PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Exercícios sobre a Caatinga - com gabarito

Questão 01 - UNIMONTES 2013/1 - Sobre as características da região de ocorrência do bioma da Caatinga, assinale a alternativa CORRETA.
A) A Caatinga tem como área de ocorrência o semiárido brasileiro, notadamente no sertão nordestino.
B) O baixo dinamismo econômico da região da Caatinga é causado pela seca.
C) A Caatinga tem índice pluviométrico semelhante ao da região de ocorrência do Cerrado.
D) A falta de água na área de Caatinga provoca a formação de desertos na região Nordeste.

Questão 02 - UNIOESTE 2009 - Sobre o domínio vegetal da caatinga, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Predomina na região semiárida nordestina e caracteriza-se pela formação de matas abertas, com árvores baixas e espinhosas.
B) Por causa da adversidade das condições climáticas, apresenta-se como uma das regiões menos habitadas do país, o que lhe confere a vantagem de sofrer menor alteração das condições naturais, quando comparada com outros domínios vegetais brasileiros.
C) É formada por plantas xerófilas, ou seja, adaptadas a lugares secos, entre as quais predominam as cactáceas (como o mandacaru, o xiquexique etc).
D) A cobertura vegetal apresenta grande heterogeneidade, conforme as condições de maior ou menor umidade no interior da sua área de abrangência.
E) Apresenta uma rede hidrográfica caracterizada pela predominância de rios intermitentes e sazonais.

Questão 03 - UVA 2006/2 - A caatinga, um dos principais biomas do Brasil, corre sério risco de desaparecer. A cada ano, as queimadas e o mal uso do solo degradam cerca de 350 mil hectares desta formação vegetal. Se nada for feito para barrar a degradação ambiental, a caatinga nordestina pode chegar ao ano de 2010 com apenas 30% de sua área total. (Diário do Nordeste – 28/04/2006)
Sobre a caatinga, o segundo bioma mais degradado do Brasil, não é correto afirmar:
A. A caatinga tem uma fisionomia de deserto, com índices pluviométricos muito baixos, em torno de 500 a 700 mm anuais.
B. A vegetação do bioma é extremamente homogênea, incluindo além das caatingas, vários outros ambientes associados.
C. A caatinga é um tipo de formação vegetal com características bem definidas: árvores baixas e arbustos que, em geral, perdem as folhas na estação das secas (espécies caducifólias), além de muitas cactáceas.
D. O aspecto geral da vegetação, na seca, é de uma mata espinhosa e agreste e abrangem de forma contínua o sertão dos estados do Nordeste e parte do Norte de Minas Gerais.

Questão 04 - URCA 2018/2 - De acordo com Aziz Ab’Sáber, domínios morfoclimáticos e fitogeográfico é “[...] um conjunto espacial de certa ordem de grandeza territorial – de centena de milhares a milhões de quilômetros de área – onde haja um esquema coerente de feições de relevo, tipos de solos, formas de vegetação e condições climático-hidrológicas”. (AB’ SÁBER, A. N. Os domínios de Natureza no Brasil: potencialidades paisagísticas. São Paulo: Ateliê Editorial, 2003, p. 11)


Com base no mapa, marque a opção CORRETA:
A) O Domínio Amazônico localizado na região subtropical do Brasil compreende as terras baixas florestadas da Amazônia, onde predomina um verdadeiro labirinto hidrográfico e abrigando uma imensa biodiversidade.
B) O Domínio dos Mares de Morros situa-se na fachada atlântica, onde predominam as planícies costeiras florestadas por Mata Atlântica.
C) O Domínio das Araucárias situa-se numa porção de clima tropical, com predomínio de planaltos recobertos pela floresta aciculifoliadas das Araucárias.
D) O Domínio do Cerrado está situado na porção central do Brasil, onde predomina chapadas e chapadões recobertos por Cerrados, Cerradão e Campestres, sob clima equatorial.
E) O Domínio das Caatingas localiza-se na região semiárida do Brasil, onde predominam as depressões interplanálticas revestidas por Caatingas e com rios intermitentes.

Questão 05 - IFPE 2017/1 - Adaptada ao clima semiárido, composta por arbustos espinhosos e cactáceas, como o mandacaru e o xique-xique, a formação vegetal da Caatinga estendia-se por uma área superior a 700 mil km².
FARIA, Marcus Vinicius Castro. Dinâmica climática e vegetação no Brasil (Adaptado). Portal Educação. Globo. Disponível em: . Acesso: 05 out. 2016.
Na imagem acima, a localização da formação vegetal descrita está corretamente indicada no número
a) III.
b) I.
c) II.
d) IV.
e) V.

Questão 06 - UVA 2010/2 - Predomínio do intemperismo físico, drenagem intermitente, vegetação xerófila e presença de tabuleiros terciários são características que definem o domínio morfológico brasileiro:
A) do Cerrado
B) da Caatinga
C) do Pantanal
D) da Floresta temperada úmida

Questão 07 - UVA 2011/1 - “A Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro e o ecossistema semiárido mais biodiverso do mundo. Esta exclusividade faz também com que tenham muitas espécies endêmicas (que só acontecem neste bioma) e paisagens únicas.” João Arthur Seyffarth Coord. Núcleo Caatinga// MMA.
Sobre a caatinga é correto afirmar:
I - É apontada como um dos biomas mais críticos em termos de conservação da biodiversidade no país. Ainda assim é o ecossistema brasileiro mais desprotegido.
II - Mais de 50% da área da caatinga já foi alterada por lavouras e pastagens, sua biodiversidade ameaçada pela presença humana, e em muitas regiões tenda a transformar-se em deserto.
III - Domina em toda a região nordestina. Essa vegetação resiste às mais prolongadas secas, até mesmo sobre terrenos impermeáveis.
IV - Os cactos, xiquexiques, mandacarus são espécies da caatinga, pobres em folhas e ricas em espinhos.
Estão corretas somente as opções:
A) I,II e III
B) II,III e IV
C) III e IV
D) I,II e IV

Questão 08 - UVA 2012/2 - "É constituída essencialmente de árvores e arbustos espinhentos (que pendem suas folhas na estação seca), de plantas suculentas espinhosas e de plantas herbáceas, que se desenvolvem com bastante vigor depois das chuvas. Possui plantas xerófilas verdadeiras. Grandes áreas dessa formação vegetal estão depredadas em decorrência do pastoreio e outras ações antrópicas sem emprego do fogo.” O texto refere-se à formação vegetal:
A) do cerrado.
B) da caatinga.
C) da Mata Atlântica.
D) da campanha gaúcha.

Questão 09 - IFBA 2019 - A imagem que segue é parte da obra de PercyLau (1903-1972), ilustrador e desenhista autodidata peruano cujo trabalho na série “Tipos e aspectos do Brasil”, enriqueceram as publicações da Revista Brasileira de Geografia, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.
Disponível em: . Acessado em 25/07/2018
A gravura em questão representa com detalhes um os mais importantes biomas do território brasileiro, destacando os aspectos típicos da vegetação xerófila, de galhos retorcidos, folhas pequenas, com predomínio de arbustos espaçados e cactáceas. Marque a seguir a alternativa que apresenta o nome desse bioma:
A) Cerrado.
B) Amazônia.
C) Mata Atlântica.
D) Caatinga.
E) Pantanal.

Questão 10 - IFBA 2018 - É uma mata seca que perde suas folhas durante a estação seca. Apenas o juazeiro, que possui raízes muito profundas para capturar água do subsolo, e algumas palmeiras não perdem as folhas. As plantas [...] estão adaptadas às condições climáticas e possuem várias adaptações fisiologias para sobreviver à seca.
ROSS, Jurandyr. Geografia do Brasil. 4 ed. São Paulo: Edusp, 2001. p. 174. (Adaptado)
O texto acima descreve as características da vegetação de: A) Mata Atlântica.
B) Araucária.
C) Coxilhas.
D) Estepes.
E) Caatinga.

Questão 11 - UFSCar 2004 - (...) A vegetação recama de flores, cobrindo-os, os grotões escancelados, e disfarça a dureza das barrancas, e arredonda em colinas os acervos dos blocos disjungidos – de sorte que as chapadas grandes, intermeadas de convales, se ligam em curvas mais suaves aos tabuleiros altos. (...) (Cunha,
Euclides da. Os Sertões.)
O trecho ilustra descrições geográficas e geomorfológicas do domínio da caatinga, presentes na obra de Euclides da Cunha. Assinale a alternativa que apresenta somente características deste domínio morfoclimático brasileiro. a) Clima tropical árido; solos de baixa fertilidade natural e predomínio dos chapadões e chapadas.
b) Clima tropical alternadamente úmido e seco; solos ácidos e presença de depressões interplanálticas.
c) Clima tropical seco; solos profundos e presença de formas mamelonares resultantes da ação do intemperismo químico.
d) Clima tropical semi-úmido; solos ácidos de profundidade regular e relevo planáltico levemente ondulado.
e) Clima tropical semi-árido; solos ricos em sais minerais e presença de áreas deprimidas delimitadas por planaltos e chapadas.

Questão 12 - UECE 2007/1 - Dentre os grandes biomas terrestres, pode-se afirmar, corretamente, que o único bioma exclusivamente brasileiro é a
A) mata atlântica.
B) caatinga.
C) floresta amazônica.
D) floresta de araucárias.

GABARITO
01 - A
02 - B
03 - B
04 - E
05 - C
06 - B
07 - D
08 - B
09 - D
10 - E
11 - E
12 - B

Nenhum comentário: