que lhes garantiu o apoio das oligarquias agrárias.

Questão 15 - Cesgranrio-1997 - A Revolução de 1930 pode ser relacionada a várias transformações da sociedade brasileira, entre as quais NÃO podemos incluir: 
a) o abandono dos setores agrícolas pelo governo, que privilegiou a industrialização. 
b) a insatisfação dos setores médios urbanos com o domínio do processo político pelas oligarquias agrárias. 
c) a crescente organização e mobilização da classe operária, surgida com o processo de industrialização. 
d) a mobilização de setores militares, principalmente dos oficiais mais jovens, contra o regime. 
e) as dissidências oligárquicas, materializadas na formação da Aliança Liberal.

Questão 16 - Cesgranrio-1997 - A política do “New Deal” (1933-39), implementada nos Estados Unidos pelo presidente Franklin Roosevelt, significou um(a): 
a) combate ao liberalismo através da contenção dos níveis de consumo interno. 
b) estímulo à política de criação de empregos com grandes investimentos em infra-estrutura. 
c) proibição da emissão monetária, o que impediu o crescimento da inflação. 
d) retração da produção industrial, o que provocou o recrudescimento da economia. 
e) redução acentuada dos gastos governamentais, o que estabilizou as finanças públicas.

Questão 17 - Cesgranrio-1997 - O envolvimento do Brasil na Segunda Guerra Mundial, ao lado dos países aliados, guarda relação com questões internas como a(o): 
a) importância crescente dos mercados alemães e japoneses para os produtos brasileiros. 
b) mobilização dos grupos de inspiração fascista, como os integralistas, que apoiavam o Estado Novo. 
c) posição dos partidos majoritários no Congresso Nacional, favorável aos aliados. 
d) interesse do Brasil em se colocar como líder hegemônico dos países americanos. 
e) apoio dos Estados Unidos ao projeto de industrialização, simbolizado na construção da usina de Volta Redonda.

Questão 18 - Cesgranrio-1997 - Ao final da Segunda Guerra Mundial, a ruptura do acordo que unira os aliados vitoriosos gerou um ordenamento político internacional baseado na bipolaridade. Nesse contexto, crises políticas e tensões sociais desencadearam um processo de construção do socialismo em diversos países. Assinale a opção que apresenta uma afirmativa correta sobre a construção do socialismo no mundo do pós-guerra. 
a) Na Iugoslávia (1944-45), o regime comunista implantado pelo Marechal Tito submeteu-se à hegemonia política e econômica soviética, o que acarretou sua expulsão do movimento dos países não alinhados. 
b) Na Tchecoslováquia (1946), o socialismo reformista, baseado na descentralização e liberalização do sistema frente ao modelo stalinista, retomado na política de Brejnev, foi interrompido pela repressão russa, encerrando a “Primavera de Praga”. 
c) Na China (1949), a revolução comunista derrubou o regime imperial e expulsou os invasores japoneses da Manchúria, reunindo os nacionalistas, os “senhores da guerra” e os comunistas maoístas em um governo de coalizão que instituiu uma república popular no país. 
d) Na Coréia (1950-53), a intervenção militar norte-americana impediu o avanço das forças revolucionárias comunistas que ocupavam o norte do país, reunificando as duas Coreias sob a tutela do Conselho de Segurança da ONU. 
e) Em Cuba (1959), a vitória dos revolucionários castristas foi favorecida pela promulgação da Emenda Platt no Senado americano, que regularizou o envio de armamentos aos guerrilheiros contrários à ditadura de Fulgêncio Batista.

Questão 19 - Cesgranrio-1997 - O fim da Guerra Fria, expresso na extinção da União Soviética, em 1991, acarretou um novo equilíbrio e o ordenamento das relações internacionais, que se caracteriza por um(a): 
a) enfraquecimento dos movimentos nacionalistas regionais e das tendências de globalização na Europa ocidental. 
b) declínio da liderança política internacional das superpotências em virtude da transferência do controle de seus arsenais nucleares para a Assembléia Geral da ONU. 
c) revitalização das alianças militares estratégico-defensivas, conforme os pactos políticos da Europa central e do leste. 
d) formação de megablocos político-econômicos que favoreceram a internacionalização dos fluxos de capitais, tais como a da Comunidade Européia e a do Nafta. 
e) decadência econômica dos países da bacia do Pacífico que haviam mantido uma posição de neutralidade durante a Guerra Fria, tais como Cingapura e Malásia.

Questão 20 - Cesgranrio-1997 - Recentemente o Presidente Fernando Henrique Cardoso anunciou um plano de metas a serem cumpridas pelo seu governo, mantendo-se a prática de os governos brasileiros elaborarem programas de planificação econômica. A esse respeito, assinale a única afirmativa correta. 
a) O II PND (Plano de Desenvolvimento) do Governo Geisel foi o instrumento de aceleração do crescimento econômico no chamado “milagre brasileiro”. 
b) O Plano Lafer (Plano Nacional de Reaparelhamento Econômico) do Segundo Governo Vargas visava incrementar a indústria de base e a ele se ligam as criações do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico) e da Petrobrás. 
c) O Plano Trienal do Governo João Goulart efetivou a implantação das “reformas de base”, as quais tiveram como ponto de partida a reforma agrária. 
d) O PAEG (Plano de Ação Econômica do Governo), adotado no primeiro governo militar após 1964, favoreceu a indústria nacional, restringindo a entrada de capitais estrangeiros no país. 
e) O Programa de Metas do Presidente Juscelino Kubitschek privilegiou o apoio à produção agrícola e à integração do país através de amplo programa ferroviário.

GABARITO
01 - E
02 - A
03 - A
04 - D
05 - E
06 - D
07 - C
08 - B
09 - E
10 - D
11 - A
12 - A
13 - D
14 - C
15 - A
16 - B
17 - E
18 - B
19 - D
20 - B

Nenhum comentário: