quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Exercícios sobre a Amazônia Azul - com gabarito

Questão 01 - UNESP - 2011/2  - 1º dia - 

O mapa representa a “Amazônia Azul”, uma área de aproximadamente 4,5 milhões de km², traçada ao longo do litoral brasileiro.
(Scientific American Brasil. Oceanos: origens, transformações e o futuro. Adaptado.)
Sobre a “Amazônia Azul”, pode-se afirmar que:
a) é uma área que o Brasil delimitou para opor-se à salvaguarda e à exploração dos recursos naturais. 
b) é uma região onde a exploração pesqueira está embargada para permitir a exploração do pré-sal
c) foi criada para que os recursos vivos na Zona Econômica Exclusiva – ZEE sejam exclusivamente pescados por navios fábricas. 
d) essa demarcação objetivou delimitar áreas de pequeno interesse comercial e assegurar os impostos para todos os estados da União. 
e) nessa área, o Brasil pretende exercer seus direitos de soberania ou jurisdição para melhor salvaguardar e explorar os recursos naturais nela existentes.

Questão 02 - COSEAC - 2018 - Prefeitura de Maricá - RJ - Docente I - Geografia -
Sobre a Amazônia Azul brasileira, afirma-se que: 
I É composta pelo mar brasileiro que, com 8,5 mil km de costa e 4,5 milhões de km² de Zona Econômica Exclusiva (ZEE), representa quase a metade de todo nosso território terrestre. 
II Corresponde à nossa fronteira marítima, por onde passam hoje cerca de 95% de todo o comércio exterior nacional. 
III Além dos recursos minerais e energéticos, possui uma enorme importância também como fonte de alimentos. 
IV Na faixa do mar territorial são explorados petróleo e gás, além do sal e da água potável. 
Dos itens considerados, são verdadeiras apenas as afirmativas: 
(A) I, II e III. 
(B) II, III e IV. 
(C) I, III e IV. 
(D) I e IV. 
(E) II e III. 

Questão 03 - FGV - 2013 - FBN - Para alertar a sociedade da importância estratégica e econômica do mar que nos cerca, a Marinha do Brasil chamou de Amazônia Azul a parcela ampliada do espaço marítimo reivindicada pelo Brasil junto a organismos internacionais. Observe o quadro a seguir. 
Com base nas informações do quadro, assinale a afirmativa correta. 
(A) A Amazônia Azul é a área formada pela soma da Zona Econômica Exclusiva (ZEE) e pela Plataforma Continental. 
(B) A denominação Amazônia Azul, dada pela Marinha do Brasil, se apoia em um critério de localização geográfica. 
(C) A Amazônia Azul, equivale, em distância da costa, à área total do território brasileiro. 
(D) A Zona Econômica Exclusiva (ZEE) é a faixa litorânea continua, que exclui os arquipélagos brasileiros no Atlântico Sul.

Questão 04 - UFTM 2007 -  A AMAZÔNIA AZUL. 
O território marítimo brasileiro tem cerca de 3,6 milhões de km². O Brasil está pleiteando junto à ONU, um acréscimo de 900 mil km² a essa área. Caso aceita a proposta, as águas jurisdicionais brasileiras somarão quase 4,5 milhões de km². Uma área maior que a Amazônia verde. Uma Amazônia em pleno mar. A Amazônia Azul. (Centro de Comunicação Social da Marinha, www.mar.mil.br) 
Sobre a Amazônia Azul, foram feitas as seguintes afirmações: 
I. A denominação Amazônia Azul justifica-se, pois apenas nesse ambiente são encontradas as cianobactérias, que conferem a coloração azul ao mar. 
II. Assim como a Amazônia, a Amazônia Azul caracteriza-se pela rica diversidade de espécies, muitas delas de elevado potencial econômico. 
III. Tanto a Amazônia quanto a Amazônia Azul desempenham importante papel no controle da temperatura da Terra. Em ambas, ocorre o sequestro do CO2 atmosférico, um dos gases responsáveis pela intensificação do efeito estufa. 
IV. A Amazônia é um exemplo de bioma do tipo floresta temperada, mas a Amazônia Azul não pode ser considerada um bioma uma vez que não é possível caracterizarem-se, nesse ambiente aquático, as diferentes formações fitogeográficas. 
São corretas as afirmações 
a) I, II, III e IV. 
b) I, II e IV, apenas. 
c) II, III e IV, apenas. 
d) II e III, apenas. 
e) III e IV, apenas.

Questão 05 - ESPM 2015 - A expressão Amazônia Azul está relacionada: 
a) à Floresta Equatorial Amazônica, localizada na região Norte do Brasil e de inegável importância ambiental. 
b) a uma vasta área que se estende ao longo do litoral brasileiro de grande importância ambiental, econômica e estratégica. 
c) à grande reserva mineral alojada no subsolo amazônico. 
d) ao espaço aéreo que contorna toda a Amazônia brasileira, de suma importância estratégica e ambiental. 
e) à fauna associada à Floresta Amazônica que contém diversas espécies endêmicas.

Questão 06 - FUVEST 2015 (Adaptada) - 2ª fase - A Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar estabelece as linhas de base a partir das quais passam a ser contados o mar territorial, a zona contígua, a zona econômica exclusiva e o limite exterior da plataforma continental, bem como os critérios para o delineamento do limite exterior da plataforma. 
www.marinha.mil.br. Acesso em 30/10/2014. Adaptado. 

Com base nessa Convenção, da qual o Brasil é signatário, o governo brasileiro propôs às Nações Unidas a ampliação do limite exterior de sua plataforma continental para até 350 milhas náuticas (648 km), o que resultaria em uma área total com cerca de 4,4 milhões de quilômetros quadrados, a qual vem sendo chamada pela Marinha do Brasil de “Amazônia Azul”.

Considerando o mapa e seus conhecimentos, identifique e explique duas razões da importância econômica da chamada Amazônia Azul para o Brasil.

GABARITO
01 - E
02 - A
03 - A
04 - D
05 - B
06 - Resposta: A “Amazônia Azul” brasileira apresenta, primeiramente, enormes reservas minerais, com destaque para grandes reservas de gás natural e petróleo que podem tornar o país autossuficiente nesses produtos. Em segundo lugar, destaca-se a atividade pesqueira, possível ao longo de toda a região em função da disponibilidade de nutrientes para a população.

Nenhum comentário: