Questão 01 - CEPERJ-2015-SEDUC-RJ - Para Marx e Engels “A história de todas as sociedades até nossos dias é a história da luta de classes”. A clássica afirmação, presente no Manifesto do Partido Comunista de Marx e Engels, apresenta a definição dos autores para como ocorrem, em sociedade, os processos de mudança e transformação. Em tal perspectiva, denominada materialismo histórico, a relação entre opressores e oprimidos é marcada:
A) pelo acordo
B) pela solidariedade
C) pela concorrência
D) pela cooperação
E) pelo antagonismo
Questão 02 - CEPERJ-2015-SEDUC-RJ - Quando Marx e Engels escrevem sobre luta de classes no “Manifesto do Partido Comunista” estão utilizando como critério para diferenciação dos grupos sociais:
A) a propriedade dos bens de produção
B) a capacidade biológica de reprodução
C) a competência técnica dos indivíduos
D) a origem histórica das famílias
E) o mérito individual e a capacidade de trabalho
Questão 03 - NUCEPE - 2013 - SEDUC-PI -Das ideias que seguem, assinale a que não foi extraída do “manifesto do partido comunista”, de Friedrich Engels e Karl Marx:
a) Os filósofos nada mais fizeram que interpretar de diverso modo o mundo; mas trata-se, antes, de transformá-lo.
b) A burguesia rasgou o véu de comovente sentimentalismo que envolvia as relações familiares e as reduziu a meras relações monetárias.
c) A burguesia produz, acima de tudo, seus próprios coveiros. Seu declínio e a vitória do proletariado são igualmente inevitáveis.
d) A burguesia desempenhou na história um papel extremamente revolucionário.
e) Na medida em que é abolida a exploração de um indivíduo por outro, é abolida também a exploração de uma nação por outra.
Questão 04 - FCC - 2012 - SEE-MG - Leia o texto abaixo, extraído do Manifesto do Partido Comunista, escrito por Karl Marx e Friedrich Engels em 1848. A burguesia não pode existir sem revolucionar constantemente os meios de produção e, por conseguinte, as relações de produção e, com elas, todas as relações sociais. Segundo os autores, a burguesia é
(A) a classe responsável por promover o progresso tecnológico e social no capitalismo, o que tende a aumentar o consumo do conjunto da população, independentemente da classe social.
(B) uma classe que, para garantir a sua manutenção na sociedade capitalista, necessita de avanços tecnológicos que garantam maior produtividade e a busca de novos mercados.
(C) uma classe revolucionária, que promove um progresso técnico sem precedentes em outro modo de produção, o que lhe permitiu não necessitar do trabalho humano.
(D) uma classe retrógrada, que representa um atraso social, humano e tecnológico para o capitalismo, em comparação com outros modos de produção, mais desenvolvidos em relação a estes aspectos.
Questão 05 - FCC - 2012 - SEE-MG - Entre as noções desenvolvidas por Marx e Engels no Manifesto do Partido Comunista, de 1848, destaca-se que
(A) a história das sociedades tem sido a história da luta de classes, que no regime social capitalista tende a se polarizar em duas classes antagônicas: a burguesia e o proletariado.
(B) os fenômenos sociais decorrem de causalidades econômicas inevitáveis, o que torna desnecessária a resistência revolucionária fora de momentos de crises financeiras.
(C) o capitalismo é um modo de produção que reduz tudo ao econômico e por isso não deve ser estudado a partir de outras dimensões, como a política e a ideológica.
(D) a união dos proletários deve ser meramente sindical, pois a única luta possível no capitalismo é a econômica, o que exclui a necessidade de militância política.
Questão 06 - FUNCAB - 2010 - SEE-AC - Marx & Engels, em “O Manifesto do Partido Comunista”, compreendem o Estado como:
A) realização da ideia de liberdade.
B) expressão política do imperativo categórico.
C) resultante do contrato de indivíduos com o objetivo de implementar a ordem.
D) um comitê de administração dos negócios comuns de toda a classe burguesa.
E) expressão do poder da classe operária.
GABARITO
01 - E
02 - A
03 - A
04 - B
05 - A
06 - D
Nenhum comentário:
Postar um comentário