PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Exercícios sobre a Guerra de Secessão - com gabarito

Questão 01 - FGV 2005 - Economia - 1ª Fase - As eleições presidenciais de 1860 nos Estados Unidos foram vencidas por Abraham Lincoln, nortista e líder do Partido Republicano. Nem todas as unidades da federação aceitaram o resultado eleitoral, e alguns estados sulistas criaram os Estados Confederados da América. Era o início da Guerra de Secessão, resultado das inúmeras divergências entre os estados do Norte e do Sul.
Entre essas divergências, pode-se apontar 
a) a questão fundiária, na qual o Sul defendia o acesso à terra para negros libertos, e o Norte defendia o acesso apenas por meio da compra. 
b) a questão bancária, em que o Sul defendia a criação de um banco emissor nacional, e o Norte, a formação de bancos regionais e particulares. 
c) a proposta antagônica para a política alfandegária, em que o Norte defendia o protecionismo, enquanto o Sul apoiava o livre-cambismo. 
d) a questão da escravidão, na qual o Sul defendia a imediata abolição dessa instituição, e o Norte queria o fim gradual do escravismo. 
e) a defesa do Homestead Act pelo Norte e pelo Sul, apesar de que, na visão do Norte, essa lei só deveria atender aos homens recém-libertos da escravidão.

Questão 02 - UVA 2009.2 - "Sem malícia contra ninguém, com caridade para todos, com firmeza no caminho certo, até onde Deus nos permite ver o certo, vamos lutar para finalizar o trabalho no qual estamos metidos", escreveu Abraham Lincoln, perto do final da Guerra da Secessão. Pode-se afirmar que a Guerra da Secessão (1861 - 1865), nos Estados Unidos, foi resultado:
A. da discordância entre norte-americanos, que desejavam dizimar a população indígena, e ingleses, que eram favoráveis à utilização dela na lavoura.
B. de divergências entre os estados do norte e do sul dos Estados Unidos acerca de várias questões, entre elas o escravismo. 
C. dos conflitos entre patrões e operários, pois estes iniciavam sua luta contra a exploração capitalista.
D. da luta do povo norte-americano contra o domínio colonialista inglês, que obrigava os norteamericanos a pagar pesadas taxas.

Questão 03 - FUVEST 2014 - Transferência – Por sua duração e amplitude, a Guerra da Secessão prenunciou as grandes guerras do século XX: ela já constituiu uma guerra total, do tipo em que os adversários empenham todos os seus recursos e todas as suas forças. Alinhou efetivos consideráveis – dois milhões de homens para o Norte, entre 700 mil e um milhão para o Sul –, cujo equipamento, abastecimento em material, munições, subsistência, criaram para os estadosͲmaiores e para os governos problemas delicados e mobilizaram todos os recursos da economia.
René Rémond, História dos Estados Unidos. São Paulo: Martins Fontes, 1989, p.65. 
A situação a que se refere o texto acima só pôde existir porque 
a) os Estados Unidos e a União Soviética, no século XX, competiam militarmente pela hegemonia política do globo.
b) os Estados Unidos, no século XVIII, foram, ao lado da GrãͲBretanha, os pioneiros da Revolução Industrial.
c) o sul dos Estados Unidos já era fortemente industrializado em meados do século XIX, enquanto o norte era majoritariamente agrário e escravista.
d) o século XIX conheceu um largo período de generalizada industrialização, diretamente relacionada à indústria bélica de vários países. 
e) a passagem do século XVIII para o XIX marcou um contexto global sem grandes conflitos armados, apenas retomados com a Guerra da Secessão dos Estados Unidos.

Questão 04 - FUVEST 2000 -  Entre as mudanças ocorridas nos Estados Unidos, após a Guerra de Secessão (1861-1865), destacam-se:
a) a garantia de direitos civis e políticos aos negros - incluindo o direito ao sufrágio universal - e o reconhecimento da cidadania dos imigrantes recém-chegados.
b) a consolidação da unidade nacional, a chegada de novas levas de imigrantes, o aumento do mercado interno e um grande desenvolvimento industrial.
c) graves desentendimentos em relação às fronteiras com o México, levando a uma nova guerra, na qual os Estados Unidos ganharam metade do território mexicano.
d) o incentivo à vinda de imigrantes e a definitiva ocupação do oeste, cujas fronteiras, em 1865, ainda estavam nas Montanhas Rochosas.
e) o empobrecimento e a humilhação do Sul, que, derrotado pelo Norte, foi alijado das esferas do poder federal e teve sua reconstrução impedida.

Questão 05 - UFF 2001 -A Guerra de Secessão, nos Estados Unidos da América, promoveu a implantação de novas bases para a nação americana, porque a vitória do Norte:
(A) desencadeou o movimento racista de oposição ao desenvolvimento da modernização americana que culminou com a fundação da Klu-Klux-Klan;
(B) acelerou o processo de estabelecimento do capitalismo no Sul, permitindo a unificação de mercados, o desenvolvimento urbano e o melhor aproveitamento das matérias-primas e produtos agrícolas do Sul;
(C) não significou a eliminação do peso político do Sul que, no início do século XX, retomou sua hegemonia econômica com a anexação do Texas;
(D) expôs o grande dilema americano do "destino manifesto" e determinou a supremacia da perspectiva econômica agrária sobre a industrial;
(E) teve conseqüências cruciais para os escravos do Sul, pois, produziu uma legislação social que excluía os negros da terra, com a proibição do trabalho dos ex-escravos.

Questão 06 - FUVEST 2001 - Transferência – A Guerra da Secessão, travada entre os Estados antiescravistas do Norte e os do Sul que defendiam a manutenção desta relação de trabalho nos Estados Unidos da América, 
a) foi a mais sangrenta guerra civil do século XIX. 
b) terminou mediante negociação intermediada pelo Governo francês. 
c) começou devido às freqüentes rebeliões escravas no Sul. 
d) permitiu a recuperação da Califórnia pelo México. 
e) acabou com o preconceito racial nesse país

Questão 07 - UTFPR 2008 - Verão - 2ª prova/Grupo 4 - “A Guerra de Secessão americana é apontada pela maioria dos estrategistas militares como uma fonte inesgotável de erros crassos na difícil arte de conduzir uma batalha. Desde o princípio, evidenciou-se que os confederados tinham melhores comandantes, possivelmente pela tradição aristocrática dos costumes sulistas que associavam o grande proprietário de terras à arte de saber liderar homens, enquanto que os oficiais nortistas, geralmente vindos da classe média, tiveram que aprender a fazê-lo ao longo da guerra. Os generais de ambos os lados optaram, em geral, por ataques frontais contra as defesas dos adversários, levando em pouca conta os efeitos mortais das barreiras de tiros, tanto da artilharia como das fuziladas da infantaria entrincheirada. O efeito disso é que as batalhas tornaram-se, mais do que em qualquer outra época, açougues em céu aberto”. Sobre à Guerra Civil Norte-Americana (1861- 65), podemos enumerar:
I) A eleição de Abraão Lincoln em 1860 não foi acatada pelos estados escravistas do sul que, logo depois do pleito, formaram os Estados Confederados, com capital em Richmond, na Virgínia. Os separatistas aprovaram uma nova constituição e até escolheram Jefferson Davis como presidente provisório.
II) O medo dos sulistas era em vão, pois Lincoln, apesar de ter sido apoiado na eleição por uma coalizão de artesãos, operários, empresários, fazendeiros e pequenos proprietários, não era politicamente comprometido com os abolicionistas.
III) A estrutura econômica norte-americana nessa época deixava cada vez mais latente a tensão entre o norte, burguês, industrial e defensor do trabalho livre com o sul, aristocrático, agrário e defensor do trabalho escravo.
IV) Além da questão do regime de trabalho, as divergências entre norte e o sul também passavam pelos princípios tarifários: o norte defendia a proteção do mercado interno e o sul era livre-cambista, pois dependia da exportação de produtos agrícolas, especialmente o algodão.
Estão corretas somente:
A) I, II e III.
B) I, III e IV. 
C) II, III e IV.
D) I e IV.
E) I e II.

Questão 08 - FUVEST 1990 - Ao final da Guerra de Secessão, a constituição dos Estados Unidos sofreu a XIII Emenda, que aboliu a escravidão. Os brancos sulistas:
a) abatidos, emigraram em massa, para não conviver com os negros em condições de igualdade política e social.
b) inconformados com a concessão de direitos aos negros, desenvolveram a segregação racial e criaram sociedades secretas que os perseguiam.
c) arruinados, tiveram suas terras submetidas a uma reforma agrária e distribuídas aos ex-escravos.
d) desanimados, abandonaram a agricultura e voltaram-se para a indústria, a fim de se integrarem à prosperidade do capitalismo do norte.
e) recuperados, substituíram as plantações de algodão por café, contratando seus ex-escravos como assalariados.

Questão 09 - PUC-Rio 1998 - As afirmativas abaixo relacionam-se a situações e motivações que contribuíram para a eclosão da Guerra de Secessão (1861-65), nos Estados Unidos.
1. O seccionalismo, já presente desde os anos de 1820, acirrou-se após a guerra contra o México (1845), uma vez que aumentou a disputa pela incorporação dos novos territórios adquiridos, como estados escravistas ou livres.
2. Os proprietários de escravos sulistas não defendiam a escravidão enquanto relação econômica apenas; defendiam-na, sobretudo, enquanto modo de vida, pois era com as instituições da ordem social escravista que suas existências podiam ganhar sentido.
3. As idéias abolicionistas, já difundidas nos principais estados do Norte, invadiram o Sul a partir dos anos de 1830, agravando com isso a instabilidade política na região, gerando medo na população branca e aumentando a repressão aos escravos e à população de negros livres.
4. A difusão das ferrovias, integrando comercialmente o Leste ao Oeste, assegurou o rápido escoamento dos produtos manufaturados nortistas para esta última região, em detrimento dos produtos agrícolas sulistas.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas:
(A) somente 1 e 4.
(B) somente 2 e 3.
(C) somente 1, 3 e 4.
(D) somente 1, 2 e 3.
(E) somente 1, 2 e 4.

Questão 10 - FGV-SP 2013 - Administração - Entre 1861 e 1865, os Estados Unidos foram palco da chamada Guerra de Secessão. A esse respeito é correto afirmar:
a) O conflito teve início com a reação dos fazendeiros sulistas provocada pela abolição da escravidão, implementada pelo presidente republicano Abraham Lincoln.
b) As diferentes estruturas socioeconômicas do Norte e do Sul e sua divergência com relação às tarifas de produtos importados estiveram entre as causas do conflito.
c) A economia sulista estava baseada na produção familiar e voltada para o mercado interno, enquanto no Norte produziam-se artigos destinados ao mercado externo.
d) A disputa entre o Norte e o Sul colocou frente a frente dois projetos políticos antagônicos, no que se refere à questão dos direitos trabalhistas e da livre organização sindical.
e) O conflito serviu para encerrar a política de segregação racial vigente em diversos estados norte-americanos e para consolidar a inclusão social dos povos indígenas no país.

Questão 11 - FUVEST 1990 - Ao final da Guerra de Secessão, a constituição dos Estados Unidos sofreu a XIII Emenda, que aboliu a escravidão. Os brancos sulistas: 
a) abatidos, emigraram em massa, para não conviver com os negros em condições de igualdade política e social. 
b) inconformados com a concessão de direitos aos negros, desenvolveram a segregação racial e criaram sociedades secretas que os perseguiam. 
c) arruinados, tiveram suas terras submetidas a uma reforma agrária e distribuídas aos ex-escravos. 
d) desanimados, abandonaram a agricultura e voltaram-se para a indústria, a fim de se integrarem à prosperidade do capitalismo do norte. 
e) recuperados, substituíram as plantações de algodão por café, contratando seus ex-escravos como assalariados.

GABARITO
01 - C
02 - B
03 - D
04 - B
05 - B
06 - A
07 - B
08 - B
09 - D
10 - B
11 - B

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...