Questão 01 - FCC – 2016 – SEDU – ES - Considere o trecho abaixo: (...) O capítulo o “Iluminismo como mistificação das massas” abre com uma refutação de suas teses sociológicas. Com efeito, ...... pensava que o crescimento da divisão do trabalho levaria a um processo de diferenciação social que só poderia ser integrado ao todo social no seio de um novo tipo de solidariedade, a solidariedade .......
(Adaptado de: ORTIZ, R. A Escola de Frankfurt e a Questão da Cultura, RBCS, n. 1, vol. 1, jun. 1986)
Preencha, correta e respectivamente, as lacunas da frase acima:
(A) Weber − solidariedade orgânica.
(B) Durkheim − solidariedade mecânica.
(C) Marx − solidariedade mecânica.
(D) Durkheim − solidariedade orgânica.
(E) Weber − solidariedade mecânica.
Questão 02 - FGV – 2014 – SEDUC – AM - Ao investigar os tipos de coerção exercidos sistematicamente sobre os indivíduos e as forças que mantem uma sociedade coesa, Durkheim caracteriza a "solidariedade orgânica", a qual se manifesta
(A) nas sociedades primitivas.
(B) nas sociedades modernas.
(C) nas sociedades tribais.
(D) nas sociedades pré-modernas.
(E) nas sociedades simples.
Questão 03 - FCC – 2012 – SEE-MG - A partir do conceito de solidariedade, desenvolvido por Durkheim em Divisão do trabalho social, é correto afirmar que
(A) o autor tinha uma visão pessimista sobre o aumento progressivo da solidariedade orgânica, pois este levaria a sociedade a um quadro irreversível de quebra dos laços sociais, pois não haveria instituições capazes de atá-las.
(B) as sociedades tradicionais caracterizam-se pela solidariedade mecânica, que une os indivíduos a partir de um baixo grau de diferenciação social e estado permanente de anomia.
(C) as sociedades modernas caracterizam-se pela solidariedade orgânica, a qual une os indivíduos a partir de um alto grau de diferenciação social na divisão do trabalho.
(D) o autor tinha uma visão otimista sobre o aumento progressivo da solidariedade orgânica, o qual teria trazido maior progresso material a todos os indivíduos e eliminado a possibilidade de crises e estados de anomia.
Questão 04 - FGV – 2016 – SME - SP - Analise os fragmentos a seguir.
I. Explica o mundo moderno pela racionalização, considerada a essência da atividade social e pautada em dois tipos ideais de racionalidade: a ação racional com relação a valores e a ação racional com relação a fins.
II. Funda uma nova ciência dos fatos sociais e suas leis, possuidora de um método próprio, que estuda os modos de socialização como, por exemplo, a passagem de uma solidariedade mecânica para uma solidariedade orgânica. Os fragmentos identificam duas linhagens conceituais da reflexão sociológica e estão referidos, respectivamente, a
(A) Comte e Durkheim.
(B) Marx e Weber
(C) Weber e Durkheim.
(D) Simmel e Marx
(E) Comte e Simmel.
Questão 05 - FUMARC - 2013 – PC – MG - Em relação ao pensamento sociológico de Émile Durkheim, NÃO é correto afirmar:
(A) A solidariedade orgânica se dá pela semelhança entre indivíduos e funções que eles desempenham na sociedade.
(B) A solidariedade mecânica é o tipo de vínculo entre os indivíduos de uma determinada sociedade, que ocorre devido à pouca diferenciação social entre eles.
(C) Um fato social deve possuir três características: exercer coerção sobre os indivíduos, ser independente das consciências individuais e apresentar traços gerais para a média dos membros de uma sociedade.
(D) Nas sociedades industriais, pode-se observar que os indivíduos são diferentes porque não são todos socializados do mesmo modo ou no conjunto das experiências da sociedade, e nem isso seria possível.
GABARITO
01 - D
02 - B
03 - C
04 - C
05 - A
Nenhum comentário:
Postar um comentário