PESQUISAR ESTE BLOG

segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Exercícios sobre o processo de Globalização - com gabarito

Questão 01 - CFTMG 2004 - Sobre o processo de globalização, é correto afirmar que 
a) acelera o processo competitivo avançando na informatização, automatização e na robotização das atividades produtivas. 
b) torna o espaço mundial mais homogêneo diminuindo as desigualdades, tanto entre os países como entre os segmentos sociais. 
c) preocupa-se com a eliminação das barreiras entre as nações, enfraquecendo as grandes corporações econômicas e fortalecendo o Estado. 
d) é um processo exclusivamente econômico, liderado pela ação das empresas transnacionais, agora chamadas firmas globais.

Questão 02 - UFPR 2011 - A globalização é um fenômeno que tem como uma de suas características fundamentais a crescente abertura econômica e política entre os países. Sobre esse fenômeno, é correto afirmar:
a) Sua emergência tornou obsoletos os blocos econômicos regionais, pois facilitou o comércio direto de país para país.
b) Uma das consequências políticas do fortalecimento desse fenômeno foi a transferência da soberania nacional para organismos supranacionais, a exemplo da ONU.
c) As fronteiras nacionais perderam suas funções legais de controle de fluxos.
d) A causa da globalização foi a queda do muro de Berlim, dando fim à divisão do mundo conhecida como bipolaridade e iniciando uma nova fase, a multipolaridade.
e) O desenvolvimento tecnológico associado às condições políticas mundiais das últimas décadas do século XX intensificou o processo de globalização.

Questão 03 - UEPB - 2008 - “O processo de globalização, em sua fase atual, revela uma vontade de fundar o domínio do mundo na associação entre grandes organizações e uma tecnologia cegamente utilizada. Mas na realidade dos territórios e as contingências do meio associado asseguram a impossibilidade da desejada homogeneização”. (grifos nossos) (Milton Santos, In: A Natureza do Espaço, 1997.) Na afirmativa do geógrafo Milton Santos sobre a globalização, fica evidente que
I. a globalização só se tornou possível porque todos os territórios se tornaram homogêneos.
II. os Estados Nações são os elementos mais importantes do processo de globalização, por imporem as regulamentações que acham necessárias para entrada das grandes corporações nos seus territórios.
III. os aspectos econômicos, culturais e até de ordem natural, das diversas regiões do planeta impedem a completa homogeneização do espaço mundial sob o comando da globalização.
IV. o atual processo de globalização tem como marca o emprego das mesmas técnicas para qualquer território, independente das características que os mesmos possuam.
Estão corretas apenas as proposições:
a) I e III
b) III e IV
c) II e IV
d) II e III
e) I, II e IV

Questão 04 - UFC-2007 - O processo de globalização tem, na atualidade, provocado grandes mudanças tanto na esfera econômica, financeira e política quanto na vida social e cultural dos povos e nações, em escala mundial. A esse respeito, é possível afirmar, de modo correto, que: 
A) a maioria das instituições financeiras globais tem suas sedes localizadas nos países subdesenvolvidos. 
B) o avanço das telecomunicações e da informática e o uso da Internet são fundamentais para os fluxos financeiros mundiais. 
C) o Estado intervém diretamente na economia por meio de potentes investimentos no setor industrial, fortalecendo, assim, as empresas estatais. 
D) as transformações políticas, econômicas, sociais e tecnológicas dão-se, da mesma forma, nos países desenvolvidos e subdesenvolvidos. 
E) os blocos econômicos regionais são constituídos com o objetivo único de formação de alianças para defender a autonomia política dos países membros.

Questão 05  - POLITÉCNICO - UFSM 2012 - Sobre o processo de globalização, pode-se afirmar que ocorreu:
I. O aumento das diferenças entre países ricos e pobres.
II. O fortalecimento dos Estados Nacionais em relação às multinacionais.
III. A redução dos gastos no processo produtivo pelas indústrias, utilizando-se mão-de-obra barata.
IV. A diminuição do desemprego e a promoção de benefícios sociais aos trabalhadores.
Estão corretas as alternativas:
a) II, III e IV.
b) III e IV.
c) II e III.
d) I e IV.
e) I e III.

Questão 06 - UVA - 2017.1 - Podemos definir a globalização como um processo ainda em curso de integração de economias e mercados nacionais. Sobre o processo de globalização que vem ocorrendo desde o final do século XX. analise as assertivas seguintes: 
1- Acentuou as desigualdades entre os países e entre as classes sociais. 
2·Diminuiu a interdependência entre as nações. 
3- Ampliou a expansão das empresas multinacionais, a abertura das economias e a formação de blocos econômicos. Baseado nas assertivas acima, pode-se afirmar que: 
a) apenas a 1 é verdadeira. 
b) apenas 1 e 2 são verdadeiras. 
c) apenas 1 e 3 são verdadeiras. 
d)apenas 2 e 3 são verdadeiras.

Questão 07 - UNIFOR - 2007.1 - O processo de globalização aumenta cada vez mais a concorrência e amplia ao máximo o mercado, o que impulsionou a prática do liberalismo econômico. Assim, é possível observar que, além da abertura comercial generalizada, ocorreram também a expansão mundial dos processos de
A) descentralização do capital financeiro e diminuição do trabalho informal.
B) difusão dos centros de pesquisas e desenvolvimento e privatização.
C) diminuição das desigualdades sociais e desmilitarização.
D) ampliação do trabalho formal e centralização industrial.
E) desregulamentação dos mercados e privatização.


Questão 08 - COLUNI / UFV 2015 - Analise a letra da música:

A partir da análise da música e dos conhecimentos sobre o processo de globalização, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) A redução do tamanho do planeta Terra permitiu à população mundial realizar movimentos turísticos ao redor do mundo.
b) O longe não é mais distante, devido ao avanço tecnológico que permite aos meios de transporte dinamizar os deslocamentos.
c) A informação difundida mundialmente, por meio das ondas de fibras óticas, não está acessível a toda população global.
d) A afirmativa de que a Terra era grande deve-se à incipiência dos padrões tecnológicos de comunicação de décadas passadas.

Questão 09 - EAD / UFPR 2010/2011 - Leia a afirmativa abaixo:
Este processo consiste numa integração em caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países. As multinacionais ou transnacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios. Essas frases definem corretamente o processo de globalização porque:
a) Na globalização, as empresas multinacionais ganham destaque e seu país nativo não restringe seu espaço de obtenção de matéria-prima, mão de obra ou mercado consumidor.
b) Nesse processo, os limites nacionais e territoriais ficam cada vez mais definidos e não são ultrapassados.
c) O fenômeno de globalização tende a diversificar e estimular a origem de pequenas empresas de ação mundial.
d) A globalização é caracterizada pelo crescente distanciamento cultural entre os países.
e) Esse processo histórico é caracterizado pela eliminação das desigualdades e superação da dicotomia entre 1º mundo e 3º mundo.

Questão 10 - UFF 1999 - O processo de globalização é determinado, em grande parte, pela formação de oligopólios empresariais, também conhecidos como monopólios múltiplos ou coletivos, que dominam a produção e o consumo de mercadorias em escalas geográficas cada vez mais amplas. A respeito da organização dos oligopólios afirma-se:
I) Envolvem a fusão de capitais de empresas industriais e/ou financeiras.
II) Criam "preços administrados" a fim de estabelecer a concorrência entre produtos e não entre preços.
III) Firmam acordos de cooperação técnica e fixam normas comuns de produção para dominar mercados globais.
Com relação a estas afirmativas conclui-se:
A) Apenas a I é correta.
B) Apenas a I e a II são corretas.
C) Apenas a II é correta.
D) Apenas a II e a III são corretas.
E) Todas são corretas.

Questão 11 - UVA 2004.2 - Os anos que fecharam o milênio foram vividos em meio a um turbilhão de transformações que ainda estão em movimento. Um de seus traços mais marcantes foi a aceleração do processo de globalização. Sobre a globalização podemos afirmar:
1 - A era da globalização desencadeou um processo inigualável de concentração de riqueza: os países capitalistas mais ricos acumularam boa parte da riqueza mundial em prejuízo dos menos desenvolvidos.
2 - Em um sistema globalizado e interligado, uma simples desestabilização regional pode tomar dimensões mais amplas, atingindo inúmeros países. 3 - O capital financeiro atual não cria vínculos com os países em que está investindo: ao menor sinal de instabilidade, rapidamente se retira, gerando evasão de divisas e crise de desconfiança, cujos desdobramentos mais graves podem significar o retraimento nos investimentos, a falência, a desvalorização monetária, etc.
4 - O mundo globalizado tem a vantagem de não provocar impacto ambientais porque diminui, e muito, a poluição dos rios, dos mares, dos solos, etc.
Assinale a alternativa com todos os itens corretos:
A. 1, 3 e 4
B. 2, 3 e 4
C. 2 e 4
D. 1, 2 e 3

Questão 12 - UVA 2005.2 - "A revolução tecnológica nas áreas da informação e da comunicação, a crise do capitalismo e do socialismo, assim como as novas reivindicações sociais e culturais manifestadas no decorrer do século XX, desencadearam mudanças radicais que afetaram todo o planeta". Dentre estas mudanças está a aceleração do processo de globalização que provocou alguns impactos. São alguns dos impactos no mundo globalizado, exceto.
A) Expansão e consolidação do modo de vida fundado no consumo de massas.
B) Impactos ambientais: aumento da poluição dos rios, mares, ar, solo, etc.
C) O processo de globalização desencadeou um processo de igualdade na distribuição da riqueza, diminuindo a distância entre os países do hemisfério sul e do hemisfério norte.
D) Mudanças nos setores produtivos, com a queda do trabalho fabril tradicional e o crescimento do setor de serviço.

Questão 13 - CEFET-MG - 2006-1 - Técnico Concomitância Externa - Sobre o processo de globalização, NÃO é correto afirmar que
a) o uso da internet modificou as concepções de tempo e espaço do homem contemporâneo.
b) o agrupamento de países em blocos econômicos favoreceu a circulação de mercadorias e de capitais.
c) as empresas transnacionais passaram a dispor de grande mobilidade territorial, em busca de um menor custo de produção.
d) a integração das economias mundiais diminuiu as desigualdades históricas de desenvolvimento entre os países do Norte e do Sul.

Questão 14 - DNG 2008 - Sob o chamado processo de globalização, é correto afirmar que, no momento atual:
A) as disparidades econômicas e sociais entre países ricos e pobres vêm diminuindo.
B) persiste o controle de acesso aos territórios, em especial para imigrantes de países pobres.
C) as novas tecnologias de comunicação e informação suprimiram todas as fronteiras entre os países.
D) pessoas, mercadorias, serviços e informações hoje circulam livremente pelo planeta.

GABARITO
01- A
02 - E
03 - B
04 - B
05 - D
06 - C
07 - E
08 - A
09 - A
10 - E
11 - D
12 - C
13 - D
14 - B

Nenhum comentário: