PESQUISAR ESTE BLOG

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Exercícios sobre a Segunda Revolução Industrial - com gabarito

Questão 01 - FATEC - 2019 - 
Leia o texto.
Muitas invenções e descobertas dessa fase foram fruto de pesquisas científicas sistemáticas realizadas em laboratórios de universidades ou de indústrias. Os empresários passaram a investir no trabalho dos cientistas, buscando inventos que gerassem lucros. A indústria química, por exemplo, beneficiou-se dessa aproximação, o que resultou na produção de fibras sintéticas, inseticidas, celuloide [...], borracha vulcanizada [...], corantes artificiais, adubos, explosivos [...], entre outros.
DOMINGUES. Joelza Esther. História em Documento. Imagem e texto. 8. 2.a ed. São Paulo: FTD. 2013. p.192.
O texto descreve a relação entre ciência e indústria característica da
a) Revolução Agrícola Brasileira (séc. XVI).
b) Revolução Agrícola Europeia (séc. XII-XIII).
c) Primeira Revolução Industrial (séc. XVIII).
d) Segunda Revolução Industrial (séc. XIX-XX).
e) Terceira Revolução Industrial (séc. XXI).

Questão 02 - UNIFOR 2012.1 -  A Segunda Revolução Industrial ocorrida, fundamentalmente, a partir da terceira década do século XIX, provocou profundas transformações no Sistema Capitalista de Produção. Sobre este fato histórico é incorreto afirmar:
(A) A Segunda Revolução Industrial foi baseada no profundo avanço da Ciência Moderna e da Tecnologia.
(B) A Segunda Revolução Industrial provocou a concentração e a centralização do Capital.
(C) A Segunda Revolução Industrial levou ao Imperialismo.
(D) Os principais setores da Segunda Revolução Industrial foram o têxtil e o metalúrgico.
(E) Durante a Segunda Revolução Industrial, a Inglaterra perdeu o domínio da produção de bens industrializados.

Questão 03 - FUVEST 2002 - Transferência – A chamada “Segunda Revolução Industrial” caracterizou-se por um conjunto de transformações que gerou várias mudanças na economia mundial. A propósito do assunto, identifique a alternativa historicamente incorreta:
a) o papel dos governos nas economias nacionais decresceu muito, comprovando a tese fundamental do liberalismo clássico;
b) a economia tornou-se pluralista, isto é, muitos outros países além da tradicional Inglaterra passaram a produzir artigos industriais em grande escala;
c) regiões como a América Latina, África e Ásia passaram a fornecer e consumir fartas quantidades de produtos primários, ampliando sua integração ao mercado mundial;
d) serviços e produtos de consumo final - tais como o telefone, o telégrafo, o fonógrafo, o cinema, a bicicleta, a aspirina – tornaram-se populares;
e) a utilização da energia elétrica e o aproveitamento do aço tornaram-se, respectivamente, a força motriz e a matéria-prima básica da economia.

Questão 04 - UNIOESTE 2010 - 2ª Etapa - Depois da segunda metade do século XIX constituiu-se na Europa um processo socioeconômico gerado pelas novas tecnologias, denominado por historiadores como Segunda Revolução Industrial. Sobre esse período da Idade Contemporânea, assinale a afirmativa INCORRETA.
A. A imprensa foi constituída nessa época graças à invenção da máquina de escrever, da linotipo e rotativa, que aceleraram a edição e a impressão dos jornais.
B. A industrialização, inicialmente restrita à Inglaterra, expandiu-se pela França, Alemanha, Rússia, Estados Unidos e Japão. A expansão se deve, dentre outras coisas, pela descoberta do processo de conversão do ferro em aço que abriu a era das usinas siderúrgicas, graças a produção em larga escala e preços baixos.
C. Depois de 1896, poderosos grupos capitalistas ampliaram seus negócios a partir da produção em série e do uso da propaganda para estimular o consumo. Foi a partir de então que alguns países europeus buscaram consolidar o domínio econômico-cultural sobre a Ásia, África e América Latina.
D. Por volta de 1900 houve um grande aumento da população nas cidades. O crescimento urbano foi surpreendente, em especial nas metrópoles de Londres, Paris, Berlim e Nova York, que chegaram a ultrapassar a marca de 2 milhões de habitantes.
E. As duras condições de trabalho, os baixos salários e a vida miserável levaram muitos trabalhadores a organizar greves, especialmente entre os anos 1880 e 1890. A greve de 1º de maio de 1886, em Chicago, nos Estados Unidos, terminou com a prisão dos envolvidos e o enforcamento de quatro operários, e esse acontecimento levou a se comemorar nessa data o Dia Internacional do Trabalho.

Questão 05 - Instituto Machado de Assis - 2018 - Prefeitura de Luís Correia - PI - Professor de História -
A Segunda Revolução Industrial foi o período grandes mudanças econômicas e sociais realizadas na Europa, na metade do século XIX. Acerca da Segunda Revolução Industrial é adequado afirmar que:
(A) As indústrias produziram bens de consumo e geralmente tecidos de algodão.
(B) A agricultura e os meios de transporte não sofreram transformações nesse período.
(C) Os novos maquinários eram feitos de ferro e movidos a vapor.
(D) A eletricidade e o petróleo impulsionaram o desenvolvimento das indústrias e outras áreas.

Questão 06 - Univesp 2017 - Ocorrida no período correspondente à segunda metade do século XIX e ao início do século XX, a Segunda Revolução Industrial se caracterizou pela relação intrínseca entre indústria e ciência, expressa em invenções e produtos como
(A) o avião, o telefone celular e a bomba atômica.
(B) o satélite, o automóvel e o computador.
(C) a eletricidade, a televisão e a internet.
(D) o telefone, o telégrafo e o rádio.
(E) a bússola, o trem e o raio-X.

Questão 07 - PUCRS 2004.2 - O processo socioeconômico associado à Revolução Industrial ao longo do século XIX costuma ser caracterizado em duas grandes fases, geralmente chamadas Primeira e Segunda Revolução Industrial. Comparando-se as duas Revoluções, conclui-se corretamente que a Segunda, a partir de 1870, apresentou como característica
A) o aumento do número de pequenas empresas.
B) o fim da exportação de capitais.
C) a tendência à formação de oligopólios.
D) a despolitização do movimento operário.
E) o enfraquecimento do colonialismo.

Questão 08 -  UEPB 2013 - Entre as décadas de 60 e 70 do século XIX, o mundo experimentou a chamada “Segunda Revolução Industrial”. Foi o momento em que a economia capitalista foi impulsionada com um ritmo ainda mais acelerado em termos de produção e com avanços significativos no processo de industrialização. Sobre este momento histórico, que Eric Hobsbawn chama de a “Era dos Impérios”, assinale a única alternativa INCORRETA.
a) o desenvolvimento de meios de transporte como o trem e o navio a vapor permitiu um aumento na circulação de mercadorias. Num processo cíclico, aumentava-se a produção na medida em que se desenvolviam as tecnologias fabris e isso levava ao incremento do modo como os produtos manufaturados circulariam pelo mundo inteiro.
b) O imperialismo trouxe uma brutal concentração da produção e do capital. Mesmo com todo o apogeu, havia crises periódicas a partir da segunda metade do século XIX e isso levou as pequenas e médias empresas a desaparecerem ou serem absorvidas pelas grandes empresas.
c) A 28 Revolução Industrial propiciou outra revolução. O desenvolvimento do telégrafo e da imprensa escrita, além da invenção do telefone, se deu, dentre outras coisas, por uma demanda imposta pelo acelerado processo de desenvolvimento industrial e tecnológico.
d) A 24 Revolução Industrial fez com que o setor manufatureiro de matérias primas dependesse cada vez mais das inversões e empréstimos bancários. A crescente complexidade do processo produtivo exigia que se investissem vultosas somas, fazendo com que cada vez mais se recorresse aos bancos para dinamizar o setor industrial.
e) Importante consequência da 2º Revolução Industrial foi o desaparecimento das chamadas oligarquias financeiras. Com economias capitalistas altamente desenvolvidas, baseadas no liberalismo inglês, não havia mais lugar no mundo para pequenos grupos controlando grandes quantidades de bens materiais.

Questão 09 - UVA 2011.1 - CE - A Revolução Industrial, que influenciou todo o desenvolvimento econômico do mundo contemporâneo, provocou o aparecimento da grande indústria, do grande comércio, do colonialismo, da classe capitalista, de novas doutrinas sociais, das grandes cidades, das rivalidades entre as nações. Originada na Inglaterra em 1760, os ingleses até a metade do século XIX, foram quase os únicos beneficiados pelo desenvolvimento industrial. A Segunda Revolução Industrial começou em 1850 e foi caracterizada:
A. pela construção das primeiras estradas de ferro.
B. pelo uso da energia a vapor.
C. pela utilização da eletricidade, o uso do petróleo para a produção de energia e a invenção dos motores de combustão.
D. pela substituição do aço pelo ferro.

Questão 10 - FUVEST 2016 - Transferência – A Revolução Industrial, longo processo marcado por grandes transformações econômicas, tecnológicas e sociais, primeiro, na Europa, e, em seguida, em várias outras regiões do mundo, costuma ser entendida como possuindo dois períodos. PodemͲse apontar como características da chamada “Segunda Revolução Industrial”
a) a invenção dos teares mecânicos e a exploração da energia a vapor.
b) o desenvolvimento da energia elétrica e das indústrias do petróleo e do aço.
c) o início da colonização da Oceania e a exploração do comércio transoceânico.
d) o abandono da exploração do carvão e sua substituição pelo cobre e pelo estanho.
e) o aprimoramento da navegação a vela e a invenção dos relógios mecânicos.

GABARITO
01 - D
02 - D
03 - A
04 - E
05 - D
06 - D
07 - C
08 - E
09 - C
10 - B

Nenhum comentário: