PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Exercícios sobre o Plano Marshall - com gabarito

Questão 01 - UTFPR 2007 - Verão -  A Guerra Fria teve seu ponto de partida no ano de 1947, quando os americanos decidiram partir para a ofensiva contra os soviéticos, em uma política que ficou conhecida como “contenção”. A primeira grande medida foi o início de pesados investimentos norte-americanos na corrida armamentista e a segunda foi a implementação de um programa de auxílio econômico e reconstrução nacional aos países europeus devastados pela Segunda Guerra Mundial.
Trata-se do(a):
A) Doutrina do “Big Stick”.
B) Organização do Tratado do Atlântico Norte.
C) Aliança para o Progresso.
D) Pacto Anti-Komintern de Assistência Recíproca.
E) Plano Marshall.

Questão 02 - FUVEST 2003 - Transferência –  O Plano Marshall tinha como objetivo
a) o soerguimento econômico da Europa, após a Segunda Guerra Mundial;
b) a partilha da África entre os Estados europeus, em meados do século XIX;
c) o embargo econômico ao governo socialista de Cuba;
d) a recuperação da economia americana após a crise de 1929;
e) a conquista das zonas petrolíferas do Oriente Médio pelos Aliados na Segunda Guerra Mundial.

Questão 03 - COLTEC – UFMG 2018 - Leia esta citação para responder a questão. “(...) em março de 1947, Truman declarou ao Congresso dos Estados Unidos que Washington se comprometia a conter o ‘avanço comunista’ em todas as partes do planeta. Como parte dessa estratégia, os Estados Unidos financiaram (...) um plano formulado, em junho de 1947, pelo então secretário de Estado George Marshall.”
ARBEX Jr., José. Guerra Fria: Estado terrorista. São Paulo: Moderna, 2005, p. 30-1.
Era um dos objetivos dos Estados Unidos com o Plano Marshall
A) ajudar na reconstrução dos países da Europa ocidental, a fim de evitar a expansão do socialismo soviético.
B) apoiar os países latino-americanos a barrar a expansão socialista vinda de Cuba.
C) fazer oposição ao bloco econômico patrocinado pela URSS, o COMECON.
D) indenizar o Japão pelos efeitos das bombas atômicas lançadas sobre Hiroshima e Nagasaki.

Questão 04 - UVA 2013.1 - CE - “É lógico que os EEUU devem fazer o que lhes for possível para ajudar a promover o retorno ao poder econômico normal no mundo, sem o que não pode haver estabilidade política nem garantia de paz”. (Plano Marshall 05-VI-1947) Quanto ao Plano Marshall, criado em 1947, pelos Estados Unidos, pode-se afirmar que:
a) foi um instrumento utilizado pelos Estados Unidos que, entre outras coisas, visou a recuperação dos países europeus.
b) procurou acelerar o processo de aproximação com a União Soviética.
c) ajudou a Tchecoslováquia, liderada pelo Marechal Tito, e, sendo assim, esse país passava a adotar uma posição conhecida pelo nome de “Não Alinhamento”.
d) foi um instrumento que não conteve a preocupação de delinear metas que dificultassem o avanço comunista na Europa Ocidental após a Segunda Guerra Mundial.

Questão 05 - PUCRS 2000.1 - Após o término da Segunda Guerra Mundial, o governo norte-americano lançou o Plano Marshall, que se constituiu em uma manobra estratégica fundamental no interior da Guerra Fria. Este plano visava a
A) garantir, aos norte-americanos, o fim das hostilidades entre o Vietnã do Sul e o Vietnã do Norte.
B) obter a vitória, no Senado, dos republicanos, os quais defendiam o retorno do isolacionismo norte-americano em relação às guerras na Europa.
C) assegurar a livre penetração dos capitais norte-americanos no continente europeu e nos países da Europa Oriental.
D) difundir uma doutrina político-ideológica que alertasse quanto ao perigo do macartismo na década de 50, nos Estados Unidos.
E) estabelecer a “coexistência pacífica” entre os Estados Unidos e os países do Leste Europeu, através da política de investimentos no bloco soviético.

Questão 06 - UERR 2016.1 - Truman presidiu os Estados Unidos da América (EUA) entre os anos de 1945 e 1953. Durante seu governo criouse a Doutrina de Segurança Nacional, uma estratégia geopolítica para assegurar o modelo capitalista e coibir o avanço do comunismo no mundo. Assinale a alternativa que corresponde ao acordo político realizado por alguns países da Europa para impedir o avanço comunista.
 A) Plano Marshall.
B) Primeira Conferência Pan-Americana.
C) Tratado de Bryan-Chamorro.
D) Acordo de Washington.
E) Conferência de Haia.

Questão 07 - TJ-SC - 2011 - O programa de ajuda financeira para a reconstrução dos países europeus devastados durante a Segunda Guerra Mundial, proposto pelos EUA e que tinha como objetivo deter a expansão socialista e também reforçar sua influência sobre eles ficou conhecido como:
a) Plano Marshall
b) Congresso de Viena
c) OTAN
d) Guerra Fria
 e) Guerra da Secessão

Questão 08 - UFV 2000 - No dia 2 de abril de 1948, o Congresso norte-americano aprovou a Lei de Assistência Estrangeira que criou a Administração de Cooperação Econômica, encarregada de implementar e coordenar o Programa de Recuperação Européia, que, além de reconstruir parte da Europa destruída pela guerra, conseguiu promover um enorme surto de crescimento econômico dentro dos Estados Unidos. Este Programa de Recuperação Européia ficou conhecido como: 
a) Doutrina Monroe. 
b) Plano SALTE. 
c) Plano de Metas. 
d) Plano Marshall. 
e) Política do New Deal.

GABARITO
01 - E
02 - A
03 - A
04 - A
05 - C
06 - A
07 - A
08 - D

Nenhum comentário:

Qualquer valor...

Faça Uma Doação para o Blog de Geografia

Você gosta das postagens do blog e gostaria de ajudar: Ajude o blog "Blog  de Geografia" a manter seu trabalho. Para isso conto co...