sábado, 31 de março de 2018

Exercícios de Geografia sobre Globalização - com gabarito

Lista de questões de vestibulares sobre a  globalização.

Questão 01 - UEM - EAD 2/2009 - Sobre a globalização, assinale a(s) alternativa(s) correta(s). 
01) Com a globalização, surgem blocos econômicos, associações de países, que estabelecem relações privilegiadas entre si e atuam de forma conjunta no mercado internacional. 
02) A rápida evolução e a popularização das tecnologias da informação agilizaram o comércio internacional. 
04) As transformações provocadas pela globalização afetam diferentes países, sociedades, classes sociais, grupos e indivíduos. 
08) Por ser excludente, o processo de globalização não abrange os países da África que se situam ao sul do Saara. 
16) A globalização é, em sua essência, uma estratégia, elaborada ao final da Segunda Guerra Mundial, pelo governo dos Estados Unidos da América, para controlar os países não desenvolvidos.

Questão 02 - PSV-2015/UFGD - Para o geógrafo Milton Santos, existiriam três mundos num só: a globalização como fábula, a globalização como perversidade e uma outra globalização.
Disponível em: 
Acesso em: 12 Out. 2014. 
Com base na afirmação e na imagem observadas, pode-se compreender que o processo de globalização: 
I. Possibilita que se viva numa aldeia global. 
II. Permite que as fronteiras desapareçam. 
III. Inclui e une todos os povos. 
IV. É benefício exclusivo de alguns. Está correto o que se afirma em: 
(A) I e III. 
(B) II e IV. 
(C) I, II e IV. 
(D) apenas I.
(E) apenas IV.

Questão 03 - UNISC / Verão 2010  - O processo de globalização da economia trouxe consigo a integração seletiva de lugares e de países através da constituição de um conjunto variado de blocos e agrupamentos regionais. A esse respeito, é incorreto afirmar que 
a) tais organizações regionais podem ser classificadas, basicamente, como áreas ou zonas de livre comércio, uniões aduaneiras, mercados comuns, e uniões econômicas e monetárias. 
b) de modo geral, os países participantes de blocos econômicos têm buscado principalmente acordos regionais para facilitar o fluxo de capitais, serviços e de mercadorias, enquanto a livre circulação de pessoas tem ficado em segundo plano. 
c) a união aduaneira, além de proporcionar a abertura de mercados inteiros, também regulamenta o comércio dos países-membros com nações externas ao bloco. Já o mercado comum garante a livre circulação de pessoas, serviços e capitais. 
d) um dos mais recentes agrupamentos regionais criados é a UNASUL (União das Nações Sul-Americanas), cujos principais objetivos dizem respeito à coordenação política, econômica e social entre os 12 países que a integram, sob a liderança do Brasil. 
e) a União Europeia, criada em 1993, é uma zona de livre comércio, com uma política comercial comum, sob a liderança da Inglaterra.

Questão 04 - PSV-2014/UFGD -A globalização é um processo vinculado ao território, não apenas porque envolve nações e países, mas, sobretudo, porque a dinâmica econômica e o ajuste produtivo dependem das decisões sobre investimento e localização tomadas pelos atores econômicos, sendo também uma função de atração de cada território. Trata-se, portanto, de uma questão que condiciona a dinâmica econômica das cidades e regiões e que, por sua vez, é afetada pelo comportamento dos atores locais. Teríamos, portanto, uma estreita relação entre globalização e a complexificação das redes porque: 
(A) intensificam-se somente os fluxos de mercadorias e diminuem o de informações e pessoas; 
(B) intensificam-se os fluxos de mercadorias, pessoas e informações; 
(C) intensificam-se somente os fluxos de mercadorias e informações; 
(D) intensificam-se os fluxos de mercadorias e informações e diminui o de pessoas; 
(E) intensificam-se os fluxos de pessoas e informações e diminui o de mercadorias.

Questão 05 - UNISC / Verão 2008  - Em relação às características e efeitos do atual processo de globalização da economia, é correto afirmar que: 
I - A globalização é um processo econômico que, progressivamente, tem levado à homogeneização do espaço geográfico na escala mundial, resultando no fim das diferenças regionais. 
II - Embora o desenvolvimento da globalização da economia ocorra através do avanço tecnológico e informacional, grande parcela da humanidade não tem acesso a esses avanços técnicos, e grande parte dos países da periferia ainda apresenta uma produção com baixos níveis tecnológicos. 
III- A globalização da economia, em realidade, afirma a não-existência absoluta do livre-mercado, uma vez que, atualmente, prepondera a formação de grandes oligopólios, blocos econômicos e Estados com legislações protecionistas. 
a) Somente as afirmativas I e II estão corretas. 
b) Somente a afirmativa III está correta. 
c) Somente as afirmativas I e III estão corretas. 
d) Somente as afirmativas II e III estão corretas. 
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Questão 06 - PSV-2015/UFGD - Leia o fragmento de texto a seguir.
“[...] Num alegado mundo 'sem fronteiras' [....] a liberdade de fluidez para o capital e as informações não são acompanhadas pela liberdade de deslocamento para as pessoas, especialmente a massa crescente de despossuídos, sem dúvida o 'perigo' mais sério na nova des-ordem mundial”.
HAESBAERT, R.; PORTO-GONÇALVES, C. W. A nova des-ordem mundial. São Paulo: Ed. da UNESP, 2006, p.49.
(A) O reforço e o fechamento das fronteiras entre os Estados-Nação são uma das principais consequências do processo de globalização. 
(B) A mobilidade de capital, de mercadorias e de informações promovida pela globalização trouxe consequências positivas quanto à distribuição de renda e a igualdade social entre os países do mundo. 
(C) Mesmo com a crescente mobilidade de produção, de informação e de cultura, o processo de globalização não promoveu a igualdade entre os países, daí as restrições ao deslocamento das populações dos países mais pobres em direção aos países ricos. 
(D) Com o fim das fronteiras entre os Estados-Nação, ocorre atualmente, em escala mundial, um movimento migratório sem restrições, transformando o mundo numa grande aldeia global.
(E) A maior circulação de pessoas, mercadorias e informações, ocorridas com o processo de globalização, possibilitou a diminuição das diferenças entre os países, não havendo hoje países ou áreas marginais excluídas desse processo.

Questão 07 - UNISC / Inverno 2008  - No processo de globalização, países de várias partes do mundo se organizaram em grupos, formando blocos econômicos, com o objetivo de protegerem suas economias. Nesse contexto, é correto afirmar que 
a) a União Europeia é constituída por 22 países, sendo que todos eles adotaram o euro como moeda. b) os acordos de livre comércio trazem vantagens aos trabalhadores dos países signatários, como salários mais altos e garantia de emprego. 
c) o processo de formação de blocos econômicos parte de iniciativas da sociedade, sem a participação dos governos. 
d) a União econômica e monetária consiste no estágio mais avançado dos blocos econômicos, se caracterizando pela eliminação das tarifas alfandegárias, livre circulação de capitais, serviços e pessoas, além da utilização de uma moeda única. 
e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

Questão 08 - ENEM 2015 - No final do século XX e em razão dos avanços da ciência, produziu-se um sistema presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema uma presença planetária. Um mercado que utiliza esse sistema de técnicas avançadas resulta nessa globalização perversa. 
SANTOS, M. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2008 (adaptado). 
Uma consequência para o setor produtivo e outra para o mundo do trabalho advindas das transformações citadas no texto estão presentes, respectivamente, em: 
a) Eliminação das vantagens locacionais e ampliação da legislação laboral. 
b) Limitação dos fluxos logísticos e fortalecimento de associações sindicais. 
c) Diminuição dos investimentos industriais e desvalorização dos postos qualificados. 
d) Concentração das áreas manufatureiras e redução da jornada semanal. 
e) Automatização dos processos fabris e aumento dos níveis de desemprego.

Questão 09 - ENEM 2012 - Uma mesma empresa pode ter sua sede administrativa onde os impostos são menores, as unidades de produção onde os salários são os mais baixos, os capitais onde os juros são os mais altos e seus executivos vivendo onde a qualidade de vida é mais elevada. 
SEVCENKO, N. A corrida para o século XXI: no loop da montanha russa. 
São Paulo: Companhia das Letras, 2001 (adaptado). 
No texto estão apresentadas estratégias empresariais no contexto da globalização. Uma consequência social derivada dessas estratégias tem sido 
a) o crescimento da carga tributária. 
b) o aumento da mobilidade ocupacional. 
c) a redução da competitividade entre as empresas. 
d) o direcionamento das vendas para os mercados regionais. 
e) a ampliação do poder de planejamento dos Estados nacionais.

Questão 10 - ENEM 2009 - Populações inteiras, nas cidades e na zona rural, dispõe da parafernália digital global como fonte de educação e de formação cultural. Essa simultaneidade de cultura e informação eletrônica com as formas tradicionais e orais é um desafio que necessita ser discutido. A exposição, via mídia eletrônica, com estilos e valores culturais de outras sociedades, pode inspirar apreço, mas também distorções e ressentimentos. Tanto quanto há necessidade de uma cultura tradicional de posse da educação letrada, também é necessário criar estratégias de alfabetização eletrônica, que passam a ser o grande canal de informação das culturas segmentadas no interior dos grandes centros urbanos e das zonas rurais. Um novo modelo de educação. BRIGAGÃO, C. E; RODRIGUES, G. A globalização a olho nu: o mundo conectado. São Paulo: Moderna, 1998 (adaptado) Com base no texto e considerando os impactos culturais da difusão das tecnologias de informação no marco da globalização, depreende-se que 
a) a ampla difusão das tecnologias de informação nos centros urbanos e no meio rural suscita o contato entre diferentes culturas e, ao mesmo tempo, traz a necessidade de reformular as concepções tradicionais de educação. 
b) a apropriação, por parte de um grupo social, de valores e ideias de outras culturas para benefício próprio é fonte de conflitos e ressentimentos. 
c) as mudanças sociais e culturais que acompanham o processo de globalização, ao mesmo tempo em que refletem a preponderância da cultura urbana, tomam obsoletas as formas de educação tradicionais próprias do meio rural. 
d) as populações nos grandes centros urbanos e no meio rural recorrem aos instrumentos e tecnologias de informação basicamente como meio de comunicação mútua, e não os veem como fontes de educação e cultura. 
e) a intensificação do fluxo de comunicação por meios eletrônicos, característica do processo de globalização, está dissociada do desenvolvimento social e cultural que ocorre no meio rural.

Questão 11 - COLTEC 2014 - UFMG - O início do século XXI revela grandes mudanças na economia e na política mundiais com a consolidação da globalização econômica. Uma característica desse processo nas décadas iniciais desse século é 
A) a diminuição do endividamento público dos países que compõem a União Europeia com aumento da oferta de empregos e elevação do crescimento econômico. 
B) a entrada da Índia no bloco de países emergentes com forte crescimento econômico associado à distribuição de renda e realização da reforma agrária naquele país. 
C) o aumento do poderio econômico da Rússia que formou pacificamente com as demais ex-repúblicas soviéticas uma coalizão econômica. 
D) o declínio do ritmo de crescimento da China no início da segunda década do século XXI, afetando as economias de outros países que exportam matéria-prima para o país.

Questão 12 - COLTEC 2009 - UFMG - Leia este texto: Faces da globalização 
Milhões de pessoas vão todas as semanas às lojas Wal-Mart, que possuem novecentos empregados proibidos de se sindicalizarem. Os trabalhadores da empresa McDonald’s são tão desprezados como a comida que servem. Eles também não podem se sindicalizar. Na Malásia, o governo criou a “União Livre”, uma organização do setor eletrônico independente de sindicatos. No Brasil, de cada cinco operários da Volkswagen, só um é empregado da empresa. A China produz a metade de todas as bonecas Barbie do mundo com 300 empresas terceirizadas. Oito de cada dez novos empregos na Argentina estão sem nenhuma proteção legal. 
GALEANO, E . Os Direitos dos trabalhadores: um tema para arqueólogos? (Adaptado) 
Considerando o texto e conhecimentos sobre a questão, é CORRETO afirmar que 
A) a globalização reorganizou o mercado de trabalho, com intensa desregulamentação trabalhista. 
B) a globalização resultou em uma desconcentração espacial da indústria e da tecnologia. 
C) as condições de trabalho melhoraram na China com as terceirizações ocorridas. 
D) as mudanças trabalhistas ocorreram somente nos países da periferia do capitalismo.

Questão 13 - Albert Einstein - 2016 -“A tal ideologia globalitária, quase sem resistências, vem tentando demonstrar que, com a queda do Muro de Berlim e o fim do chamado mundo bipolar, o espaço político e econômico tornou-se mais homogêneo, menos conflitivo, havendo concordância a respeito das tendências evolutivas da economia e das sociedades”. 
(Luiz Gonzaga Belluzzo. A Guerra do Brasil, São Paulo: Texto novo, 2006. p. 25) 

O autor se refere a uma interpretação da chamada nova ordem mundial. Sobre essa ordem é correto afirmar que 
a) vivenciamos a globalização que tornou as relações comerciais internacionais bem mais harmoniosas, com a eliminação quase total dos obstáculos alfandegários. 
b) assistimos ao fim da geopolítica, que é aquela ação dos países de colocarem à frente de todos os interesses gerais, seus próprios interesses econômicos e estratégicos. 
c) na globalização há mais liberdade para a circulação de capitais no mundo, porém a falta de controles eficazes tem gerado situações de instabilidade econômica importantes. 
d) o fim da ordem bipolar significou o fim do equilíbrio militar que mantinha certa paz no mundo; a consequência é o aumento significativo de conflitos e de guerras regionais.

Questão 14 -  UERJ 2014/2

A ilustração e o texto expressam diferentes pontos de vista acerca do processo de globalização. Essa diferença se manifesta pela contradição entre: 
(A) polarização e dispersão econômica 
(B) elitização e popularização financeira 
(C) homogeneização e diversidade cultural 
(D) especialização e flexibilidade profissional

Questão 15 -  UNISC 2015/1 - Os processos capitalistas impulsionaram diversas transformações que envolvem a circulação de informações, de pessoas e produtos por diferentes países. Foram estabelecidos diversos pontos de interconexão que, de certo modo, aproximam sujeitos, conhecimentos e fortalecem tendências internacionais. Tal situação é potencializada por tecnologias contemporâneas ao mesmo tempo em que evidencia significativos contrastes sociais, culturais e econômicos. Recentemente estas transformações se tornaram mais significativas. Este fenômeno é chamado de 
a) estratificação. 
b) globalização. 
c) nacionalização. 
d) lugarização. 
e) territorialização.

Questão 16 -  UEM/CVU  - Verão/2009 - Sobre globalização e o atual momento de expansão do capitalismo no mundo, assinale o que for correto. 
01) A globalização está para o capitalismo informacional assim como o colonialismo esteve para a sua etapa comercial ou o imperialismo, para o final da fase industrial e início da fase financeira. 
02) Com a globalização, ocorre atualmente a inclusão de todos os povos e países no processo de desenvolvimento, o que gera a extinção dos chamados espaços desiguais no sistema econômico mundial. 
04) Para a globalização, interessa a eliminação de qualquer barreira ou entrave que impeça a livre circulação de mercadorias, função que é desempenhada pelos blocos econômicos internacionais. 
08) Uma das consequências da globalização é que os países se tornam dependentes uns dos outros, de tal forma que os países considerados subdesenvolvidos não conseguem mais resolver seus problemas internos sem o aval de países considerados desenvolvidos. 
16) A globalização é marcada, basicamente, pela mundialização da produção, da circulação e do consumo; ou seja, de todo o ciclo de reprodução do capital.

Questão 17 - UEM/CVU - Inverno/2011 - Sobre globalização, assinale o que for correto. 
01) Globalização é o nome que se dá à atual fase da mundialização capitalista. Está para o capitalismo informacional como o colonialismo esteve para seu período comercial e o imperialismo para sua etapa industrial e financeira. 
02) A Globalização é um fenômeno multidimensional. Apresenta uma faceta econômica, a mais evidente e perceptível, mas também possui outras dimensões, como a social, a política e a cultural, dentre outras. 0
4) Globalização consiste em uma crescente interdependência das economias de todas as nações, o que pode ser observado pela intensidade cada vez maior do comércio e do turismo internacionais, dos investimentos no exterior e dos meios de comunicação e de transporte. 
08) Globalização só ocorre, como processo gerado pelas relações capitalistas, nos países onde existem as chamadas cidades globais e as redes urbanas por elas polarizadas. São elas importantes centros urbanos, geralmente localizados no hemisfério norte, dinamizador da economia mundial. 
16) No Brasil, a globalização, que ainda não está consolidada, teve início com a política neoliberal implantada nos anos de 1990, marcada pela privatização de empresas públicas e pela liberação das bolsas de valores para a entrada do capital externo.

Questão 18 - UEM/CVU - Inverno/2009 - Sobre globalização da economia, assinale o que for correto. 
01) A globalização envolve apenas o processo econômico e está diretamente relacionada às empresas multinacionais implantadas nos Estados Unidos a partir das guerras da Coreia e do Vietnã, nas décadas de 1940 e 1960. 
02) Foi com a consolidação do capitalismo que se estabeleceram as bases do processo da globalização da economia, intensificadas com o surgimento das empresas multinacionais, após a Segunda Guerra Mundial. 
04) O Brasil foi inserido no processo de globalização nos anos 1980, durante o governo do presidente Collor de Melo, quando foi substituído, no país, o sistema de economia fechada pela abertura da economia aos mercados externos. 
08) Os blocos econômicos mundiais (Mercosul, por exemplo) surgiram no processo de globalização da economia e contribuem para o fortalecimento político e econômico dos países e das empresas multinacionais. 
16) A globalização é marcada, basicamente, pela mundialização da produção, da circulação e do consumo, ou seja, de todo o ciclo de reprodução do capital.

Questão 19 - UEM/CVU - Inverno/2009 - Assinale a alternativa que se relaciona corretamente com a seguinte definição: “Marca-se pela mundialização da produção, da circulação e do consumo, vale dizer, de todo o ciclo de reprodução do capital”. 
A) Globalização 
B) Regionalização 
C) Integração social 
D) Geopolítica 
E) Modernização

Questão 20 - UEM/CVU - Inverno/2009 - “Com a globalização, tem havido uma redução proporcional dos produtos de fabricação nacional. Por causa das facilidades das importações e da queda das tarifas, passou-se a importar maquinários, sistemas e peças de maior sofisticação e desempenho, com a finalidade de reduzir custos e tornar o produto competitivo” 
(COELHO, M. de A.; TERRA, L. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Moderna, 2003, p. 229). 
Considerando o enunciado, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma conseqüência social gerada pela globalização no Brasil. 
A) Geração de emprego 
B) Aumento dos níveis da inflação 
C) Queda das taxas de câmbio 
D) Aumento do desemprego 
E) Endividamento externo

GABARITO
01 - Resposta: 07 (01-02-04)
02 - E
03 - E
04 - B
05 - D
06 - C
07 - D
08 - E
09 - B
10 - A
11 - D
12 - A
13 - C
14 - C
15 - B
16 - Resposta: 21 (01-04-16)
17 - Resposta: 07 (01-02-04)
18 - Resposta: 26 (02-08-16)
19 - A
20 - D

Nenhum comentário: