PESQUISAR ESTE BLOG

quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Exercícios sobre a Amazônia Azul - com gabarito

Questão 01 - UNESP 2011/2
O mapa representa a “Amazônia Azul”, uma área de aproximadamente 4,5 milhões de km², traçada ao longo do litoral brasileiro.
(Scientific American Brasil. Oceanos: origens, transformações e o futuro. Adaptado.)
Sobre a “Amazônia Azul”, pode-se afirmar que:
a) é uma área que o Brasil delimitou para opor-se à salvaguarda e à exploração dos recursos naturais.
b) é uma região onde a exploração pesqueira está embargada para permitir a exploração do pré-sal.
c) foi criada para que os recursos vivos na Zona Econômica Exclusiva – ZEE sejam exclusivamente pescados por navios fábricas.
d) essa demarcação objetivou delimitar áreas de pequeno interesse comercial e assegurar os impostos para todos os estados da União.
e) nessa área, o Brasil pretende exercer seus direitos de soberania ou jurisdição para melhor salvaguardar e explorar os recursos naturais nela existentes.


Questão 02 - COSEAC 2018 - Sobre a Amazônia Azul brasileira, afirma-se que:
I  - É composta pelo mar brasileiro que, com 8,5 mil km de costa e 4,5 milhões de km² de Zona Econômica Exclusiva (ZEE), representa quase a metade de todo nosso território terrestre.
II  - Corresponde à nossa fronteira marítima, por onde passam hoje cerca de 95% de todo o comércio exterior nacional.
III  - Além dos recursos minerais e energéticos, possui uma enorme importância também como fonte de alimentos.
IV  - Na faixa do mar territorial são explorados petróleo e gás, além do sal e da água potável.
Dos itens considerados, são verdadeiras apenas as afirmativas:
A) I, II e III.
B) II, III e IV.
C) I, III e IV.
D) I e IV.
E) II e III.

Questão 03 - FGV 2013 - Para alertar a sociedade da importância estratégica e econômica do mar que nos cerca, a Marinha do Brasil chamou de Amazônia Azul a parcela ampliada do espaço marítimo reivindicada pelo Brasil junto a organismos internacionais. Observe o quadro a seguir.
Com base nas informações do quadro, assinale a afirmativa correta.
A) A Amazônia Azul é a área formada pela soma da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) e pela Plataforma Continental.
B) A denominação Amazônia Azul, dada pela Marinha do Brasil, se apoia em um critério de localização geográfica.
C) A Amazônia Azul, equivale, em distância da costa, à área total do território brasileiro.
D) A Zona Econômica Exclusiva (ZEE) é a faixa litorânea continua, que exclui os arquipélagos brasileiros no Atlântico Sul.

Questão 04 - UFTM 2007 - A AMAZÔNIA AZUL.
O território marítimo brasileiro tem cerca de 3,6 milhões de km². O Brasil está pleiteando junto à ONU, um acréscimo de 900 mil km² a essa área. Caso aceita a proposta, as águas jurisdicionais brasileiras somarão quase 4,5 milhões de km². Uma área maior que a Amazônia verde. Uma Amazônia em pleno mar. A Amazônia Azul. (Centro de Comunicação Social da Marinha, www.mar.mil.br)
Sobre a Amazônia Azul, foram feitas as seguintes afirmações:
I. A denominação Amazônia Azul justifica-se, pois apenas nesse ambiente são encontradas as cianobactérias, que conferem a coloração azul ao mar.
II. Assim como a Amazônia, a Amazônia Azul caracteriza-se pela rica diversidade de espécies, muitas delas de elevado potencial econômico.
III. Tanto a Amazônia quanto a Amazônia Azul desempenham importante papel no controle da temperatura da Terra. Em ambas, ocorre o sequestro do CO2 atmosférico, um dos gases responsáveis pela intensificação do efeito estufa.
IV. A Amazônia é um exemplo de bioma do tipo floresta temperada, mas a Amazônia Azul não pode ser considerada um bioma uma vez que não é possível caracterizarem-se, nesse ambiente aquático, as diferentes formações fitogeográficas.
São corretas as afirmações
a) I, II, III e IV.
b) I, II e IV, apenas.
c) II, III e IV, apenas.
d) II e III, apenas.
e) III e IV, apenas.

Questão 05 - ESPM 2015 - A expressão Amazônia Azul está relacionada:
a) à Floresta Equatorial Amazônica, localizada na região Norte do Brasil e de inegável importância ambiental.
b) a uma vasta área que se estende ao longo do litoral brasileiro de grande importância ambiental, econômica e estratégica.
c) à grande reserva mineral alojada no subsolo amazônico.
d) ao espaço aéreo que contorna toda a Amazônia brasileira, de suma importância estratégica e ambiental.
e) à fauna associada à Floresta Amazônica que contém diversas espécies endêmicas.

Questão 06 - Colégio Naval 2019 - O espaço geográfico tem cada vez mais despertado interesses de grupos, países e empresários pela disponibilidade dos recursos naturais dispostos nos territórios. Essa cobiça exige dos países detentores de grandes riquezas cada vez mais a implementação de políticas adequadas à proteção da soberania nacional. No Brasil é crescente o debate sobre a importância da Amazônia Azul, uma imensa área do litoral medindo quase 4,5 milhões de quilômetros quadrados, o que acrescentaria ao país uma área equivalente a mais de 50% de sua extensão territorial. Sobre as potencialidades e desafios marítimos do Brasil, assinale a opção correta. 

A) O avanço do comércio exterior propiciou, nas últimas décadas, a diminuição da vulnerabilidade do país, visto que os fretes marítimos são transportados majoritariamente por navios de bandeira brasileira. 
B) Embora as descobertas das reservas de petróleo no pré-sal nas Bacias de Santos e Campos possibilitassem o aumento da extração pela via marítima, ainda o Brasil depende quase que exclusivamente da exploração nas áreas continentais. 
C) A implantação de Unidades de Conservação Costeiras e Marinhas no litoral brasileiro promoveu a conservação da biodiversidade e o aumento dos manejos de áreas abertas, portanto suprimiu os conflitos de múltiplos usos. 
D) A pesca artesanal está localizada em sua maioria nas regiões Sudeste e Sul do Brasil, enquanto a pesca industrial se deslocou preferencialmente para as regiões Norte e Nordeste, onde as precárias condições de fiscalização e controle favorecem a exploração. 
E) A degradação dos ecossistemas costeiros provocada pela especulação imobiliária e dejetos produzidos pela poluição urbana e industrial é responsável pelas destruições dos manguezais e das dunas, acarretando o problema da erosão marinha.

GABARITO
01 - E
02 - A
03 - A
04 - D
05 - B
06 - E

Nenhum comentário: