PESQUISAR ESTE BLOG

domingo, 13 de janeiro de 2019

Exercícios sobre a Conjuração Baiana - com gabarito

Questão 01 - PUCRS 2002/1 - A crise do sistema colonial foi influenciada pelas ideias da Independência dos Estados Unidos e da Revolução Francesa. Nesse contexto, houve rebeliões planejadas pelas elites proprietárias de terras e pelas camadas populares no Brasil do final do século XVIII. A historiografia tradicional e a memória oficial dão ênfase à Inconfidência Mineira, movimento abortado, de caráter elitista, que não questionava a desigualdade social no Brasil Colônia. Já a história social, corrente historiográfica que enfatiza os movimentos sociais e discute os conflitos entre os diferentes projetos dos grupos sociais na formação da sociedade brasileira, dá maior ênfase à ________, um movimento que, em 1798, foi planejado por intelectuais, padres, soldados, alfaiates, mulatos e negros que pregavam o fim da escravidão, da carestia e dos privilégios do sistema colonial, tendo entre seus líderes Agostinho Gomes e Cipriano Barata.
A) Guerra dos Mascates
B) Rebelião de Felipe dos Santos
C) Revolta dos Cabanos
D) Conjuração Baiana 
E) Revolta de Beckman

Questão 02 - Mackenzie 2005/2 -  A Conjuração Baiana foi um movimento de extrema importância no conjunto de levantes emancipacionistas, porque
a) teve caráter popular, visava à igualdade social e ao fim das distinções de raça e cor, inspirando-se nos ideais da Revolução Francesa. 
b) era liderada pela elite, sem vínculos populares, e não tinha projetos para erradicar a escravidão.
c) a precária situação social e as condições de vida das camadas populares não foram elementos para a eclosão dessa revolta.
d) mantinha identificação filosófica com a Independência dos EUA e não tinha ligações com a Maçonaria.
e) a justiça colonial agiu de forma extremamente tolerante com os que nela se envolveram, em virtude da origem modesta dos acusados.

Questão 03 - Instituto Machado de Assis 2016 - Prefeitura Municipal de Anísio de Abreu-PI - 
Os acontecimentos da Revolução Francesa, portadores dos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade logo repercutiram na América, alimentando anseios de emancipação. Assim em 1798 eclodiu na Bahia, uma das revoltas brasileiras no Brasil colonial, claramente inspirados nesses ideais, chamado de:
B) Revolução Praieira
C) Guerra dos Mascates
D) Conjuração Baiana

Questão 04 - UFRN 2003  - Entre os movimentos que eclodiram no Brasil no final do período colonial, destaca-se a Conjuração Baiana, ocorrida em 1798. Nessa ocasião, em Salvador, foram divulgados panfletos manuscritos. Em um deles, constavam os seguintes dizeres: Animai-vos Povo Bahiense que está para chegar o tempo feliz da nossa liberdade… […] Homens, o tempo é chegado para vossa ressurreição; sim, para ressuscitardes do abismo da escravidão, para levantardes a sagrada Bandeira da Liberdade.[…] E fazer uma guerra civil entre nós, para que não se distinga a cor branca, parda e preta, e sermos todos felizes sem exceção de pessoa, de sorte que não estaremos sujeitos a sofrer num homem tolo, que nos governe, que só governarão aqueles que tiverem juízo e capacidade para mandar a homens. […] … numa revolução, a fim de tornar esta Capitania num Governo democrático, nele seremos felizes; porque só governarão as pessoas que tiverem capacidade para isso, ou sejam brancos ou pardos, ou pretos, sem distinção de cor… 
TAVARES, Luís Henrique Dias. Introdução ao estudo das idéias do movimento revolucionário de 1798. Salvador: Liv. Progresso, 1959. pp. 7-13. 
No fragmento anterior, estão expressos os anseios dos(as): 
a) categorias marginalizadas (artesãos, mulatos, sol-dados, brancos, pobres e negros) que desejavam uma sociedade com direitos iguais para todos os segmentos sociais da Bahia. 
b) membros da elite branca da Bahia, que pretendiam a liberdade de comércio, o fim das imposições da metrópole e a autonomia política da província. 
c) grandes proprietários das decadentes lavouras canavieiras do Recôncavo Baiano, que temiam uma revolução feita pelos escravos negros e mulatos livres. 
d) camadas médias de Salvador, constituídas de homens livres, brancos e mulatos, temerosos de um levante dos escravos ou, como diziam, daquela “canalha africana”.

Questão 05 - UEL - "Rebelião que expressou as contradições do Antigo Sistema Colonial. Teve influência maçônica iluminista, revelou objetivos emancipacionista e republicano. O movimento se diferenciou dos demais pelo caráter social, a igualdade racial declarada nos boletins, e pela participação de elementos provenientes das camadas populares da população (soldados, artesãos, ourives, alfaiates, domésticas, negros escravos e forros)". 
O texto refere-se à
a) Balaiada.
b) Conjuração Baiana. 
c) Revolta Farroupilha.
d) Confederação do Equador.
e) Guerra dos Mascates.

Questão 06 - FCC-SP - A Conjuração Baiana (1798) caracterizou-se por ser um movimento que: 
a) teve participação popular, com vista à concretização de reivindicações sociais. 
b) atraiu a burguesia conservadora, que não desejava a continuação do pacto colonial. 
c) envolveu, predominantemente, grupos militares influenciados pela Revolução Norte-Americana. 
d) visava a impedir a crescente influência da maçonaria na política de Portugal em relação ao Brasil. e) criou condições favoráveis à concretização da “inversão brasileira” (1808-21).

Questão 07 - PUC - A crise do sistema colonial foi influenciada pelas idéias da Independência dos Estados Unidos e da Revolução Francesa. Nesse contexto, houve rebeliões planejadas pelas elites proprietárias de terras e pelas camadas populares no Brasil do final do século XVIII. A historiografia tradicional e a memória oficial dão ênfase à Inconfidência Mineira, movimento abortado, de caráter elitista, que não questionava a desigualdade social no Brasil Colônia. Já a história social, corrente historiográfica que enfatiza os movimentos sociais e discute os conflitos entre os diferentes projetos dos grupos sociais na formação da sociedade brasileira, dá maior ênfase à _______, um movimento que, em 1798, foi planejado por intelectuais, padres, soldados, alfaiates, mulatos e negros que pregavam o fim da escravidão, da carestia e dos privilégios do sistema colonial, tendo entre seus líderes Agostinho Gomes e Cipriano Barata.
a) Guerra dos Mascates
b) Rebelião de Felipe dos Santos
c) Revolta dos Cabanos
d) Conjuração Baiana 
e) Revolta de Beckman

Questão 08 - PUC-PR - A Conjuração Baiana (1798) diferenciou-se da Conjuração Mineira (1789), entre outros aspectos, porque aquela: 
a) envolveu a alta burguesia da sociedade do Nordeste. 
b) pretendia a revogação da política fiscal do Marquês de Pombal. 
c) aglutinou a oficialidade brasileira insatisfeita com seu soldo. 
d) teve um caráter popular, com preocupações sobretudo sociais. 
e) ficou também conhecida como "revolta dos marinheiros".

Questão 09 - Não eram os norte-americanos que serviam de exemplo a João de Deus e aos seus companheiros. Eram os sans-culottes. A 12 de agosto de 1798, apareceram, por toda a cidade, manifestos manuscritos. Dirigidos ao povo republicano em nome do supremo tribunal da democracia , apelavam ao extermínio do detestável jugo metropolitano de Portugal." (Kenneth Maxwell)
O texto refere-se a um movimento emancipacionista do século XVI conhecido como:
a) Inconfidência Mineira.
b) Revolta dos Mascates.
c) Guerra dos Emboabas.
d) Conjuração Baiana. 
e) Revolução Pernambucana.

Questão 10 - UFTPR - Os principais movimentos que refletiram a crise do sistema colonial brasileiro tiveram vários pontos em comum, mas apenas um deles discutiu a abolição da escravatura e contava com a participação das camadas mais pobres.
Esse enunciado se refere à:
a) Inconfidência Mineira.
b) Sabinada.
c) Confederação do Equador.
d) Conjuração Baiana.
e) Cabanagem.

Questão 11 - INEP - 2010 - ENEM - PPL - O alfaiate pardo João de Deus, que, na altura em que foi preso, não tinha mais do que 80 réis e oito filhos, declarava que “Todos os brasileiros se fizessem franceses, para viverem em igualdade e abundância". MAXWELL, K. Condicionalismos da independência do Brasil.
SILVA, M. N. (Org.) O império luso-brasileiro, 1750-1822. Lisboa: Estampa, 1986. 
O texto faz referência à Conjuração Baiana. No contexto da crise do sistema colonial, esse movimento se diferenciou dos demais movimentos libertários ocorridos no Brasil por 
a) defender a igualdade econômica, extinguindo a propriedade, conforme proposto nos movimentos liberais da França napoleônica.
b) introduzir no Brasil o pensamento e o ideário liberal que moveram os revolucionários ingleses na luta contra o absolutismo monárquico.
c) propor a instalação de um regime nos moldes da república dos Estados Unidos, sem alterar a ordem socioeconômica escravista e latifundiária.
d) apresentar um caráter elitista burguês, uma vez que sofrera influência direta da Revolução Francesa, propondo o sistema censitário de votação.
e) defender um governo democrático que garantisse a participação política das camadas populares, influenciado pelo ideário da Revolução Francesa.

Questão 12 - UNIVAG 2015/1 - Ó vós homens cidadãos; ó vós povos curvados e abandonados pelo rei, pelos seus despotismos, pelos seus ministros [...]
Ó vós povo que nascestes para seres livre e para gozares dos bons efeitos da Liberdade; ó vós povo que viveis flagelado com o pleno poder do indigno coroado [...] esse mesmo rei tirano que se firma no trono para vos humilhar, para vos roubar e para vos maltratar. Homens, é chegado o tempo para vossa ressurreição; sim, para ressuscitares do abismo da escravidão, para levantares a sagrada bandeira da Liberdade.
(“Aviso ao Povo Bahiense” (agosto de 1798) apud Joelza Ester Domingues. História em documento: imagem e texto, 2009.)
Esse manifesto foi escrito durante a Conjuração Baiana, conhecida também por Revolta dos Alfaiates. Ela foi influenciada 
a) pelos princípios socialistas surgidos nas revoluções europeias, denominadas como Primavera dos Povos. 
b) pelo ideário iluminista difundido pelos jacobinos franceses, que defendiam uma sociedade igualitária. 
c) pelos conceitos liberais de fraternidade e igualdade, que não impediam a defesa da escravidão. 
d) pelo absolutismo monárquico, baseado no direito divino dos reis e na defesa da junção entre Estado e Igreja. 
e) pelo despotismo esclarecido que obrigaria o rei a promover reformas constitucionais.

Questão 13 - ESA 2011 - Em 1798, surgiu na Bahia um movimento rebelde conhecido como Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates, que contou com a participação das camadas sociais mais humildes. Esse movimento: 
a) pretendia fundar uma universidade e aproveitar as jazidas de ferro da região. 
b) contava, no plano político, com elementos adeptos da monarquia constitucional. 
c) defendia o estímulo à produção de couro e charque, principais produtos da Bahia. 
d) foi o primeiro movimento de rebeldia no Brasil a questionar o Pacto Colonial. 
e) defendia a abolição da escravatura e o aumento da remuneração dos soldados.

Questão 14 - EsPCEx 2009 - As causas da Conjuração Baiana (1798) estão relacionadas com 
a) contradições sociais e agravamento da escassez de alimentos, uma vez que a área de plantio para subsistência diminuiu diante do avanço da lavoura canavieira. 
b) reações contra os privilégios comerciais lusitanos na região e o interesse da Inglaterra no monopólio do comércio. 
c) aumento de impostos, que generalizou a insatisfação de toda a sociedade para com a metrópole, desde a alta aristocracia até as camadas mais populares, fazendo subir as tensões coloniais. d) conflitos entre colonos e jesuítas, decorrentes da utilização de escravos indígenas nas plantações da região. 
e) a prisão de oficiais das unidades militares da região, com a finalidade de impedir manifestações contra o rigor do fiscalismo português.

Questão 15 - IBFC 2020 - Assim, na manhã quente de 8 de novembro de 1799, segundo o frei, as tropas de linha ocuparam desde cedo a Praça da Liberdade, amplo quadrilátero localizado no centro de Salvador. O povo curioso não parava de chegar[...]. Logo após, os condenados a degredo caminhavam de mãos atadas às costas, precedidos do porteiro do Conselho, com as insígnias do seu cargo, seguido dos quatro réus condenados à pena capital pelo crime de lesa-majestade de primeira cabeça (VALIM, 2009). 
A respeito da Conjuração Baiana, assinale a alternativa incorreta. 
a) Condenados por conspirarem contra a Coroa de Portugal, dois alfaiates e dois soldados foram considerados os réus do movimento qualificado pelas autoridades do Tribunal da Relação da Bahia, em 1799, de “Sedição dos Mulatos” 
b) Parte dos historiadores que versaram sobre a Conjuração Baiana de 1798, perceberam certo grau de coerência entre a tentativa de participação política dos setores populares e a ideia de república 
c) Conjuração Baiana foi uma revolta social de caráter burguês, que ocorreu na Bahia em 1798. Recebeu uma importante influência dos ideais do Renascimento Cultural e Revolução Industrial 
d) A Conjuração Baiana de 1798 deixa de ser um evento de identificação regional, para tornar-se o representante das mais profundas aspirações de amplos setores da sociedade brasileira 
e) Esse movimento defendia a emancipação política do Brasil, ou seja, o fim do pacto colonial com Portugal e a instauração e implantação da República

Questão 16 - FCC 2021 - Considere os seguintes trechos: 
[…] dos fins de 1793 para começo de 1794, até julho, agosto-setembro de 1797, atuou na Cidade do Salvador um pequeno grupo de “homens de consideração”, brasileiros que repudiavam a exploração colonial e sentiam atração pela França das ideias democrático-burguesas […]. 
[…] homens livres, mas socialmente discriminados, mulatos, soldados, artesãos, ex-escravos e descendentes de escravos, conceberam a ideia de uma república que garantisse igualdade. São eles que estão falando em levante em 1798. 
(TAVARES, Luís Henrique Dias. História da Sedição Intentada na Bahia em 1798: A Conspiração dos Alfaiates. São Paulo, Pioneira; Brasília, INL, 1975, p. 95-96) 

O autor faz uma análise da Conjuração Baiana de 1798, também conhecida como Revolta dos Búzios, indicando que existiram duas fases do movimento. Nesse sentido, 
A) o mestre alfaiate, João de Deus do Nascimento, foi um rebelde que representou os grupos identificados às duas fases do movimento, pois era pardo, letrado e com uma posição social de destaque nos fins do século XVIII. 
B) os “homens de consideração” eram brancos letrados que protagonizaram a primeira fase do movimento rebelde, encampando uma luta explícita pela liberdade e igualdade social na Bahia. 
C) as ideias democrático-burguesas defendidas pelos “homens de consideração”, em apoio ao catolicismo e à monarquia, ficaram conhecidas neste contexto baiano como as “francesias”. 
D) o cirurgião prático e lavrador, Cipriano José Barata de Almeida, foi um legítimo representante do grupo que protagonizou a segunda fase do movimento rebelde baiano de 1798. 
E) a condição social e racial influenciou a condenação dos homens que foram mortos na Praça da Piedade, em 8 de novembro de 1799, após a segunda fase do levante.

Questão 17 - ENEM 2010 - 2ª aplicação - O alfaiate pardo João de Deus, que, na altura em que foi preso, não tinha mais do que 80 réis e oito filhos, declarava que “Todos os brasileiros se fizesse franceses, para viverem em igualdade e abundância”. MAXWELL, K. Condicionalismos da independência do Brasil. 
SILVA, M. N. (Org.). O império luso-brasileiro, 1750-1822. Lisboa: Estampa, 1986. 

O texto faz referência à Conjuração Baiana. No contexto da crise do sistema colonial, esse movimento se diferenciou dos demais movimentos libertários ocorridos no Brasil por 
a) defender a igualdade econômica, extinguindo a propriedade, conforme proposto nos movimentos liberais da França napoleônica. 
b) introduzir no Brasil o pensamento e o ideário liberal que moveram os revolucionários ingleses na luta contra o absolutismo monárquico. 
c) propor a instalação de um regime nos moldes da república dos Estados Unidos, sem alterar a ordem socioeconômica escravista e latifundiária. 
d) apresentar um caráter elitista burguês, uma vez que sofrera influência direta da Revolução Francesa, propondo o sistema censitário de votação. 
e) defender um governo democrático que garantisse a participação política das camadas populares, influenciado pelo ideário da Revolução Francesa.

Questão 18 - IDHTEC 2019 - Assinale a alternativa incorreta sobre a Conjuração Baiana. 
A) A Conjuração Baiana foi bastante ampla e popular entre as rebeliões coloniais. 
B) A Conjuração Baiana foi antagônica aos ideais iluministas que eram propagados naquele período. 
C) Dela participaram padres, profissionais liberais (como médicos e advogados), alguns membros da elite intelectual e, sobretudo, pessoas dos grupos sociais mais pobres, como sapateiros, ex-escravos, soldados e vários alfaiates. 
D) Esse clima favoreceu a propagação dos ideais iluministas de liberdade, igualdade e fraternidade, divulgados na Bahia por membros da maçonaria (associação civil não religiosa que cresceu na Europa do século XVIII e logo foi difundida no Brasil). 
E) Em 12 de agosto de 1798 papéis foram pregados nas vias públicas de Salvador e falavam em liberdade e República.

Questão 19 - IF-BA - 2014 - Aportou nesta cidade um navio francês que descarregou, com todo segredo e sagacidade, uns livrinhos cujo conteúdo era ensinar o modo mais fácil de fazer sublevações nos estados com infalível resultado (...). Instruídos por esses livrinhos, alguns mulatinhos e também alguns branquinhos da plebe, conceberam o arrojado pensamento de fazerem também seu levante (...). 
Relação da Francesia Formada pelos Homens Pardos da Cidade da Bahia no Ano de 1798. Autor anônimo. In: Saga. São Paulo: Abril Cultural, 1981. p. 269. 
No contexto da Conjuração Baiana (1798), o texto pode ser associado 
A) à capacidade dos homens de cor da Bahia de promoverem levantes contra o poder senhorial e acabar com o regime de escravidão no Brasil. 
B) ao projeto dos negros escravos, livres e libertos da Bahia de instalar uma monarquia constitucional, inspirada no ideal liberal da alta burguesia francesa. 
C) à influência do liberalismo jacobino francês nos setores mais populares que participaram do movimento baiano, impregnando-o de um ideal de república democrática. 
D) à forma como o movimento iluminista chegou ao Brasil, compondo uma ideologia própria que sustentará a luta dos homens pobres pela tomada do poder imperial. 
E) ao papel de lideranças revolucionárias francesas que viajavam pela América, incentivando levantes liberais e democráticos contra os governos absolutistas metropolitanos.

Questão 20 - UECE 2017/2 - Atente ao seguinte enunciado: “Nove anos após a Inconfidência Mineira, idealizada e liderada por membros da elite da capitania de Minas Gerais (advogados, magistrados, militares, padres e ricos contratantes), uma nova revolta ocorreu na Colônia, contra a dominação portuguesa. Essa, entretanto, não ficou restrita a um pequeno grupo da elite de brancos e intelectuais ou às ideias políticas liberais. Teve a participação e mesmo a liderança de pessoas oriundas dos grupos desprivilegiados (mulatos, brancos pobres, negros livres e escravos), dela participaram o médico Cipriano José Barata de Almeida, os soldados Lucas Dantas do Amorim Torres e Luís Gonzaga das Virgens e os alfaiates João de Deus do Nascimento e Manuel Faustino dos Santos Lira. Seus objetivos incluíam, além da autonomia em relação a Portugal, a implantação de um governo republicano, a busca por igualdade racial com a abolição da escravidão e o fim dos privilégios sociais e econômicos das elites, com a diminuição dos impostos e com aumentos salariais para o povo”. 
O enunciado acima se refere ao movimento separatista colonial denominado 
a) Revolução Pernambucana, de 1817. 
b) Revolução Praieira, de 1848. 
c) Confederação do Equador, de 1824. 
d) Conjuração Baiana, de 1798.

GABARITO
01 - D
02 - A
03 - D
04 - A
05 - B
06 - A
07 - D
08 - D
09 - D
10 - D
11  - E
12 - B
13 - E
14 - A
15 - C
16 - E
17 - E
18 - C
19 - C
20 - E

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom!

Thais disse...

Obrigada pelas questões. Me ajudou muito

Unknown disse...

Muito bom!

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...