PESQUISAR ESTE BLOG

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Exercícios sobre a Troposfera - com gabarito

Questão 01 - UDESC - 2016.2 - Assinale a alternativa que descreve corretamente as características da atmosfera terrestre. 
A. ( ) Os gases majoritários da atmosfera são o hidrogênio e o oxigênio. 
B. ( ) Na camada denominada termosfera ocorre a maior concentração do gás ozônio na atmosfera. 
C. ( ) A camada denominada troposfera é termicamente instável, fato que provoca fenômenos meteorológicos como a chuva e o vento. 
D. ( ) A atmosfera se torna cada vez mais rarefeita conforme diminui a altitude. 
E. ( ) A composição da atmosfera manteve-se inalterada desde a formação do planeta, há bilhões de anos, até o advento da Revolução Industrial.

Questão 02 - NUCEPE - 2012 - PC-PI - Um dos problemas ambientais mais sérios com que se defronta, nos dias atuais, a humanidade, é a poluição da atmosfera terrestre. Contudo, nem todas as camadas da atmosfera sofrem diretamente os efeitos dessa poluição. Em que camada da atmosfera se concentra a poluição do ar?
A) Mesosfera.
B) Litosfera.
C) Troposfera.
D) Ionosfera.
E) Termosfera.

Questão 03 - CESGRANRIO - 2018 - Transpetro - O Ozônio (O3 ) pode ocorrer naturalmente em uma das camadas da atmosfera, porém, em outra camada, o aumento desse elemento é considerado resultante da poluição.
Qual é a camada onde o O3 é considerado um poluente?
(A) Exosfera
(B) Ianosfera
(C) Mesosfera
(D) Termosfera
(E) Troposfera

Questão 04 - UERR 2017 - Contém uma grande variedade de gases como o oxigênio, vapor de água, dióxido de carbono, metano, entre outros. É nessa camada que ocorrem os processos climáticos e fenômenos relacionados com a poluição. Marque a alternativa referente à declaração: 
A) Mesosfera 
B) Estratosfera 
C) Termosfera 
D) Troposfera 
E) Camada de ozônio

Questão 05 - FEPESE - 2018 - CELESC - A camada mais baixa da atmosfera, que contém cerca de 75% da massa de ar da Terra e estende-se em cerca de 17 km acima do nível do mar, é chamada de: a. ( ) Exosfera.
b. ( ) Litosfera.
c. ( ) Mesofera.
d. ( ) Troposfera.
e. ( ) Estratosfera.

Questão 06 - 2016.1 - Trata-se da camada atmosférica que suporta a vida; é a região principal de atividade do tempo meteorológico. 
Estamos nos referindo a: 
A) Troposfera. 
B) Ionosfera. 
C) Mesosfera. 
D) Termosfera. 
E) Estratosfera.

Questão 07 - CESGRANRIO - 2011 - Transpetro - Do ponto de vista ambiental, a troposfera é uma importante camada da atmosfera porque é nela que se encontra
(A) a camada de ozônio que protege a Terra.
(B) a aurora boreal.
(C) a maior parte dos fenômenos relacionados à poluição do ar.
(D) a aeroluminescência das emissões da hidroxila.
(E) os satélites em órbita, responsáveis pela monitoração do planeta.

Questão 08 - MACKENZI - 2004 - 6º dia - Na camada da atmosfera que nos envolve, são realizadas as atividades humanas, ocorrem os fenômenos das precipitações e estão presentes 80% dos gases, que propiciam a vida. Essa camada é denominada:
a) mesosfera.
b) estratosfera.
c) troposfera.
d) ionosfera.
e) termosfera.

Questão 09 - É a camada de ar que vai do solo à altitude aproximadamente de 15 km. É nessa camada que os ventos, as nuvens, a neve e a chuva se formam. É nela que também ocorre as tempestades, os raios e trovões. A camada atmosférica referida pelo texto:
a) Estratosfera.
b) Ionosfera.
c) Troposfera.
d) Mesosfera.

Questão 10 - FACISB 2016/1 - Na troposfera, alguns gases como dióxido de carbono e o metano, além do próprio vapor de água, retêm a radiação infravermelha advinda do Sol, permitindo que a temperatura média da terra seja de aproximadamente 15 ºC, o que garante a existência da própria vida na Terra. O fenômeno atmosférico descrito é conhecido como
a) ilha de calor.
b) inversão térmica.
c) aquecimento global.
d) frente fria.
e) efeito estufa.

GABARITO
01 - C
02 - C
03 - E
04 - D
05 - D
06 - A
07 - C
08 - C
09 - C
10 - E

Nenhum comentário: